Powered by vBulletin

Montando um motorhome / camper sobre uma f 250 cd 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 25 de 39 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 151617181920212223242526272829303132333435 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/12/2013, 10:23
    Alberto Granville G Paula
    Citação:

Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Putz ..grande idéia... não tinha pensado nisso ! Valeu Alberto ! mais uma opção no mar de opções :)

Além disso esqueci de dizer, o pneu faz grande diferença na altura total:
    A minha está alta também devido aos pneus 315R75x16 ( 35"). Em relação ao pneu original da F250, que é 265, isso dá 4 cm a mais de altura no carro.
    Em relação as Hilux, que o pneu é 31", isso dá 5 cm a mais na altura somente devido ao pneu.

Granville
  • 06/12/2013, 10:39
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Vicente, o RO RO é roll on roll out. O ruim desse sistema é que quem dirige os veículos são os estivadores ou tripulação, e tem que tirar tudo o que poderá ser roubado de dentro do veículo, pois o pessoal mexe sem dó! Vai reclamar apara quem??? Em rotas internacionais um navio é um pequeno país aonde o comandante é o presidente, e esse tipo de coisa acaba ficando por isso mesmo... Por isso o uso do container é muito mais seguro, pois é lacrado e ninguém mexe exceto autoridades portuárias.

Alberto, vi um comentário teu que o teu frigobar é 110, 12v ou à glp. Sabes como é feita a modificação para funcionar com GLP?
    Andei vendo valores de frigobar 12v e custam um absurdo comparado a um 110v. Só na diferença compensa colocar um banco de baterias e um inversor, e sobra muito $$$ ainda!

Edi, para funcionar com GLP a geladeira é totalmente diferente. O sistema chamado de "absorção" não tem compresssor e funciona circulando amônia, que é aquecida numa torre, sobe e chega na região do freezer, expande e resfria, roubando o calor. Ou seja, não dá para adaptar um refrigerador comum para gás. A Consul fazia estes aparelhos até poucos anos, para uso rural (grandes) e para motorhomes (pequenos). Hoje não sei se faz mais, mas é possível encontra-los usados em lojas que vendem este tipo de material para motorhomes ou no mercado livre. Tem novos pra vender da marca Dometic, mas são bastante caros (me disseram que o do tamanho do meu (3 pés/cúbicos - aprox. 1 m3) é quase 7000 reais aqui. Paguei nele, vindo no conjunto 1200 dolares (cerca de 2.600 reais). Mas a geladeira da Elber é muito boa e gasta pouco mas não há opção do gás, que particularmente acho espetacular para ficar acampado alguns dias na beira do rio, no mato, etc, sem tomadas por perto.. Existe 2 opções para Elber: ou compra-se uma pronta de 80 ou 120 litros e paga-se entre 2500 a 3000 reais ou faz como um amigo meu fez: ele já tinha o frigobar e mandou para a Elber e ela trocou a máquina para 12V e cobrou 1200 reais e ficou ótimo. A mesma geladeira antes ligada no inversor e este ligado na bateria, comiam juntos a bateria rapidinho, pois o inversor é "voraz" (o dele era de 1000W). Já ela ligada sozinha na bateria, esta dura muitas vezes mais, segundo ele.
    Vc também pode comprar um frigobar novo de 80 ou 120 litros por 600 a 800 reais e gastar mais 1200 na Elber, que ainda vai ganhar 1000 reais nesta, porque aí o imposto dela é só de "serviços" e não de IPI, por isso sai mais barato.
  • 06/12/2013, 10:58
    Pelagio
    O sistema de alimentação por energia solar não segura a carga para o frigobar ?
  • 06/12/2013, 11:00
    Vicente Guimaraes
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder
    Vicente, o RO RO é roll on roll out. O ruim desse sistema é que quem dirige os veículos são os estivadores ou tripulação, e tem que tirar tudo o que poderá ser roubado de dentro do veículo, pois o pessoal mexe sem dó! Vai reclamar apara quem??? Em rotas internacionais um navio é um pequeno país aonde o comandante é o presidente, e esse tipo de coisa acaba ficando por isso mesmo... Por isso o uso do container é muito mais seguro, pois é lacrado e ninguém mexe exceto autoridades portuárias.

Alberto, vi um comentário teu que o teu frigobar é 110, 12v ou à glp. Sabes como é feita a modificação para funcionar com GLP?
    Andei vendo valores de frigobar 12v e custam um absurdo comparado a um 110v. Só na diferença compensa colocar um banco de baterias e um inversor, e sobra muito $$$ ainda!

Edi, não sei, pelo que entendi é o dono do veículo que entra dirigindo e depois lacra... se não for isso realmente é complicado.

Sobre a geladeira, depende o uso, se for um uso eventual tipo uma viagem longa por ano e alguns finais de semana, vale a pena uma geladeira comum com inversor. Mas se for usar muito vale mais a pena a de 12V mesmo sendo muito cara.
  • 06/12/2013, 11:07
    Vicente Guimaraes
    Citação:

Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    Além disso esqueci de dizer, o pneu faz grande diferença na altura total:
    A minha está alta também devido aos pneus 315R75x16 ( 35"). Em relação ao pneu original da F250, que é 265, isso dá 4 cm a mais de altura no carro.
    Em relação as Hilux, que o pneu é 31", isso dá 5 cm a mais na altura somente devido ao pneu.

Granville

Então isso é verdade, a questão do tamanho dos pneus, acho que para uma viagem longa o ideal seriam os pneus originais da f250.

Se usar pneus maiores, ou for uma viatura maior (uma f4000 por exemplo) uma das coisas que pensei foi em colocar no bagageiro 1 conjunto de 4 rodas com pneus bem pequenos (o menor possível) e usar estes para entrar e sair do container... ou murchar os pneus... ou fazer um teto escamoteável.
  • 06/12/2013, 14:16
    Citação:

Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Então isso é verdade, a questão do tamanho dos pneus, acho que para uma viagem longa o ideal seriam os pneus originais da f250.

Se usar pneus maiores, ou for uma viatura maior (uma f4000 por exemplo) uma das coisas que pensei foi em colocar no bagageiro 1 conjunto de 4 rodas com pneus bem pequenos (o menor possível) e usar estes para entrar e sair do container... ou murchar os pneus... ou fazer um teto escamoteável.

O ideal, para viagens por longo tempo e para fora do país, é usar pneus iguais ou próximos da medida dos originais. Neste caso, se está buscando não a beleza do conjunto, mas praticidade, durabilidade e facilidade de reposição. Usando-se medidas convencionais para caminhonetes ou caminhões leves, vc encontra reposição em toda parte, mesmo que vc fique com marcas diferentes, misturadas em algumas rodas. Os antigos pneus 7.50 x 16 diagonais, que eram usados nos MB608 tem por todo lado aqui na Am. Sul.
    Mas agora existem os radiais para caminhões leves, de marcas internacionais que podem ser encontrados também em qualquer país.

A questão de levar pneus é muito problemática, uma vez que são grandes, pesados, desajeitados, podem ser interpretados como contra-bando em fronteira de países. Na Land eu sempre andei com um jogo novo, inclusive o step e ainda o o step original no teto, todos da mesma medida. Não acho necessário 4 novos + 4 rodas. Os aros destes carros não quebram ou entortam facilmente. É mais fácil um estrago na suspensão que nas rodas. Mais para frente, vou fazer um suporte de step atrás e vou colocar mais 1 (2 steps).
  • 06/12/2013, 16:23
    Cesar Galeffi
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post

Olá Edin como tem passado? Apreciando o blog de Alberto, por sinal muito atencioso com todos, talvez possa ajudar nos teus quesitos, viagem de navio, vejam a empresa Grimaldi line e conversão de 12v de geladeiras pela Elber. Se comprar um inversor e baterias para funcionar em 110 ou 220 vai ficar mais caro.
    Abraço
  • 07/12/2013, 09:31
    Citação:

Postado originalmente por Pelagio Ver Post
    O sistema de alimentação por energia solar não segura a carga para o frigobar ?

Pelagio, depende da potência da geladeira e do seu painel solar.
    Por exemplo: minha geladeira, quando no 12V, consome 150W. O meu painel solar é de 90W bruto, mas tem que levar em consideração perdas, e colocar um rendimento de 85%. Logo ele é de 90x0,85= 76W líquido. Só aí já da pra ver que o meu painel produz a metade do consumo da minha geladeira.
    Dá pra calcular também por amperagem:
    Meu painel fornece 76W líquidos em 12V, ou seja, 76/12=6.3 amp. Meu controlador de carga é para 6 amp/h.
    Minha geladeira é 150W em 12V, ou seja, 150/12= 12,5 amp. Em 1 hora ela consome 12,5 amperes e o carregador solar repõe (a pleno sol) 6 amp por hora.
    Logo, o consumo final é de 6,5 amperes por hora. Minha bateria é de 185 amp/h. Só posso esgotar a metade (50%), ou seja 95 amperes, o que ocorreria em 14,6 horas, ou seja, pouco mais que a metade de um dia, se não houver outros consumos como iluminação, etc
    Então, para aguentar a minha geladeira, só no painel solar, eu teria que ter (12,5 amp x 12V) /0,85 rend. = 177 w no mínimo.
    Assim, no meu caso, 2 painéis de 90W ainda não dariam pois com rendimento de 85% dão 153 w os dois. Logo, eu teria que colocar mais 2, que vai dar 90x3 = 270 x 0,85%= 230 w e daria para o consumo da geladeira 150W e ainda sobraria 80w para reposição da bateria devido ao consumo de iluminação, etc. a noite. Além de colocar os painéis complementares vai ter que trocar também o controlador de carga para a nova amperagem 230W / 12V = 19 amp/h (deve ser um de 20 amp/h).
    Mas no meu caso, o maior painel solar que a FWC colocava era este de 90W. Então optei pela geladeira com gás, pois aí quando não estou ligado à rede, coloco ela no gás e o painel consegue repor o que está sendo ou foi gasto em iluninação, que por sinal é toda em LED.

