Powered by vBulletin

Montando um motorhome / camper sobre uma f 250 cd 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 39 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 16/08/2013, 13:20
    Amostardeiro
    Alberto

    Muito bom :palmas:, fico aqui "babando" :drool:

    Abs
  • 16/08/2013, 14:15
    Nilton J
    Alberto,

    Muito obrigado pela "aula completa" ! Já passei o link deste tópico p meu colega, q já deve estar babando...

    Aquela barraquinha verde p banheiro externo é demais de útil para a "galera feminina", tô até vendo minha patrôa por lá dentro no cantinho um vaso de flor...e tal barraquinha deve armar e desarmar rapidinho, vou já atrás de uma destas; acabei de entrar em contato com a Sumatra e está em falta...Vc acertou em cheio em não por um chuveiro dentro do camper, iria mofar tudo lá dentro, fora o trabalhão p secar tudo.

    Vendo estas fotos dá vontade de partir p uma solução parecida com a sua, quem sabe no futuro um upgrade de carreta+jeep para picape+camper !

    Obrigado mais uma vez pela rapidez e riqueza de detalhes nas suas respostas.

    Espero q não chova e faça sol por aqui, vou trabalhar amanhã de dia nas fotos finais de minha carretinha e à noite sonhar com um 4WC.

    Bom fim de semana a todos!
  • 16/08/2013, 14:44
    Alberto Granville G Paula
    6 Anexo(s)
    Um fato interessante deste tipo de equipamento (Camper) é que eles costumam ser pesados. No passado os hard top da Larturist pesavam em torno dos 750 kg, completamente vazios, sem água no tanque, suprimentos de viagem ou qualquer outro acessório que agregue peso, como gerador, etc. Tem outros da Industrailler que pesam mais ainda, inclusive são grandes demais. Ora, se é para ser tão grande e pesado, que se compre um Motorhome, sobre um ônibus ou caminhão, pois estes só poderão andar mesmo no asfalto! Vi os hard top da Duaron, fabricados aqui em Rio do Sul (SC) e gostei muito. Têm uma estrutura bem leve em Metalon (tubos quadrados de aço com paredes bem finas), recheados com espuma de poliuretano e recobertos com uma camada de lâminas de fiberglass pré-fabricada. Isso resulta num equipamento bem mais leve, mas mesmo assim, totalmente carregado e pronto para viagem, vai chegar aos 700 a 750 kgs. Andei na Toypta Hilux dele com o Camper em cima numa estradinha de terra e no asfalto, e achei que se comporta muito bem, apesar da altura e peso. Na terra balançou muito pouco, mas tem que ter cuidado para a suspensão traseira não "dar batente". No asfalto, quase não se nota o Camper.
    No meu caso, talvez eu não precisaria ficar com essa preocupação, pois a F 250 CD pega 1200 kg de carga (catálogo) mas o projeto de chassi é para 2500 kgs, ou seja, seria apenas talvez colocar uma lâmina de mola no eixo traseiro, se necessário. Mas a opção por um equipamento leve, vai me dar mais estabilidade, menor consumo e maior capacidade off-road.
    Os Campers pop-up já são muito mais leves que os hard top, porque boa parte das "paredes" é em lona emborrachada. Não costumam ter paredes e portas internas de banheiro, tanques de esgoto, etc. Depois como costumam ser justos ao carro, sem grandes sobras laterais ou na traseira, como vemos vemos nos outros, isso também reduz peso. Aliado a isto tudo, os Campers da FWC têm a sua estrutura feita totalmente em alumínio soldado o que a deixa muito leve. Esta estrutura também foi projetada para ser flexível e absorver torsões causadas pelo off-road, o que vai evitar rachaduras com o tempo.

    Anexo 426479Anexo 426480Anexo 426481Anexo 426482

    O revestimento das paredes pode ser em lâminas de alumínio ou lâminas de fiberglass (opcional) com paredes recheadas de espuma de poliuretano. No meu caso eu escolhi acabamento em fiberglass, por ser mais liso, mais fácil de limpar (as lâminas de alumínio são frisadas), mas fácil de plotar ou colar adesivos e ainda mais fácil de reparar por aqui, porque é provável que não se ache aqui os perfis laminados frisados em aluminio das paredes. E a fibra é só resina, lixa e tinta. Além disso eu achei que o acabamento em fibra, mais liso é mais bonito e mais moderno.

    Anexo 426483Anexo 426484

    Com tudo isso, um Camper Pop-Up modelo Hawk, que é para pick-up grande, como que eu escolhi pesa em torno de 895 libras, ou seja, 405 kg (divide-se a Libra por 2,2 = Kg). Se agregarmos água, equipamentos e suprimentos, dificilmente passaremos dos 550 kg, ou seja, praticamente a metade do peso de camper Hard Top pronto para a viagem. Se contar a resistência ao vento (Arrasto) causado pela grande área frontal do Hard Top. Com certeza, a economia de combustível será grande no pop-up, além da maior estabilidade em todos os tipos de piso.
  • 16/08/2013, 15:07
    Rubens Linhalis
    Isso nao é um topico... é uma aula !

    Parabens pelo tempo, detalhamento e atencao a todos !

