Powered by vBulletin

Qual a melhor viatura para expedições?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 65 de 70 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 1555565758596061626364656667686970 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 21/01/2017, 16:51
    FernandoDias
    A alteração das rodas parece uma boa, mas o custo destas mudanças me parece um ponto a considerar - o que você poderia fazer com este mesmo valor em termos de melhorias da viatura?
    Se o objetivo desta Frontier for expedições, tenho certeza que uma capota de fibra ou alumínio, uma carreta para carga ou uma barraca de teto seriam melhores investimentos.

Pense nisso: se a finalidade dos pneus BF for apenas estética, então o investimento não está te levando para mais próximo das suas viagens, apenas vai adiar.

Coloque o objetivo final da viatura em primeiro plano e então analise cada gasto com esta pergunta: isso vai me ajudar a começar a viajar logo?
  • 23/01/2017, 12:16
    Lucas Diego
    O objetivo da viatura será para viagem que planejo em março (Argentina e Chile) mas depois será uso diário e aos finais de semana se embrenhar no mato, cachoeiras, camping e etc. Mas de qualquer forma essa mudança das rodas, eu faria só depois da viagem, afinal vou rodar 7mil km de asfalto e no maximo 1000km de ripio ou terra.

Então como comentei o uso não será estético, as rodas da SL são ato 18 com perfil baixo, acho que para usar em terra e trilhas leve é ruim e corre risco de estourar fácil. E fora que é difícil encontrar pneus AT para esse aro e quando são caríssimos.

Pensei em umas rodas de ferro simples mesmo bem baratas e colocar pneu AT po de BF ou outro, não ligo muito para estética, quero que seja funcional. O que acham? Todas as opiniões são bem vindas!

Valeu!!!

Citação:

Postado originalmente por FernandoDias Ver Post
    A alteração das rodas parece uma boa, mas o custo destas mudanças me parece um ponto a considerar - o que você poderia fazer com este mesmo valor em termos de melhorias da viatura?
    Se o objetivo desta Frontier for expedições, tenho certeza que uma capota de fibra ou alumínio, uma carreta para carga ou uma barraca de teto seriam melhores investimentos.

Pense nisso: se a finalidade dos pneus BF for apenas estética, então o investimento não está te levando para mais próximo das suas viagens, apenas vai adiar.

Coloque o objetivo final da viatura em primeiro plano e então analise cada gasto com esta pergunta: isso vai me ajudar a começar a viajar logo?

• 23/01/2017, 19:24
    Lucas Kta
    Fala turma!!! Voltei pra ressuscitar meu próprio comentário de mais de um ano atrás. A questão é que agora eu realmente estou mais próximo do sonho de partir em viagem por uns bons 2 anos. Mas a dúvida ainda persiste, embora eu tenha coletado algumas informações a mais sobre o assunto. Então vamos lá: o que ainda persiste:

_Land Rover Defender realmente é o veículo de expedições globais? Todo casal brasileiro que sai em expedição (quase todo) vai de Defender. Das antigas ainda por cima. O problema é que esse veículo, apesar de TOP, acho muito antigo, caro e difícil de achar de boa procedência. Quase impossível atualmente achar em baixa km ou em km compatível, digamos assim;

_Caminhonetes com Camper valem a pena? Avaliei neste período as caminhonetes disponíveis no mercado e acredito que a relação custo x benefício leva a Frontier ou L200 (esta em vantagem pela questão global). Como são veículos mais novos me agrada mais. Com o Camper então, nem se fala. Acompanho os produtos da Duaron e parecem ser incríveis mesmo. O porém é que quando equipadas com o camper a relação custo x benefício começa a ficar complicada, pois os campers estão no mesmo preço que os veículos, ou até mais caros.

_Outros veículos? Discovery II ou III, Hilux SW4, Pajero Full, Prado, etc. Estes veículos atenderiam uma viagem destas se modificados? Os principais pontos de destaque das demais alternativas são atendidos aqui? Por exemplo: uma Land Rover discovery II, que é relativamente mais fácil de encontrar serviria ao propósito? Quais seriam as desvantagens em relação a Defender e porque não são populares? As Pajeros e SW4 vão na mesma linha de dúvida...

