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  • #349
    Usuário Avatar de Nilton J
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    Pesquisando fornecedores para fabricar o "shell" - Parte 2




    Um dos contatos que fiz foi com um mecânico de serralheria para orçar o camper em estrutura de alumínio.

    A montagem não seria do tipo slide-in na caçamba, mas aproveitando as paredes laterais, frontal e traseira da caçamba, cuja estrutura ficaria fixada às paredes da própria caçamba (como é numa capota de fibra e também similar ao conceito empregado na construção da capota do colega PP8GNT).

    Gaiola em alumínio:

    FlipPac Camper nacional para nossas picapes-426482d1376673805-montando-um-motorhome-camper-sobre-uma-f-250-cd-4x4-mini-aluminum-frame-pop-up.jpg

    Fecharia as paredes laterais externas com chapa de aluminio tratada com pintura eletrostática (cor a escolher), janela fixa na traseira e basculante em uma das laterais.

    Internamente forraria com isopor retardante à chama dando acabamento com laminado de fibra de vidro. A parte têxtil da capota retrátil usaria tecido impermeável e robusto com janela e tela mosquiteiro similar à barraca da CW, mas isto ainda teria que ser visto a parte.

    Interior em laminado de fibra :

    FlipPac Camper nacional para nossas picapes-cp_s10_simplesg_01.jpg

    Me deu um orçamento de R$ 7.500,00 e estimou um peso total de 150 kilos para esta estrutura toda acabada.

    Quem saberia dizer se este valor está ou não dentro dos patamares praticados pelo mercado?

    Pelo que se cobra por aí na "indústria" de transformação e fabricação de vans, campers, etc...me parece um ótimo orçamento.

    Algum especialista na área poderia opinar ???

    Saúde!


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  • #350
    Usuário Avatar de Garcia Guaruja
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    Faaala Niltão!
    Neste preço (7.500,00) só falta o tecido ou todo o sistema retrátil?

  • #351
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Pessoal,

    Nao estou acompanhando o topico tao de perto, mas estou sempre de olho. A Victoria Motor Homes, já tem a solução desenvolvida e aplicada, só falta adaptar ao projeto:

    VICTÓRIA MOTOR HOMES

    FlipPac Camper nacional para nossas picapes-dscn8758.jpg FlipPac Camper nacional para nossas picapes-img_0159-copia.jpg FlipPac Camper nacional para nossas picapes-dscn8626.jpg FlipPac Camper nacional para nossas picapes-interior-kombi.jpg


    abraço!

  • #352
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    Citação Postado originalmente por Garcia Guaruja Ver Post
    Faaala Niltão!
    Neste preço (7.500,00) só falta o tecido ou todo o sistema retrátil?

    Garcia,

    Faltaria definir o sistema retrátil, composto do tecido, porta, janelas, telas mosquiteiras, zipers ou velcro, e braços amortecedores, não incluso na estimativa inicial do profissional mecânico. Talvez o valor disto não deve ser tão impactante, mas tem que ser levado em consideração, e ainda tem mão de obra adicional envolvida em costureira.

    tecido (o colega pp8gnt usou lona de caminhão no camper manauara):



    Poderia ser também Tecido Poliéster Nylon 70 (impermeavel) vem várias cores:



    O tecido Nylon 70 (IMPERMEAVEL)pode ser usado na confecção de diversos produtos:

    1. Mochilas para camping, trilha, rapel, ciclismo
    2. Material Militar
    3. Sacos de dormir
    4. Sacos de pancada
    5. Capas de colete Militar
    6. Capa de colete para campo de Paintball
    7. Barracas
    8. Roupas para proteção em geral: motociclistas, caçadores, vaqueiros
    9. Mochilas EcoBag
    10. Toldos
    11. Guarda-chuvas - Sombrinhas de Praia
    12. Luvas
    13. Mochilas para transporte de CPU Computadores
    14. Mochilas para entregadores de Pizza, Motoboys em geral
    15. Capa para instrumentos, etc...

    Sua aplicação na confecção de produtos é ilimitada. Com criatividade, pode-se criar qualquer coisa.
    É uma material de alta qualidade e resistencia. Sua durabilidade é indeterminada.

