Powered by vBulletin

Qual a melhor viatura para expedições?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 49 de 70 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 394041424344454647484950515253545556575859 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 30/07/2014, 17:11
    jeisonk
    Vicente, muito, mas muito bom o texto, disse tudo.

:palmas::palmas::palmas::palmas:

Abraços
  • 31/07/2014, 13:57
    Meccano
    Perfeito Vicente!!!!!!!! quem precisa de guincho pra viajar eheehehhheee!!!!????? só se for pra mover Machu pichu do lugar!
    Deixa lá mesmo e só tira fotos hehehehh! perfeito!
  • 31/07/2014, 15:50
    Vicente Guimaraes
    JeisonK e Meccano !

Fico feliz que compartilhem da mesma opinião...

Como "virou a página" segue abaixo para os que perderam o fio da meada ;)

Citação:

Sobre a melhor viatura para expedições... na verdade não existe resposta... porque os conceitos que usamos de expedição são vagos.

O que é uma expedição? Esse nome virou moda, expedição virou sinônimo de "viagem longa"

O que é uma expedição, na minha concepção (ou seja, minha opinião pessoal) é uma viagem que exija alguma autonomia e capacidade, capacidade de acampar, se alimentar e armazenamento de suprimentos (água, combustível, alimentos). Além de experiência e capacidade de navegação. Por exemplo, li na Internet um grupo de alemães que, PASMEM, cruzou o Deserto do Saara de leste à Oeste em 2 caminhões 6x6, eram ficavam quase 5 dias viajando isolados até chegar à uma vila (oásis) mais próximo. Isso é uma expedição.

Assim uma viagem ao Atacama isso é uma expedição ou um passeio? o caminho até lá é 100% viável por qualquer 4x2 comum, você poderá dormir em hotéis confortáveis e ter acesso a bons restaurantes. O mesmo vale para uma viagem à Ushuaia por exemplo. Claro que vc pode enveredar por caminhos mais tortuosos, escolher estradas de terra, etc... Mas NÃO É NECESSÁRIA nenhuma preparação especial do veículo para conhecer estes lugares todos.

Planejamento é outra coisa, sempre é necessário. Planos B, dias de folga para acomodar problemas, etc. Eu falo um pouco sobre estes assuntos no meu blog. Vejam no link abaixo.

CONCLUSÃO SOBRE VIAJAR

É óbvio que um 4x4 pode te ajudar em qualquer viagem.

Vejo muito gente que deixa de viajar porque acha que tem que equipar sua pick-up com pneus AT, guincho, molas especiais, etc... Ou então dizendo que não tem dinheiro para trocar o seu 4x2 por um 4x4.... o Meu conselho é VIAJE já, de carro, fusca, bicicleta, pegando carona, não fique adiando... inventando moda etc...

Vejam na internet (inclusive aqui no Fórum)... pesquisem... existem vários projetos de "futuros viajantes" super meticulosos, cheios de si e com projetos mirabolantes (motorhomes, veleiros, etc..) e que fica durante anos a fio investindo nos seus "meios de transporte perfeitos" mas aí acontece alguma coisa e ele acabam desistindo dos seus sonhos. O tempo é o principal inimigo do sonho. Invista na viagem e não no meio.
  • 14/08/2014, 14:51
    Macbsenior
    Agora só faltam 30 dias, do meu gosto pegaria a estrada agora mesmo. Estou esperando minha esposa sair de férias. Deus permitindo ficaremos 20 dias entre viagens com duas paradas pré programadas em Mata de São João BA e Maragogi AL de 4 ou 5 dias cada (Ou não). Já desencanei de fazer reservas em hotéis, se achar algo que me agrade antes do lugar e data planejada paro e pronto.

Itinerários e alternativas já definidas (com ajuda de companheiros aqui do fórum a quem agradeço de coração) e estudadas, preparação financeira adequada (pelo menos eu espero que sim).

