Powered by vBulletin

Montando um motorhome / camper sobre uma f 250 cd 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 18 de 39 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 8910111213141516171819202122232425262728 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/11/2013, 15:10
    Alberto Granville G Paula
    2 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Cesar Galeffi Ver Post
    Olá Alberto, a equação veio com o representante da Donauer em Salvador contando os aparelhos a serem alimentados. Na realidade precisava de uma bateria de 280h e na inexistência opto por 2 de 150h.
    Se te interessa, veja o meu projeto no fórum aqui mesmo 'Casa Artesanal Ford Ibiza', ha comentários de integrantes daqui entre os quais o nosso amigo Erickson. Estou a algum tempo sem postar, contudo não parei de evoluir e em seguida postarei fotos e atualidades.

Cesar, postei aqui alguma coisa sobre de calculo de energia autônoma (baseada na bateria):

Anexo 440330

Anexo 440331
  • 23/11/2013, 13:54
    Cesar Galeffi
    Citação:

Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    Cesar, postei aqui alguma coisa sobre de calculo de energia autônoma (baseada na bateria):

Anexo 440330

Anexo 440331

Olá Alberto, vou olhar os arquivos, grato pela tua atenção.
  • 24/11/2013, 00:18
    Cesar Galeffi
    Citação:

Cesar, dei uma olhada lá. Estarei acompanhando.

Olá Alberto, vi obrigado. Também ficarei ligado aqui
  • 24/11/2013, 00:28
    Cesar Galeffi
    Sportsmobile Custom Camper Vans - 4WD (4 Wheel Drive, 4x4)

Pra quem gosta de van 4x4
  • 24/11/2013, 00:37
    Cesar Galeffi
    4x4 Van Conversion kits

Videos de adaptação de 4x4 na van
  • 24/11/2013, 00:46
    Cesar Galeffi
    Citação:

Olá Alberto, vou olhar os arquivos, grato pela tua atenção.

Olá Alberto li atentamente as explicações. No meu caso dispenso o inversor, pretendo trabalhar com 12v. Para emergências talvez compre um gerador de 1kva.
    Grato mais uma vez
  • 24/11/2013, 01:39
    Cesar Galeffi
    Zen Adventure Van Page

Mais idéias
  • 24/11/2013, 12:53
    Amostardeiro
    Citação:

Sportsmobile Custom Camper Vans - 4WD (4 Wheel Drive, 4x4)

Pra quem gosta de van 4x4

Fim de semana passado em Montevideo, perto do hotel, vi uma van Ford 4x4 original estacionada :drool:, a primeira coisa que me veio a cabeça foram as vans Sportmobile, pena que no Brasil não se encontra nada parecido :( .

Abs
  • 24/11/2013, 13:31
    Alberto Granville G Paula
    Citação:

Olá Alberto li atentamente as explicações. No meu caso dispenso o inversor, pretendo trabalhar com 12v. Para emergências talvez compre um gerador de 1kva.
    Grato mais uma vez

Boa tarde a todos. Essa questão do 12V é muito interressante. E econômica!
    Até bem pouco tempo, eu queria de toda maneira um grande inversor, pra tocar coisas do tipo microondas, forninho, etc....
    Mas depois de estudar muito sobre energia autônoma, para veículos aventureiros, percebi que este negócio de inversores grandes é para grandes motorhomes, com seus grandes geradores, ar condicionado, máquina de lavar, lavadora de pratos e outras coisas de gente que, pelo jeito, deveriam ter permanecido em casa...... A não ser que a idéia seja morar no Motorhome.
    Nos países desenvolvidos, e principalmente nos EUA, os aventureiros, com seu pequenos campers e sportvans, querem autonomia e simplicidade, e não precisam do conforto da casa em suas aventuras. E é ai que entra esta questão. Os inversores são os maiores devoradores de energia e os melhores e mais modernos, como os famosos Xantrex, e têm no máximo 80% de eficiência, ou seja, para fazer 110 ou 220V a partir de 12V, jogam no mínimo 20% de energia fora (aquecimento, etc).
    O meu novo equipamento de aventuras já veio dentro deste conceito. Ele veio com um conversor carregador que faz o seguinte: se o 220V (rede) está ligado, ele carrega a bateria e joga 12V para as tomadas 12V, iluminação, geladeira, etc, tudo 12V. Também tem uma tomada 220V, que ele deixa passar direto da rede. Se a rede está desligada, o conversor, automaticamente, alimenta tudo com o 12V vindo da bateria e a tomada 220V não funciona. Neste caso eu tenho um pequeno inversor, de 150W, que quando necessário, ligo a uma tomada 12V (tipo isqueiro de carro), que é suficiente para notebook, carregar máquinas fotográficas, etc. E hoje os celulares já são alimentados por adaptadores de 12V para USB 5V. Além disso tenho um pequeno gerador de 900w, leve (20 kg) que com 4 litros de gasolina funciona 8 horas, e será suficiente para carregar a bateria em caso de emergência. Depois não podemos esquecer que ainda tenho o painel solar que fornece 6 amp/h enquanto tiver claridade e ainda o alternador do carro, que pode ser ligado. Todas as luzes são em led, a geladeira pode trabalhar a gás, e o aquecimento de água também a gás.
    Logo, se o espírito for de aventura, viajar leve, sem nada dos grandes motorhomes, e acampar em locais sem rede, o melhor é não usar mesmo o inversor, pois a autonomia de suas baterias será muito maior.
    No meu caso, acho vou ficar mais limitado pela água (80 litros) que pela energia. :banho:
    Mas como sempre viajamos mais limitados na Land Rover, já sabemos economizar ambos.
  • 24/11/2013, 19:18
    Cesar Galeffi
    Citação:

Postado originalmente por Amostardeiro Ver Post
    Fim de semana passado em Montevideo, perto do hotel, vi uma van Ford 4x4 original estacionada :drool:, a primeira coisa
    que me veio a cabeça foram as vans Sportmobile, pena que no Brasil não se encontra nada parecido :( .

Abs

Pena que não temos aqui
    Cesar
  • 24/11/2013, 19:27
    Cesar Galeffi
    Citação:

Boa tarde a todos. Essa questão do 12V é muito interressante. E econômica!
    Até bem pouco tempo, eu queria de toda maneira um grande inversor, pra tocar coisas do tipo microondas, forninho, etc....
    Mas depois de estudar muito sobre energia autônoma, para veículos aventureiros, percebi que este negócio de inversores grandes é para grandes motorhomes, com seus grandes geradores, ar condicionado, máquina de lavar, lavadora de pratos e outras coisas de gente que, pelo jeito, deveriam ter permanecido em casa...... A não ser que a idéia seja morar no Motorhome.
    Nos países desenvolvidos, e principalmente nos EUA, os aventureiros, com seu pequenos campers e sportvans, querem autonomia e simplicidade, e não precisam do conforto da casa em suas aventuras. E é ai que entra esta questão. Os inversores são os maiores devoradores de energia e os melhores e mais modernos, como os famosos Xantrex, e têm no máximo 80% de eficiência, ou seja, para fazer 110 ou 220V a partir de 12V, jogam no mínimo 20% de energia fora (aquecimento, etc).
    O meu novo equipamento de aventuras já veio dentro deste conceito. Ele veio com um conversor carregador que faz o seguinte: se o 220V (rede) está ligado, ele carrega a bateria e joga 12V para as tomadas 12V, iluminação, geladeira, etc, tudo 12V. Também tem uma tomada 220V, que ele deixa passar direto da rede. Se a rede está desligada, o conversor, automaticamente, alimenta tudo com o 12V vindo da bateria e a tomada 220V não funciona. Neste caso eu tenho um pequeno inversor, de 150W, que quando necessário, ligo a uma tomada 12V (tipo isqueiro de carro), que é suficiente para notebook, carregar máquinas fotográficas, etc. E hoje os celulares já são alimentados por adaptadores de 12V para USB 5V. Além disso tenho um pequeno gerador de 900w, leve (20 kg) que com 4 litros de gasolina funciona 8 horas, e será suficiente para carregar a bateria em caso de emergência. Depois não podemos esquecer que ainda tenho o painel solar que fornece 6 amp/h enquanto tiver claridade e ainda o alternador do carro, que pode ser ligado. Todas as luzes são em led, a geladeira pode trabalhar a gás, e o aquecimento de água também a gás.
    Logo, se o espírito for de aventura, viajar leve, sem nada dos grandes motorhomes, e acampar em locais sem rede, o melhor é não usar mesmo o inversor, pois a autonomia de suas baterias será muito maior.
    No meu caso, acho vou ficar mais limitado pela água (80 litros) que pela energia. :banho:
    Mas como sempre viajamos mais limitados na Land Rover, já sabemos economizar ambos.

Pois é, também fui informado a respeito e por isso decidi pelo 12v, agora fiquei confuso entre controlador de carga e conversor. No caso tenho o primeiro, vou pesquisar, mas de poder me esclareça caro Alberto. Grato
  • 25/11/2013, 00:59
    Vicente Guimaraes
    otimo texto sobre energia 12V , obrigado Alberto !!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 18 de 39 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 8910111213141516171819202122232425262728 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:36.