    E ainda teria dois bracos amortecedores, similares aos que usei em meu reboque GO, mas com capacidade maior de carga:

    FlipPac Camper nacional para nossas picapes-dsc_0083.jpg



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  • #353
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    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Pessoal,

    Nao estou acompanhando o topico tao de perto, mas estou sempre de olho. A Victoria Motor Homes, já tem a solução desenvolvida e aplicada, só falta adaptar ao projeto:

    VICTÓRIA MOTOR HOMES

    FlipPac Camper nacional para nossas picapes-dscn8758.jpg FlipPac Camper nacional para nossas picapes-img_0159-copia.jpg FlipPac Camper nacional para nossas picapes-dscn8626.jpg FlipPac Camper nacional para nossas picapes-interior-kombi.jpg


    abraço!
    Rubens,

    No caso da Kombinet, cuja transformação em kombi normal para a versão "net" não sai por menos de uns 45 mil reais, fora o preço da Kombi, a função da capota popup nela é principalmente para aumentar o pé direito interno da Kombi, , não deve estar previsto aguentar carga em cima, talvez uma caminha de criança suspensa, coisa de 50 kilos.

    Mas é um excelente exemplo e o mesmo conceito de um teto popup do camper, seja ele semiflip em forma de clam-shell ou popup em forma de hard-top.

    O desafio é pegar e "pescar" os detalhes, como fixar e prender o tecido na parte retrátil e na base da capota, como isolar 100% para não entrar água, etc...

    Uma consultoria do colega pp8gnt viria ser de grande ajuda!

    Você está pondo tanta coisa no Trecko, só fala converter a capota dele num genuíno e legítimo popup!!!

    Abraço!
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  • #354
    Usuário Avatar de Newton Neto
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    Nilton! Sempre tive vontade de fazer algo desse tipo! (desde que meu pai tinha motorhome). Depois da compra da minha F-250 a vontade aumentou, sempre olhava aquelas capotas altas com outros olhos! Rsrsrsrs
    Parabéns pela iniciativa, tópico assinado para acompanhamento!!
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  • #355
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    Citação Postado originalmente por Newton Neto Ver Post
    Nilton! Sempre tive vontade de fazer algo desse tipo! (desde que meu pai tinha motorhome). Depois da compra da minha F-250 a vontade aumentou, sempre olhava aquelas capotas altas com outros olhos! Rsrsrsrs
    Parabéns pela iniciativa, tópico assinado para acompanhamento!!
    Chará com W,

    Agradeço sua assinatura no tópico. Valeu!

    Estou fechando o quebra-cabeças no sentido de especificar e definir um low-cost-camper para as picapes médias CD, assim, não deixe de dar qualquer pitaco que você ache interessante.

    Parei ontem no posto Ipiranga num bairro vizinho ao meu e bati um papão com um sujeito numa F250 cabine dupla 2011, uma das últimas que foram vendidas, que picapona! Isto sim daria gosto de ter! Ele confirmou que tem que ter CNH D, e os "homi" param ela na estrada para conferir isto. Disse também que já levou muita na cidade de São Paulo, indo a lugares que caminhão não deveria ir. A mesma é enquadrada e classificada como um caminhão...

    Acho que este é um dos motivos para a Ford ter tirado ela de fabricação.

    Você está pondo um V6 Gasolina na sua F250 ou é que coisa que já existe, além da versão diesel?

    Abraço.
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  • #356
    Usuário Avatar de Nilton J
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    Continuando a montagem do quebra-cabeças

    São muitas alternativas e hipóteses no sentido de se projetar um camper com teto retrátil de baixo custo, mas com qualidade e beleza estética.




    Estou solicitando e recebendo diferentes orçamentos:

    1. capota dedicada à caçamba em alumínio:

    É um trabalho artesanal sem repetibilidade industrial a ser feita por uma pessoa que domina processo de soldar alumínio...faltou definir a parte do tecido...com certeza iria por este caminho se fôsse uma montagem única e dedicada para uma picape para uso pessoal e próprio, sem intenções de fabricação seriada para comercializar no mercado, a exemplo do que fez o colega PP8GNT em seu camper manauara instalado em sua F250.


    2. camper de fibra tipo slide in na caçamba:

    Após consultar várias empresas fabricantes de capota de fibra, apenas uma respondeu dizendo que seria necessário um molde especial que custaria em torno de 60 mil reais...mas sequer informou o preço que ficaria a carcaça...

    Ainda falta visitar o estaleiro e fábrica de barcos daqui da região de Campinas, indicado pelo colega Carlos.


    3. Capota de fibra com hardop tent em cima:

    Estou me convencendo que é este o caminho a seguir. E isto por um simples motivo:

    Pesquisando vários fabricantes de capotas de fibra, o interesse de quase todos eles em produzir um camper slide-in é zero.