Bem, a decisão não é simples. Está bem longe disso. Eu levantei alguns pontos que mais me deixam em dúvida e gostaria de compartilhar, para ver se alguém tem algum contra argumento que me faça retirar da lista de observação ao decidir sobre o veículo.

1) A "maldita" dependência eletrônica: Esse é um dos principais pontos dos defensores da Defender. Não ter nada (ou quase nada) de eletrônica. Mas eu pergunto: em pleno 2017 (quando sair será 18 ou 19) essa ainda é uma restrição? Será? Entendo que os câmbios automáticos podem ser restritivos aqui, mas e quanto ao restante?

2) Manutenção em geral: disponibilidade de peças e mesmo conhecimento para realizar a manutenção em qualquer parte do globo. Recordo do pessoal do VLE realizando a manutenção em uma concessionária na Índia. Mesmo assim foi apenas em cidade grande, o que pra mim equiparou a Defender a qualquer outro veículo global neste ponto. A Índia não é um país pequeno e nem insignificante, mas mesmo assim só tem concessionária Land Rover em grandes cidades. REalmente isso é um ponto de vantagem neste veículo? E quanto aos demais?

3) Capacidade Off-Road: até algum tempo atrás eu achava que isso era muito importante. Mas estou cada dia mais abandonando esta ideia. Alguém citou algumas páginas atrás com sabedoria: 90% do tempo o deslocamento é por estrada pavimentada ou em condição normal de rodagem. É claro que vc não vai sair do brasil e chegar no meio da áfrica e não poder ir a um lugar espetacular pq seu carro não tem 4x4. Mandatório, não estou achando muitíssimo relevante. Boa tração e tudo ok!

4) Combustível: combustível, é óbvio que Diesel. Porém tem a questão do novo diesel S10, que alguns locais ainda não tem como padrão. Este é outro ponto controverso. Alguns dizem que não tem problema rodar um pouco, é só não misturar. Outros falam que não pode. Estive recentemente no interior da Colômbia e fiz questão de observar se nos postos haviam Diesel S10. Tudo normal. Sera que a Colômbia não é referência neste caso? Mas a questão mesmo é: se faltar o S10, dá pra rodar um tanque todo no outro!? Este fator é um fator determinante?

5) Consumo de combustível: se até no dia-a-dia a gente olha isso, quiça em uam viagem de 200.000 km. É grana que vai ser aplicada em combustível. Qualquer km a mais por litro está valendo. O problema aqui é que a informação é escassa e muitas vezes controversa. Não sei muito como buscar algo confiável neste ponto.

6) km rodados: um ponto que nem sempre reflete a realidade do veículo, mas me dá bastante dúvida pegar uma veículo valendo mais de 100K com 200 mil km rodados. Esta dúvida é pertinente?

Desculpa o monte de perguntas, mas quem quiser contribuir e argumentar, esta é a hora. Prometo também compartilhar aqui o que eu for coletando. Dessa vez não vou sumir, pois o tempo está acabando! Por enquanto a melhor alternativa ainda está sendo encontrar uma Defender e preparar para expedição.

Citação:

Postado originalmente por Lucas Kta Ver Post
    Oi pessoal.

Estou avaliando soluções pra uma viagem global, passando por preparar uma defender com tudo o que der ou um camper.

Considerando a solução camper, principalmente a da duaron pra pickups, qual seria a melhor atualmente? Minhas dúvidas ficam principalmente na manutenção. Conseguiria fazer manutenção em qualquer lugar do mundo? Este é uma das principais vantagens que os defensores da defender falam.

Este tipo de características persiste em uma Hilux? L200? São veículos globais também?

Outro ponto é o preço. Com o valor da defender pode se comprar um veículo mais novo e moderno.

Enfim, vale a pena? Qual a visão dos que já passaram por isso?

