Powered by vBulletin

Qual a melhor viatura para expedições?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 67 de 70 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 175758596061626364656667686970 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/02/2017, 14:38
    Lucas Kta
    Atualização importante:

o amigo Fernando tinha razão quanto ao peso. Entrei em contato com a própria Duaron agora e a mesma informou que houveram 3 casos com L200 de trincas no chassi, modelos até 2016. Daí em diante não tiveram mais casos. Sem dúvida devido ao peso. O conjunto básico do modelo pop up gira em torno de 700kg. Segundo o mesmo, foi necessário reforçar o chassi.

A sugestão dos mesmos é partir pra Hilux.

Citação:

Postado originalmente por Lucas Kta Ver Post
    Esta questão do peso eu vou verificar com mais detalhes. Realmente é algo a se pensar seriamente. Vou tentar ver qual seria o peso total do camper + coisas + passageiros. Aliás, eu acho que tem um que vem com umas barras laterais de apoio. Será que elas dão uma aliviada quando estacionado? Digo, vc chega, para, baixas as barras pra dar apoio no solo e usa o veículo.

• 20/02/2017, 14:41
    AugustoRysevasSilveira
    Boa tarde a todos,

Caro Lucas, não possuo experiência no assunto de expedições, mas acompanho com assiduidade um canal do youtube que o cara é fera demais. Ele se chama Andrew St Pierre White e o canal dele se chama "4XOverland".

Dê uma olhada lá. Ele é mestre na arte de expedições e tem muitos anos de experiência no assunto.

Além de dicas de condução 4x4, no canal dele tem um foco muito grande nas vtrs que ele montou ao longo dos anos para expedições na África e Austrália (acho que ele já montou uns 12 carros no total).

Tenho certeza de que você poderá tirar informações importantes e preciosas do canal dele.

Espero ter ajudado, pelo menos um pouco.

Abraços.
  • 20/02/2017, 14:46
    AugustoRysevasSilveira
    Ahh... esqueci de mencionar.

Se prepare para babar muito e também passar raiva ao assistir os vídeos. É incrível o tanto de possibilidades que se tem lá fora para equipar os carros e os melhores modelos overlanders disponíveis, que aqui só ficamos na vontade, exemplo, Land Cruiser série 70. E isso tudo a preços razoavelmente acessíveis.

Abraços.
  • 20/02/2017, 16:09
    Lucas Kta
    é verdade. já tenho visto algo por aí, mas vou dar uma olhada sim. obrigado pela dica.

certamente existem muitas opções e o o próprio Fernando já tinha cantado a bola de olhar nos EUA. Estive pesquisando e pra minha surpresa os projetos não estão tão mais em conta não...mais ou menos na mesma faixa de preço, considerando campers com disposição similar ao tupiniquim. algo em torno de 18-20 mil USD. (sai mais barato, mas eles estão lá nos EUA né? se fosse coisa de metade do preço, acho que era opção número 1!)

No livro Overlanders Handbook a Land Cruiser é o carro mais f* do mundo. Series 70 e 80. Ele faz uma varredura geral nos carros, mas não dá nem pra ficar comentando porque a realidade é tão distante que só desanima. Mas vale a leitura pra pegar as dicas e pegadinhas, tipo o canal que você passou!

vou olhar com certeza! obrigado!!

Citação:

Postado originalmente por AugustoRysevasSilveira Ver Post
    Ahh... esqueci de mencionar.

Se prepare para babar muito e também passar raiva ao assistir os vídeos. É incrível o tanto de possibilidades que se tem lá fora para equipar os carros e os melhores modelos overlanders disponíveis, que aqui só ficamos na vontade, exemplo, Land Cruiser série 70. E isso tudo a preços razoavelmente acessíveis.

Abraços.

• 20/02/2017, 16:36
    guimajc
    Citação:

Postado originalmente por quintaes Ver Post
    Realmente o Fernando falou em pontos que sempre achei...
    Em se tratando de veículos para dar andar em lugares onde o S10 é difícil, fica inviável optar por veículos de 2012 em diante.
    Tenho minha estrutura em cima de uma hilux cabine simples que dá conta dos meus objetivos "camping selvagem".
    Já se vão dez anos que rodo pelo Brasil com minha camicleta.rsrs
    Quanto ao Camper Duaron, é um projeto bem legal, mas o peso para os lugares que gosto de passar fica inviável..
    A capota que coloquei na minha viatura eu removo ela toda as vezes que chego da viagem. Em meia hora tá tudo pendurado no teto da minha garagem.Anexo 543692 Abraços,
    Marcos Quintaes.

