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  • #1
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Pessoal,

    Nao estou acompanhando o topico tao de perto, mas estou sempre de olho. A Victoria Motor Homes, já tem a solução desenvolvida e aplicada, só falta adaptar ao projeto:

    VICTÓRIA MOTOR HOMES

    FlipPac Camper nacional para nossas picapes-dscn8758.jpg FlipPac Camper nacional para nossas picapes-img_0159-copia.jpg FlipPac Camper nacional para nossas picapes-dscn8626.jpg FlipPac Camper nacional para nossas picapes-interior-kombi.jpg


    abraço!

  • #2
    Usuário Avatar de Nilton J
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    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Pessoal,

    Nao estou acompanhando o topico tao de perto, mas estou sempre de olho. A Victoria Motor Homes, já tem a solução desenvolvida e aplicada, só falta adaptar ao projeto:

    VICTÓRIA MOTOR HOMES

    FlipPac Camper nacional para nossas picapes-dscn8758.jpg FlipPac Camper nacional para nossas picapes-img_0159-copia.jpg FlipPac Camper nacional para nossas picapes-dscn8626.jpg FlipPac Camper nacional para nossas picapes-interior-kombi.jpg


    abraço!
    Rubens,

    No caso da Kombinet, cuja transformação em kombi normal para a versão "net" não sai por menos de uns 45 mil reais, fora o preço da Kombi, a função da capota popup nela é principalmente para aumentar o pé direito interno da Kombi, , não deve estar previsto aguentar carga em cima, talvez uma caminha de criança suspensa, coisa de 50 kilos.

    Mas é um excelente exemplo e o mesmo conceito de um teto popup do camper, seja ele semiflip em forma de clam-shell ou popup em forma de hard-top.

    O desafio é pegar e "pescar" os detalhes, como fixar e prender o tecido na parte retrátil e na base da capota, como isolar 100% para não entrar água, etc...

    Uma consultoria do colega pp8gnt viria ser de grande ajuda!

    Você está pondo tanta coisa no Trecko, só fala converter a capota dele num genuíno e legítimo popup!!!

    Abraço!
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
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  • #3
    Usuário Avatar de Newton Neto
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    Nilton! Sempre tive vontade de fazer algo desse tipo! (desde que meu pai tinha motorhome). Depois da compra da minha F-250 a vontade aumentou, sempre olhava aquelas capotas altas com outros olhos! Rsrsrsrs
    Parabéns pela iniciativa, tópico assinado para acompanhamento!!
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  • #4
    Usuário Avatar de Nilton J
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    Citação Postado originalmente por Newton Neto Ver Post
    Nilton! Sempre tive vontade de fazer algo desse tipo! (desde que meu pai tinha motorhome). Depois da compra da minha F-250 a vontade aumentou, sempre olhava aquelas capotas altas com outros olhos! Rsrsrsrs
    Parabéns pela iniciativa, tópico assinado para acompanhamento!!
    Chará com W,

    Agradeço sua assinatura no tópico. Valeu!

    Estou fechando o quebra-cabeças no sentido de especificar e definir um low-cost-camper para as picapes médias CD, assim, não deixe de dar qualquer pitaco que você ache interessante.

    Parei ontem no posto Ipiranga num bairro vizinho ao meu e bati um papão com um sujeito numa F250 cabine dupla 2011, uma das últimas que foram vendidas, que picapona! Isto sim daria gosto de ter! Ele confirmou que tem que ter CNH D, e os "homi" param ela na estrada para conferir isto. Disse também que já levou muita na cidade de São Paulo, indo a lugares que caminhão não deveria ir. A mesma é enquadrada e classificada como um caminhão...

    Acho que este é um dos motivos para a Ford ter tirado ela de fabricação.

    Você está pondo um V6 Gasolina na sua F250 ou é que coisa que já existe, além da versão diesel?

    Abraço.
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
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  • #5
    Usuário Avatar de Newton Neto
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    Grande chará! Como vão as coisas?

    Então, o motor V6 é original dela, saiu entre 99 e 02... Baita motor, 205 hp. Pena que consome muito. O problema com habilitação realmente existe, mas só nos modelos "super duty" ou cabine dupla... Não que seja um veículo muito versátil, mas no caso dos modelos convencionais, não existe restrição e a habilitação é "b".

    No mais, continuo acompanhando, e assim que ela voltar do "upgrade" que está fazendo vou tirar as medidas pra ter uma idéia!

    Grande Abraço!

    Citação Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    Chará com W,

    Agradeço sua assinatura no tópico. Valeu!

