Postado originalmente por
Alberto Granville G Paula
Pelagio, depende da potência da geladeira e do seu painel solar.
Por exemplo: minha geladeira, quando no 12V, consome 150W. O meu painel solar é de 90W bruto, mas tem que levar em consideração perdas, e colocar um rendimento de 85%. Logo ele é de 90x0,85= 76W líquido. Só aí já da pra ver que o meu painel produz a metade do consumo da minha geladeira.
Dá pra calcular também por amperagem:
Meu painel fornece 76W líquidos em 12V, ou seja, 76/12=6.3 amp. Meu controlador de carga é para 6 amp/h.
Minha geladeira é 150W em 12V, ou seja, 150/12= 12,5 amp. Em 1 hora ela consome 12,5 amperes e o carregador solar repõe (a pleno sol) 6 amp por hora.
Logo, o consumo final é de 6,5 amperes por hora. Minha bateria é de 185 amp/h. Só posso esgotar a metade (50%), ou seja 95 amperes, o que ocorreria em 14,6 horas, ou seja, pouco mais que a metade de um dia, se não houver outros consumos como iluminação, etc
Então, para aguentar a minha geladeira, só no painel solar, eu teria que ter (12,5 amp x 12V) /0,85 rend. = 177 w no mínimo.
Assim, no meu caso, 2 painéis de 90W ainda não dariam pois com rendimento de 85% dão 153 w os dois. Logo, eu teria que colocar mais 2, que vai dar 90x3 = 270 x 0,85%= 230 w e daria para o consumo da geladeira 150W e ainda sobraria 80w para reposição da bateria devido ao consumo de iluminação, etc. a noite. Além de colocar os painéis complementares vai ter que trocar também o controlador de carga para a nova amperagem 230W / 12V = 19 amp/h (deve ser um de 20 amp/h).
Mas no meu caso, o maior painel solar que a FWC colocava era este de 90W. Então optei pela geladeira com gás, pois aí quando não estou ligado à rede, coloco ela no gás e o painel consegue repor o que está sendo ou foi gasto em iluninação, que por sinal é toda em LED.
Será que consegui explicar???? :screwy: