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Qual a melhor viatura para expedições?

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  • 02/07/2015, 14:09
    Almir Almeida
    4 Anexo(s)
    Continuação da montagem...

    Retira-se a cobertura de TNT preto, que servirá de cortina para o parabrisa e vidros laterais frontais.

    Anexo 506203


    Transfere-se o sanitário para trás do banco do motorista, liberando o espaço para o colchão. Dobra-se o banco traseiro direito.

    Anexo 506204

    A caixa plástica servirá de apoio para o colchão. Utilizo 2 almofadas para preencher os espaços de apoio mantendo assim o colchão reto.

    Anexo 506205

    Estica-se o colchão vazio (ainda não inflado).

    Anexo 506206

    o post continua...
  • 02/07/2015, 14:19
    Almir Almeida
    11 Anexo(s)
    Montagem das cortinas.

    Os vidros laterais do porta-malas foram preenchidos com carpete-forração cortados no formato do vidro e presos por trás das molduras de acabamento.

    Anexo 506207

    Para o vidro traseiro foram colocados velcros nos cantos do vidro.

    Anexo 506209

    Nas molduras das portas laterais traseiras também foi colocado velcros

    Anexo 506210

    Anexo 506211

    Foi recortado carpete-forração (do tipo mais duro - resinado) no formato dos vidros das portas traseiras. Note que para as portas laterais traseiras foi deixado um espaço para ventilação. Este espaço fica coberto pelas calhas de chuva das portas. Estas calhas também foram escurecidas (com fita isolante no lado de dentro) para que não consiga enxergar nada dentro do veículo.

    Anexo 506215

    As cortinas de carpete se prendem aos velcros nas portas

    Anexo 506218

    Anexo 506219

    Anexo 506220

    Coloca-se a cortina de TNT que fica presa aos apoios de mão, segura pelos para-sóis dianteiros.

    Anexo 506221

    Para não ficar nenhuma fresta utilizo grampos para prender o TNT nas laterais através do cinto de segurança.

    Anexo 506222

    Anexo 506223


    O post continua...
  • 02/07/2015, 14:24
    Almir Almeida
    5 Anexo(s)
    Inflando o colchão...

    Utilizo um bomba de encher colchão que funciona em 12V. Com ela enche-se o colchão rapidamente e sem nenhum esforço. Utilizo a tomada 12V disponível no porta-malas da Tracker.

    Anexo 506224

    Anexo 506225

    Anexo 506231

    Anexo 506232

    Caso eu precise de uma mesa para utilizar o computador ou para lanchar, utilizo um suporte removível que prendo ao assento do motorisca ou pode ser utilizado no colo.

    Anexo 506233

    O post continua...
  • 02/07/2015, 14:33
    Almir Almeida
    4 Anexo(s)
    No espaço inferior de um dos bancos utilizo para guardar um kit de ferramentas. No espaço inferior do outro banco coloco várias garrafas PET 2 litros como estoque de água.

    Anexo 506234

    Removi o cinzeiro que fica na parte de trás do console e instalei uma tomada 110V, ligada a um inversor de 150W. Esta tomada também possui um interruptor para ligar/desligar o inversor. Não foi preciso fazer nenhum corte ou furo, apenas foi removido o cinzeiro e instalado a tomada no mesmo buraco.

    Anexo 506235

    No teto tenho um bagageiro Thule 100, onde levo diversos equipamentos de camping e de resgate, entre eles:

    - Kit de cozinha com fogareiro a gás, panelas, pratos, copos e talheres

    - Mesa e cadeiras dobráveis

    - Compressor automático para calibragem dos pneus com display digital (Black&Decker)

    - Chibanca c/ machado incorporado, mini-pá, facão, serrote, pé-de-cabra

    - Cintas de reboque e manilhas

    - Lanternas 12V, lanterna de cabeça.

    - Ducha 12V

    - mochilas, bastões de caminhada, equipamentos de trekking.

    - etc.

    Ainda sobra um pouco de espaço para mais roupas e bagagem.

    Anexo 506236

    Também instalei uma iluminação no bagageiro

    Anexo 506238
  • 02/07/2015, 14:42
    Almir Almeida
    4 Anexo(s)
    Enfim, gastei muito pouco para equipar a Tracker. Os ítens mais caros foram: Sanitário Nautika Ecocamp - R$ 500,00; Geladeira Black & Decker 33L - R$ 620,00, Bagageiro Thule - R$ 650,00 (comprei usado; um novo deste modelo custa +/- R$ 1500,00). O resto eram equipamentos e acessórios que eu já possuía.

    O próximo projeto agora é adaptar uma tenda com as laterais fechadas, que se acopla a porta traseira da tracker, quando esta estiver aberta, para formar uma área para cozinhar ou tomar banho. Para tomar banho comprei uma Ducha 12V

    Anexo 506241

    Anexo 506242


    Para aquecimento da água de banho pretendo fazer um sistema de serpentina ao redor do cano de escapamento. Uma bomba 12V conduz a água pela serpentina aquendo-a. Quando eu terminar este projeto postarei aqui.

    Como pia para lavar louça utilizo um 2 baldes:

    Anexo 506243

    Anexo 506244
  • 02/07/2015, 15:09
    Almir Almeida
    Citação:

    Postado originalmente por abelvilas Ver Post
    Caramba!! Muito bom Almir!! Parabens!!

    queria saber onde vc achou estas cortinas removiveis... Fiz algo parecido na minha defender ... a esposa e filha nao me liberaram para montar a casa solo ..rs...

    Obrigado!

