Postado originalmente por
AbreU
Que nada... Tenho amigos com Troller passando dos 200mil Km com chip desde zero Km...
O aumento do desgaste do motor é ínfimo, e só se dará quando se usa 100% da potencia disponível do motor.
Com o novo torque disponível, cerca de 64Kgfm na versão do chip mais "bravo" qualquer leve toque no acelerador já tira o Troller da inércia e depois é só manter a velocidade, utilizando pouquíssimo o acelerador.
Vou tentar citar um exemplo:
Em uma ultrapassagem perigosa, temos que transpor uma grande carreta em uma pista com bastante tráfego, no Troller original você vai usar 100% da força do motor (163cv) e levar, digamos, 30 segundos para completar a ultrapassagem.
No Troller reprogramado você faz a mesma manobra, utilizando 70% da força disponível do motor (182cv) e leva, digamos, 25 segundos para realizar a mesma manobra e ainda pode contar com uma reserva de 30% de potência caso haja algum imprevisto no meio da ultrapassagem, coisa que como Troller original você vai passar sufoco, pois não há mais força disponível.
Eu vejo a reprogramação dessa forma.
No Troller reprogramado você tem 260cv disponíveis, mas isso não quer dizer que você tenha que usa-los toda hora. Você pode continuar andando da mesma força que andava com seus 163cv, mas quando necessitar de uma força extra, você terá prontamente, ao contrario do motor original.
Pensando dessa forma eu acho que vale muito a pena o investimento.
São mais ou menos R$1.800 para um ganho de quase 100 cavalos.
O custo/benefício compensa.
Abraços.