Cesar, postei aqui alguma coisa sobre de calculo de energia autônoma (baseada na bateria):
Anexo 440330
Anexo 440331
Versão Imprimível
Cesar, postei aqui alguma coisa sobre de calculo de energia autônoma (baseada na bateria):
Anexo 440330
Anexo 440331
Sportsmobile Custom Camper Vans - 4WD (4 Wheel Drive, 4x4)
Pra quem gosta de van 4x4
4x4 Van Conversion kits
Videos de adaptação de 4x4 na van
Zen Adventure Van Page
Mais idéias
Boa tarde a todos. Essa questão do 12V é muito interressante. E econômica!
Até bem pouco tempo, eu queria de toda maneira um grande inversor, pra tocar coisas do tipo microondas, forninho, etc....
Mas depois de estudar muito sobre energia autônoma, para veículos aventureiros, percebi que este negócio de inversores grandes é para grandes motorhomes, com seus grandes geradores, ar condicionado, máquina de lavar, lavadora de pratos e outras coisas de gente que, pelo jeito, deveriam ter permanecido em casa...... A não ser que a idéia seja morar no Motorhome.
Nos países desenvolvidos, e principalmente nos EUA, os aventureiros, com seu pequenos campers e sportvans, querem autonomia e simplicidade, e não precisam do conforto da casa em suas aventuras. E é ai que entra esta questão. Os inversores são os maiores devoradores de energia e os melhores e mais modernos, como os famosos Xantrex, e têm no máximo 80% de eficiência, ou seja, para fazer 110 ou 220V a partir de 12V, jogam no mínimo 20% de energia fora (aquecimento, etc).
O meu novo equipamento de aventuras já veio dentro deste conceito. Ele veio com um conversor carregador que faz o seguinte: se o 220V (rede) está ligado, ele carrega a bateria e joga 12V para as tomadas 12V, iluminação, geladeira, etc, tudo 12V. Também tem uma tomada 220V, que ele deixa passar direto da rede. Se a rede está desligada, o conversor, automaticamente, alimenta tudo com o 12V vindo da bateria e a tomada 220V não funciona. Neste caso eu tenho um pequeno inversor, de 150W, que quando necessário, ligo a uma tomada 12V (tipo isqueiro de carro), que é suficiente para notebook, carregar máquinas fotográficas, etc. E hoje os celulares já são alimentados por adaptadores de 12V para USB 5V. Além disso tenho um pequeno gerador de 900w, leve (20 kg) que com 4 litros de gasolina funciona 8 horas, e será suficiente para carregar a bateria em caso de emergência. Depois não podemos esquecer que ainda tenho o painel solar que fornece 6 amp/h enquanto tiver claridade e ainda o alternador do carro, que pode ser ligado. Todas as luzes são em led, a geladeira pode trabalhar a gás, e o aquecimento de água também a gás.
Logo, se o espírito for de aventura, viajar leve, sem nada dos grandes motorhomes, e acampar em locais sem rede, o melhor é não usar mesmo o inversor, pois a autonomia de suas baterias será muito maior.
No meu caso, acho vou ficar mais limitado pela água (80 litros) que pela energia. :banho:
Mas como sempre viajamos mais limitados na Land Rover, já sabemos economizar ambos.
otimo texto sobre energia 12V , obrigado Alberto !!