Postado originalmente por
AbreU
Opinião de quem teve dois Troller 3.0 com chip, tem um A3 Sportback e uma Pajero Full 3.2, todo feitos pelo Maurício Reiko.
Quem não bota um chip no seu Troller está perdendo de curtir 100x mais o seu carro.
Tudo melhora. As trocas de marcha diminuem absurdamente, as ultrapassagens são muito mais seguras, as retomadas muito melhores. Aquele velho problema do Troller de ficar "vibrando" em baixa rotação, como se estivesse sem força (abaixo de 1500Rpm, praticamente desaparece).
A vida útil do motor vai diminuir sim, mas isso é gradual apenas no momento em que você estiver usando a força máxima do motor. Você tem um motor com projeto para durar algo próximo de 400mil Km sem retífica. Vamos lá que o chip diminua 100mil Km dessa vida útil. Você tem ainda 300mil Km para curtir seu Troller com 100 cavalos a mais que o original.
Porque a Troller não faz então?
Porque seria um absurdo vender um carro com a estabilidade/freios do Troller com um motor de 264cv.
Para o Troller ser vendido com essa potencia, ele teria que ser totalmente reprojetado, diminuindo sua altura, melhorando os freios, instalando eletrônicos de controle de derrapagem e estabilidade.
Para quem vai reprogramar seu Troller, é importante ter responsabilidade.
O desempenho do Troller após o chip, passa de um "pacato carro a diesel" para um desempenho superior a hatchs e sedans com motor a gasolina ditos "esportivos" do nosso mercado.
Vai quebrar?
Eu nunca quebrei.
Quebrei uma caixa de marchas quando meu primeiro Troller era 100% original.
Depois de reprogramado, tive sempre mais cautela, até porque a força disponível era absurdamente maior, não necessitando forçar tanto quanto antes.
E o consumo? Dizem que fica melhor que o original. É verdade?
Sim é verdade. Andando da mesma forma que você andava antes, a maior pressão na turbina vai fazer com que os bicos injetem menos combustível para seu carro andar o mesmo que antes.
É óbvio que usando 100% da força disponível do motor o consumo vai subir bastante.
No geral o consumo permanece o mesmo, salvo quando você anda com o pé em baixo todo tempo, ai realmente sobe.
Eu recomendo a TODOS que façam o serviço.
Mesmo que não usem toda a nova potência do motor, o ganho de segurança e conforto vale o investimento.
Recomendo o serviço do Maurício Reiko, extremamente responsável. Não arrisquem esses chips mais baratos, que podem botar a durabilidade do seu motor em jogo.
Meus 50 centavos de contribuição.
Abraços.
Ps. Um passarinho me contou com que Maurício (Reiko) está com novo chip para o Troller, com aceleração mais linear, com bem menos fumaça e chegando próximos aos 270cv.