2 Anexo(s)
Pesquisando fornecedores para fabricar o "shell" - Parte 2
Um dos contatos que fiz foi com um mecânico de serralheria para orçar o camper em estrutura de alumínio.
A montagem não seria do tipo slide-in na caçamba, mas aproveitando as paredes laterais, frontal e traseira da caçamba, cuja estrutura ficaria fixada às paredes da própria caçamba (como é numa capota de fibra e também similar ao conceito empregado na construção da capota do colega PP8GNT).
Gaiola em alumínio:
Anexo 438179
Fecharia as paredes laterais externas com chapa de aluminio tratada com pintura eletrostática (cor a escolher), janela fixa na traseira e basculante em uma das laterais.
Internamente forraria com isopor retardante à chama dando acabamento com laminado de fibra de vidro. A parte têxtil da capota retrátil usaria tecido impermeável e robusto com janela e tela mosquiteiro similar à barraca da CW, mas isto ainda teria que ser visto a parte.
Interior em laminado de fibra :
Anexo 438180
Me deu um orçamento de R$ 7.500,00 e estimou um peso total de 150 kilos para esta estrutura toda acabada.
Quem saberia dizer se este valor está ou não dentro dos patamares praticados pelo mercado?
Pelo que se cobra por aí na "indústria" de transformação e fabricação de vans, campers, etc...me parece um ótimo orçamento.
Algum especialista na área poderia opinar ???
Saúde!
Continuando a montagem do quebra-cabeças
São muitas alternativas e hipóteses no sentido de se projetar um camper com teto retrátil de baixo custo, mas com qualidade e beleza estética.
https://curitibapsicologa.files.word...04/escolha.jpg
Estou solicitando e recebendo diferentes orçamentos:
1. capota dedicada à caçamba em alumínio:
É um trabalho artesanal sem repetibilidade industrial a ser feita por uma pessoa que domina processo de soldar alumínio...faltou definir a parte do tecido...com certeza iria por este caminho se fôsse uma montagem única e dedicada para uma picape para uso pessoal e próprio, sem intenções de fabricação seriada para comercializar no mercado, a exemplo do que fez o colega PP8GNT em seu camper manauara instalado em sua F250.
2. camper de fibra tipo slide in na caçamba:
Após consultar várias empresas fabricantes de capota de fibra, apenas uma respondeu dizendo que seria necessário um molde especial que custaria em torno de 60 mil reais...mas sequer informou o preço que ficaria a carcaça...
Ainda falta visitar o estaleiro e fábrica de barcos daqui da região de Campinas, indicado pelo colega Carlos.
3. Capota de fibra com hardop tent em cima:
Estou me convencendo que é este o caminho a seguir. E isto por um simples motivo:
Pesquisando vários fabricantes de capotas de fibra, o interesse de quase todos eles em produzir um camper slide-in é zero.
As respostas foram:
a. custa caro fazer um molde para isso (só um respondeu conforme citei acima);
b. não há garantia de vender no mercado uma coisa que teria um espaço mínimo para uma cabine dupla; muita grana para pouco espaço...as pessoas não irão comprar...;
c. e assim, não há garantia de retorno no investimento, não compensando o esforço.
O caminho então seria fazer um "downgrade" nas especificações de um provável e possível camper nacional para as picapes, a fim de reduzir custos e poder tentar oferecer algo similar mas bem mais em conta aos jovens picapeiros, empregando o conceito de um hardtop tent em cima da caçamba.
Existem dois tipos de hardtop tents no mercado internacional e algumas opções de fornecimento, sendo os modelos hardtops e clamshell.
Fornecedores:
hardtop: Maggiolina, James Baroud e ao menos uns 4 chineses
clamshell: Cris (África do Sul), Columbus, James Baroud e os mesmos chineses, e tem também a nacional CW que diz que vai retomar a fabricação deste modelo..
E a idéia assim é adaptar isto numa capota de fibra nacional. Isto após definir um primeiro protótipo para a Nova S10 cabine dupla (a idéia é começar com a Nova S10 CD pois é a que mais vende).
Deverá ter tb depois capota para "vestir" as outras marcas: Nova Ranger, Hilux, Frontier e Triton, tanto cabins duplas cmo simples.