Quintaes,

Posta umas fotos da sua viatura em uso. Muito bonita.

O Snorkel é Safari?

Com os apetrechos qual o consumo?

Parabéns pela proposta: simples e eficiente!

Att.
  • 20/02/2017, 18:30
    Lucas Kta
    que doideira! ele oferece um serviço de compra e preparação de veículos para os interessados. Deixa tudo pronto pra vc e você chega lá, pega seu carro e parte pra aventura!

Citação:

Postado originalmente por AugustoRysevasSilveira Ver Post
    Caro Lucas, não possuo experiência no assunto de expedições, mas acompanho com assiduidade um canal do youtube que o cara é fera demais. Ele se chama Andrew St Pierre White e o canal dele se chama "4XOverland"..

• 20/02/2017, 21:13
    Amostardeiro
    Para ser considerado na montagem de um veículo para "overlanding":

The 10 Commandments of Modifying an Overland Vehicle – Expedition Portal

Boa leitura.

Abs
  • 20/02/2017, 21:19
    quintaes
    2 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por guimajc Ver Post
    Quintaes,

Posta umas fotos da sua viatura em uso. Muito bonita.

O Snorkel é Safari?

Com os apetrechos qual o consumo?

Parabéns pela proposta: simples e eficiente!

Att.

Olá Guimajc!
    Esta estrutura com todos os apetrechos e abastecida com 80 litros de água pesa aproximadamente 420 kg. A media de consumo está na casa dos 9km/ litro. O snorkel é da Irom Man .Eu comprei esta capota há dez anos atras e com o tempo fui adaptando conforme as necessidades, e quando chego de viagem sempre dou uma melhorada na gambiarra..rsrsrs
    Abraços, Marcos QuintaesAnexo 543750Anexo 543751
  • 20/02/2017, 21:26
    quintaes
    Olá Amigo Antonio Amostardeiro!!!
    Em breve irie retornar para finalizar as dicas de roteiro que me passou das Lagoas.

Abraços!!

Marcos e Neuza.
  • 20/02/2017, 22:22
    Amostardeiro
    Citação:

Olá Amigo Antonio Amostardeiro!!!
    Em breve irie retornar para finalizar as dicas de roteiro que me passou das Lagoas.

Abraços!!

Marcos e Neuza.

Beleza Marcos, quando vier não deixe de me procurar, meu número de celular segue o mesmo, abração para vocês.

Abs
  • 21/02/2017, 18:47
    guimajc
    Citação:

Olá Guimajc!
    Esta estrutura com todos os apetrechos e abastecida com 80 litros de água pesa aproximadamente 420 kg. A media de consumo está na casa dos 9km/ litro. O snorkel é da Irom Man .Eu comprei esta capota há dez anos atras e com o tempo fui adaptando conforme as necessidades, e quando chego de viagem sempre dou uma melhorada na gambiarra..rsrsrs
    Abraços, Marcos QuintaesAnexo 543750Anexo 543751

Ficou muito boa sua estrutura. Boas trips!!
  • 05/03/2017, 19:12
    Lucas Kta
    Atualizações da saga, digo, busca do veículo "ideal":

1) Land Rover Discovery 2: conversei com uma empresa do sul do país que faz adaptações em Defenders, campers, etc. Segundo os mesmos, se as dimensões são aproximadamente as mesmas da Defender, é possível fazer um projeto que inclua até mesmo um teto pop-up. Fiquei de mandar um rascunho mas ainda não o fiz. Custo aproximado de R$ 45 k.

Citação:

1) Land Rover Discovery 2 2002 TD5 Automática, 170 mil Km rodados: R$ 40-50 mil
    fiz o test drive nesta verdadeira NAVE. Fantástica. Embora um carro de 15 anos, a tecnologia e o conforto impressionam. Coloquei o mesmo na minha lista, considerando fazer um projeto de adaptação que incluiria um teto estilo pop-up, camas, armários, tanque de água e baterias extras. Similar ao que fazem e já fizeram por aí em Defenders.

