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  • #1
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    Prezado Albertinho

    não entendi, você escreveu que saiu do atoleiro graças ao braço do piloto.

    como você foi o responsável por atolar, quem estava pilotando? aquele garoto não deve ser, logo deve ter sido Doutora Janeth, correto?

    Viva a Doutora! Essa é pilota, cinegrafista, fotógrafa e, de quebra, ainda paciente com suas braçadas e atoladas!

  • #2
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    Alberto, vc poderia me passar mais informações à respeito do guincho que vc instalou na F250?? O suporte vc comprou pronto ou mandou fazer?

    Obrigado!!!

    Abraço
    F-250 V6 - "Small Plastic Car, Keep Safe... Stay Away!!"
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por Newton Neto Ver Post
    Alberto, vc poderia me passar mais informações à respeito do guincho que vc instalou na F250?? O suporte vc comprou pronto ou mandou fazer?

    Obrigado!!!

    Abraço
    Newton, o suporte eu fizna serralheria de um amigo, em 2 sábados, porque eu queria acompanhar o processo e dizer como eu queria. A idéia era não ter berço para frente do parachoque pra polícia não encher o saco e nem colocar grade pois acho a frente da F250 muito bonita.
    Primeiro tirei a medida da profundidade que eu tinha útil que eu tinha entre o radiador e o parachoque, bem como a altura dentro do parachoque e a largura entre as longarinas.
    Depois procurei um guincho que fosse no mínimo 12000 lb (ou mais) que coubesse ali. Medi ele na largura, altura e profundidade para não comprar errado. Essas medidas eu não tenho mais, mas me parece que a profundidade é 18 cm entre o radiador e a face interna do parachoque.
    Depois comprei uma viga "U" reforçada de 5" de alma com abas de aprox 2". A espessura da alma deve dar uns 10 mm (3/8").
    Soldei 2 cantoneiras 5" x 1/4" nas pontas desta viga U de modo que ela entrasse justo entre as longarinas e se apoiasse sobre a cabeça da longarina, nos mesmos furos de fixação do parachoques. Ajustamos a altura da viga U (horizontal) nas duas cantoneiras (verticais) fixadas nas longarinas, com o guincho sobre a viga U (u virado para baixo) e marcamos nela onde seriam feitos os furos para fixação do guincho neste "berço". Para fazer toda essa medição e ajustes, o conjunto era sempre montado com pontos de solda, que foram retirados e novamente colocados até dar certo. O parachoque também foi tira e colocado várias vezes até que os ajustes no berço fizeram com que o guincho ficasse dentro dele, justinho. Essa parte deu muito trabalho.
    Depois de tudo certo, tudo foi desmontado para fazer as soldas definitivas e pintura. O guincho foi montado e a caixa do relé foi transferida para a longarina esquerda (atrás do parachoque) e a tomada fêmea do guincho, onde se liga o cabo, foi transferida da caixa dos relés para uma chapinha fixada no buraco do olhal esquerdo de reboque no parachoque.
    Deu muito trabalho, mas ficou ótimo e o berço não é soldado no carro, apenas parafusado nos pontos de fixação do parachoque e este entre por cima, montando-se tudo com parafusos mais longos que os originais. Se um dia eu quiser vender o carro, posso retirar tudo que o carro fica original.
    Outra coisa, o parachoque avançou devido a espessura da cantoneira onde ele apoia 1/4" (aprox mm), Depois para dar uma peque na folga, coloquei arruelas grandes entre o parachoque e esta cantoneira, e assim o parachoque no final avançou no máximo 1,5 centímetros, o que ficou praticamente imperceptivel, tanto de frente quanto de lado. Neste tópico, em páginas anteriores, tem algumas fotos de como ficou.
    Os roletes da guia ficaram do lado de fora da "boca" do parachoque. Aí eu comprei um suporte de placa na "Mão na Roda 4x4" que encaixa sobre os roletes e aí escondeu tudo. Ninguém percebe que tem guincho.
    " Nunca siga por caminhos conhecidos, ele só te levam onde outros já foram.... "

