Bom dia Lucas,
li seu comentário aqui e também no tópico da Carla.
Não tenho experiência prática com esses veículos de "expedições". Possuo um Jimny há pouco mais de um ano, e já estou planejando uma viagem de 60 dias com ele.
Sobre a sua proposta, de rodar o mundo com o veículo, realmente seria bom um veículo maior. Acredito que a melhor solução para o seu dilema é conversar com expedicionários que possuam diferentes veículos. Pessoas que estão vivendo ou já viveram na prática o dia-a-dia na estrada. A opinião dessas pessoas deve um peso maior sobre sua avaliação.
Um casal de amigos saiu em viagem pela américa em março de 2014, numa defender 110. Segue um
link para a viagem deles. Percebi o seu receio quanto ao custo de aquisição e manutenção dos carros, o exemplo que conheço é o desse casal. Eles compraram o veículo por menos de R$60.000,00 (não lembro do valor exato) e, até onde estou informado, eles só tiveram um pneu furado até o momento. O carro pode não ser bonito, confortável, aerodinâmico..., mas não tem como negar que o carro foi feito para isso!
Finalizando, reforço que você deve procurar a opinião de pessoas que viveram na estrada, com os diferentes veículos. A partir daí você pode tirar suas conclusões.
Abraço