Pró: Preço, Conforto, motor "bem falado"
    Contras: adaptação complexa, espaço menor que a Defender, dificuldade de achar um veículo em bom estado

2) Mitsubishi L200 Savana: descartada devido indicação de problemas no chassi relatado pelo pessoal que é fabricante de camper. A ideia aqui não é ter somente o veículo 4x4, mas também um que possa receber a adaptação pra vida na estrada. Além disso, encontrei com um pessoal aqui da minha cidade que ficou 7 meses na estrada viajando pelas Américas que me relataram a dificuldade de colegas para realizar algumas manutenções na Mitsubishi fora do país. Este ponto é controverso e não estudei a fundo, mas com o problema do chassi estou, portanto, descartando.

Citação:

2) L200 Savana 2008, Manual, 117 mil km rodados: R$ 55 mil
    Não conhecia em detalhes o veículo. Fiquei satisfeito com o que vi porque me pareceu realmente robusto. Já li alguns relatos por aí que as L200 tem fama de esquentar, mas não sei exatamente para quais modelos e ano isso se referia. Também me pareceu um bom veículo a ser considerado porque tem reforço para off road e alguns acessórios interessantes.

Pró: Preço, preparação off road, adaptação simplificada
    Contras: adaptação é simples, porém cara, se considerado um camper.
    3) Land Rover Defender: parei de olhar, pelo menos por agora, devido ao alto custo deste veículo e a incrível indisponibilidade de veículos em condição de fazer brilhar os olhos. Mesmo para uma reforma.

Citação:

3) Land Rover Defender (2002 a 2005): R$ 65-90 mil
    Ainda não tive a oportunidade de testar. Como já disse antes, é um veículo que carrega muitas lendas consigo, umas verdadeiras outras mais duvidosas. Em Minas está difícil achar uma até pra fazer um test drive e conversar com o proprietário. Uma que valha a pena ir ver.

Prós: adaptação "conhecida", ou seja, já existem projetos "prontos" com valor razoável
    contra: preço de aquisição e dificuldade de encontrar algo realmente bom. As boas tem sido vendidas como veículos de colecionador (altíssimos preços. Só de curiosidade, tem Defender usada no webmotors por mais de 200 mil).

4) Toyota Hilux 4x4:
    neste fim de semana fiz um teste drive numa Hilux. Gostei bastante. A questão importante mesmo em caminhonetes é que elas permitem um camper completo. Enfim, na questão das Hilux pesa bastante a rede de manutenção fora do país e a confibilidade que TODOS que tem o carro sempre relatam. Quase decidido que se for caminhonete, será Hilux. A pergunta agora é: a 2.5 é muito diferente da 3.0? algumas 2.5 são mais novas (anos) e tem mesmo preço das 3.0...Tentador!

Citação:

4) Toyota Prado, Nissan XTerra, etc, etc: R$ 65-80 mil
    Estes veículos entram na mesma classe do Discovey 2. Eu estou praticamente desistindo de avaliar para não complicar mais ainda a escolha. Acredito que primeiro temos que decidir se vamos de projeto de adaptação ou se vamos comprar um projeto pronto.
    5) Finalmente, consegui ver um camper da Duaron.

Caros, quem nunca viu, recomendo ir visitar. A primeira vista, sem entrar no mesmo e com ele fora da caminhonete, a impressão é que não cabe nada lá dentro. Engano.

O projeto é surpreendente. Em 6 m2 existe realmente uma casa. Cozinha (fogão, pia e geladeira), mesa para dois, colchão de casal e incrivelmente um banheiro. Sim, um banheiro. É apertado, alguns já disseram em tópicos anteriores. No entanto, só de ter para emergências e banhos (quentes, inclusive) já é um bom começo.

Ficamos muito empolgados com o projeto. Realmente é um aproveitamento de espaço muito interessante. E fazer uma adaptação em uma empresa que não tem experiência pode ser uma tremenda aventura, seja qual for o carro. Basta ver que são muitos detalhes de elétrica, hidráulica e construção em geral que são necessários para ter algo no mesmo nível.

O modelo que visitei tem:

banheiro com aquecedor, caixa d'agua de 110 litros, caixa de água servida, caixa de detritos (do banheiro), fogão, geladeira, pia, cama casal, mesa para dois, armários, teto semi pop-up, duas baterias para autonomia do camper, inversor, toldo lateral, toldo traseiro.

Faltou:

painel solar (vital), ar condicionado (talvez).

Veículo:

Toyota Hilux SRV 2014 Automática. Consumo médio com Camper: 9 km/l. Preparação: 2 molas a mais em cada feixe para aguentar o peso e nivelar veículo, câmera de ré no camper, além dos pontos de fixação na caçamba.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 67 de 70 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 175758596061626364656667686970 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:31.