    Estou fechando o quebra-cabeças no sentido de especificar e definir um low-cost-camper para as picapes médias CD, assim, não deixe de dar qualquer pitaco que você ache interessante.

    Parei ontem no posto Ipiranga num bairro vizinho ao meu e bati um papão com um sujeito numa F250 cabine dupla 2011, uma das últimas que foram vendidas, que picapona! Isto sim daria gosto de ter! Ele confirmou que tem que ter CNH D, e os "homi" param ela na estrada para conferir isto. Disse também que já levou muita na cidade de São Paulo, indo a lugares que caminhão não deveria ir. A mesma é enquadrada e classificada como um caminhão...

    Acho que este é um dos motivos para a Ford ter tirado ela de fabricação.

    Você está pondo um V6 Gasolina na sua F250 ou é que coisa que já existe, além da versão diesel?

    Abraço.
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por Newton Neto Ver Post
    Grande chará! Como vão as coisas?

    Então, o motor V6 é original dela, saiu entre 99 e 02... Baita motor, 205 hp. Pena que consome muito. O problema com habilitação realmente existe, mas só nos modelos "super duty" ou cabine dupla... Não que seja um veículo muito versátil, mas no caso dos modelos convencionais, não existe restrição e a habilitação é "b".

    No mais, continuo acompanhando, e assim que ela voltar do "upgrade" que está fazendo vou tirar as medidas pra ter uma idéia!

    Grande Abraço!
    Newton,

    Agradeço a resposta e sucesso no upgrade desta picapona V6.
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  • #7
    Usuário Avatar de Newton Neto
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    Fala, "tocaio" (como gostava de dizer um professor meu)!

    Não tinha me ligado, mas além do nome e do gosto pelas "FlipPac" ainda somos 2 Trolleiros!?

    Já estou com a 250, por esses dias vou tirar as medidas (pretendo fazer um tampão para usar no dia a dia..



    Citação Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    Newton,

    Agradeço a resposta e sucesso no upgrade desta picapona V6.
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  • #8
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    Continuando a montagem do quebra-cabeças

    São muitas alternativas e hipóteses no sentido de se projetar um camper com teto retrátil de baixo custo, mas com qualidade e beleza estética.




    Estou solicitando e recebendo diferentes orçamentos:

    1. capota dedicada à caçamba em alumínio:

    É um trabalho artesanal sem repetibilidade industrial a ser feita por uma pessoa que domina processo de soldar alumínio...faltou definir a parte do tecido...com certeza iria por este caminho se fôsse uma montagem única e dedicada para uma picape para uso pessoal e próprio, sem intenções de fabricação seriada para comercializar no mercado, a exemplo do que fez o colega PP8GNT em seu camper manauara instalado em sua F250.


    2. camper de fibra tipo slide in na caçamba:

    Após consultar várias empresas fabricantes de capota de fibra, apenas uma respondeu dizendo que seria necessário um molde especial que custaria em torno de 60 mil reais...mas sequer informou o preço que ficaria a carcaça...

    Ainda falta visitar o estaleiro e fábrica de barcos daqui da região de Campinas, indicado pelo colega Carlos.


    3. Capota de fibra com hardop tent em cima:

    Estou me convencendo que é este o caminho a seguir. E isto por um simples motivo:

    Pesquisando vários fabricantes de capotas de fibra, o interesse de quase todos eles em produzir um camper slide-in é zero.

    As respostas foram:

    a. custa caro fazer um molde para isso (só um respondeu conforme citei acima);
    b. não há garantia de vender no mercado uma coisa que teria um espaço mínimo para uma cabine dupla; muita grana para pouco espaço...as pessoas não irão comprar...;
    c. e assim, não há garantia de retorno no investimento, não compensando o esforço.

    O caminho então seria fazer um "downgrade" nas especificações de um provável e possível camper nacional para as picapes, a fim de reduzir custos e poder tentar oferecer algo similar mas bem mais em conta aos jovens picapeiros, empregando o conceito de um hardtop tent em cima da caçamba.

    Existem dois tipos de hardtop tents no mercado internacional e algumas opções de fornecimento, sendo os modelos hardtops e clamshell.

    Fornecedores:

    hardtop: Maggiolina, James Baroud e ao menos uns 4 chineses

    clamshell: Cris (África do Sul), Columbus, James Baroud e os mesmos chineses, e tem também a nacional CW que diz que vai retomar a fabricação deste modelo..


    E a idéia assim é adaptar isto numa capota de fibra nacional. Isto após definir um primeiro protótipo para a Nova S10 cabine dupla (a idéia é começar com a Nova S10 CD pois é a que mais vende).

