Cidade portuária é perigosa no mundo todo!
Citação:
Postado originalmente por
Rubens Linhalis
M_Gross ,
Lugares isolados nao tem gente.. o grande problema é a proximidade com a civilização.. quanto mais perto de cidades estiver, mais ladrao vai ter. No interiorzao mesmo, com lugares isolados, nao tem ninguem a nao ser quem mora ali..
Mas concordo que devemos ser prudentes.. muito prudentes, conhecer o local.. conversar com as pessoas sobre o local, segurança e etc..
O problema de roubo é geral, nao só no Brasil. Um casal amigo, ( Eu Ela e Sofia ) encontraram uns franceses que estavam no Paraguai viajando o mundo em um Land Rover, o casal mais 4 filhos (
www.sixontheway.com ). Eles nao iriam entrar no Brasil pois alegavam ser um pais muito perigoso.
Outros países da america do sul o perigo a roubo é enorme. Alguns relatos de sites que acompanho:
Amigos Santiaguinos - Blog da Ana - 1000 dias - Foram roubados 2 vezes em 5 dias
agosto | 2013 | DayTrippers
roubo | Viajo logo existo
Fora outras historias..
Resumindo, tem que ter muita cautela onde dormir, onde vai ficar e algumas pessoas (familiares) saberem sua posição atual, dias que deve ficar em tal lugar e etc..
A tendencia de viajar sozinho deve cada vez ser maior.. ja é dificil conciliar minhas datas de folga com esposa, quem dira com outras pessoas.
Abraços..
Não me espanta o roubo sofrido pelo casal em Valparaiso, pois não são os primeiros a terem objetos furtados ou roubados naquela cidade. Já estive em Valparaiso e recebi inumeras recomendaçoes para não circular por certas areas e mesmo os chilenos tem medo de Valparaiso.
Seria até motivo de de estudos descobrir porque as cidades portuárias tem fama ruim, em qualquer lugar do mundo, seja Rio de Janeiro, Santos, Rio Grande (RS), Valparaiso, Roterdã ou Marselha, e tantas outras. Não há uma que escape.
Moro em uma das maiores cidades do mundo (São Paulo) e não estou imune a violência (já fui assaltado aqui!), mas quando viajo a passeio, procuro sempre as pequenas cidades (cidade grande não é novidade para mim!) e Graças a Deus, nunca tive problemas, muito embora tome todos os cuidados, ao não estacionar em lugares ermos, não pedir informaçoes para qualquer um e outros pequenos cuidados.
Definitivamente, não existem mais lugares seguros no mundo! Em nenhum lugar!