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    Newton, o suporte eu fizna serralheria de um amigo, em 2 sábados, porque eu queria acompanhar o processo e dizer como eu queria. A idéia era não ter berço para frente do parachoque pra polícia não encher o saco e nem colocar grade pois acho a frente da F250 muito bonita.
    Primeiro tirei a medida da profundidade que eu tinha útil que eu tinha entre o radiador e o parachoque, bem como a altura dentro do parachoque e a largura entre as longarinas.
    Depois procurei um guincho que fosse no mínimo 12000 lb (ou mais) que coubesse ali. Medi ele na largura, altura e profundidade para não comprar errado. Essas medidas eu não tenho mais, mas me parece que a profundidade é 18 cm entre o radiador e a face interna do parachoque.
    Depois comprei uma viga "U" reforçada de 5" de alma com abas de aprox 2". A espessura da alma deve dar uns 10 mm (3/8").
    Soldei 2 cantoneiras 5" x 1/4" nas pontas desta viga U de modo que ela entrasse justo entre as longarinas e se apoiasse sobre a cabeça da longarina, nos mesmos furos de fixação do parachoques. Ajustamos a altura da viga U (horizontal) nas duas cantoneiras (verticais) fixadas nas longarinas, com o guincho sobre a viga U (u virado para baixo) e marcamos nela onde seriam feitos os furos para fixação do guincho neste "berço". Para fazer toda essa medição e ajustes, o conjunto era sempre montado com pontos de solda, que foram retirados e novamente colocados até dar certo. O parachoque também foi tira e colocado várias vezes até que os ajustes no berço fizeram com que o guincho ficasse dentro dele, justinho. Essa parte deu muito trabalho.
    Depois de tudo certo, tudo foi desmontado para fazer as soldas definitivas e pintura. O guincho foi montado e a caixa do relé foi transferida para a longarina esquerda (atrás do parachoque) e a tomada fêmea do guincho, onde se liga o cabo, foi transferida da caixa dos relés para uma chapinha fixada no buraco do olhal esquerdo de reboque no parachoque.
    Deu muito trabalho, mas ficou ótimo e o berço não é soldado no carro, apenas parafusado nos pontos de fixação do parachoque e este entre por cima, montando-se tudo com parafusos mais longos que os originais. Se um dia eu quiser vender o carro, posso retirar tudo que o carro fica original.
    Outra coisa, o parachoque avançou devido a espessura da cantoneira onde ele apoia 1/4" (aprox mm), Depois para dar uma peque na folga, coloquei arruelas grandes entre o parachoque e esta cantoneira, e assim o parachoque no final avançou no máximo 1,5 centímetros, o que ficou praticamente imperceptivel, tanto de frente quanto de lado. Neste tópico, em páginas anteriores, tem algumas fotos de como ficou.
    Os roletes da guia ficaram do lado de fora da "boca" do parachoque. Aí eu comprei um suporte de placa na "Mão na Roda 4x4" que encaixa sobre os roletes e aí escondeu tudo. Ninguém percebe que tem guincho.
    Então, Alberto... Eu vi as fotos e o excelente trabalho, por isso me interessei! Estava me lembrando aqui esses dias que vi no final do ano uma 250 com o bocal do guincho andando aqui pelo litoral do Paraná, e quando me lembrei se tratar de uma CD, prata até imaginei que pudesse ser o amigo!
    Na ocasião achei genial a idéia, ficou muito bonito mesmo! A única diferença da que vi com relação à sua é que aquela tinha a placa fixada embaixo dos roletes!
    A informação da caixa de relês é bem importante, pois eu estava vendo um em que ela é embutida no guicho... Aliás..... qual a marca e modelo do seu? Por um acaso vc tem fotos da construção do suporte?

    Muito obrigado,

    Grande abraço

    Newton
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Newton Neto Ver Post
    Então, Alberto... Eu vi as fotos e o excelente trabalho, por isso me interessei! Estava me lembrando aqui esses dias que vi no final do ano uma 250 com o bocal do guincho andando aqui pelo litoral do Paraná, e quando me lembrei se tratar de uma CD, prata até imaginei que pudesse ser o amigo!
    Na ocasião achei genial a idéia, ficou muito bonito mesmo! A única diferença da que vi com relação à sua é que aquela tinha a placa fixada embaixo dos roletes!
    A informação da caixa de relês é bem importante, pois eu estava vendo um em que ela é embutida no guicho... Aliás..... qual a marca e modelo do seu? Por um acaso vc tem fotos da construção do suporte?

