4x4 a diesel ate 2011 aceitam qualquer tipo de diesel, por isso acho melhor aqui na America do Sul. Na Argentina, Chile e Uruguai sei que terá facilidade de achar o diesel s10 ou similar, mas em outros não é tão fácil.
Abç.
Versão Imprimível
Lucas, gostaria de saber porque viaturas tão distintas (pick ups x jipes)? Afinal são aplicações bem divergentes entre elas, está mirando apenas o custo ou alguma funcionalidade especifica?
Eu concordo com nossos amigos, com este budget eu iria de Hilux,mesmo mais antiga supera as Mit e os Trolers citados.
Titanium, você falou que monta um esquema de chuveiro quente em camping. Tem como passar detalhes?
Também concordo com suas justificativas.
Creio que carretinha, teardrop ou motor home, só não seja interessante pra quem usará por coisa de uma semana ao ano... Aí realmente, vale mais ficar no esquema de camping convenvional, ou de pousada...
Se formos olhar por questão de custo de oportunidade, até um carro mil não vale a pena... Só de se livrar de IPVA, seguro e manutenção o camarada já economiza uma baita grana.
Olá Guimajc!
Atualmente utilizamos um esquema de chuveiro com água quente bem simples!!!
Chuveiro é composto por: Mangueira de jardim + Bomba d'agua de porão + balde + chuveiro simples de 10 reais.
Como funciona?
Esquento água no fogão ou fogueira e misturo com água normal no balde de 20Litros.
A água fica morna.
Coloco a bomba d'água dentro do balde e ligo numa bateria 12v.
A bomba empurra a água pela mangueira até o chuveiro.
Banheiro: o banheiro foi feito com 4 pedaços de tubo PVC de 1metro cada. Com ajuda de 4 joelhos de 90º de PVC conectei os 4 pedaços de cano 1m de PVC. Ficou uma estrutura quadrada.
Essa estrutura quadrada eu deixo amarrada ao lado do carro.
Nessa estrutura quadrada feita com os tubos PVC coloquei cortina de box, aquelas moles de "tecido plástico" que vendem baratinho em casa de 1,99.
Assim fica formado o box/banheiro.
O chuveiro joga a água por cima dessa estrutura e molha a pessoa que toma banho.
Essa estrutura dá trabalho para montar.
Numa carretinha daria para deixar "a coisa no jeito", ou seja, fácil de montar e desmontar. Com o tangue de água fixo num local estratégico, com a bomba dágua já acoplada no tanque de água e tubos de água ja conectados com o chuveiro.
Mas como não tenho a carretinha, improviso com esse sistema rudimentar mesmo.
...
Concordo com você!
Se for para utilizar poucas vezes, não compensa investir muito.
Há que se analisar bem o uso que será feito do equipamento, para não virar gasto à toa.
Um Trailer também é uma boa pedida, apesar de limitar um pouco os "Caminhos" que o expedicionário percorre....
Mas em compensação, o trailer permite pernoitar em postos de gasolina durante o deslocamento. Coisa que com barraca de teto fica mais delicado..
Já pernoitamos em alguns postos dormindo em barraca de teto... mas não é agradável... a preocupação fica latejando a cabeça. rsrsrs
Boa noite.
Eu ja ouvi falar de montar um chuveiro usando o escapamento da viatura, enrolando um tubo de cobre no escape prox ao motor. A agua vem gelada por uma ponta e sai quente em outra ponta claro que com motor da viatura ligado.
Alguem ja tentou isso?
É o princípio da serpentina...
Funciona sim, mas normalmente o escapamento do carro só esquenta mesmo logo na saída do motor e mais quando o motor está sob aceleração...
O ideal seria fazer um boiler para acumular parte da água aquecida...
Talvez valha a pena debruçar sobre esse ponto e desenhar um sistema eficiente..
Bacana o esquema do chuveiro: simples e barato. Para permanecer parado por alguns dias é uma boa opção.
Estou avaliando a possibilidade de um teardrop. Dica do Sandro Ventania. Até então pensava no esquema de barraca de teto, mas o teardrop é muito mais confortável e prático. Fora que permite dormir em postos em deslocamentos.
Coloquei algumas coisas que achei neste post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-teardrop.html
Kenji,
Veja o esquema que o Almir está planejando montar na tracker dele:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...amentos-6.html
Compra a SW4 do Glaicon, ela é tão adaptada a expedições que se largar ela na estrada com tanque cheio ela vai embora pela América do Sul sem motorista....