    Deverá ter tb depois capota para "vestir" as outras marcas: Nova Ranger, Hilux, Frontier e Triton, tanto cabins duplas cmo simples.

    O interior da capota de fibra deverá ter uma parede mais refinada e acabada, lisa e clara de preferência, porque o interior da caçamba será "habitável", mesmo tendo um pé direito baixo, onde seria instalado iluminação a led, central eletrônica (com bateria estacionaária/isolador de bateria//inversor/carregador/entrada para painel solar fotovoltáico), wc químico, botijão de gás e tanque de água. A geladeira / pia / fogão seria montado num mecanismo retrátil fixado ao piso, que dá para estender para fora da caçamba, permitindo uso externo além do interno.

    Externo à capota irá a barraca popup em cima e toldo na lateral ou até mesmo um modelo traseiro.

    Uma das laterais desta capota, poderia ter uma tampa que abre para uma caixa de ferramentas, onde vai fixado alguns acessórios para uso no off-road: macaco hilift, pá, picareta e compressor de ar. Exterior à esta tampa vão presas 2 rampas de desatolagem.

    Esta capota de fibra deveria assim contemplar:

    1.aguentar 300 kilos de peso em cima (2 pessoas + barraca);
    2. tampa lateral (lado motorista) para atuar como caixa de ferramentas;
    3. na outra lateral uma janela basculante;
    4. rack no teto da capota para fixar esta barraca e o toldo lateral;
    5. interior da capota não pode ser rústico e nem escuro, mas sim liso e claro como o lado de fora, ou talvez acarpetado com tom claro de cinza.

    Abaixo passo um orçamento, sem identificar ainda o fornecedor, de uma capota assim:

    Capota para GM S10 2013 CD, fabricação própria, confeccionado em fibra de vidro com resina ortoftálica, com 2 amortecedores na tampa e trincos com chave, parte interna com acabamento em tinta preta com chamuscos cinza e a parte externa preparada com materiais automotivos adequados ao uso da capota e finalizado com pintura na cor original do veículo. É preso à carroceria por hastes rosqueáveis fixadas nos cantos sem necessidade de perfurar a lataria, possui sob a base borrachão esponjoso que impede o contato direto da capota com a lataria e possibilita ótima vedação contra entrada de água.



    Capota (altura da cabine):
    Com vidros laterais e frente fixos: R$ 3.895,00

    Você poderá complementar sua capota com:
    Vidros laterais de abrir nos 2 lados: R$ 490,00
    Vidro da frente de abrir: R$ 300,00
    Tampa lateral em fibra de vidro, com amortecedores e trinco com chave: R$ 650,00 unidade.

    *Rack de teto para 300 kg: R$ 780,00.
    *Para adaptação da barraca sobre o rack será necessário desenho técnico da base pretendida, com medidas e bitolas exatas das furações para fixação ou o envio da barraca até nós para que possamos repassá-la ao fabricante do rack para verificação das dimensões.

    Formas de pagamento:

    Pagamento na loja: entrada + 28/56 dd sem juros, crédito sujeito a aprovação.
    Parcelamento loja para empresas será com cheques ou DPL, a entrada deverá ser em cheque, dinheiro ou depósito em conta.
    Para pessoa física parcelamento loja será com cheques, a entrada deverá ser em cheque, dinheiro ou depósito em conta.
    Em ambos os casos deverá ser feito cadastro antecipado.

    Parcelamento no cartão em até 10 x com acréscimo de 1.5% a.m.
    Pagamento à vista com 6% de desconto.

    Pagamento via PagSeguro em até 12 x.

    Aceitamos cartão BNDES.

    Pagamento à vista com 6% de desconto via depósito bancário.

    O Rack não será fabricado por nós, sendo assim o pagamento deverá ser à vista no ato do pedido, não nos responsabilizamos por serviços de terceiros.

    Prazo de entrega: 10 dias a contar da data de confirmação do pedido.

    Para envio via transportadora:
    Custo de embalagem: R$ 150,00.
    Caso o cliente opte pelo envio sem pintura o custo das capotas serão reduzidos em 5%.
    Frete FOB.
    Aconselhamos sempre o cliente a contrata empresa transportadora de sua confiança.

    Validade do orçamento: 40 dias.

    A instalação em nossa loja é gratuita.

    Qualquer dúvida estou a disposição para esclarecimentos.


