Almir,
Como a gasolina na Argentina/Chile é melhor (sem alcool) com certeza o consumo será menor, uns 10 Km/l (c/ Thule). Todos os relatos que vi de viagens para Argentina e Chile com carros a gasolina sempre relatam a melhora do consumo.
abraço.
Versão Imprimível
Isso é importante.. usar pneus originais (apesar de não ser tão bonito como os pneus maiores e invocados) pois reduz o consumo e poupa muito o sistema de suspensão/tração/cambio....
Quanto menor o peso e arrasto do pneu (largura, desenho da banda de rodagem) menor o consumo de combustível. Eu uso o 285x75xr16 (que para o meu engesa fica na medida, alguns acham até pequeno...) penso em adotar para expedições o 235x85x16 (mais fino e menor) o que deve melhorar o consumo de combustível.
Quando descobri o grupo 4x4, vi a proposta de viagem de carro para o sul de Chile e Argentina, com saída para 15 /12/15. Não guardei o nome da pessoa. Fiquei sem saber também, se só participam os que tem carros 4x4. Ou se seria recomendável fosse o carro 4x4. Bom, estou viajando de avião, por falta de parceria. Estive esse ano de 14, em maio, na Argentina ( Buenos Aires) e Chile ( Santiagho,Valparaízo, e Vinha del Mar)gostei bastante. Em dezembro fiz Perú, Cusco, Machu Pichu, Puno , Lago Titicaca, me hospedei na ilha de Amanteni, em casa de nativos.Navegamos pelo lago num desses tour que fazem. Estive em Lima alguns dias e de ai parti para Santiago, quando perdi a oportunidade de ficar uns dias mais, aproveitando a rota aérea.Meu carro, Duster completo esta apenas com 5 mil km rodados, só aqui em Brasília, com um porem, é 4x2. Me entusiasmei com o planejamento que vi aqui, dessa viagem para o sul da Argentina e Chile. Meu caso seria arrumar alguém para compartilhar o carro. Talvez convide meu filho mais velho e mais alguém da família. Porem, fica a dúvida se, 4x2 estaria dentro das condições necessárias. Sou, na proporção devida, como o macaco para banana, em questão de viagens. Bom, sendo pela primeira vez, que publico alguma coisa neste site, que achei muito bom, falar de coisas agradáveis, como é viajar. Um abraço apara quem ler minha colocação e se alguém quiser me responder ou conversar a respeito, agradeço. Abraço. Hernán.
Hernan, se tu olhares os outros tópicos, vai ver que a turma já respondeu, mas vamos lá. Eu já cruzei a Ruta 40 indo até Ushuaia, de Ford Royale AP 2.0 com câmbio automático, o carro mais bizarro para se fazer uma expedição a destinos remotos. A única alteração foi colocar pneus maiores pra deixá-lo levemente mais alto e resistente aos buracos.
Temos também os amigos da Veraneio Viajante, que foram até lá e estão completando a volta à América do Sul em uma Veraneio 72. Só quebraram a suspensão depois de ir até o Equador e voltar...
Pessoalmente, já subi a cordilheira de Caravan, Veraneio e Citroen Berlingo (que é uma moça pra andar nas estradas de terra). Só a Citroen estourou as bieletas depois de subir e descer a montanha.
Então, teu Duster vai tranquilo pra lá. É só não querer fazer trilha com ele. De resto, as estradas, mesmo as de terra e rípío, são aptas até pra um Uno Mille bem conduzido. Bota uns faróis auxiliares se quiser rodar de noite, o bagageiro no teto, leva um galão de uns 20 litros pra alguma emergência (não precisei, tomando cuidado, é só abastecer assim que baixar de 3/4 de tanque pra não ser pego de surpresa), um GPS atualizado e os equipamentos obrigatórios. É bem tranquilo, e vais te sentir em casa depois de uns dias rodando por lá.
Abraço!
Hernan estou planejando uma viagem para Dezembro 2015 (saida depois do natal) até Janeiro de 2016.
O roteiro pode ser feito por qualquer veículo 4x2
Será Patagonia-Ushuaia ou Peru-Norte do Chile - NOrte da Bolívia.
Caso vc se anime entre em contato via MP
Ola galera
Tenho uma l200 sport hpe 2.5 a/t a 3 meses o q vcs me dizem dela
Antes da Tracker eu também costumava dormir no Jimny. Era bem mais apertado, mas ainda assim mais prático que montar barraca. Também levava uma geladeira, mas não tinha o sanitário portátil. O resto ia em um Thule 80 no teto.
Anexo 506795
Anexo 506798
Almir, segue dica que achei sobre o uso do vaso portapoti
Fonte: http://andancasdemh.blogspot.com.br/...1_archive.html
"Logo após o café, o Dionísio (MH Solymar, de Curitiba) me chamou para me ensinar a preparar um produto químico que, segundo ele, é bam mais eficiente do que o genérico do Aqua Kem, que eu uso. O preparado é assim: colocam-se 6 colheres bem cheias de Sulfato de Cobre para dissolver em 2 litros de água numa garrafa Pet e mais 6 colheres bem cheias de Bicarbonato de Sódio em mais 2 liros de água em outra garrafa Pet, totalizando duas garrafas Pet de 2 litros (uma com o bicarbonato de sódio e outra com o sulfato de cobre). Mistura-se um copo (200 ml) de cada produto no reservatório de detritos e está pronto para o uso. Segundo ele, não fica cheiro algum mesmo com o veículo em movimento ou quando se vai usar o vaso. Resolvi experimentar o produto que ele gentilmente cedeu e pude comprovar que realmente funciona perfeitamente. Em todo o restante da viagem, usando o Porta Potti para o "No.1 e No.2", foi comprovado que o produto funciona mesmo e não fica mau cheiro algum"
Almir, tenho em desenvolvimento um projeto semelhante porem com um pouco mais de esposa para ir a esposa e filha tb...rs..
eu comprei um reservatorio que usa em caminhoes para armazenar agua ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...imatizador-_JM ) e tb tenho uma ducha destas ... Minha ideia inicial era colocar a ducha captando agua deste reservartorio , mas a boca de entrada eh pequena assim vou ter que adaptar...
Como vc usa a ducha ?? A agua vem de onde ?