O meu está original, e vai continuar assim.
Os engenheiros da MWM não estudaram a toa.
Versão Imprimível
O meu está original, e vai continuar assim.
Os engenheiros da MWM não estudaram a toa.
Eu também não tenho coragem de chipar, mas tenho uma dúvida: Se o ganho de potência não diminui a vida útil do motor, ele paga a conta com mais poluição? Está certo esse pensamento?
Editando:
Pergunto pois acredito que seja possível que a MWM tenha que ter limitado a potência do 3.0 para cumprir as exigências sobre poluição (Euro III). Ou o limite com certeza teria a ver também com a vida útil?
Além dos impostos, é estremamente caro e trabalhoso produzir em escala um motor q renda tudo oq ele pode. Se o 3.0 fosse sair de fabrica com 220 cv aposto q a diferença não seria só a programação e a pressão do turbo...
To loko pra chipa o meu... Quanto custa +ou-???
T+
Qualquer 1 cavalo que você acrescente a um motor vai estar diminuindo a vida útil dele...
qualquer 1 cavalo que você retire de um motor estará também aumentando a vida útil dele...
Isso teoricamente!
Para se chegar a esse raciocínio é necessário que se saiba o quanto de potencia real esse motor aguenta, o fato dele estar com 163cv no troller não quer dizer que essa seja a potencia máxima aplicada ao mesmo... Tudo bem que o PROJETO foi para um motor gerando somente 163cv... não obstante ele poder ser reprogramado para até 300cv, suponhamos.
Então, dependendo do aumento da casa de força é necessário que se alterem alguns periféricos, de acordo com a preparação...
Opinião de quem teve dois Troller 3.0 com chip, tem um A3 Sportback e uma Pajero Full 3.2, todo feitos pelo Maurício Reiko.
Quem não bota um chip no seu Troller está perdendo de curtir 100x mais o seu carro.
Tudo melhora. As trocas de marcha diminuem absurdamente, as ultrapassagens são muito mais seguras, as retomadas muito melhores. Aquele velho problema do Troller de ficar "vibrando" em baixa rotação, como se estivesse sem força (abaixo de 1500Rpm, praticamente desaparece).
A vida útil do motor vai diminuir sim, mas isso é gradual apenas no momento em que você estiver usando a força máxima do motor. Você tem um motor com projeto para durar algo próximo de 400mil Km sem retífica. Vamos lá que o chip diminua 100mil Km dessa vida útil. Você tem ainda 300mil Km para curtir seu Troller com 100 cavalos a mais que o original.
Porque a Troller não faz então?
Porque seria um absurdo vender um carro com a estabilidade/freios do Troller com um motor de 264cv.
Para o Troller ser vendido com essa potencia, ele teria que ser totalmente reprojetado, diminuindo sua altura, melhorando os freios, instalando eletrônicos de controle de derrapagem e estabilidade.
Para quem vai reprogramar seu Troller, é importante ter responsabilidade.
O desempenho do Troller após o chip, passa de um "pacato carro a diesel" para um desempenho superior a hatchs e sedans com motor a gasolina ditos "esportivos" do nosso mercado.
Vai quebrar?
Eu nunca quebrei.
Quebrei uma caixa de marchas quando meu primeiro Troller era 100% original.
Depois de reprogramado, tive sempre mais cautela, até porque a força disponível era absurdamente maior, não necessitando forçar tanto quanto antes.
E o consumo? Dizem que fica melhor que o original. É verdade?
Sim é verdade. Andando da mesma forma que você andava antes, a maior pressão na turbina vai fazer com que os bicos injetem menos combustível para seu carro andar o mesmo que antes.
É óbvio que usando 100% da força disponível do motor o consumo vai subir bastante.
No geral o consumo permanece o mesmo, salvo quando você anda com o pé em baixo todo tempo, ai realmente sobe.
Eu recomendo a TODOS que façam o serviço.
Mesmo que não usem toda a nova potência do motor, o ganho de segurança e conforto vale o investimento.
Recomendo o serviço do Maurício Reiko, extremamente responsável. Não arrisquem esses chips mais baratos, que podem botar a durabilidade do seu motor em jogo.
Meus 50 centavos de contribuição.
Abraços.
Ps. Um passarinho me contou com que Maurício (Reiko) está com novo chip para o Troller, com aceleração mais linear, com bem menos fumaça e chegando próximos aos 270cv.
concordo em tudo oq o abreu disse!
tive uma ranger reprogramada pelo mauricio reiko. 227cv e 48 de torque!
165milkm em 3,5 anos......sem nenhum problema!!! é só saber andar q nunca terá problemas!
O Abreu escreveu tudo o que deveria ser dito sobre reprogramacao. Hoje uso um Pajero 3.2 com chip da Prado e EGR fechada. Tive 2 Trollers, o ultimo com bicos importados, overboost co 28 PSI (2kgf/m) no turbo, rodei mais de 100.000km e o atualmente esta co mais de 160 mil km e o dono disse que esta perfeito.
So acrescento minha opiniao: facam logo a reprogamacao e vao ser felizes.
O meu também é reprogramado pelo Mauricio, estou na segunda reprogramação dele, antes usava uma de 240cv, muito boa, original até 200 giros e um monstro depois disso... Depois troquei por uma de 250 linear, potencia desde os 1000 giros, nem parece reprogramado se você não cutucar a fera...
Jeff
Que nada... Tenho amigos com Troller passando dos 200mil Km com chip desde zero Km...
O aumento do desgaste do motor é ínfimo, e só se dará quando se usa 100% da potencia disponível do motor.
Com o novo torque disponível, cerca de 64Kgfm na versão do chip mais "bravo" qualquer leve toque no acelerador já tira o Troller da inércia e depois é só manter a velocidade, utilizando pouquíssimo o acelerador.
Vou tentar citar um exemplo:
Em uma ultrapassagem perigosa, temos que transpor uma grande carreta em uma pista com bastante tráfego, no Troller original você vai usar 100% da força do motor (163cv) e levar, digamos, 30 segundos para completar a ultrapassagem.
No Troller reprogramado você faz a mesma manobra, utilizando 70% da força disponível do motor (182cv) e leva, digamos, 25 segundos para realizar a mesma manobra e ainda pode contar com uma reserva de 30% de potência caso haja algum imprevisto no meio da ultrapassagem, coisa que como Troller original você vai passar sufoco, pois não há mais força disponível.
Eu vejo a reprogramação dessa forma.
No Troller reprogramado você tem 260cv disponíveis, mas isso não quer dizer que você tenha que usa-los toda hora. Você pode continuar andando da mesma força que andava com seus 163cv, mas quando necessitar de uma força extra, você terá prontamente, ao contrario do motor original.
Pensando dessa forma eu acho que vale muito a pena o investimento.
São mais ou menos R$1.800 para um ganho de quase 100 cavalos.
O custo/benefício compensa.
Abraços.