Será que consegui explicar???? :screwy:
  • 07/12/2013, 10:22
    Edintruder
    Grande Cesar! Tenho acompanhado o tópico há bastante tempo. Eu quase fiz um camper antes de iniciar a construção do meu trailer. Desisti pela burocracia entre Inmetro, detran e polícias rodoviárias. É muita burocracia para beneficiar esses empresários ligados à política! Coisa de Brasil. Por isso parti para o trailer pois tem mais brechas na legislação.

Pelo que eu tenho lido sobre as geladeiras, acho que vou ter que partir para o mini-frigobar de 50 litros. Estou pesando a colocação de 2 deles e ligar os 2 somente quando for necessário... O esquema do inversor está quase descartado!

Para repor a carga das baterias rapidamente, eu vou botar um motor à gasolina pequeno para virar um alternador de 75Ah. 2 horas do motor é suficiente para segurar um dia de baterias.
  • 07/12/2013, 14:30
    Cesar Galeffi
    Citação:

Postado originalmente por Edin com oo trudcom er Ver Post
    Grande Cesar! Tenho acompanhado o tópico há bastante tempo. Eu quase fiz um camper antes de iniciar a construção do meu trailer. Desisti pela burocracia entre Inmetro, detran e polícias rodoviárias. É muita burocracia para beneficiar esses empresários ligados à política! Coisa de Brasil. Por isso parti para o trailer pois tem mais brechas na legislação.

Pelo que eu tenho lido sobre as geladeiras, acho que vou ter que partir para o mini-frigobar de 50 litros. Estou pesando a colocação de 2 deles e ligar os 2 somente quando for necessário... O esquema do inversor está quase descartado!

Para repor a carga das baterias rapidamente, eu vou botar um motor à gasolina pequeno para virar um alternador de 75Ah. 2 horas do motor é suficiente para segurar um dia de baterias.

Olá Edin, ainda persiste o sistema de capitanias hereditárias, enquanto o mundo se abre para novidades aqui premiam se burrocratas parasitas.
    Sorte também com o seu trailer e muita perseverança.
    Ontem recebi as 2 baterias estacionárias freedom 165h, agora falta a bomba shurflo 3.0gpm e o vaso químico.
    Na próxima semana serão providenciados assim como a instalação do novo parabrisa da f250 e logo irei
    deparar-me com o detran na vistoria anual do licenciamento.
    Desculpa Alberto por estar usando teu espaço.
  • 07/12/2013, 20:00
    Pelagio
    Melhor impossível, estou avaliando essa opção para a minha kombinet que ficará pronta em fevereiro. Abs.

Citação:

Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    Pelagio, depende da potência da geladeira e do seu painel solar.
    Por exemplo: minha geladeira, quando no 12V, consome 150W. O meu painel solar é de 90W bruto, mas tem que levar em consideração perdas, e colocar um rendimento de 85%. Logo ele é de 90x0,85= 76W líquido. Só aí já da pra ver que o meu painel produz a metade do consumo da minha geladeira.
    Dá pra calcular também por amperagem:
    Meu painel fornece 76W líquidos em 12V, ou seja, 76/12=6.3 amp. Meu controlador de carga é para 6 amp/h.
    Minha geladeira é 150W em 12V, ou seja, 150/12= 12,5 amp. Em 1 hora ela consome 12,5 amperes e o carregador solar repõe (a pleno sol) 6 amp por hora.
    Logo, o consumo final é de 6,5 amperes por hora. Minha bateria é de 185 amp/h. Só posso esgotar a metade (50%), ou seja 95 amperes, o que ocorreria em 14,6 horas, ou seja, pouco mais que a metade de um dia, se não houver outros consumos como iluminação, etc
    Então, para aguentar a minha geladeira, só no painel solar, eu teria que ter (12,5 amp x 12V) /0,85 rend. = 177 w no mínimo.
    Assim, no meu caso, 2 painéis de 90W ainda não dariam pois com rendimento de 85% dão 153 w os dois. Logo, eu teria que colocar mais 2, que vai dar 90x3 = 270 x 0,85%= 230 w e daria para o consumo da geladeira 150W e ainda sobraria 80w para reposição da bateria devido ao consumo de iluminação, etc. a noite. Além de colocar os painéis complementares vai ter que trocar também o controlador de carga para a nova amperagem 230W / 12V = 19 amp/h (deve ser um de 20 amp/h).
    Mas no meu caso, o maior painel solar que a FWC colocava era este de 90W. Então optei pela geladeira com gás, pois aí quando não estou ligado à rede, coloco ela no gás e o painel consegue repor o que está sendo ou foi gasto em iluninação, que por sinal é toda em LED.

Será que consegui explicar???? :screwy:

• 09/12/2013, 19:02
    poliesterinc
    Boa noite para vcs. Dem um olhiar no site Celulas y cabinas camper habitables para pick up. Wohnkabinen. Cellule per pick up.

Nos proximos dias vou abrir um topico resumen das diferentes camper do mundo.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 25 de 39 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 151617181920212223242526272829303132333435 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:22.