Meu "caro"...
Ninguém está tratando o assunto com indecência ! Cada usuário apenas está expressando a sua opinião e sentimento à respeito da Trilha de Castelhanos e o seu provável "fim". Acredito que manter o nível num Fórum de discussão é fundamental, por isso peço encarecidamente que meça as suas palavras. Usemos de sensatez e cautela em nossas escritas, pois por aqui já é muito difícil expressar alguma opinião sem desagradar alguém e nunca temos certeza com quem estamos falando.
Nada custa usarmos de cortesia para com os membros do Site.
Discutir é 100% saudável, agredir é 100% inadequado.
Eu, particularmente, estou pagando para não ter aborrecimentos como a maioria aqui.
http://www.jornalcanalaberto.com.br/...8660c933d9.jpg
Eu tenho o conhecimento de ter ocorrido um óbito na Trilha / Estrada de Castelhanos em 2008 referente à foto acima, numa situação totalmente adversa do comum, uma investigação "geral" demanda mais de 15 dias de procedimento e tem que haver um motivo com fundamento para tanto, assim me foi passada a informação pela DGP (Delegacia Geral de Polícia às 17:15Hs de hoje). Se o amigo tem conhecimento probatório de outro infeliz episódio, anexe o documento na acusação aqui apontada, pois desconheço e mesmo se houver, o que não é o objeto da discussão aqui, qual é a culpa da Trilha de Castelhanos? Não podemos apontar a Trilha como o problema e sim as Autoridades ausentes. Ainda em tempo, estimo e lastimo que isso tenha ocorrido, mas não é do meu conhecimento que tenha havido outros acidentes fatais em situação atípica e adversa com em 2008. Vou tentar levantar junto ao Órgão competente esse "sinistro seguido de óbito" com a Sra. Escrevente Claudia do Cartório da Delegacia de Ilhabela.
Em contra partida, apesar de um óbito ter ocorrido nessa Trilha, a situação em que ocorreu foi isolada e totalmente adversa, pois foi com um Jeep ocupado por cinco passageiros e no período da madrugada. Foi uma situação totalmente atípica. Não podemos jamais culpar a Trilha, da mesma forma que não se pode culpar as Praias pelos incontáveis afogamentos que ocorrem a cada temporada. Num pensamento extremo, teríamos por exemplo que interditar a Rodovia dos Tamoios, SP-099 pelo alto índice de acidentes. Na conhecida "estrada da costeira" do lado Sul da Ilha, morrem mais de 10 motociclistas por ano devido à imprudência e imperícia, pois é sabido que lá é um trajeto de alta periculosidade, qualquer um que cair numa daquelas costeiras terá grande possibilidade de desencarnar na hora. Mas não se fala em colocar lombadas a cada 200mt, nem mesmo em interditar a Rodovia, pois alí é Rodovia, SP-131 e não Estrada nem tampouco Avenida da Costeira. Mas não é assim que se resolvem os problemas e sim com prevenção, ATITUDES, pois acidentes não acontecem, são causados ! Geralmente por imperícia resultante em erro humano ou defeitos no equipamento. No caso da Trilha de Castelhanos, se é que podemos acusar alguém, quando aqui não se busca culpados, mas sim responsáveis pelos acidentes ocorridos com os incautos, são as Autoridades que não tomaram conta da portaria do Parque Estadual de Ilhabela. Era proibido por exemplo a entrada na Trilha com pneus Frontiera, lembram-se? Porque da mesma forma não proibiam a entrada de carros que não tivessem tração 4x4 como ocorre na União Européia e USA? Porque o descaso prima nesse País. No meu entendimento e conhecimento, esse acidente fatal em 2008 foi o único e ainda com um Jeep 4x4 pelo que alegaram as testemunhas numa lembrança rápida do infeliz ocorrido para a nossa tristeza maior.
Eu não tive acesso à ocorrência para saber o que realmente houve de fato, mas vou levantar urgentemente, pois tenho muita MOTIVAÇÃO em relatar com clareza o ocorrido para os usuários do site por quastões de segurança,,,
Segue trecho de um tópico aberto aqui mesmo no site com alguns comentários a respeito desse acidente fatal:
Cliquem em cima da linha que abrirá a discussão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...stelhanos.html
A Trilha de Castelhanos, isso mesmo, inicialmente nasceu como Trilha e não Estrada, pois essa Trilha existe desde o descobrimento da Ilha de Princesa em 1532 quando os navios negreiros fundeavam na Baia de Castelhanos para ali ser feita a primeira seleção dos escravos; esses "lotes maltas" de escravos, eram levados ao lado abrigado da Ilha por uma Trilha, justamente a Trilha de Castelhanos, era uma prova de resistência depois de meses em alto mar; aqueles mais fortes eram negociados em leilões e os mais fracos que não aguentavam a Trilha e debilitavam, eram distribuídos pela Ilha mesmo nas Fazendas de Cana de Açúcar, Milho, Café, etc. Por isso a Ilha ficou conhecida no mundo inteiro por ter o maior contingente e conglomerado de escravos de propriedades particulares num só lugar.
Obs final: eu tenho uma gleba de terras em Castelhanos e para mim a abertura da Rodovia só trará benefícios, mas não busco lucro financeiro e sim lucro moral em Castelhanos. Para mim o mais importante é que se mantenha como está. Acredito piamente que a mantença da Trilha / Estrada como está hoje, é o melhor destino para a Baia de Castelhanos. Irão argumentar, poxa, a Ilha não tem uma baia voltada para o alto mar? para o mar aberto? Tem sim, vá até o Jabaquara e estará praticamente de frente para o mar aberto. Quer ficar totalmente de frente para o mar aberto? Atravesse a balsa e vá até Guaecá ou Maresias, Boiçucanga, etc... Não vejo porque mexermos com Castelhanos e se colocarmos na balança o contingente da Comunidade de castelhanos que dependem do Turismo sazonal, será equiparada ao contingente de Jeepeiros e Agenciadores de Turismo que vivem desse ganha pão nos translados da Vila para Castelhanos, seja por terra ou mar, se qualquer carro de passeio passar, todo esse "comércio de turismo" acabará, em detrimento do que???
Bom, é um assunto pra tirar o sono da gente, mas acredito que ninguém aqui está mal intencionado quando "fomentamos os relatos da nossa Trilha de Castelhanos".
Repito:
Nada custa usarmos de cortesia para com os membros do Site.
Discutir é 100% saudável, agredir é 100% inadequado.
Aos amigos do site: Eu não aceito provocação, mesmo porque não conheço ninguém aqui pessoalmente então não levo nada para o lado pessoal, porém, dar certas respostas é pura perda de tempo, a ideia em estar aqui com os amigos do site é diversão e passa tempo. Eu, particularmente, estou pagando para não ter aborrecimentos como a maioria aqui. O tempo está cada vez mais curto, o dia tinha que ter 36 hs, tenho pressa de viver e estar aqui com os amigos é por simples questão de escolha e não obrigação.
abraços a todos,
B4R4T4.