Claro que tem... a Xplora... Mais, a posibilidade e fazer sobre medida. Todos os modelos son feitos em exclusiva para cada cliente.
Versão Imprimível
Claro que tem... a Xplora... Mais, a posibilidade e fazer sobre medida. Todos os modelos son feitos em exclusiva para cada cliente.
Oi Franco, vc mora aonde? é estrangeiro?
Em primeiro lugar seja bem vindo ao fórum, sua intenção de fabricar campers no Brasil é muito bem vinda, talvez eu me torne seu cliente :)
Sobre a sua afirmação: "Documente como veículo misto e rode sem se preocupar" A legislação no Brasil para veículos de recreação é muito complicada, pelo que eu saiba não existe esta opção de veículo misto. Tem que ser documentado como motorhome, no caso de Pickup + Camper a pickup tem que ser documentada como "carroceria intercambiável"
Para mudar a documentação de um veículo (microonibus, perua, van, pickup) para motorhome ou carroceria intercambiável é necessário um laudo do INMETRO. Tal laudo somente pode ser fornecido caso a empresa que o construiu ou modificou possua uma licença para isto... o chamado CAT.
Estrangeiro? Mais ou menos...
Quem quer fabricar é o poliesterinc.
Para furgões pequenos não vejo problemas de rodar como veículo misto (carga e passageiros). Há previsão na legislação.
Inclusive conheço quem tem motorhome assim há vários anos e nunca se incomodou.
Dá uma olhada neste site dos espanhóis:
Indice de furgos "Gran Volumen" camperizadas (+ de 200!!!)
Gosto particularmente desta montagem (feita em casa):
Historia de una camperizacion desde 0 (y sin pajolera idea) [Mercedes Sprinter]
Prefiro as furgos teto baixo, facilita muito na hora de andar pela cidade e na estrada vc sente o rendimento melhor (menor arrasto e barulho).
As teto alto são melhores para quem vai viver (literalmente) na furgo:
Our Home
Aqui tem várias inclusive com uma preparação fora de estrada (pneus, guincho, proteções):
Sprinter RV ? US-made Sprinter RV and RV conversion info
Claro que a opção do 4x4 é a melhor, mas mesmo nos EUA e Europa o kit de conversão para as Sprinter é bem $$$$$.
Pesquisei sobre isso e não encontrei..o Dana da Sprinter é o 60 ou 70?
Na conversão para 4x4, nos EUA utilizam o 60 no eixo dianteiro.
FAQs | Mercedes-Benz Sprinter 4x4 Van Conversions
Falando sobre Sprinter, encontrei na 1º feira de fabricantes de motorhome, achei perfeita porem o custo do conjunto de tração 4x4 é salgado, se não me engano algo em torno de 15.000 euros, mas acho o conjunto perfeito.Anexo 443084Anexo 443084
15.000 euros? caro mesmo = 45.000 reais.... fora a mão de obra?
Vejam a vtr que esta a venda São Leopoldo, RS.
FORD F-4000 TROPICAMPO CD 3.9 PRATA 2010, 17878 - Pesados Revenda SAO LEOPOLDO/RS - Autocarro - Revendas Veículos Carros Motos Particulares Lojistas Compra Venda Cotação Fipe.
Abs
Uma opcao boa, mas muito rara de encontrar é o Iveco 4x4..
http://www.youtube.com/watch?feature...;v=JbvLrSJFHSM
Anexo 443098
Ou entao o Matra:
Anexo 443099 Anexo 443100
Ambos em : viagens 4x4
E olha que preço bom:
Toyota picape matra 4x4 2003 - Mariana - Caminhões - Ônibus - Vans - São Sebastião