    Façam as contas !!! Vejo total viabilidade técnica, comercial e de mercado neste approach de produto !!!
    4X4 Brasil
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  • #9
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    interessou-me muito este orçamento e seu projeto final. Estou quase aposentando do BB e quero construir um projeto deste. Estoumpara comprar a picup, ranger ou s10. Aguardo seu retorno para trabalharmos juntos. Pensei em fazer uma cabine de madeira com um marceneiro aki de pernambuco, mostrar para ele o desenho e ver o orçamento. Ves alguma inconveniencia em se utilizar madeira - fazendo eum acabamento com metal ou fibra?

  • #10
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    Citação Postado originalmente por xavas Ver Post
    interessou-me muito este orçamento e seu projeto final. Estou quase aposentando do BB e quero construir um projeto deste. Estoumpara comprar a picup, ranger ou s10. Aguardo seu retorno para trabalharmos juntos. Pensei em fazer uma cabine de madeira com um marceneiro aki de pernambuco, mostrar para ele o desenho e ver o orçamento. Ves alguma inconveniencia em se utilizar madeira - fazendo eum acabamento com metal ou fibra?
    Xavas,

    Muito já foi mostrado e discutido neste tópico, mas de concreto mesmo até o momento temos o projeto realizado pelo brilhante camper manauara, um legítimo popup todo em alumínio numa F250.

    Não recomendo fazer em madeira, no longo prazo a coisa se desmancha e apodrece, sendo que dará muita manutenção.

    O melhor caminho é fazer a estrutura e fechamento do camper na caçamba em fibra ou em alumínio.

    Deixe apenas para empregar madeira de boa qualidade (de preferência madeira naval) nos gabinetes da cozinha e armários que vão dentro da caçamba; meu marceneiro inclusive já fez um croqui, mas ainda não posso divulgar pois não paguei ele ainda por este projetinho e montagem, coisa que farei quando trocar meu atual Picasso por uma S10 CD.

    Saúde!
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por xavas Ver Post
    interessou-me muito este orçamento e seu projeto final. Estou quase aposentando do BB e quero construir um projeto deste. Estoumpara comprar a picup, ranger ou s10. Aguardo seu retorno para trabalharmos juntos. Pensei em fazer uma cabine de madeira com um marceneiro aki de pernambuco, mostrar para ele o desenho e ver o orçamento. Ves alguma inconveniencia em se utilizar madeira - fazendo eum acabamento com metal ou fibra?

    Xavas,

    Em complemento ao meu post 492 à você, segue abaixo indicação de fabricante de capota de fibra para as caçambas das picapes.

    Pesquisei e cotei uma meia dúzia de diferentes fabricantes de capotas de fibra.

    A que mais gostei, em design e preço, foi uma do Paraná, a qual lhe passo o contato:

    Link com fotos:

    **INCAFIBRA CAPOTAS FONE 45 3226-0111 CASCAVEL PR >>>CHEVROLET S-10 CD<<<**

    Ivan Silveira
    Incafibra Ind. e Com. de Capotas de Fibra
    CNPJ: 72.336.670/0001-94
    Cascavel / PR
    Fones: (45) 3226-0111 / 3226-5115 / 9971-1799 (TIM)
    E-mail: ivan@incafibra.com.br
    Home Page: http://www.incafibra.com.br

    Orçamento recebido da Incafibra em novembro passado:

    (note que o orçamento contempla importantes acessórios que estamos discutindo neste tópico, tais como vidros e tampas laterais e até o rack reforçado no teto da capota de fibra para fixar a barraca de teto popup)

    Boa tarde Nilton

    Em resposta, segue orçamento:

    Capota para GM S10 2013 CD, fabricação própria, confeccionado em fibra de vidro com resina ortoftálica, com 2 amortecedores na tampa e trincos com chave, parte interna com acabamento em tinta preta com chamuscos cinza e a parte externa preparada com materiais automotivos adequados ao uso da capota e finalizado com pintura na cor original do veículo. É preso à carroceria por hastes rosqueáveis fixadas nos cantos sem necessidade de perfurar a lataria, possui sob a base borrachão esponjoso que impede o contato direto da capota com a lataria e possibilita ótima vedação contra entrada de água.
    Cód. NCM: 40161010
    Cód. Fabricante: PRLPA


    --------------------------------------------------------------------------------


    Capota (altura da cabine):
    Com vidros laterais e frente fixos: R$ 3.895,00

    Você poderá complementar sua capota com:
    Vidros laterais de abrir nos 2 lados: R$ 490,00
    Vidro da frente de abrir: R$ 300,00
    Tampa lateral em fibra de vidro, com amortecedores e trinco com chave: R$ 650,00 unidade.

    *Rack de teto para 300 kg: R$ 780,00.
    *Para adaptação da barraca sobre o rack será necessário desenho técnico da base pretendida, com medidas e bitolas exatas das furações para fixação ou o envio da barraca até nós para que possamos repassá-la ao fabricante do rack para verificação das dimensões.

    Capota Incafibra para Nova S10 Cabine Dupla:

    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    Xavas,

    Em complemento ao meu post 492 à você, segue abaixo indicação de fabricante de capota de fibra para as caçambas das picapes.

    Pesquisei e cotei uma meia dúzia de diferentes fabricantes de capotas de fibra.

    A que mais gostei, em design e preço, foi uma do Paraná, a qual lhe passo o contato:

    Link com fotos:

    **INCAFIBRA CAPOTAS FONE 45 3226-0111 CASCAVEL PR >>>CHEVROLET S-10 CD<<<**

    Ivan Silveira
    Incafibra Ind. e Com. de Capotas de Fibra
    CNPJ: 72.336.670/0001-94
    Cascavel / PR
    Fones: (45) 3226-0111 / 3226-5115 / 9971-1799 (TIM)
    E-mail: ivan@incafibra.com.br
    Home Page: http://www.incafibra.com.br

    Orçamento recebido da Incafibra em novembro passado:

    (note que o orçamento contempla importantes acessórios que estamos discutindo neste tópico, tais como vidros e tampas laterais e até o rack reforçado no teto da capota de fibra para fixar a barraca de teto popup)

    Boa tarde Nilton

    Em resposta, segue orçamento:

    Capota para GM S10 2013 CD, fabricação própria, confeccionado em fibra de vidro com resina ortoftálica, com 2 amortecedores na tampa e trincos com chave, parte interna com acabamento em tinta preta com chamuscos cinza e a parte externa preparada com materiais automotivos adequados ao uso da capota e finalizado com pintura na cor original do veículo. É preso à carroceria por hastes rosqueáveis fixadas nos cantos sem necessidade de perfurar a lataria, possui sob a base borrachão esponjoso que impede o contato direto da capota com a lataria e possibilita ótima vedação contra entrada de água.
    Cód. NCM: 40161010
    Cód. Fabricante: PRLPA


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    Capota (altura da cabine):
    Com vidros laterais e frente fixos: R$ 3.895,00

    Você poderá complementar sua capota com:
    Vidros laterais de abrir nos 2 lados: R$ 490,00
    Vidro da frente de abrir: R$ 300,00
    Tampa lateral em fibra de vidro, com amortecedores e trinco com chave: R$ 650,00 unidade.

    *Rack de teto para 300 kg: R$ 780,00.
    *Para adaptação da barraca sobre o rack será necessário desenho técnico da base pretendida, com medidas e bitolas exatas das furações para fixação ou o envio da barraca até nós para que possamos repassá-la ao fabricante do rack para verificação das dimensões.

    Capota Incafibra para Nova S10 Cabine Dupla:

    Muito linda a capota, mas (sempre tem um mas....rsrsrsrsr!) tem algumas coisas que eu acredito (eu) gostaria que fossem diferentes, se eu optasse por uma dessas...
    1) Para que? Qual a função do ressalto na ponta final da capota? Acredito que se fosse totalmente reta, ficaria mais bonita.
    2) Vidros são necessários? Eu mandaria fazer fechadona....sei que vão dizer que parece carro de funerária ou coisa e tal, mas será que a traquitana, que vai na caçamba, precisa olhar a paisagem?..Sem vidros, aumenta a segurança,pois já diz o ditado: O que os olhos não veem, o coração não sente!
    3) Acredito que aumentaria bastante a utilidade e tambem a capacidade de carga, se a capota fosse uns 20/30 cm mais alta do que a da foto, mesmo que tivesse que ser em cunha na dianteira, para melhorar a aerodinamica. Ja vi algo assim em algum site e o conjunto todo tinha um visual bem agradavel.
    4) Repetindo...se....eu fosse adquirir uma dessas tentaria fazer um projetinho com o fabricante, para que esses cm mais de altura, contivessem um berço para a barraca, o que alem de esconde-la para melhor aerodinamica, evitaria ventos mais fortes, quando parada....protegendo a parte inferior da barraca....e abusando....quando não estivesse sendo usada, poderia-se ter uma espécie de tampa. Pensem....e me digam se estou viajando muito!

    Adiantando....quando eu ainda pensava em uma picape para expediçoes, cheguei a consultar um fabricante pequeno de baus de aluminio, que me disse serem totalmente viaveis as idéias acima.....em estrutura de metalon e cobertura de aluminio.
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