    Mas quando chegar o pop-up.. vai ter que dar muito mais atencao e fotos..kkkkkk

    Ja estamos todos mau acostumados !

    grande abraço!
  • 16/08/2013, 15:08
    Alberto Granville G Paula
    Nilton, não é aula. Apenos quero passar para os colegas do off-road o que aprendi. Isso tudo está na web.
    É que tive que estudar muito o assunto, pois esse up-grade seria caro e eu n-ao queria dar com "os burros n'água".
    Não largue seus projetos porque viu alguma interessante, porque senão vc não fará nada! Como disse atrás, é tudo questão de up-grade.
    Já tive pick-up 4x2 com barraquinha no chão, depois uma Envemo Camper com barraquinha no teto, depois Defender super equipada com barraquinha no teto, e agora partindo para este novo projeto, sempre tendo entre 8 a 10 anos entre cada um.
    Esssa idéias de trailer/carreta também são muito legais e também tem muitas idéias na net. Americanos e australianos fazem projetos muito legais deste tipo. Só acho um pouco mais difícil dirigir em terrenos difíceis puxando um reboque. Mas não há ser nada para um T4, certo?
    Veja os trailers off-road Conqueror australianos em:

    Conqueror Australia channel - YouTube
  • 16/08/2013, 15:10
    Alberto Granville G Paula
    Com certeza, Rubens..... com certeza!
  • 16/08/2013, 15:19
    Alberto Granville G Paula
    E já que falei que o Camper com acabamento em fiberglass é melhor para plotar ou colocar adesivos, vou mandar fazer um e grudar na traseira dele:

    "COMPRADO COM RECURSOS DO MINHA CASA, MINHA VIDA" .......:dance:

    O que acham??????
  • 16/08/2013, 15:27
    Nilton J
    Alberto,

    Suas informações são "aulas" sim, do nível de um "MBA for Off-Road-Campers" !

    O tipo "pop-up-camper" é o futuro q veio p ficar, espero q nossos fabricantes nacionais de campers se adequem rapidinho à esta tecnologia q já vingou lá fora no mundo dos off-roaders, devido aos próprios aspectos apontados por vc, como estabilidade, segurança e economia.

    Sobre meu conjunto T4+carretinha, já estou fazendo uns test-drivers aqui na rodovia D Pedro, em paralelo com a finalização do vídeo, bem como pondo o conjunto em algumas trilhas leves, p me acostumar com o "rabo" atrás, e já posso afirmar q o T4 tira de letra os 450 kilos rebocados (q é igual à uma carretinha de trilho único p moto com uma HD Fat Boy em cima). Rodo 140km/h fácil no asfalto, fácil e seguras tb são as frenagens, mesmo com o freio borrachudo do T4.

    Mas qq coisa mais pesada e mais cara como estes UVs australianos, iria sem dúvida preteri-los e escolher solução similar à sua. Imaginem a Motrotrailer e/ou a Duaron lançando pela metade do preço landed q vc está importando e pagando (e sem frete internacional) um pop-up nacional já dimensionado p as caçambas de nossas S10, Ranger, Frontier, Triton e Hilux.
  • 17/08/2013, 15:29
    Ricardo S. Souza
    Sempre passo por aqui só para ver os progressos, mas hoje vi que falaram de algo que posso opinar, a barraquinha banheiro da Sumatra.
    Comprei uma na fenajeep do ano passado e estreei este ano em viagem para a região dos lagos na Argentina, (diga-se de passagem, de uno mille com barraca de teto) achei a barraquinha muito frágil, já nos primeiros dias de usos apresentou rasgos no nylon por onde passa a estrutura, que é de uma espécie de arame de aço.
    A fixação no chão também é muito ruim. são 4 espeques nos 4 cantos e no primeiro vento mais forte arrebentou a costura de 2 pontos de fixação. Eu acho que deveria ser de um tecido mais reforçado onde entra em contato com a estrutura e também deveria ter cordames na parte superior para reforçar a fixação em caso de ventos fortes.
    Pretendo eu mesmo fazer estes reforços para aumentar a vida útil da barraquinha, mas futuramente vou comprar uma melhor, como muitas que vi lá na Argentina.

    Abraços e sorte no camper.
  • 17/08/2013, 18:06
    Alberto Granville G Paula
    Ricardo boa tarde.
    Foi bom vc ter falado isso. Eu também a vi na Fenajeep, mas não prestei atenção nos detalhes, só olhei de longe.
    Depois entrei em contato com a Sumatra e eles me disseram não ter mais. Estava esperando para quando tivessem comprar...:???:
    Vi outras anunciadas no mercado livre mas parecem ser igual ou pior.
    Vc disse que viu na Argentina.... onde mais exatamente? De vez em quando vou lá e talvez traga uma.
  • 17/08/2013, 19:33
    Leonardo Raffi
    1 Anexo(s)
    só para descontrair...
    olha só o que eu achei... falando de camper p viajar kkkkkkkkkkk
  • 17/08/2013, 20:10
    Alberto Granville G Paula
    Leonardo, imagine pedalar morro a cima com este Camper.....
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 39 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 00:19.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy