Powered by vBulletin

Montando um motorhome / camper sobre uma f 250 cd 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 39 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 456789101112131415161718192021222324 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 12/11/2013, 21:18
    Alberto Granville G Paula
    Vicente, obrigado pelos elogios.
    Quanto a documentação, é o seguinte:
    Descobri que o dono da Motortrailer, com ajuda de políticos, e com a desculpa de que não havia legislação para o Camper no Brasil e que a polícia poderia encher o saco, influenciou para que as novas regras do Detran favorecesse os fabricantes (ele é um fabricante), de modo que se tornaria quase impossível legalizar um "feito em casa"....
    A caminhonete, no meu caso é:
    Espécie caminhão ( mas poderia ser caminhonete), cabine dupla, carroceria tipo aberta.
    A Resolução 346 de 19/05/2010, disque o tipo de carroceria para montagem do Camper é do tipo "intercambiável", ou seja, pode estar sobre o carro ou não. Pô, então não precisava nada!!! Mas ai vc poderia construir o seu Camper em casa, e não na Industrailer.
    E tem mais: para vc construir um Camper que possa ser enquadrado com Intercambiável, vc tem que ser "pessoa jurídica", tem que ter CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito) expedido em nome desta empresa e CNPJ pelo Diretor Geral do Detran em Brasília, dizendo que o equipqmento de sua fabricação foi aprovado conforme a legislação e está dentro dos parágrafos citados na Resolução 346.
    Aí, depois de montado no carro, faz uma solicitação no Detran para Autorização de Adaptação do Camper, e com esta autorização, leva no GAVA e faz a avaliação.
    junta tudo: NF, Autorização do Detran, CAT, Avaliação do Gava, Cópia de Identidade do Proprietário, via de transferência do DUT, comprovante de residência, etc, e leva tudo no Detran da sua cidade, para eles trocarem simplesmente para "carroceria tipo intercambiável"....
    Ainda bem que a Duaron me ajudou a seguir estes passos e resolver tudo numa tarde em Rio do Sul e agora já dei entrada no Detran de Brusque com toda esta papelada mais a lei, para fazer a alteração, uma alteração de documento sem cabimento, pois no carro não mudou nada!!!!! :evil:

    Quanto aos macacos de levação, eles são parafusados nas esquinas do Camper e podem facilmente ser retirados, soltando 3 porcas em cada. Agora nas fárias em dezembro, vou deixar os 4 em casa.
  • 12/11/2013, 22:46
    Vicente Guimaraes
    Valeu pelas informações Alberto !!

    Esse viagem de dezembro vai ser show heim, Eu imagino que vc esteja ansioso para estrear o brinquedão novo :)
  • 13/11/2013, 10:35
    uvantuil
    Citação:

    Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    .

    Fala ALBERTO!!!
    PARABENS SENSACIONAL!!!! FICOU LINDA DEMAIS SUA F250 Com a casinha na caçamba...
  • 13/11/2013, 13:50
    Edintruder
    Esse lance da documentação é uma M! É o que eu sempre repito, as leis no Brasil são feitas para limitar a liberdade dos cidadãos de forma a enriquecer uns merdas que se aproveitam de brechas e de facilitações injustas!
    A pergunta é, quantos campers feitos em casa teria por aí? quantas pessoas seriam beneficiadas com a liberação dos campers? Bastaria passar no CSV e fazer inspeção dos requisitos estabelecidos por NBRs que estaria ok! Mas meia dúzia de idiotas ligados com alguém no governo iam perder a boquinha...
  • 13/11/2013, 14:21
    Alberto Granville G Paula
    Edi, nos EUA não precisa alteração de documentação nenhuma. É como se fosse uma carga.
    O que é exigido lá é que o produto Camper tenha CSV, que tenha passado em testes de segurança sobre um veículo de testes da fábrica, como se fosse um acessório.
    Por exemplo: um engate de reboque. Hoje é um acessório que envolve segurança e a nova legislação apenas diz que tem que ter a plaqueta de um fabricante. Pra que? Para que deste fabricante seja exigido o CSV do seu projeto/produto, que ele deve ter para oferecer segurança aos clientes que compraram seu acessório. E colocar o engate no carro, não altera as características do carro e nem precisa passar depois pelo GAVA e nem ter que alterar o documento do mesmo.
    Assim deveria ser o Camper. Que seja exigida a CSV e a NF, mas mudança em documento, é sacanagem.....
  • 13/11/2013, 14:22
    Vicente Guimaraes
    Caras nos EUA os caras montam Campers e Motorhomes DIY (caseiros) à vontade... é só fazer uma busca pelos termos: "Camper DIY", "RV DIY" ou "motorhome DIY"

    Aqui no Brasil tudo é bem mais complicado mesmo....
  • 13/11/2013, 14:43
    uvantuil
    Citação:

    Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Caras nos EUA os caras montam Campers e Motorhomes DIY (caseiros) à vontade... é só fazer uma busca pelos termos: "Camper DIY", "RV DIY" ou "motorhome DIY"

    Aqui no Brasil tudo é bem mais complicado mesmo....

    Nos EUA temos infinidades de coisas DIY - material barato - grande diversidade de itens ae rola criatividade e nao tem a burocracia do lisabr para implicar...

    tanto é que passaram a usar um porta objetos (rifles - vara de pesca) sem mudar o desenho da caçamba acho que é a sierra pickup
  • 13/11/2013, 16:38
    Edintruder
    Temos que colocar um deputado em Brasília eleito pelo FÓRUM! KKK
    O cara liberar pneuzão, SL, BL, camper, parachoques feitos de trilhos de trem e um monte de coisas do mundo off road!

    Nos EUA na maioria dos estados os reboques não são obrigados a ter registro ou placas. É fazer e usar!
  • 13/11/2013, 17:29
    Rubens Linhalis
    3 Anexo(s)
    Pessoal,

    Aproveitando o tópico para continuar o assunto. Alberto, desculpe o off , mas como ta todo mundo de olho aqui:

    No Brasil não pode fazer um camper na picape por conta propria, certo?

    E retirar a caçamba e fazer direto na carroceria, pode?

    Assim como esses:

    Carro - Mundo por Terra
    O Carro - Projeto Anima !

    Anexo 439165 Anexo 439166 Anexo 439167

    abraços
  • 13/11/2013, 17:35
    Edintruder
    Rubens, tens que colocar um baú, mudar nos docs para carroceria fechada - baú, e transformar o baú.
  • 13/11/2013, 17:44
    Rubens Linhalis
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Rubens, tens que colocar um baú, mudar nos docs para carroceria fechada - baú, e transformar o baú.

    Então dá pra fazer isso sem problemas, certo?

    Se da pra fazer, entao porque nao adotar essa solução? Se perde a possibilidade de tirar e colocar o camper na carroceria com aqueles macacos laterais, mas sinceramente, para quem quer usar um camper ou algo do tipo, o cara tem que acampar muito, e se acampar muito, ele não vai ficar tirando o colocando camper da cima da pickup. (ao menos eu acho isso)
  • 13/11/2013, 17:46
    Vicente Guimaraes
    Esse do Mundo por Terra parece que não tem documentação de motorhome, ficou um bom projeto, o único senão para mim é que não tem banheiro :)

    Esse é mais ou menos o caminho que pretendo seguir...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 39 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 456789101112131415161718192021222324 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:15.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy