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  • #385
    Usuário Avatar de Newton Neto
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    Grande chará! Como vão as coisas?

    Então, o motor V6 é original dela, saiu entre 99 e 02... Baita motor, 205 hp. Pena que consome muito. O problema com habilitação realmente existe, mas só nos modelos "super duty" ou cabine dupla... Não que seja um veículo muito versátil, mas no caso dos modelos convencionais, não existe restrição e a habilitação é "b".

    No mais, continuo acompanhando, e assim que ela voltar do "upgrade" que está fazendo vou tirar as medidas pra ter uma idéia!

    Grande Abraço!

    Citação Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    Chará com W,

    Agradeço sua assinatura no tópico. Valeu!

    Estou fechando o quebra-cabeças no sentido de especificar e definir um low-cost-camper para as picapes médias CD, assim, não deixe de dar qualquer pitaco que você ache interessante.

    Parei ontem no posto Ipiranga num bairro vizinho ao meu e bati um papão com um sujeito numa F250 cabine dupla 2011, uma das últimas que foram vendidas, que picapona! Isto sim daria gosto de ter! Ele confirmou que tem que ter CNH D, e os "homi" param ela na estrada para conferir isto. Disse também que já levou muita na cidade de São Paulo, indo a lugares que caminhão não deveria ir. A mesma é enquadrada e classificada como um caminhão...

    Acho que este é um dos motivos para a Ford ter tirado ela de fabricação.

    Você está pondo um V6 Gasolina na sua F250 ou é que coisa que já existe, além da versão diesel?

    Abraço.
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  • #386
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    Citação Postado originalmente por Newton Neto Ver Post
    Grande chará! Como vão as coisas?

    Então, o motor V6 é original dela, saiu entre 99 e 02... Baita motor, 205 hp. Pena que consome muito. O problema com habilitação realmente existe, mas só nos modelos "super duty" ou cabine dupla... Não que seja um veículo muito versátil, mas no caso dos modelos convencionais, não existe restrição e a habilitação é "b".

    No mais, continuo acompanhando, e assim que ela voltar do "upgrade" que está fazendo vou tirar as medidas pra ter uma idéia!

    Grande Abraço!
    Newton,

    Agradeço a resposta e sucesso no upgrade desta picapona V6.
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
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  • #387
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    Capota off-road para o camper nacional slim

    slim = não trambolhão

    Estou recebendo mais alguns orçamento de capotas de fibra nacionais e das barracas de fibra popup chinesas.

    Uma pena ainda não ter uma picape, senão já estaria construindo o projeto do camper nacional no mundo real e não só aqui nestas páginas virtuais.

    Vendo e comparando os níveis de preços e ao mesmo tempo, relendo as páginas deste tópico, minha conclusão é que dá para construir um camper completinho na faixa dos 10 mil reais (a meta era 15 mil...).

    Vejam estas fotos de capotas off-road da empresa lider no mercado americano em fabricação de capotas para picapes:

    Esta tem uma porta na tampa traseira, chamada de "walk in door", modelo MX cuja altura da capota passa um pouco a altura do teto da picape:

    FlipPac Camper nacional para nossas picapes-phptp8iit.jpg

    E aqui um rack no teto da capota:

    FlipPac Camper nacional para nossas picapes-phpwww2vh.jpg

    Interior bem acabado e com iluminação led:

    FlipPac Camper nacional para nossas picapes-m-r-e-dual-leds.jpg


    Vejam este vídeo logo abaixo, dando uma idéia em como poderia ser a capota off-road de nosso camper:


    Rack no teto para 300 kilos, para fixar a barraca de fibra popup em cima;
    Tampa lateral para porta-ferramentas;
    Janela na outra lateral;
    Piso retrátil;
    Porta de acesso ao fundo.
    Internamente bem acabado com iluminação led.

    Notem que esta capota, versão CX da empresa A.R.E., tem seu teto faceando com a altura do teto da picape, melhorando ainda mais a aerodinâmica (as fotos acima são da versão MX, cuja altura da capota passa um pouco a altura do teto da picape).

