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Montando um motorhome / camper sobre uma f 250 cd 4x4

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  • 15/09/2013, 23:08
    Alberto Granville G Paula
    Legal Ricardo. Passe por ai de vez em quando.
    Me passaram a previsão de chegada do Camper ao Brasil: 15/10. Então até lá irei implementando os outros acessórios na F250. Alguns serão pegos "emprestados" da minha Land, como o Hi-lift, galões de combustível extra, pranchas para desatolar, kit-resgate do guincho, etc.
  • 20/09/2013, 09:27
    Alberto Granville G Paula
    Citação:

    Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    Dando continuidade à lista de Up Grades na F250, enquanto esperamos a chegada do Camper que está a caminho (via Pacífico - Canal do Panamá), encomendei um jogo de pneus novos, do tipo MUD.
    Além de dar mais capacidade para a grandalhona no off-road, é também uma forma de evitar reclamações da "patrôa" que vive dizendo que a Land é melhor. é mais confiável, não atola, etc (Ela é fã incondicional da Land). Porque se em alguma estrada com lama a F250 ficar encalhada, eu vou ter que ouvir isso tudo de novo...:freaking:
    Após a compra da F 250, cheguei a pensar se não devia ter trocado minha Land numa Land 130 cabine dupla: ai teríamos agradado mais aos dois.....
    Mas, voltando aos pneus, não é que os pneus que estejam sejam ruins, pois além de novos, são de ótima marca ( e cara!). Ele está com pneus Yokohama Geolandar A/T, tamanho 315/75R16, que correspondem aos 35", e ainda estão com cerca de 20.000 km rodados, quase novos:

    Anexo 430550

    Mas como os pneus A/T apesar de serem de uso misto e darem uma boa tração na terra, apenas melhoram um pouco a tração na lama, e muitas vezes ele formam uma capa de barro por não serem auto-limpantes.
    Eu uso a muitos anos pneu BF Goodrich Mud em meus jipes e gosto muito devido ao baixo ruido e alta durabilidade (na Land chegam a rodar quase 90.000 km com muito asfalto incluido.
    Mas agora está difícil comprar pneus, pois com a alta do dolar eles ou subiram muito ou os revendedores estão sem estoques. Ainda mais um pneu com estas dimensões. Tentei vários revendedores, marcas e etc, e acabei fechando com um revendedor de aqui próximo, de Camboriu que me fez o melhor preço em 5 pneus Mickey Thompson Baja MTz 315/75R16 (tão famosos quanto os BF em competiçoes nos USA). São muito bonitos. Espero que sejam duráveis e não muito duros ou barulhentos.

    Anexo 430548 Anexo 430549

    Chegaram meus pneus novos.
    Semana que vem já vou providenciar a montagem e posto aqui as fotos da Bruta com eles.
    Os pneus são muito bonitos mesmo, como nas fotos. :safari-rig:
  • 20/09/2013, 16:42
    rcofreitas
    Citação:

    Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    Legal Ricardo. Passe por ai de vez em quando.
    Me passaram a previsão de chegada do Camper ao Brasil: 15/10. Então até lá irei implementando os outros acessórios na F250. Alguns serão pegos "emprestados" da minha Land, como o Hi-lift, galões de combustível extra, pranchas para desatolar, kit-resgate do guincho, etc.

    Olá Alberto!

    Legal que ela está à caminho! Contagem regressiva! ;-)

    Em relação ao conforto, a Land é mais confortavel do que a F250??

    E a Land é mesmo mais "confiável"?

    Você pensou na F-4000? (vi um MH montado nela)

    abs,

    Ricardo
  • 22/09/2013, 21:57
    Rubens Linhalis
    3 Anexo(s)
    Alberto,

    Da uma olhada nessa fotos.. o cara postou aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...de-f250-3.html

    Pelo o que entendi, é fabricação caseira o "camper"

    Anexo 431982 Anexo 431983 Anexo 431984

    abraço!
  • 23/09/2013, 08:25
    Alberto Granville G Paula
    Olá rcofreitas!
    A Land 90 pula muito, como um Troller, devido ao entre eixos curto. Mas a Land 110 é extremamente macia, suspensão helicoidal em ambos os eixos (parece um Galaxy!). Em termos de suspensão, ela é mais confortável que a F250, mas a cabine na frente é um pouco apertada e os bancos espartanos. Apesar disso, talvez porque eu tenha 1.70m, não tem sido desconfortável viajar nela.
    Já a F250 pula um pouco mais, devido a suspensão com feixes parabólicos, típicos de caminhões. Mas os bancos são extremamente confortáveis (parece uma poltrona!), largos e macios e o espaço interno extremamente grande. É uma "sala de visitas"..... Do ombro a porta deve dar mais de 30 cm e entre os dois bancos dianteiros quase uns 60 cm. Entre els um console com um porta-trecos enorme.
    Quanto a confiabilidade, ambos são extremamente robustos, mas a minha Land, como é diesel mecânico, com qualquer ferramenta simples e um pedaço de arame se conserta ela. Está com 200 KKm e nunca me deixou na mão nas expedições, que já foram mais de 10. O único problema crônico original dela era o alternador (o que não chegava a parar ela), que foi substituído por um de Sprinter e assim eliminado o problema. Lógico que também sempre uma excelente manutenção preventiva antes de cada expedição, com troca de diversos componentes e peças por quilometragem e nunca por corretiva.
    Já essa F250, apesar de ser tudo de caminhão, e o motor não ter correia dentada e cabeçote de alumínio (pontos fracos do motor Maxion), ela é diesel eletrônica (common rail), o que trás mais potência e economia, mas por outro lado, bem mais difícil de consertar em lugares remotos e países mais pobres.
    No início, desde 2011 1 2012, procurei uma F4000, mas não achei 4x4, nem nova e nem usada. Mas depois que andei na F250 decidi por ela, pois era muito mais confortável (a cabine foi feita para passeio e não para trabalho), era dupla, e mais compacta e mais leve, que é o objetivo, poder carregar a cama e não ser exageradamente grande ou pesada que não entre em cidades apertadas ou não passe em pontes precárias de madeira. E com o Camper vai ficar um MH bem compacto e leve.
  • 23/09/2013, 08:48
    Alberto Granville G Paula
    Rubens, ficou legal o esquema dele (não sei por dentro), mas o visual ficou agradável e ficará muito parecida com a minha, que também é prata.
    Os Rodoar eu não colocaria: vi um MH brasileiro com Rodoar no Peru, com tudo arrebentado, devido as condições ruins das estradas peruanas (pedras, galhos....). Isso não funciona para o off-road.
  • 23/09/2013, 11:51
    Zani
    Topico MARAVILHOSO.....:palmas::palmas::palmas:
    Acompanhando.
    Abraço.
  • 23/09/2013, 13:17
    Alberto Granville G Paula
    Valeu Zani. :curtir:
  • 23/09/2013, 14:07
    Alberto Granville G Paula
    Esta configuração de Camper Four Wheel Camper publicada no site overlandexpo.com é exatamente a que eu adquiri. A única diferença serão as almofadas e estofamentos na cor azul escuro. Aliás, este site é muito interessante e informativo, com muitas idéias boas.

    Overland Expo - Overland Tech & Travel - Home-away-from-home tour (JATAC*update)

    É muito legal ver as soluções dadas para armazenamento nos armários, etc.
  • 26/09/2013, 23:56
    rcofreitas
    Citação:

    Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    Olá rcofreitas!
    A Land 90 pula muito, como um Troller, devido ao entre eixos curto. Mas a Land 110 é extremamente macia, suspensão helicoidal em ambos os eixos (parece um Galaxy!). Em termos de suspensão, ela é mais confortável que a F250, mas a cabine na frente é um pouco apertada e os bancos espartanos. Apesar disso, talvez porque eu tenha 1.70m, não tem sido desconfortável viajar nela.
    Já a F250 pula um pouco mais, devido a suspensão com feixes parabólicos, típicos de caminhões. Mas os bancos são extremamente confortáveis (parece uma poltrona!), largos e macios e o espaço interno extremamente grande. É uma "sala de visitas"..... Do ombro a porta deve dar mais de 30 cm e entre os dois bancos dianteiros quase uns 60 cm. Entre els um console com um porta-trecos enorme.
    Quanto a confiabilidade, ambos são extremamente robustos, mas a minha Land, como é diesel mecânico, com qualquer ferramenta simples e um pedaço de arame se conserta ela. Está com 200 KKm e nunca me deixou na mão nas expedições, que já foram mais de 10. O único problema crônico original dela era o alternador (o que não chegava a parar ela), que foi substituído por um de Sprinter e assim eliminado o problema. Lógico que também sempre uma excelente manutenção preventiva antes de cada expedição, com troca de diversos componentes e peças por quilometragem e nunca por corretiva.
    Já essa F250, apesar de ser tudo de caminhão, e o motor não ter correia dentada e cabeçote de alumínio (pontos fracos do motor Maxion), ela é diesel eletrônica (common rail), o que trás mais potência e economia, mas por outro lado, bem mais difícil de consertar em lugares remotos e países mais pobres.
    No início, desde 2011 1 2012, procurei uma F4000, mas não achei 4x4, nem nova e nem usada. Mas depois que andei na F250 decidi por ela, pois era muito mais confortável (a cabine foi feita para passeio e não para trabalho), era dupla, e mais compacta e mais leve, que é o objetivo, poder carregar a cama e não ser exageradamente grande ou pesada que não entre em cidades apertadas ou não passe em pontes precárias de madeira. E com o Camper vai ficar um MH bem compacto e leve.