Com relação a revisão do veículo. Lembrando que minha Pick UP é de 1996 e eu faço toda a manutenção preventiva a cada 5k/km. Prefiro investir em deixar o carro mecanicamente perfeito a comprar coisas que não vou usar, mas desta vez fiz uma checagem minuciosa com troca das correias (todas) e tensores (estava na hora), aliás quando o mecânico tirou a correia do compressor do ar condicionado pude verificar que o rolamento estava ruim e já troquei, aliás, de uma maneira bem simples, uma vez que o radiador já estava fora. Já pensou no Nordeste de férias e sem ar condicionado por causa de um misero rolamento? Como tirei o radiador mandei testar e apesar de não haver vazamentos aparentes, quando colocaram pressão apareceram 3 micro furos próximos a tampa (já resolvido), mangueiras checadas, bomba d'agua e ventoinha checados, aditivo original recolocado na quantidade certa. Checagem dos freios (tudo em ordem).

Encanei com os pneus dianteiros, (pura cisma) e comprei dois novos fiz o rodízio e instalei na traseira só para garantir, porque quero fazer outras viagens e de qualquer forma rodo toda semana pelo menos 300 km para ida e retorno a uma pequena propriedade rural que temos. Não compro mais acessórios que não uso, já fiz muito isto pois sou motociclista e se tem uma coisa que tem muitos acessórios é uma Harley Davidson.

Mas confesso que tenho muita vontade de comprar um par de faróis Hella Hella Black Magic Lights 004700771 - Free Shipping on Orders Over $99 at Summit Racing mas é caro que dói para um acessório, embora tenha muita utilidade.

Vicente Guimarães, vou levar bolachas, frutas e agua dentro da pick up e um galão de diesel de 40 litros. Se o negócio enzebrar posso acampar dentro do carro. Posso chamar de expedição agora? kkkkk Brincadeira em matéria de expedição quem entende é você. Parabéns pelo Blog e pelas expedições. As dicas são incríveis muito legal da sua parte manter este blog. Espero precisar consultar em breve suas dicas.

Abraço
  • 14/08/2014, 18:44
    rfdex
    Amigo, você vai tranquilo e ainda é capaz de voltar arrastando alguma pickup de plástico no meio do caminho... Boa viagem!
  • 17/10/2014, 13:43
    Rafael Ottaiano
    Sou novo no fórum, mas acompanho essa parte de expedição/viagens longas aqui há muito tempo.
    Alguma dica para acomodar quatro pessoas em um veículo?
    Aqueles tetos que levantam, algum tipo de beliche interna, parece uma ideia complicada! Eu não ligaria de dormir em barraca, mas as outras pessoas não se sentiriam confortáveis, por assim dizer... rsrs ... Três dormem dentro e eu no teto parece uma saída também!

Um roteiro pela américa do sul não é algo complicado, mas a nível de mundo sim, não pode ser um veiculo muito alto para ser transportado por container, enfim, há outros fatores que fazem com que as coisas sejam bem mais planejadas...
  • 17/10/2014, 15:03
    Vicente Guimaraes
    Citação:

Postado originalmente por Rafael Ottaiano Ver Post
    Sou novo no fórum, mas acompanho essa parte de expedição/viagens longas aqui há muito tempo.
    Alguma dica para acomodar quatro pessoas em um veículo?
    Aqueles tetos que levantam, algum tipo de beliche interna, parece uma ideia complicada! Eu não ligaria de dormir em barraca, mas as outras pessoas não se sentiriam confortáveis, por assim dizer... rsrs ... Três dormem dentro e eu no teto parece uma saída também!

Um roteiro pela américa do sul não é algo complicado, mas a nível de mundo sim, não pode ser um veiculo muito alto para ser transportado por container, enfim, há outros fatores que fazem com que as coisas sejam bem mais planejadas...

Rafael

Se for um veiculo como uma hilux SW4 ou Band Longa Fechada (ou qq outra caminhoneta fechada) dá sim, seriam 2 pessoas dormindo dentro do carro e duas numa barraca de teto.

Se o veiculo for grande ou vc adaptar um rack especial cabem duas barracas de teto.