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  • #388
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    Mais um exemplo de capota off-road para o camper nacional:

    Da mesma empresa acima citada, A.R.E. Caps, o modelo OVERLAND SERIES CAP, lançada no SEMA SHOW 2012, sucesso absoluto de vendas nos USA:






    Camadas na capota:




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  • #389
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    nilton hoje eu vi uma Saveiro com uma capota dessas só que era alta e ia até sobre a cabine, era para carga, mas achei muito interessante
    pesquisei e achei modelos para S10, amarock e etc


    site
    PickUpCia | Fabrica de Capotas de Fibra Cabine Suplementar Veículos especiais Ambulância e Funerária


    FlipPac Camper nacional para nossas picapes-amarok_carga_01.jpg
    FlipPac Camper nacional para nossas picapes-capota-carga-amarok-dupla_02pe.jpgFlipPac Camper nacional para nossas picapes-ranger_capota_cg01.jpgFlipPac Camper nacional para nossas picapes-s10_cap_carga01.jpg


    Dá para fazer uma divisória horizontal e armar uma cama de casal na parte de cima e colocar bgagens e tralhas embaixo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos FlipPac Camper nacional para nossas picapes-montana_carga_termica_02.jpg   FlipPac Camper nacional para nossas picapes-montana_carga_termica_01.jpg  
    4X4 Brasil
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #390
    Usuário Avatar de Newton Neto
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    Fala, "tocaio" (como gostava de dizer um professor meu)!

    Não tinha me ligado, mas além do nome e do gosto pelas "FlipPac" ainda somos 2 Trolleiros!?

    Já estou com a 250, por esses dias vou tirar as medidas (pretendo fazer um tampão para usar no dia a dia..



    Citação Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    Newton,

    Agradeço a resposta e sucesso no upgrade desta picapona V6.
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  • #391
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    Perto do que eu quero.......

    Citação Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    Um dos contatos que fiz foi com um mecânico de serralheria para orçar o camper em estrutura de alumínio.

    A montagem não seria do tipo slide-in na caçamba, mas aproveitando as paredes laterais, frontal e traseira da caçamba, cuja estrutura ficaria fixada às paredes da própria caçamba (como é numa capota de fibra e também similar ao conceito empregado na construção da capota do colega PP8GNT).

    Gaiola em alumínio:

    Anexo 438179

    Fecharia as paredes laterais externas com chapa de aluminio tratada com pintura eletrostática (cor a escolher), janela fixa na traseira e basculante em uma das laterais.

    Internamente forraria com isopor retardante à chama dando acabamento com laminado de fibra de vidro. A parte têxtil da capota retrátil usaria tecido impermeável e robusto com janela e tela mosquiteiro similar à barraca da CW, mas isto ainda teria que ser visto a parte.

    Interior em laminado de fibra :

    Anexo 438180

    Me deu um orçamento de R$ 7.500,00 e estimou um peso total de 150 kilos para esta estrutura toda acabada.

    Quem saberia dizer se este valor está ou não dentro dos patamares praticados pelo mercado?

    Pelo que se cobra por aí na "indústria" de transformação e fabricação de vans, campers, etc...me parece um ótimo orçamento.

    Algum especialista na área poderia opinar ???

    Saúde!




    Esse bau branquinho parece ser uma solução bem bacana, mas para meu caso seria em uma cabine dupla, o que limitaria espaço, e tambem eu optaria pela construção em duraluminio tal qual os baus de caminhão.
    A minha curiosidade tambem é se esse material utilizado permite suportar o peso de uma barraca de teto.

  • #392
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    Citação Postado originalmente por andarilho tricolor Ver Post
    Esse bau branquinho parece ser uma solução bem bacana, mas para meu caso seria em uma cabine dupla, o que limitaria espaço, e tambem eu optaria pela construção em duraluminio tal qual os baus de caminhão.
    A minha curiosidade tambem é se esse material utilizado permite suportar o peso de uma barraca de teto.
    Teve um forista que nao usava o bau alto mas usava a que seguia a linha da cabine de uma ranger salvo engano... ele mandou reforçada e usava a barraca de teto em cima da capota, mais algumas coisas... e ainda no interior da caçamba mais capota tinha divisoes (como prateleiras).

  • #393
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    Citação Postado originalmente por andarilho tricolor Ver Post
    Esse bau branquinho parece ser uma solução bem bacana, mas para meu caso seria em uma cabine dupla, o que limitaria espaço, e tambem eu optaria pela construção em duraluminio tal qual os baus de caminhão.
    A minha curiosidade tambem é se esse material utilizado permite suportar o peso de uma barraca de teto.
    O valor estimado apresentado (7.500), a principio me parece justo, embora eu tenha pesquisado tambem algo semelhante e os preços são bem variados, a depender do material empregado.
    Em relação ao acabamento interno de um bau de aluminio, penso que podera utilizar-se da estrutura para fixação de placas de MDF, e no sanduiche entre a parede e a placa, a colocação de isopor, o que creio proporcionará bom isolamento termico, considerando-se que o aluminio em si, já reflete os raios solares.
    Na cobertura do MDF, para quem quiser, poderá ser aplicada placa de fórmica, o que proporciona facilidade de limpeza e pelos meus parcos conhecimentos retarda a propagação de chama.
    Na fixação desse bau a carroceria, pode-se pensar em utilizar uma borracha mais flexivel, onde o bau estará apoiado, para permitir que o bau não danifique a carroceria e tambem promova uma vedação contra agua e poeira.