    Muito obrigado,

    Grande abraço

    Newton
    O meu guincho deve ser de origem chinesa. Mas funciona bem e é muito robusto.
    Ele é importado e distribuído no Brasil pela Bremen, antigo fabricante de implementos agrícolas. O legal é que eles também trouxeram peças de reposição, que também são vendidas pelos revendedores.
    Não é um 15.000 lbs como seria ideal para tirar a bruta dum buraco, mas o 12000 já ajuda enormemente e este Bremen tem um ótimo custo benefício. Funciona direitinho e custa mais barato que os famosos.
    Comprei da Landparts aqui de Corupá - SC, um amigo que já faz muito tempo me fornece peças de reposição para minha Defender.
    Dá uma olhada, lá tem preço e fotos

    Guincho Elétrico Bremen 12.000lbs - Guinchos elétricos - Acessórios e Equipamentos 4x4
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    O meu guincho deve ser de origem chinesa. Mas funciona bem e é muito robusto.
    Ele é importado e distribuído no Brasil pela Bremen, antigo fabricante de implementos agrícolas. O legal é que eles também trouxeram peças de reposição, que também são vendidas pelos revendedores.
    Não é um 15.000 lbs como seria ideal para tirar a bruta dum buraco, mas o 12000 já ajuda enormemente e este Bremen tem um ótimo custo benefício. Funciona direitinho e custa mais barato que os famosos.
    Comprei da Landparts aqui de Corupá - SC, um amigo que já faz muito tempo me fornece peças de reposição para minha Defender.
    Dá uma olhada, lá tem preço e fotos

    Guincho Elétrico Bremen 12.000lbs - Guinchos elétricos - Acessórios e Equipamentos 4x4
    Muito interessante! Vou dar uma pesquisada com a Ekron aqui de Curitiba também... É de lá o guincho que vi com as solenóides/relés embutidos no próprio guincho!

    Valeu pelas informações, Alberto! Se tiver mais fotos da instalação e puder publicá-las agradeço também!

    Grande abraço e muitos Km com esse conjunto nota 10!
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  • #7
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    Registrando a passagem.
    Citação Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    Newton, o suporte eu fizna serralheria de um amigo, em 2 sábados, porque eu queria acompanhar o processo e dizer como eu queria. A idéia era não ter berço para frente do parachoque pra polícia não encher o saco e nem colocar grade pois acho a frente da F250 muito bonita.
    Primeiro tirei a medida da profundidade que eu tinha útil que eu tinha entre o radiador e o parachoque, bem como a altura dentro do parachoque e a largura entre as longarinas.
    Depois procurei um guincho que fosse no mínimo 12000 lb (ou mais) que coubesse ali. Medi ele na largura, altura e profundidade para não comprar errado. Essas medidas eu não tenho mais, mas me parece que a profundidade é 18 cm entre o radiador e a face interna do parachoque.
    Depois comprei uma viga "U" reforçada de 5" de alma com abas de aprox 2". A espessura da alma deve dar uns 10 mm (3/8").
    Soldei 2 cantoneiras 5" x 1/4" nas pontas desta viga U de modo que ela entrasse justo entre as longarinas e se apoiasse sobre a cabeça da longarina, nos mesmos furos de fixação do parachoques. Ajustamos a altura da viga U (horizontal) nas duas cantoneiras (verticais) fixadas nas longarinas, com o guincho sobre a viga U (u virado para baixo) e marcamos nela onde seriam feitos os furos para fixação do guincho neste "berço". Para fazer toda essa medição e ajustes, o conjunto era sempre montado com pontos de solda, que foram retirados e novamente colocados até dar certo. O parachoque também foi tira e colocado várias vezes até que os ajustes no berço fizeram com que o guincho ficasse dentro dele, justinho. Essa parte deu muito trabalho.
    Depois de tudo certo, tudo foi desmontado para fazer as soldas definitivas e pintura. O guincho foi montado e a caixa do relé foi transferida para a longarina esquerda (atrás do parachoque) e a tomada fêmea do guincho, onde se liga o cabo, foi transferida da caixa dos relés para uma chapinha fixada no buraco do olhal esquerdo de reboque no parachoque.
    Deu muito trabalho, mas ficou ótimo e o berço não é soldado no carro, apenas parafusado nos pontos de fixação do parachoque e este entre por cima, montando-se tudo com parafusos mais longos que os originais. Se um dia eu quiser vender o carro, posso retirar tudo que o carro fica original.
    Outra coisa, o parachoque avançou devido a espessura da cantoneira onde ele apoia 1/4" (aprox mm), Depois para dar uma peque na folga, coloquei arruelas grandes entre o parachoque e esta cantoneira, e assim o parachoque no final avançou no máximo 1,5 centímetros, o que ficou praticamente imperceptivel, tanto de frente quanto de lado. Neste tópico, em páginas anteriores, tem algumas fotos de como ficou.
    Os roletes da guia ficaram do lado de fora da "boca" do parachoque. Aí eu comprei um suporte de placa na "Mão na Roda 4x4" que encaixa sobre os roletes e aí escondeu tudo. Ninguém percebe que tem guincho.
    Não devemos resistir às tentações: elas podem não voltar.