Já li um blog de um casal que viajou o mundo numa Defender 110 eles dormiam dentro do carro.. que virava uma boa cama de casal. O problema (para o seu caso) ´´e que eles não tinham passageiros e tiraram o banco traseiro, a parte de trás era toda de depositos e guarda trecos e sobre isso se armava a cama.
  • 19/10/2014, 23:02
    FernandoDias
    Neste tópico, várias páginas lá para trás, o Vicente me deu muitas dicas que valeram a pena e deste mesmo tópico saiu a melhor dica que eu poderia ter ouvido e que vi que continua sendo a linha-guia das conversas por aqui: não importa o carro, o negócio é viajar!
    Fiz isso no último ano e perdi bastante do medo de pegar a estrada para lugares distantes e agora minha meta é rodar a América do Sul - não será uma expedição, pois pretendo contar com hotel onde for possível e não pretendo reinventar rotas.
    Mas da minha última viagem ficou o alerta de que vou ter que trocar o tipo de carro...

Viajei com o meu Xsara Picasso ("o melhor carro para expedições é aquele que está em nossa garagem") pelo Paraná e subi para Iporanga (Projeto PETAR - passeio nas cavernas) usando a "estrada" que parte de Barra do Turvo - de quebra calculei mal o tempo de viagem e tinha chegado ali logo ao anoitecer - aí começaram meus problemas. Primeiro vi como faz falta um conjunto de faróis auxiliares quando se entra em estrada de terra muito irregular, depois descobri como faz falta mais altura do solo quando passei por trechos com pontas de rocha "florescendo" (não era pedra solta, era rocha da montanha se projetando), ainda senti falta de mais aderência e tração traseira nas subidas íngremes com cascalho solto... De quebra, durante essa viagem foram 2500 km sem gastos, mas bastou estes 24 km indicados pelo GPS (podem dar risada... Mas nos mapas que consultei esse trecho foi "asfaltado" pelo Maluf) para um prejuízo de 5% do valor do veículo em gastos com a suspensão.
    Com essa experiência e a minha vontade de conhecer os parques estaduais pelo Brasil, ficou difícil continuar tocando as viagens com o Xsara Picasso. Os últimos 10 mil Km de viagens foram bons, mas agora que comecei a pegar caminhos menos urbanizados vou ter que pular para um 4x4.

Ontem fui ver um Nissan X-Trail aqui em Bauru - modelo 2008 motor 2.5(gasolina) e gostei muito do carro! Acertou onde a Xterra e a Pajero Sport falharam: uma posição de dirigir com banco alto para eu aguentar meu problema de coluna. Mas me deixou preocupado por não ter reduzida e pela dificuldade de manutenção no Brasil (parece queno resto da América Latina esse carro emplacou).

Como o orçamento limita um pouco (até R$ 45 mil) e o ano do veículo também (mínimo 2007 para garantir o seguro), essa X-Trail me pegou de surpresa, pois eu estava pesquisando algumas Cherokee Sport 2007 (todas em São Paulo-SP).

Nunca tinha pensado na X-Trail, mas ela tem um preço bom, está na minha cidade e posso levar para o meu mecânico de confiança avaliar o carro - pois minha avaliação na cidade e rodovia já foi feita, mas me falta um lugar em Bauru para a avaliação fora de estrada.

Queria a opinião de vocês sobre a Cherokee e a X-Trail para o uso que vou fazer - viagens com asfalto, buracos com contorno de asfalto que nos mapas chamam de estrada, estrada de terra de uso regular, estradas de terra em condições menos trafegáveis, serras, aclives mais acentuados, areia de praia, algum barro e talvez até algumas trilhas de verdade para lugares que valem apena conhecer.

