Castelhanos 07 de Janeiro 2011
O universo fora de estrada (off Road).
Amigos, fazendo uma análise antropóloga da coisa vejo mundos muito distintos querendo fazer a mesma coisa q é chegar em um destino! Destino esse q tem praia, cachoeira, montanhas, borrachudos, cobras, lagartos, mar, rio, etc, etc, etc...
P alguns o caminho é mais importante q o destino, porém esses se preparam e se armam até os dentes p poder chegar ao seu “destino”!
Outros vão despreparados p curtir o “destino”, o caminho é péssimo, mas o lugar é incrível c tudo acima citado e ha quem diga até golfinhos!
Pois bem, são grupos distintos e por isso percebi o pq de tantas divergências de opinião neste tópico e na própria trilha e cidade.
Como os amigos já sabem a trilha estava e permanece fechada até segunda ordem, porém eu e minha patroa fizemos a maior parte dela a pé, pois eu tinha uma missão de plantar uma muda de Jatobá, ñ só plantei como gravei as coordenadas do local p visitas a pequena muda de árvore, rsrsrssssss...
Nossa idéia era chegar até os supostos “jipes” atolados no local, segundo os guias da portaria era um Troller e mais dois jipes, porém percebi desencontro entre as informações deles (ñ sabiam era de porcaria nenhuma). Pegamos um trecho de mata fechada, depois voltamos p estrada, chagamos a 3.7km da praia (levei o GPS), mas começou uma tempestade de trovão e relâmpagos muito forte (o curioso é na cidade ñ choveu nem uma gota), além disso a lama da trilha estava muito fofa nos trechos finais, e em alguns trechos nossas botas chegaram a afundar muito, correndo o risco de entrar lama no pé (muito arriscado p quem está no treeking), nisso o ritmo já tinha caído muito e tínhamos a volta. Ficamos tristes, pois ñ somos de arregar p desafios, mas calculamos os riscos e achamos mais prudente ñ seguir em frente! Vou postar algumas fotos da aventura, foi incrível mesmo e estamos moídos até agora!
Falando de “não praticante de Off Road” e Curiosidades,
Ficamos na portaria uns 40min batendo papo c os funcionários e pasmem de 10 carros q chegaram só um tinha condição de fazer qualquer TRILHA (era uma Cheroka c pneus 35 e tudo mais q se possa imaginar) o resto era L200 Triton, TR4, Troller 100% Original e até uma Kombi, mas vou dar destaque p o dono do Troller, ele quando informado q tinha um Troller atolado na trilha falou “pra atolar Troller a coisa deve estar mesmo feia”. Ele só deve ter passado em estrada de cascalho c Troller dele, pois qualquer ser envolvido c Off Road sabe q Troller c pneus originais atola mais q TR4 e p piorar só outro Troller ou guincho p tirá-lo, mas a maioria dos donos de 4x4 acham q seus carros podem tudo (aos amantes de Troller eu sei q Troller c pneus 35 é o demônio tá), rsrsrsrs...
E seguindo essa linha de raciocínio podemos olhar do ponto de vista do prefeito, pois na verdade a “estrada” ñ deveria ser uma trilha e tem “pelego” demais se arriscando por lá.
Falando de Off Roaders,
O cara q entra em Castelhanos sem auto-suficiência de sair e chega ao ridículo de precisar de um CJ alongado, velho, remendado, com um “pinhão”(peão) de chinelo no pé, e um cabo de aço enferrujado p ser “resgatado” está certo ou errado??? Eu ñ me imagino sendo rebocado por um nativo da Ilha ñ, pelo contrário se tinham carros realmente atolados lá só ñ tinham tirado pq nem guincho eles tem, tampouco conhecimento técnico p trabalhar em equipe e socorrer alguém!
Tive o gostinho de falar isso lá na portaria quando afirmaram q já haviam ido várias equipes de resgate, perguntei foram c guincho, hi lift, patesca, cinta, carro c vão livre suficiente p trilha, são trilheiros, tem experiência??? Nisso chagou uma Toyota Band mundiça c caçamba de madeira e uns 8 homens, no meio da trilha desceu um CJ podre c mais uns 5 homens e um cabo de aço nojento na parte de trás, isso q chamam de “resgate” por lá, tive q rir!
Então fico na dúvida, se malho os jipeiros local, o prefeito de manter a estrada c nome de estrada e ñ de trilha, os caras de carro original achando q da p ir...
Só sei de uma coisa p parar um trilheiro de verdade ali só faltando muita sorte mesmo, pois os nativos rodam c cacarecos de jipes super longos lotados de pessoas, sem guincho, sem bloqueio ARB nem Kaiser e se viram.
Considerações finais,
Na minha humilde opinião deveria ter um cheq list na portaria da estrada, no cheq list itens básico p qualquer trilha e o principal a altura do diferencial p o chão q é oq realmente diferencia um troller de um TROLLER ou um samurai de um SAMURAI, isso poderia ser feito s um toco de madeira, se passar e derrubar o toco o carro ñ está apto p trilha, além disso uma tacha p manutenção da estrada (eu pagaria até 30k feliz se for c essas condições). Dessa forma os jiperos da Ilha iriam ter as trilhas livres e se alguém ali precisasse de socorro essa alguém seria eles.
Com isso teríamos a Baía de Castelhanos sem as degradações do volume de pessoas, o prefeito teria oq todo político adora ($$$$) e nós os fora de estrada ñ perderíamos uma das trilhas mais lindas de SP.
Abs
DMD