Tudo bom Lucas Kta?
Pelo que entendi, você gostaria de fazer a volta ao mundo, seria isso?
Como falou do camper, quer dizer que gostaria de usar a viatura como casa, correto?
Não sou mestre no assunto, mas aqui vão algumas idéias:
- Toyota é uma opção mais garantida, principalmente em países do terceiro mundo (faz tempo que eu não ouço este termo!), onde Land Rover nem sempre é um veículo popular (dica: veja o site da Land e da Toyota dos países por onde deseja passar - para mim isso foi muito esclarecedor quanto a rede de concessionárias).
- Modelos antigos com menos eletrônica terão manutenção mais simples e funcionarão com diesel com mais enxofre, mas a idade do veículo e quilometragem podem acabar levando a mais quebras. Neste caso uma reforma total com verificação de integridade do chassis e longarinas é essencial (reforma total quer dizer: motor novo, transmissão nova, suspensão nova, elétrica nova - viatura reconstruída). Nem preciso dizer que fica caro e dá dó de fazer. Por outro lado, uma viatura novinha de um projeto com pelo menos quatro anos de estrada (tempo suficiente para a engenharia efetuar eventuais "ajustes finos" no projeto) dificilmente te dará dor de cabeça e o investimento será em levar peças sobressalentes para uma eventual emergência (incluir central eletrônica, OK?).
- Diesel não é igual em todo lugar... Especialmente em certos lugares da África. Não vai ter Diesel S10 sempre e nem diesel confiável em todo lugar, fora que diesel não é tão fácil de encontrar por aí (no Uruguai já é difícil de achar em todos os postos). O mesmo vale para a gasolina quanto a qualidade, mas é mais provável que você encontre ela em mais lugares. Resumo da história: tenha seu estoque particular de combustível.
- Já pensou em uma Ford da Série F? Tração traseira, espaço para você construir uma mini-casa e com um guincho na frente dá para passar por quase qualquer lugar! Vai te permitir inventar algo bem mais adaptado a sua necessidade e ainda conta com uma mecânica de uso comercial (leia-se: feita para aguentar mau uso, então imagina como dura com bom uso...). Se fizer questão da tração, tem a F-4000 com tração 4X4. Agora pesquisa a rede de concessionárias da Ford nos países por onde deseja passar, OK?
- Última consideração: que tal começar sua viagem lá nos EUA? Vai de avião, compra a viatura lá (por acaso bem mais barato do que aqui), compra um dos campers legais que eles possuem por lá (me perdoe Camper Duaron, mas tem umas opções incríveis por lá) e parte viajando o mundo - no final volta para lá e vende a viatura lá mesmo (ps.: você não poderia entrar no Brasil com esta viatura). Parece loucura, mas funciona e fica muito mais em conta do que começar por aqui.