Como é esse lance de auto regulavel??
Versão Imprimível
As válvulas e discos internos se ajustam conforme a necessidade, quando em baixa velocidade fica bem macio, motivo de reclamação de uma pessoa aqui do fórum, mas quando em uma manobra brusca tem uma resposta rápida e em alta velocidade o carro não fica bobo.... 5125 Series - Universal Fit Shocks .... acho que a grosso modo é isso para meu entendimento e experiencia com eles.....
Há um tempo atrás tive que efetuar um desvio na rodovia, iniciei uma curva para a esquerda e tive de retornar bruscamente para a direita e depois para a esquerda novamente, estava a uns 100 km/h, os pneus cantaram e a carroceria somente seguiu o balanço da manobra, não tive experiencia parecida com os originais, mas acredito que não se comportariam tão bem....
abç
Sandro
percebi que o amortecedor estava ao contrario do que o pessoal costuma instalar quando cheguei na oficina
e ate comentei com o mecânico mas ele disse que não fazia diferença e que inclusive assim seria melhor pois a parte aonde esta a coifa é mais frágil que o tubo então ficando em cima estaria mais protegido e tal...
sera que posso ter problemas?
Sandro voce mexeu na barra panhard do teu ?
não gostei nada do jeito que ela ficou,vou mandar hoje pro alinhamento se não melhorar(esta bobo e balançando)
to querendo mudar elas ,fazendo um suporte novo
abs
Jaime, eu tenho quase (99 %)certeza que a posição esta influenciando no comportamento de seu carro, mande o mecânico invertê-los e dê uma volta, se não der diferença, eu é que estou falando besteira, mas....
Quanto as molas, tive de cortar e ajustar, pois além de serem maiores que 3'', são feitas com fio 17 mm, e cedem menos, o meu meca instalou e tirou umas boas vezes, até achar a altura ideal, pois o carro muito alto estava fazendo com que a panhard puxasse os eixos para um lado, ficando assim impossível a instalação.... mas. meu meca disse que se realmente eu quisesse o carro daquela altura ele faria um trabalho na panhard, parecido com o que o Renato Fraga fez no tópico dos 35'' para ajustar o cáster.... http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...m-35-a-33.html , mas era uma experiência e eu não quis arriscar, pois a altura já estava legal.....
Faça a inversão dos amortecedores antes do alinhamento.....só para testar....
abç
Até onde sei, os amortecedores mono-tubo devem ser instalados com a haste para cima, e o corpo para baixo...
Inclusive, nos modelos dianteiros "olhal-pino" o pino fica sempre na haste (para cima).
Sandro
levei hoje a viatura pra fazer alinhamento pra ver se melhorava e tive a noticia que meus pinos estão detonados,
ai voltei sem fazer o alinhamento e vou atras do pivô primeiro(vou tentar achar algum mais reforçado que o original).
to vendo que não vai ser fácil acertar essa suspensão.:pensativo:
vou conversar com o mecânico e ver se tomo coragem de mexer ele mesmo(fazer um suporte novo pra panhard,e tentar fazer alguma coisa parecida com o sistema do Renato no link's,e mais alguma coisa que aparecer).
ou deixo pra la e dou em jeito de corta a mola igual voce fez deixo ele um pouco mais baixo.
sobre a posição dos amortecedores,acho que o Diesel power esta certo ou voces 2 estão.
talvez qualquer uma das formas de o mesmo efeito
acredito que não influencia a posição que montei os meus(eu acho.
inclusive os offshox são montados da mesma forma que os meus.
Quando comprei os bilstein, o vendedor me falou que podem ser montados em qualquer posição, inclusive nem precisa por aquelas proteçoes...
Jaime,
O símbolo e nome Bilstein dos seus devem estar de cabeça para baixo, (os que são olhal/pino a etiqueta fica com o nome certo, mesmo na parte de baixo),e na parte de baixo da proteção tem uns furinhos para escoamento de água (creio eu), eu segui estes indícios para determinar a posição dos meus..... mas se estão funcionando é o que importa....
Mas PCoelho, ficar sem as proteções, eu não ficaria, pois lama e areia e atrito podem danificar a haste.....
Quanto a panhard, mudar o suporte acho que não funciona.... meu meca iria cortá-la e tornear uma peça para unir ajustando as duas partes, como o Renato fez no link......
abç
Sandrão, esses do Jaime tão com o nome certinho, pode conferir no site da bilstein.
Quanto as proteções, concordo que ficaria mais protegido, mas será que não iria acumular lama,areia, maresia ali dentro?
O que eu vi no manual é que o peso do eixo/roda nao deve ficar na suspensão em caso de fim de curso, deve ser por isso que soltou o seu, estou pensando em uma forma de por algo pra segurar o eixo/roda caso fique suspensa em alguma eventualidade tipo um cabo de aço ou sinta. Acho que já vi isso em algum jipe.
vlw
Até onde sei os amortecedores monotubo tem SIM uma posição correta de montagem para seu correto funcionamento, e é com a parte "mais grossa" (reservatório de óleo) para baixo e a haste para cima.
Sobre a proteção (sanfona), na minha opinião garantir nunca é demais, mas não deve ser tão importante assim, pois a própria Bilstein possui alguns modelos sem ela e os Offshox fazem Sertões, Transparaná, Transcatarina, Transamazônica tudo sem esta proteção...
Os meus foram montados da forma que estão hoje há quase dois anos, sem problema algum e funcionando muito bem, a questão do olhal/pino todo mundo sabe, não tem como montar diferente, mas o olhal/olhal .... vou mandar um e-mail para a Bilstein e perguntar, aí acabam-se as dúvidas...
Quanto ao Offshox não ter a proteção pode ser uma das causas dos vazamentos, lama e ou areia, em demasia agarram na haste e estragam os retentores, sei lá, não os tenho e nem quero.....
abç
PCoelho,
Basta checar as proteções após as trilhas, abaixa, lava e recoloca. Se as hastes não forem danificadas com arranhões eu acho que não sofrerão com a maresia....
Não foi o meu que soltou, foi do Fredbh, acho que as bieletas estão lá para isso, não deixam o peso do eixo somente nos amortecedores e ele (Fred) as retira para as trilhas.....
abç