Postado originalmente por
Vicente Guimaraes
Interessante a idéia. Vou colocar meu ponto de vista.... que é o meu ponto de vista e, portanto, não quero dizer que estou certo...
Eu acredito que um investimeno desse (de qualquer tipo, barraca, barraca de teto, camper, trailer, motorhome, etc...) só compensa se for MAIS BARATO COMPRAR O EQUIPAMENTO DO QUE USAR A ESTRUTURA DE HOSPEDAGEM FORMAL DE UM LUGAR (INCLUSIVE UM CAMPING FORMAL). Gastar 20.000 em um equipamento desses equivaleria a 200 NOITES de hospedagem em pousadas de R$ 100 por dia... hospedando-se em camping então o numero quadruplica...
Então só vale a pena se você for usar MUITO !!!
Por exemplo, tem gente que comprou barraca de teto e só a usou umas 10 ou 20 vezes, fora outros que compraram usaram uma ou duas vezes e colocaram para vender , verdade ou não? Uma barraca de teto custa de 4.000 a 5.000, então vejam se nestes casos valeu a pena?
Eu acho que esse equipamento (CAMPER FLIP-PAC) oferece certo conforto e seria uma boa alternativa para viagens curtas, e em dias de sol, mas será que vale a pena investir num equipamento desse apenas para viagens curtas? Não é melhor ficar numa pousadinha modesta? ou num camping normal?
Pelo que vi rapidamente o flip-pac não teria banheiro certo? fora a pouca ou nenhuma capacidade de armazenar água, e também de gerar/armazenar energia ... Senhores falta de energia, banheiro e, PRINCIPALMENTE, DE ÁGUA limitam em muito o camping selvagemm, certo ou não?
Então este equipamento exigiria que o acampamento fosse em "campings regularizados" (( a não ser que você não ligue em cagar no mato :) , ficar sem água e energia )). Aí voltamos à questão, VALE A PENA TER UM BAITA EQUIPAMENTO DESSES OU TER UMA BARRACA DE CAMPING COMUM QUE CUSTARÁ 50 VEZES MENOS?
Outro limitante na minha opinião é limitar a capacidade de acampar em lugares muito frios ou chuvosos, com essa lona da barraca que não deve ser confortável em temperaturas abaixo de 0º o que é possível com campers maiores.
Outro limitante, para mim, é o espaço interno limitado. Isso tem haver o item acima (e se estiver muito frio, ou chuvendo e for necessário ficar abrigado no interior do "camper flipac" ? fazer comida lá dentro, usar o banheiro ou um "pinico" já que não tem banheiro? legal né...) outro é em relação à altura das pessoas. Eu tenho 1,90m e acho que nesse flip-pac qualquer pessoa com mais de 1.80m não consegue ficar de pé. Agora imagina vc ficar num lugar em que esteja 2 ou 3 dias chovendo (ou nevando) sem parar... e aí ?
Conclusões sobre o meu ponto de vista:
1 - só vale a pena investir num trailer, camper, motorhome, etc... se for realmente ser usado, e bem usado.. senão é melhor comprar um carro comum e dar a volta no Brasil ou no mundo ficando hospedado em hotéis econômicos ou campings.
2 - Obviamente que você pode comprar um porque é um sonho antigo, porque quer ou gosta mas não será economicamente justificável, será por hobby mesmo :) e por hobby jogamos um monte de dinheiro fora... vale pelo prazer
3 - Para quem deseja realmente ter nestes veículos uma opção constante de lazer ou modo de vida (para morar, usar efetivamente, usar no dia-a-dia ou em viagens longas e de longa duração) aí sim é economicamente racional, e acredito que os itens indispensáveis são (fora de ordem de relevância):
banheiro (de preferência sem ser aqueles químicos, o ideal seriam aqueles com caixa de estocagem)
cerca de 300 litros de capacidade de armazenar água limpa,
capacidade de gerar energia (solar),
capacidade de armazenar e usar energia (banco de baterias, inversores, etc.)
geladeira e freezer 12V
1 fogão a gasolina e outro a gás
Capacidade de armazenar mantimentos, suprimentos e itens pessoais.
Altura interna de pelo menos 1,95m
Espaço interno mínimo de convivência (uma mesa com dois assentos)