Postado originalmente por
Alberto Granville G Paula
Vicente, se não me engano, é vc que quer montar um camper numa F4000, não é?
Um cara aqui de SC montou um Camper nacional Taithi sobre o chassi da F1000 e ficou razoável. Apoiou o camper diretamente na "cama" da carroceria. Na época ele documentou como motor-casa. Se bobear ele ainda deve estar a venda por aí......Um trailer destes se acha por 15 a 20K completo e em bom estado.
CAMPER F4000.docx
Dá pra fazer também com um trailer usado. É só fechar as caixas das rodas, fazer os suportes fixando chassi com chassi , pintar tudo e pronto. Uma solução completa e super barata, pois um trailer 320 deve estar na faixa dos 8 a 10K completo e funcionando tudo. Muito mais barato e espaçoso que a solução anterior. Veja em
MaCamp | Equipamentos » Truck Homes
Mas continua o problema da documentação.
Uma coisa que me passou pela cabeça, quando fiz o meu projeto inicial de fabrica-lo, era de tentar convencer algum fabricante a me dar a documentação para legaliza-lo, claro, mediante a pagamento dos impostos da NF que ele teria que tirar e ainda um pro-labore, para ele concordar em me dar a documentação para levar ao GAVA e Detran usando o nome da empresa dele. Seria uma grana que ele ganharia "limpinha", sem trabalho algum......
Para quem tem produto próprio, como a Duaron, talvez não colasse, mas empresas como a Victória, que trabalham sob pedido e projeto personalizado (tem várias outras pelo país), talvez foi viável e o cara aceitasse. Quem sabe até pedir para ele "colocar" o trailer sobre o chassi e fazer a documentação como motorcasa, como se ele tivesse construido tudo?
É claro que isso encarece, mas não tem outro jeito, de graça ninguém faz nada, mas daria para partir de um F4000 chassi/cabine bem novo,de uns 80.000 reais, mais 10 mil do trailer, mais uns 10 mil da montagem, NF, acessórios....
Por isso acho que dá pra fazer com 100.000 um equipamento muito legal e confiável, pra quem quer morar dentro como vc e de maneira bem econômica... mas tem que achar a empresa certa, que esteja disposta a te ajudar.....