  • #394
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    ja um bau desse de fibra que tinha um tratamento para ser isotermico... para transportes de alimentos, gelo e coisa refrigeradas, com um tratamento mais light pode servir muito bem para ser montado o camper e essas empresas que fabricam veiculos especias e/ou que fazem esses baus de fibra podem ja ter algo mais ou menos bolado. so ficando o cliente com a parte interna.
    um bau de metal com folhas de isopor e fibra ou mdf internamente pode ser outra solução.

    Se tivesse uma pickup, e espaço em casa pensaria em arrumar num ferro velho uma caçamba igual a que veio no carro, fazer os cortes usar a caçamba já soldando a estrutura para levantar o camper. usando os vaos dentro da lata da caçamba para por tanques de agua passagens de canos fios e etc. fazendo uma coisa so mas também sem mudar as linhas da pickup..

  • #395
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    Citação Postado originalmente por uvantuil Ver Post
    ja um bau desse de fibra que tinha um tratamento para ser isotermico... para transportes de alimentos, gelo e coisa refrigeradas, com um tratamento mais light pode servir muito bem para ser montado o camper e essas empresas que fabricam veiculos especias e/ou que fazem esses baus de fibra podem ja ter algo mais ou menos bolado. so ficando o cliente com a parte interna.
    um bau de metal com folhas de isopor e fibra ou mdf internamente pode ser outra solução.

    Se tivesse uma pickup, e espaço em casa pensaria em arrumar num ferro velho uma caçamba igual a que veio no carro, fazer os cortes usar a caçamba já soldando a estrutura para levantar o camper. usando os vaos dentro da lata da caçamba para por tanques de agua passagens de canos fios e etc. fazendo uma coisa so mas também sem mudar as linhas da pickup..

    A idéia do bau isotérmico é ótima, mas tem dois grandes empecilhos;
    O custo é proibitivo...são bem caros...e os fabricantes em geral já tem projetos prontos para veiculos especificos, pois dizem que só compensa financeiramente desenvolver algo, se for para produzir uma dezena de peças ou mais.
    O outro grande empecilho, é que esses baus são desenvolvidos pensando em coisas frias ,geladas e congeladas e o risco de um incendio por exemplo na manipulação de um fogão é muito grande nesse material., pois a propagação do fogo é super rápida. A principio, vou confessar, era meu material predileto, pensando nesses trópicos em que vivemos, mas esses detalhes que relatei me fizeram desistir da idéia.

    Em relação a depósitos de agua vi uma idéia sensacional em um site de um casal viajante, que no piso da caçamba da picape colocou tubos de pvc(deitados) de 3 polegadas, um ao lado do outro, interligados, e que por intermédio de uma bombinha simples levava agua para banho e pia.
    A capacidade instalada disso pode ser calculada por alguem melhor em matemática do que eu, mas creio que deve ultrapassar uns 70 litros com a vantagem de não concentrarem peso em um determinado ponto, favorecendo a suspensão e consequentemente a dirigibilidade.
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  • #396
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    Citação Postado originalmente por andarilho tricolor Ver Post
    A idéia do bau isotérmico é ótima, mas tem dois grandes empecilhos;
    O custo é proibitivo...são bem caros...e os fabricantes em geral já tem projetos prontos para veiculos especificos, pois dizem que só compensa financeiramente desenvolver algo, se for para produzir uma dezena de peças ou mais.
    O outro grande empecilho, é que esses baus são desenvolvidos pensando em coisas frias ,geladas e congeladas e o risco de um incendio por exemplo na manipulação de um fogão é muito grande nesse material., pois a propagação do fogo é super rápida. A principio, vou confessar, era meu material predileto, pensando nesses trópicos em que vivemos, mas esses detalhes que relatei me fizeram desistir da idéia.

    Em relação a depósitos de agua vi uma idéia sensacional em um site de um casal viajante, que no piso da caçamba da picape colocou tubos de pvc(deitados) de 3 polegadas, um ao lado do outro, interligados, e que por intermédio de uma bombinha simples levava agua para banho e pia.
    A capacidade instalada disso pode ser calculada por alguem melhor em matemática do que eu, mas creio que deve ultrapassar uns 70 litros com a vantagem de não concentrarem peso em um determinado ponto, favorecendo a suspensão e consequentemente a dirigibilidade.
    ! Acredito ainda que te mantem o centro de gravidade equilibrado evitando uma tombo lateral! Ja viu aquela espuma expansiva sera que isso ajudaria?

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