• 26/01/2017, 07:20
    francaclayton
    Bom não consegui ler tudo
    Estou assinado o tópico
    Volto depois e vou ler atentamente
    ()
  • 26/01/2017, 09:28
    Laranjinha
    Bom dia Lucas,
    li seu comentário aqui e também no tópico da Carla.
    Não tenho experiência prática com esses veículos de "expedições". Possuo um Jimny há pouco mais de um ano, e já estou planejando uma viagem de 60 dias com ele.
    Sobre a sua proposta, de rodar o mundo com o veículo, realmente seria bom um veículo maior. Acredito que a melhor solução para o seu dilema é conversar com expedicionários que possuam diferentes veículos. Pessoas que estão vivendo ou já viveram na prática o dia-a-dia na estrada. A opinião dessas pessoas deve um peso maior sobre sua avaliação.
    Um casal de amigos saiu em viagem pela américa em março de 2014, numa defender 110. Segue um link para a viagem deles. Percebi o seu receio quanto ao custo de aquisição e manutenção dos carros, o exemplo que conheço é o desse casal. Eles compraram o veículo por menos de R$60.000,00 (não lembro do valor exato) e, até onde estou informado, eles só tiveram um pneu furado até o momento. O carro pode não ser bonito, confortável, aerodinâmico..., mas não tem como negar que o carro foi feito para isso!

Finalizando, reforço que você deve procurar a opinião de pessoas que viveram na estrada, com os diferentes veículos. A partir daí você pode tirar suas conclusões.

Abraço
  • 26/01/2017, 20:43
    Lucas Kta
    Valeu Léo. Realmente a saída é conversar com esta turma. Vou dar uma olhada no casal que você falou. Já entrei em contato também com um outro amigo aqui de BH que vai me apresentar o camper dele. A defender realmente é um clássico, mas o preço também reflete isso. Quanto a beleza e conforto, eu não estou ligando. Tive um Samurai por 6 anos e adorava ele. A propósito, é uma pena a Suzuki não trazer nada a diesel pra cá porque seria a minha escola de olhos fechados.

Citação:

Postado originalmente por Laranjinha Ver Post
    Bom dia Lucas,
    li seu comentário aqui e também no tópico da Carla.
    Não tenho experiência prática com esses veículos de "expedições". Possuo um Jimny há pouco mais de um ano, e já estou planejando uma viagem de 60 dias com ele.
    Sobre a sua proposta, de rodar o mundo com o veículo, realmente seria bom um veículo maior. Acredito que a melhor solução para o seu dilema é conversar com expedicionários que possuam diferentes veículos. Pessoas que estão vivendo ou já viveram na prática o dia-a-dia na estrada. A opinião dessas pessoas deve um peso maior sobre sua avaliação.
    Um casal de amigos saiu em viagem pela américa em março de 2014, numa defender 110. Segue um link para a viagem deles. Percebi o seu receio quanto ao custo de aquisição e manutenção dos carros, o exemplo que conheço é o desse casal. Eles compraram o veículo por menos de R$60.000,00 (não lembro do valor exato) e, até onde estou informado, eles só tiveram um pneu furado até o momento. O carro pode não ser bonito, confortável, aerodinâmico..., mas não tem como negar que o carro foi feito para isso!

Finalizando, reforço que você deve procurar a opinião de pessoas que viveram na estrada, com os diferentes veículos. A partir daí você pode tirar suas conclusões.

Abraço

• 26/01/2017, 21:17
    Lucas Kta
    Decidi dar uma olhada em como os colegas de fora do Brasil estão viajando. Aqui na América do Sul parece que a bola da vez é o Renault Kangoo. Sério. Uns 3 ou 4 casais estão viajando por aí de Kangoo.

Vale tudo pelo sonho!
  • 26/01/2017, 22:48
    Marcelo J Manente
    Viatura mundial
    Agora estou com um carro 4x2 no momento, mas no futuro terei de novo um 4x4.

E sonhando com uma viagem mundial tento imaginar qual seria um carro de fácil manutenção e que a marca tivesse em quase todos os países. Alguém saberia dizer?