    Na primeira versão das cortinas utilizei plástico bolha aluminizado (alumínio de um lado e branco do outro) que é destinado a isolamento térmico de telhados, porem como ficava um pouco irregular e algumas frestas na versão seguinte (últimas fotos) utilizei carpete que se prende aos velcros adesivos colados às molduras das portas. Esta última versão ficou bem melhor, sem nenhuma fresta ou passagem de luz. Mesmo no dia o interior do veículo fica totalmente escuro.

    Esta adaptação só não servirá para quem for muito alto ou muito pesado. Para meu porte, que tenho 1,70m e +/- 85kg está servindo perfeitamente e é bastante confortável.

    Alguns colchões infláveis possuem uma ondulação que atrapalha o conforto. Para contornar este problema coloquei algumas camadas de edredon por cima do colchão.

    Outro problema do colchão inflável é que o atrito do vinil com as laterais do carro produz um ruído desagradável. Para resolver este problema coloquei uma capa de tecido cobrindo o colchão inflável; desta forma o ruído acabou.

    Esta adaptação também pode dar certo em outros veículos. É questão de fazer experimentos e usar um pouco de criatividade.
  • 02/07/2015, 18:47
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

    Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Olá Valter! tudo bem, e com vc? Realmente faz um bom tempo! Vamos combinar qq dia algum passeio, trilha ou expedição... estou querendo fazer uma mini expedição neste próximo feriado do dia 9 (destino ainda a definir). A última foi à Serra da Canastra onde acampei por 3 dias.

    Abraços!

    Valeu Almir. Está tudo bem, obrigado . Ainda estou com o T4 laranjão. Nos próximos dias ( semanas) estarei enrolado, pois a minha esposa vai fazer uma cirurgia programada, e vamos ter que esperar a recuperação, para podermos voltar a viajar. Abs. Válter.
    p.s. também fiquei com vontade de voltar para o Tracker, um grande carro.
  • 02/07/2015, 19:11
    Gerson 666
    Almir, muito interessante teu projeto, vai servir de estímulo pra muita gente pois alia baixo custo e praticidade. Continue compartilhando sua criatividade. Um abraço.
  • 03/07/2015, 11:58
    Vicente Guimaraes
    2 Anexo(s)
    Valeu Almir por todas as dicas... muito engenhoso o seu projeto e ideal para pequenas viagens e expedições.

    Eu tenho 1,90m e isso é um problema sério... não consigo ficar de pé em algumas campers.... eu quero fazer algo semelhante com meu engesa... que é alongado em 1,20m... na foto dá pra ver que tem um bom espaço interno...

    Anexo 506377

    Anexo 506378
  • 04/07/2015, 01:58
    Almir Almeida
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Valeu Almir por todas as dicas... muito engenhoso o seu projeto e ideal para pequenas viagens e expedições.

    Eu tenho 1,90m e isso é um problema sério... não consigo ficar de pé em algumas campers.... eu quero fazer algo semelhante com meu engesa... que é alongado em 1,20m... na foto dá pra ver que tem um bom espaço interno...

    Vicente, pelo jeito seu Engesa vai ficar maior que um Defender 110. Vai ter muito espaço para utilizá-lo como camper. Talvez até dê para colocar uma pequena pia com fogão. Outra alternativa é colocar um teto que se abre formando uma área de cama, como muitos expedicionários fazem nas Defender 110 ou nas Land Cruisers australianas.

    Anexo 506428

    Parabens pelo projeto! quando estiver pronto poste aqui.

    Na Tracker acredito que para pessoas até 1,80 deve dar para dormir no esquema que faço. Porem para pessoas maiores também é possível reclinar totalmente o encosto do assento dianteiro. Desta forma dá mais de 2 metros de área para apoiar um colhão.

    Quando me aposentar, ou se possível até antes disso, quero ter um motorhome 4x4 para expedições internacionais. Vou ficar de olho em um microônibus Volare 4x4; foram vendidos muitos como ônibus escolar rural para diversas prefeituras do Brasil, e breve deve começar a ter ofertas de usados ou de leilão.

    Anexo 506429

    Enquanto isso vou quebrando galho com o que já tenho.
  • 04/07/2015, 02:25
    Elton Severo
    Almir, que belo projeto o seu, parabéns.
    E com o bagageiro Thule 100 em cima e mais o porta malas a Tracker fica com aproximadamente 600lts de espaço para bagagens. É bastante coisa e resolve o principal problema da tracker, para o meu caso, que é o bagageiro pequeno. Mas fico preocupado com o aumento do consumo devido ao maior arrasto aerodinâmico.
    Vc chegou a medir o consumo anterior da tracker sem o bagageiro ?
    E quanto ela está fazendo atualmente ?
  • 05/07/2015, 01:43
    Almir Almeida
    Citação:

    Postado originalmente por Elton Severo Ver Post
    Almir, que belo projeto o seu, parabéns.
    E com o bagageiro Thule 100 em cima e mais o porta malas a Tracker fica com aproximadamente 600lts de espaço para bagagens. É bastante coisa e resolve o principal problema da tracker, para o meu caso, que é o bagageiro pequeno. Mas fico preocupado com o aumento do consumo devido ao maior arrasto aerodinâmico.
    Vc chegou a medir o consumo anterior da tracker sem o bagageiro ?
    E quanto ela está fazendo atualmente ?

    Obrigado.

    Em viagens longas faz uma média de 8,5 Km/l com o Thule e toda a bagagem e 9,5 Km/l sem o Thule e sem bagagens. Devido aos pneus 235 AT também acaba consumindo um pouco mais.

    Talvez quando eu for fazer a expedição para Argentina e Chile eu coloque os pneus na medida original para melhorar um pouco a autonomia.
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