Castelhanos / Trindade / Caminho Real: Cunha - Paraty / Lugares que se foram.........
Citação:
Postado originalmente por
marcelo.conrado
Estive em Castelhanos neste fim de semana e venho por meio desta, comunicar aos amigos trilheiros que a trilha Castelhanos acabou, não existe mais, segue abaixo meu relato:
Segui o caminho até o portal de entrada de nossa antiga trilha, ao chegar notei uma fila de uns 10 veículos, perguntei o que ocorria e recebi a seguinte explicação " todos os veiculo tem que aguardar de 10 a 15 minutos para receber as novas instruções sobre a visita a Castelhanos, como existiam 10 carros na fila, com a abordagem de uns 10 min por carro, demorei 1 hora e meia até ser abordado pelo policial. Na abordagem foi explicado que a trilha acabou, agora temos um tapete até a praia, onde centenas de farofeiros descem com qualquer tipo de carro, cívic , corola, punto , palio, etc.....também me disse que as pessoas descem até 14:00 e a subida só ocorre após as 15:00, não permitindo carros subindo e descendo juntos, como só entra um carro a cada 15 min., vc desce sozinho para evitar a poeira..... Também me informou que em breve será inaugurada a bilheteria, onde cobrarão a entrada, também será inaugurado a semana que vem o estacionamento antes do rio, onde teremos que deixar os carros e atravessar a pé, para não poluir o rio..... Ao chegar na praia, como esperado, encontrei centenas de farofeiros amontoados, um caos e ainda tive que esperar até as 15:00 para sair daquele inferno.
Bom, Castelhanos acabou, virou Praia Grande..... Teremos que recorrer a outras trilhas próximas de Sampa, triste, mas é a realidade. Abraços, Marcelo - Savana Triton ......
Marcelo, infelizmente é muito triste saber que Castelhanos (Ilhabela - SP) é mais um dos Destinos Off Road que deixaram de existir. Hoje recordo com felicidade o Feriado de Páscoa, em 31/03/2013, quando pela última vez percorri Castelhanos em condições de Trilha e danifiquei minha Viatura no retorno... Bons tempos aqueles. Retornei com uma Galera em 16 Viaturas em 25/08/2013 e encontrei as condições que você relatou, ainda em obras e portanto consegui convencer os Guarda-Parque do Instituto Florestal a deixarem o Comboio seguir, onde fizemos a travessia do rio e estacionamos as Viaturas juntamente com outras que estavam por ali na areia da praia. Fiquei ainda mais chateado ao ler seu relato de que agora estão liberando um veículo a cada 15 minutos, proibindo os 4x4 de fazer a travessia dos rios, de terem criado um bolsão de estacionamento no local, e o pior de tudo, de terem facilitado o acesso aos "Farofeiros" que além de não contribuirem para a geração de renda e incentivo do turismo no local, ainda destroem a natureza, deixando seu rastro de lixo, pixações, depredações e outras atitudes típicas de vândalos sem senso de preservação ambiental.
Conforme o título deste Post, no final de semana anterior ao último feriado, nos dias 09 e 10/11, desci o antigo "Caminho Real", ligação entre Cunha - SP e Paraty - RJ, onde me deparei com máquinas pesadas que estão asfaltando os últimos 10 Km que restam de trajeto Off Road por lá. Um caminho tão belo é exuberante como o de Castelhanos, mas que também já está em fase de "Destruição Avançada" pelo progresso urbano, onde o objetivo dos governantes dos executivos federal, estaduais e municipais e facilitar o acesso a qualquer um e assim aumentar a degradação desses locais, pois não existe fiscalização que impeça a degradação depois que tais obras são feitas.
No título deste Post citei um dos lugares que estão decepcionantes e que já foi um paraíso lindo e exuberante: a Vila de Trindade em Paraty - RJ. Após percorrer a antiga Estrada Real, fui até Trindade, onde já sabia que há anos estava deteriorada. Entretanto, no dia seguinte, fiquei espantado ao contar 16 Vans e 08 Ônibus de excursão, com uma quantidade enorme de "Farofeiros", incluindo Vendedores Ambulantes que estavam fritando porções e assando churrasco em plena areia da praia, além da venda de outros tipos de lanches, salgados, bebidas e tudo isto gerando uma enorme quantidade de lixo, espalhada por todo o lugar. A Piscina Natural do Cachadaço e a Pedra que Engole, as principais atrações turísticas de Trindade estão em condições deploráveis, devido a falta de consciência ambiental destas pessoas, que levam aparelhos de som portáteis, com músicas de péssimo gosto, juntamente com seus alimentos e bebidas, que são jogados nas margens dos rios e das praias.
Fazendo um balanço final deste Post que se tornou excessivamente longo, cheguei a conclusão que tanto em SP como também no RJ sobraram poucos, diria até raríssimos locais em meio a natureza para a prática do Off Road, onde possamos vislumbrar e ao mesmo tempo imaginar quando tais lugares serão também literalmente destruídos pela visão capitalista errônea e sem noção dos governantes executivos que destroem o pouco que resta da mata atlântica nestes dois estados.
Infelizmente, meus prezados colegas, o legado que ficará aos nossos filhos e netos será muito inferior aquele já deixado a nós pelos nossos ascendentes.
Abraços!