    As respostas foram:

    a. custa caro fazer um molde para isso (só um respondeu conforme citei acima);
    b. não há garantia de vender no mercado uma coisa que teria um espaço mínimo para uma cabine dupla; muita grana para pouco espaço...as pessoas não irão comprar...;
    c. e assim, não há garantia de retorno no investimento, não compensando o esforço.

    O caminho então seria fazer um "downgrade" nas especificações de um provável e possível camper nacional para as picapes, a fim de reduzir custos e poder tentar oferecer algo similar mas bem mais em conta aos jovens picapeiros, empregando o conceito de um hardtop tent em cima da caçamba.

    Existem dois tipos de hardtop tents no mercado internacional e algumas opções de fornecimento, sendo os modelos hardtops e clamshell.

    Fornecedores:

    hardtop: Maggiolina, James Baroud e ao menos uns 4 chineses

    clamshell: Cris (África do Sul), Columbus, James Baroud e os mesmos chineses, e tem também a nacional CW que diz que vai retomar a fabricação deste modelo..


    E a idéia assim é adaptar isto numa capota de fibra nacional. Isto após definir um primeiro protótipo para a Nova S10 cabine dupla (a idéia é começar com a Nova S10 CD pois é a que mais vende).

    Deverá ter tb depois capota para "vestir" as outras marcas: Nova Ranger, Hilux, Frontier e Triton, tanto cabins duplas cmo simples.

    O interior da capota de fibra deverá ter uma parede mais refinada e acabada, lisa e clara de preferência, porque o interior da caçamba será "habitável", mesmo tendo um pé direito baixo, onde seria instalado iluminação a led, central eletrônica (com bateria estacionaária/isolador de bateria//inversor/carregador/entrada para painel solar fotovoltáico), wc químico, botijão de gás e tanque de água. A geladeira / pia / fogão seria montado num mecanismo retrátil fixado ao piso, que dá para estender para fora da caçamba, permitindo uso externo além do interno.

    Externo à capota irá a barraca popup em cima e toldo na lateral ou até mesmo um modelo traseiro.

    Uma das laterais desta capota, poderia ter uma tampa que abre para uma caixa de ferramentas, onde vai fixado alguns acessórios para uso no off-road: macaco hilift, pá, picareta e compressor de ar. Exterior à esta tampa vão presas 2 rampas de desatolagem.

    Esta capota de fibra deveria assim contemplar:

    1.aguentar 300 kilos de peso em cima (2 pessoas + barraca);
    2. tampa lateral (lado motorista) para atuar como caixa de ferramentas;
    3. na outra lateral uma janela basculante;
    4. rack no teto da capota para fixar esta barraca e o toldo lateral;
    5. interior da capota não pode ser rústico e nem escuro, mas sim liso e claro como o lado de fora, ou talvez acarpetado com tom claro de cinza.

    Abaixo passo um orçamento, sem identificar ainda o fornecedor, de uma capota assim:

    Capota para GM S10 2013 CD, fabricação própria, confeccionado em fibra de vidro com resina ortoftálica, com 2 amortecedores na tampa e trincos com chave, parte interna com acabamento em tinta preta com chamuscos cinza e a parte externa preparada com materiais automotivos adequados ao uso da capota e finalizado com pintura na cor original do veículo. É preso à carroceria por hastes rosqueáveis fixadas nos cantos sem necessidade de perfurar a lataria, possui sob a base borrachão esponjoso que impede o contato direto da capota com a lataria e possibilita ótima vedação contra entrada de água.



    Capota (altura da cabine):
    Com vidros laterais e frente fixos: R$ 3.895,00

    Você poderá complementar sua capota com:
    Vidros laterais de abrir nos 2 lados: R$ 490,00
    Vidro da frente de abrir: R$ 300,00
    Tampa lateral em fibra de vidro, com amortecedores e trinco com chave: R$ 650,00 unidade.

    *Rack de teto para 300 kg: R$ 780,00.
    *Para adaptação da barraca sobre o rack será necessário desenho técnico da base pretendida, com medidas e bitolas exatas das furações para fixação ou o envio da barraca até nós para que possamos repassá-la ao fabricante do rack para verificação das dimensões.

    Formas de pagamento:

    Pagamento na loja: entrada + 28/56 dd sem juros, crédito sujeito a aprovação.
    Parcelamento loja para empresas será com cheques ou DPL, a entrada deverá ser em cheque, dinheiro ou depósito em conta.
    Para pessoa física parcelamento loja será com cheques, a entrada deverá ser em cheque, dinheiro ou depósito em conta.
    Em ambos os casos deverá ser feito cadastro antecipado.

    Parcelamento no cartão em até 10 x com acréscimo de 1.5% a.m.
    Pagamento à vista com 6% de desconto.