Dentro da proposta - de 2007 para frente, até R$ 45 mil, suspensão robusta (não tenho respeito por valetas, buracos, lombadas e desníveis -seria melhor um trator?), banco do motorista alto, área de carga fechada e integrada ao veículo (desisti de caminhonetes, pois não sinto segurança em bagagem sem proteção e tem a dificuldade para estacionar em cada parada da viagem), motor a gasolina (achei melhor para baixas temperaturas) com consumo igual ou melhor que 8 km/l no ciclo rodoviário, motor com torque para puxar um barco e tracionar em situações de aperto, com alguma capacidade off-road (espero que suficiente para visitar a Chapada da Diamantina, Jalapão, Monte Roraima e rodar na areia de praia sem atolar), um entre-eixos mais curto que o Xsara, tamanho acima da TR4 e abaixo da SW4 e pelo menos 400 litros de porta-mala. Tem algum outro SUV que deixei escapar? Xterra e Pajero Sport já excluídas, claro.

Grato pela ajuda!
  • 20/10/2014, 07:53
    RodrigoSoracco
    FernandoDias, eu viajei com uma Berlingo até San Antonio de Los Cobres. Por conta dos trechos ruins com estradas de "rípio", quebrei a suspensão (balança e bieletas). Nada que me deixasse na estrada, mas ao voltar do passeio pela cordilheira, nas ruas de Salta, a barulheira denunciou o problema. Acabei comprando uma Blazer, que embora não seja um SUV criado para o off-road, é bem competente e robusta para trechos de estrada ruins. E tem peças e manutenção relativamente fáceis, além do valor baixo do veículo.

Citação:

Postado originalmente por FernandoDias Ver Post
    Neste tópico, várias páginas lá para trás, o Vicente me deu muitas dicas que valeram a pena e deste mesmo tópico saiu a melhor dica que eu poderia ter ouvido e que vi que continua sendo a linha-guia das conversas por aqui: não importa o carro, o negócio é viajar!
    Fiz isso no último ano e perdi bastante do medo de pegar a estrada para lugares distantes e agora minha meta é rodar a América do Sul - não será uma expedição, pois pretendo contar com hotel onde for possível e não pretendo reinventar rotas.
    Mas da minha última viagem ficou o alerta de que vou ter que trocar o tipo de carro...

Viajei com o meu Xsara Picasso ("o melhor carro para expedições é aquele que está em nossa garagem") pelo Paraná e subi para Iporanga (Projeto PETAR - passeio nas cavernas) usando a "estrada" que parte de Barra do Turvo - de quebra calculei mal o tempo de viagem e tinha chegado ali logo ao anoitecer - aí começaram meus problemas. Primeiro vi como faz falta um conjunto de faróis auxiliares quando se entra em estrada de terra muito irregular, depois descobri como faz falta mais altura do solo quando passei por trechos com pontas de rocha "florescendo" (não era pedra solta, era rocha da montanha se projetando), ainda senti falta de mais aderência e tração traseira nas subidas íngremes com cascalho solto... De quebra, durante essa viagem foram 2500 km sem gastos, mas bastou estes 24 km indicados pelo GPS (podem dar risada... Mas nos mapas que consultei esse trecho foi "asfaltado" pelo Maluf) para um prejuízo de 5% do valor do veículo em gastos com a suspensão.
    Com essa experiência e a minha vontade de conhecer os parques estaduais pelo Brasil, ficou difícil continuar tocando as viagens com o Xsara Picasso. Os últimos 10 mil Km de viagens foram bons, mas agora que comecei a pegar caminhos menos urbanizados vou ter que pular para um 4x4.

Ontem fui ver um Nissan X-Trail aqui em Bauru - modelo 2008 motor 2.5(gasolina) e gostei muito do carro! Acertou onde a Xterra e a Pajero Sport falharam: uma posição de dirigir com banco alto para eu aguentar meu problema de coluna. Mas me deixou preocupado por não ter reduzida e pela dificuldade de manutenção no Brasil (parece queno resto da América Latina esse carro emplacou).

Como o orçamento limita um pouco (até R$ 45 mil) e o ano do veículo também (mínimo 2007 para garantir o seguro), essa X-Trail me pegou de surpresa, pois eu estava pesquisando algumas Cherokee Sport 2007 (todas em São Paulo-SP).

Nunca tinha pensado na X-Trail, mas ela tem um preço bom, está na minha cidade e posso levar para o meu mecânico de confiança avaliar o carro - pois minha avaliação na cidade e rodovia já foi feita, mas me falta um lugar em Bauru para a avaliação fora de estrada.