    Olá Alberto!

    Você respondeu todas as minhas perguntas de uma só tacada! ;-)

    Vou continuar a pesquisa e sonho!!!! rsrs

    abs,

    Ricardo
  • 01/10/2013, 12:02
    Alberto Granville G Paula
    Um snorkel para minha f250
    Citação:

    Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    Dentre o citado na lista de acessórios, um dos que pretendo instalar é um Snorkel.
    Procurando pela internet no Brasil, para F 250 a gente encontra vários revendedores da marca OGZ e um da marca Excel, que é a tratorgama.
    Os snorkels da OGZ são bastante famosos e parece ser um produto de boa qualidade, com bom acabamento e o produto é todo um kit de snorkel+parte interna, dutos+mangueiras e abraçadeiras, e diz que vem com manual de instalação e gabarito para furação. E o preço também é maior, nos diversos sites em torno de 1000 reais.

    Anexo 426644 Anexo 426645

    O snorkel da Tratorgama, indicado como da marca Excel, não dá muitos detalhes, peças e componentes do kit, se é importado ou nacional, mas o design é muito mais bonito que o OGZ e não aparece parafusos pelo lado externo. E o mais importante, o preço entre 500 e 600 reais.

    Anexo 426646 Anexo 426648

    Esse Snorkel Excel tem uma grande cara do Snorkel Safari para F 250 .... :shock:

    Anexo 426647

    Então, a minha dúvida é: este ultimo, mais bonito e mais barato ( e desconhecido) ou o OGZ, mais feio e mais caro, mas de marca conhecida???
    É preciso pensar bem, pois depois de o carro furado, já era e é bem capaz de não dar mais para colocar o outro.....:parede:
    Aguém de vcs tem algum conhecimento destes fabricantes de snorkel?

    Bem pessoal, dando continuidade a aquisição dos equipamentos para a minha "Bruta", acabei de fechar a compra do Snorkel.
    Por ser mais bonito, pela grande diferença de preço em relação ao snorkel da OGZ, e devido ao vendedor me garantir que é um produto de boa qualidade, acabei de fechar a compra de um da marca Excel, com a Gama4x4 (esse da foto na F250 branca).
    Agora estou com os pneus e aguardando a entrega do snorkel para serem instalados antes do recebimento do Camper, que está previsto entrega após liberação no porto de Itajai lá pelo dia 25 de outubro. A essa altura já deve ter atravessado o canal do Panamá.
    O negócio agora é aguardar, e como diria um amigo meu " o sujeito nem dorme mais " ......

    :pipoca:
  • 07/10/2013, 20:22
    Alberto Granville G Paula
    2 Anexo(s)
    Chegou o snorkel !!!
    Caros foristas que acompanham este tópico: boa noite!
    Acabei de receber o Snorkel para adaptar na F250. Como lhes disse, haviam 3 fornecedores que encontrei na internet. A Gama 4x4 (que vendia um da tal marca Excel e outros 2, o Armazém 4x4 e a Gugelmin (SC), vendendo o da conhecida marca OGZ, que nas fotos mostrava que era um kit, com gabarito de furação, parte interna, conexões, mangueiras, abraçadeiras, etc.
    Na Gugelmino OGZ era 1100 reais a vista e no Armazem 999 reais também a vista, que parcelava no cartão, mas com juros.
    O Tal Excel na Tratorgama ou Gama 4x4, era 500 e poucos, mas pagando a vista no boleto saia por 490 reais.
    Arrisquei, pois a diferença era muito grande, menos da metade. Na foto o formato era diferente do OGZ, parecido com os australianos Safari e não mostrava mais que só o snorkel, o que levava a crer que não era um kit tão completo.
    Paguei e mandei vir e para minha surpresa, o Snorkel é exatamente igual ao OZG (somente não tem o logo), kit completo com tudo que o OGZ vem, com acabamento e pintura preto fosco de excelente qualidade.
    Fiquei muito satisfeito com a compra pois paguei a metade por um produto idêntico!
    É igualzinho ao que está nesta F250 que o Rubens postou aqui.
    Nesta semana quero programar para montar os pneus Mikey Thompson e na outra quero ver se levo ela para instalar o Snorkel.
    Deve ficar depois de montado como nessa F4000 da foto.

    Anexo 434052 Anexo 434053
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