Hoje o que mais me anima é construir por conta própria. Tanto para ter algo que me atenda 100% quanto pelo valor investido, que será de 60% a 70% menos do que investir numa camper Okm
Conversei há um tempo atrás com o Mauro do "Projeto Anima!" que fez o próprio camper. A legalização foi como "carroceria fechada", segundo o engenheiro do Imetro não tem problema para legalizar desde que não tenha instalação de água, gás e luz (o que caracteriza um MH).

Em países do exterior não tem problema nenhum viajar assim (como carroceria fechada) podendo até instalar água, energia, gás e etc. Foi o que o casal do Mundo Por Terra fez
Aliás, outro que me inspira é a Land 110 do Roy e Michelle do "Mundo por Terra", só faltou um banheiro...

Eu estou estudando a hipotese de ter uma viatura maior que um conteiner (mais alta e comprida), isso aumenta o custo do transporte pois deve-se optar pelo sistema de Ro-Ro (onde o carro entra e sai rodando do navio). Mas o valor não é assim tão maior (só se a viatura for enorme,,, porque o preço é por volume em M³). Pelo que calculei se fizer 1 viagem a menos já compensa, por exemplo, no Mundo por Terra eles fizeram 4 viagens maritimas.
1 - Brasil - Australia
2 - Australia - Malasia
3 - Tailandia - India
4 - Europa - Brasil