  • #8
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    Na Femil fiz exatamente isso. A diferença é que o suporte do meu guincho fiz todo soldado no chassis. A mesa foi montada em pranchetas de 2" por 1/4 de espessura soldadas conforme o espaço. O parachoque foi recortado para manusear a trava do guincho e passar os roletes, e encaixou como uma luva. O meu também é de 12000 lbs e tenho mais uma patesca para os serviços mais pesados. Mas as vezes que eu usei, o 12000 deu conta do recado.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    Edintruder quando vai colocar uma camper nessa caçamba da FEMIL ?
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #10
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Alberto,

    Qual o consumo da F250 ? Estrada/cidade..

    ((( não sei se ja perguntei isso antes..rs)))


    abraços

    Rubens

  • #11
    Usuário Avatar de Alberto Granville G Paula
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    Nos testes das revistas na época do lançamento da Cummins era 9,5 na estrada e 7,5 na cidade.
    Na prática eu estava conseguindo 8,5 a 9 na estrada (depende do pé!) e 7 na cidade.
    Na ultima viagem com o Camper na garupa, ela estava fazendo 6,5 na estrada (100 a 120 km/h). Na cidade e estradas de terra o mesmo.
    Ou seja, cai bastante a km/l. Acredito não ser só o peso, mas também a aerodinâmica que fica prejudicada.
    Entretanto, eu estava andando na mesma média de velocidade que andava vazio e praticamente não dá pra notar o peso na caçamba e nem piora a estabilidade. O que piorou foi só o consumo.
    " Nunca siga por caminhos conhecidos, ele só te levam onde outros já foram.... "

  • #12
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Citação Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    Nos testes das revistas na época do lançamento da Cummins era 9,5 na estrada e 7,5 na cidade.
    Na prática eu estava conseguindo 8,5 a 9 na estrada (depende do pé!) e 7 na cidade.
    Na ultima viagem com o Camper na garupa, ela estava fazendo 6,5 na estrada (100 a 120 km/h). Na cidade e estradas de terra o mesmo.
    Ou seja, cai bastante a km/l. Acredito não ser só o peso, mas também a aerodinâmica que fica prejudicada.
    Entretanto, eu estava andando na mesma média de velocidade que andava vazio e praticamente não dá pra notar o peso na caçamba e nem piora a estabilidade. O que piorou foi só o consumo.
    Blz Alberto.

    Sobre o arrasto, acho que o tamanho dos pneus tem mais impacto do que o arrasto no seu caso, seu camper é bem aerodinâmico (comparada a barraca de teto e Duaron). E pra caminhão, 6,5 ta bom. rs

    abraços

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