    Pagamento via PagSeguro em até 12 x.

    Aceitamos cartão BNDES.

    Pagamento à vista com 6% de desconto via depósito bancário.

    O Rack não será fabricado por nós, sendo assim o pagamento deverá ser à vista no ato do pedido, não nos responsabilizamos por serviços de terceiros.

    Prazo de entrega: 10 dias a contar da data de confirmação do pedido.

    Para envio via transportadora:
    Custo de embalagem: R$ 150,00.
    Caso o cliente opte pelo envio sem pintura o custo das capotas serão reduzidos em 5%.
    Frete FOB.
    Aconselhamos sempre o cliente a contrata empresa transportadora de sua confiança.

    Validade do orçamento: 40 dias.

    A instalação em nossa loja é gratuita.

    Qualquer dúvida estou a disposição para esclarecimentos.


    Façam as contas !!! Vejo total viabilidade técnica, comercial e de mercado neste approach de produto !!!
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  • #357
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    complemento ao post acima:

    A resposta do orçamento acima da "capota off-road" veio em menos de 24 horas!

    Já disparei pedido de orçamentos similares para uma meia dúzia de fabricantes de capotas de fibra.

    Todos aparentemente ficaram agora muito empolgados com este conceito, pois é coisa fácil de adaptar nos moldes das capotas de fibra já em fabricação.

    Idéia que vai ajudá-los a vender mais e mais capotas !!!




    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos FlipPac Camper nacional para nossas picapes-capitao-caverna.jpg  
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  • #358
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    Niltão, acho que "achei" minha futura "capota offroad":Picape Cabine simples, diesel 4x4:


    Teto retrátil para aumentar o pé direito:





    Layout interno, adaptado na caçamba, retiraria a poltrona e acrescentaria box/ducha com água quente, onde está a cama seria um sofá-cama com 1,70m/comprimento:






    Copiei de você e editei:

    "O interior da capota de fibra deverá ter uma parede mais refinada e acabada, lisa e clara de preferência, porque o interior da caçamba será "habitável", onde seria instalado iluminação a led, central eletrônica (com banco de baterias estacionárias /isolador de bateria/inversor/carregador/entrada para painel solar fotovoltáico), wc químico, botijão de gás, tanque de água potável, tanque de retenção, geladeira / pia / fogão, condicionador de ar e aquecedor e ainda um pequeno gerador 4 tempos para emergência".

    Com esse layout e com o teto abaixado, pode-se dormir estacionado em qualquer lugar, não chama a atenção de ninguém, o que acho imprescindível.
    Penso que achando o profissional certo para fazer essa adaptação capota/teto retrátil, dá para chegar no tão almejado "camper BBB".
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  • #359
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    Citação Postado originalmente por Garcia Guaruja Ver Post
    Niltão, acho que "achei" minha futura "capota offroad":Picape Cabine simples, diesel 4x4:


    Teto retrátil para aumentar o pé direito:





    Layout interno, adaptado na caçamba, retiraria a poltrona e acrescentaria box/ducha com água quente, onde está a cama seria um sofá-cama com 1,70m/comprimento:






    Copiei de você e editei:

    "O interior da capota de fibra deverá ter uma parede mais refinada e acabada, lisa e clara de preferência, porque o interior da caçamba será "habitável", onde seria instalado iluminação a led, central eletrônica (com banco de baterias estacionárias /isolador de bateria/inversor/carregador/entrada para painel solar fotovoltáico), wc químico, botijão de gás, tanque de água potável, tanque de retenção, geladeira / pia / fogão, condicionador de ar e aquecedor e ainda um pequeno gerador 4 tempos para emergência".

    Com esse layout e com o teto abaixado, pode-se dormir estacionado em qualquer lugar, não chama a atenção de ninguém, o que acho imprescindível.
    Penso que achando o profissional certo para fazer essa adaptação capota/teto retrátil, dá para chegar no tão almejado "camper BBB".

    Garcia,

    A cabine simples é mesmo ideal para um projeto assim, cabe de tudo!

    Boa sorte na construção e não deixe de postar as fotos aqui!

    Abraço.
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  • #360
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    Flippac Camper James Baroud

    A título de registro, e em linha com o título deste tópico, voltando a falar da James Baroud, fabricante de hardtop tents, esta empresa francesa lançou um flippac camper para as picapes cabines duplas na Europa, um conjunto compacto, leve e robusto, com a carcaça em fibra de carbono, resistente como o aço.

    Vejam as fotos deste compacto e inteligente conjunto, 100% dedicado para o uso no off-road:













    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
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