Sou um pouco reticente quanto as Land Rover por achar a manutenção cara demais, além de ouvir dizer que a ergonomia do assento do motorista não ser das melhores. Também não sei quanto ao quesito presença internacional.

Tive uma Toyota a gasolina ano 96 que infelizmente me deu muita dor de cabeça, senão estaria ainda com ela.
    Não sei se me engano, mas a Toyota parece ser a marca que está presente em mais países.

QUanto a diesel e gasolina penso que se grana não é o problema, uma viatura a gasolina é mais viável, visto que em alguns países não tem as mesmas viaturas a diesel (como o caso das Toyotas nos EUA) o que pode incomodar na obtenção de peças em caso de quebra. Porém, pensando em autonomia e menor manutenção, o diesel em longas viagens é sempre mais vantajoso.

Ainda falando de Toyotas para uma viagem internacional, uma cabine dupla com motor 14b seria boa para 2 pessoas? Ou um jipe longo 14b?

Só sonhando no momento.

Abraço
  • 27/01/2017, 13:18
    Dimasi
    Uma CD com capota de fibra dá para fazer uma cama bacana e uma mini cozinha
  • 27/01/2017, 16:29
    Lucas Kta
    o problema da gasolina é que a nossa gasolina, como tudo aqui, é "especial". A gasolina de fora é diferente, pura. Portanto, até onde eu sei, não dá pra apostar nisso globalmente.

Citação:

Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Agora estou com um carro 4x2 no momento, mas no futuro terei de novo um 4x4.

E sonhando com uma viagem mundial tento imaginar qual seria um carro de fácil manutenção e que a marca tivesse em quase todos os países. Alguém saberia dizer?

Sou um pouco reticente quanto as Land Rover por achar a manutenção cara demais, além de ouvir dizer que a ergonomia do assento do motorista não ser das melhores. Também não sei quanto ao quesito presença internacional.

Tive uma Toyota a gasolina ano 96 que infelizmente me deu muita dor de cabeça, senão estaria ainda com ela.
    Não sei se me engano, mas a Toyota parece ser a marca que está presente em mais países.

QUanto a diesel e gasolina penso que se grana não é o problema, uma viatura a gasolina é mais viável, visto que em alguns países não tem as mesmas viaturas a diesel (como o caso das Toyotas nos EUA) o que pode incomodar na obtenção de peças em caso de quebra. Porém, pensando em autonomia e menor manutenção, o diesel em longas viagens é sempre mais vantajoso.

Ainda falando de Toyotas para uma viagem internacional, uma cabine dupla com motor 14b seria boa para 2 pessoas? Ou um jipe longo 14b?

Só sonhando no momento.

Abraço

• 27/01/2017, 20:40
    sandro_ventania
    Lukas...dá pra dar a volta ao mundo de kombi!
    Mas se a intenção é um 4x4...eu escolheria uma SW4 2000 a 2001. Primeiro por ser com bomba mecânica, em qualquer lugar mexe...e segundo por ser a Toyota a mais presente no mundo.
    Meu carro é uma SW4 93 e eu sairia nela a qualquer hora para uma volta ao mundo!
    Escolha o carro da sua preferencia...eu escolho Toyota...afinal não foi atoa que ela conseguiu a fama..."Toyota é Toyota!"
  • 28/01/2017, 20:40
    Lucas Kta
    Pois é...está na lista. não descartada ainda! Valeu a dica!

Citação:

Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Lukas...dá pra dar a volta ao mundo de kombi!
    Mas se a intenção é um 4x4...eu escolheria uma SW4 2000 a 2001. Primeiro por ser com bomba mecânica, em qualquer lugar mexe...e segundo por ser a Toyota a mais presente no mundo.
    Meu carro é uma SW4 93 e eu sairia nela a qualquer hora para uma volta ao mundo!
    Escolha o carro da sua preferencia...eu escolho Toyota...afinal não foi atoa que ela conseguiu a fama..."Toyota é Toyota!"

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 65 de 70 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 1555565758596061626364656667686970 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:55.