Queria a opinião de vocês sobre a Cherokee e a X-Trail para o uso que vou fazer - viagens com asfalto, buracos com contorno de asfalto que nos mapas chamam de estrada, estrada de terra de uso regular, estradas de terra em condições menos trafegáveis, serras, aclives mais acentuados, areia de praia, algum barro e talvez até algumas trilhas de verdade para lugares que valem apena conhecer.

Dentro da proposta - de 2007 para frente, até R$ 45 mil, suspensão robusta (não tenho respeito por valetas, buracos, lombadas e desníveis -seria melhor um trator?), banco do motorista alto, área de carga fechada e integrada ao veículo (desisti de caminhonetes, pois não sinto segurança em bagagem sem proteção e tem a dificuldade para estacionar em cada parada da viagem), motor a gasolina (achei melhor para baixas temperaturas) com consumo igual ou melhor que 8 km/l no ciclo rodoviário, motor com torque para puxar um barco e tracionar em situações de aperto, com alguma capacidade off-road (espero que suficiente para visitar a Chapada da Diamantina, Jalapão, Monte Roraima e rodar na areia de praia sem atolar), um entre-eixos mais curto que o Xsara, tamanho acima da TR4 e abaixo da SW4 e pelo menos 400 litros de porta-mala. Tem algum outro SUV que deixei escapar? Xterra e Pajero Sport já excluídas, claro.

Grato pela ajuda!

• 20/10/2014, 09:26
    Rubens Linhalis
    Fernando Dias,

Busca por Pajero FULL V6 , Cherokee Sport V6, Suzuki Grand Vitara (acima 2009)...

Citação:

Grato pela ajuda!

• 20/10/2014, 11:07
    Vicente Guimaraes
    Citação:

.

Fernando, fico muito feliz em ler isso. O importante é viajar. Mas é uma pena o incidente com a Picasso... Mas isso é comum é estória pra contar :)

Sobre a X-Trail é um excelente veículo. Econômico pelo tamanho e valente. Na estrada se vc manter uma velocidade cruzeiro conservadora (90km/h) vai bater uns 10km/L. Eú já pesquisei e "quase" comprei uma. Acho que tem 4x4 com função blocante que joga a tração para a roda certa, isso é muito legal. Além disso é um SUV com comportamento bem dinâmico e muito confortável. Se vc não for fazer trilhas a reduzida não fará diferença.

Sobre a Pajeto Sport indicada pelo colega Rubens é uma excelente opção, só que a posição de dirigir é bem baixa também. A FULL V6 é um avião. O senão é o consumo de combustível vai bater na casa dos 6Km/L ou até 8Km/L na estrada de forma conservadora. Talvez o preço das peças seja o mesmo da Xtrail e serão mais fáceis de encontrar. Se o consumo não incomodar é um baita carrão e geralmente vc consegue achar umas pouco rodadas.

Eu iria de X-Trail.... dá para comprar uma mais nova e menos rodada.
  • 26/10/2014, 22:30
    BRINTER
    Caros Vicente e Fernando: tenho uma xtrail 2006 2.5 (motorzao) e a uso para viagens por latino america e digo que ela é otima em varios aspectos como comforto,posicao de dirigir,potencia do motor,espaço interno,traçao 4x4 razoavel,cambio automatico e control cruiser para as retas interminaveis da Argentina e Chile.Ela é excelente nos trechos longos pois tem o comportamento de um automovel, já chegei a fazer 1200 km num dia sem cansar muito, já nas regioes de ripio (terra batida) ela sofre um pouco devido a suspençao um pouco fragil mas já encarei salares e desertos altiplanicos sem problemas.Outro ponto desfavoravel é o consumo de 8km/l na estrada.Tenho me debatido tentando encontrar um Suv mais robusto para tal fim mas somo e subtraio e nao encontro um carro melhor pois 90% do trajeto é asfalto e nao consigo pensar em coisa melhor que a agil e valente Xtrail,abraços
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 49 de 70 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 394041424344454647484950515253545556575859 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:11.