O interior da capota de fibra deverá ter uma parede mais refinada e acabada, lisa e clara de preferência, porque o interior da caçamba será "habitável", mesmo tendo um pé direito baixo, onde seria instalado iluminação a led, central eletrônica (com bateria estacionaária/isolador de bateria//inversor/carregador/entrada para painel solar fotovoltáico), wc químico, botijão de gás e tanque de água. A geladeira / pia / fogão seria montado num mecanismo retrátil fixado ao piso, que dá para estender para fora da caçamba, permitindo uso externo além do interno.
Externo à capota irá a barraca popup em cima e toldo na lateral ou até mesmo um modelo traseiro.
Uma das laterais desta capota, poderia ter uma tampa que abre para uma caixa de ferramentas, onde vai fixado alguns acessórios para uso no off-road: macaco hilift, pá, picareta e compressor de ar. Exterior à esta tampa vão presas 2 rampas de desatolagem.
Esta capota de fibra deveria assim contemplar:
1.aguentar 300 kilos de peso em cima (2 pessoas + barraca);
2. tampa lateral (lado motorista) para atuar como caixa de ferramentas;
3. na outra lateral uma janela basculante;
4. rack no teto da capota para fixar esta barraca e o toldo lateral;
5. interior da capota não pode ser rústico e nem escuro, mas sim liso e claro como o lado de fora, ou talvez acarpetado com tom claro de cinza.
Abaixo passo um orçamento, sem identificar ainda o fornecedor, de uma capota assim:
Capota para GM S10 2013 CD, fabricação própria, confeccionado em fibra de vidro com resina ortoftálica, com 2 amortecedores na tampa e trincos com chave, parte interna com acabamento em tinta preta com chamuscos cinza e a parte externa preparada com materiais automotivos adequados ao uso da capota e finalizado com pintura na cor original do veículo. É preso à carroceria por hastes rosqueáveis fixadas nos cantos sem necessidade de perfurar a lataria, possui sob a base borrachão esponjoso que impede o contato direto da capota com a lataria e possibilita ótima vedação contra entrada de água.
Capota (altura da cabine):
Com vidros laterais e frente fixos: R$ 3.895,00
Você poderá complementar sua capota com:
Vidros laterais de abrir nos 2 lados: R$ 490,00
Vidro da frente de abrir: R$ 300,00
Tampa lateral em fibra de vidro, com amortecedores e trinco com chave: R$ 650,00 unidade.
*Rack de teto para 300 kg: R$ 780,00.
*Para adaptação da barraca sobre o rack será necessário desenho técnico da base pretendida, com medidas e bitolas exatas das furações para fixação ou o envio da barraca até nós para que possamos repassá-la ao fabricante do rack para verificação das dimensões.
Formas de pagamento:
Pagamento na loja: entrada + 28/56 dd sem juros, crédito sujeito a aprovação.
Parcelamento loja para empresas será com cheques ou DPL, a entrada deverá ser em cheque, dinheiro ou depósito em conta.
Para pessoa física parcelamento loja será com cheques, a entrada deverá ser em cheque, dinheiro ou depósito em conta.
Em ambos os casos deverá ser feito cadastro antecipado.
Parcelamento no cartão em até 10 x com acréscimo de 1.5% a.m.
Pagamento à vista com 6% de desconto.
Pagamento via PagSeguro em até 12 x.
Aceitamos cartão BNDES.
Pagamento à vista com 6% de desconto via depósito bancário.
O Rack não será fabricado por nós, sendo assim o pagamento deverá ser à vista no ato do pedido, não nos responsabilizamos por serviços de terceiros.
Prazo de entrega: 10 dias a contar da data de confirmação do pedido.
Para envio via transportadora:
Custo de embalagem: R$ 150,00.
Caso o cliente opte pelo envio sem pintura o custo das capotas serão reduzidos em 5%.
Frete FOB.
Aconselhamos sempre o cliente a contrata empresa transportadora de sua confiança.
Validade do orçamento: 40 dias.
A instalação em nossa loja é gratuita.
Qualquer dúvida estou a disposição para esclarecimentos.
Façam as contas !!! Vejo total viabilidade técnica, comercial e de mercado neste approach de produto !!!