x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de B4R4T4-6X6
    Entrada
    28/11/2010
    Agradecimentos: 0

Meu "caro"...

Ninguém está tratando o assunto com indecência ! Cada usuário apenas está expressando a sua opinião e sentimento à respeito da Trilha de Castelhanos e o seu provável "fim". Acredito que manter o nível num Fórum de discussão é fundamental, por isso peço encarecidamente que meça as suas palavras. Usemos de sensatez e cautela em nossas escritas, pois por aqui já é muito difícil expressar alguma opinião sem desagradar alguém e nunca temos certeza com quem estamos falando.

Nada custa usarmos de cortesia para com os membros do Site.

Discutir é 100% saudável, agredir é 100% inadequado.

Eu, particularmente, estou pagando para não ter aborrecimentos como a maioria aqui.

Eu tenho o conhecimento de ter ocorrido um óbito na Trilha / Estrada de Castelhanos em 2008 referente à foto acima, numa situação totalmente adversa do comum, uma investigação "geral" demanda mais de 15 dias de procedimento e tem que haver um motivo com fundamento para tanto, assim me foi passada a informação pela DGP (Delegacia Geral de Polícia às 17:15Hs de hoje). Se o amigo tem conhecimento probatório de outro infeliz episódio, anexe o documento na acusação aqui apontada, pois desconheço e mesmo se houver, o que não é o objeto da discussão aqui, qual é a culpa da Trilha de Castelhanos? Não podemos apontar a Trilha como o problema e sim as Autoridades ausentes. Ainda em tempo, estimo e lastimo que isso tenha ocorrido, mas não é do meu conhecimento que tenha havido outros acidentes fatais em situação atípica e adversa com em 2008. Vou tentar levantar junto ao Órgão competente esse "sinistro seguido de óbito" com a Sra. Escrevente Claudia do Cartório da Delegacia de Ilhabela.

Em contra partida, apesar de um óbito ter ocorrido nessa Trilha, a situação em que ocorreu foi isolada e totalmente adversa, pois foi com um Jeep ocupado por cinco passageiros e no período da madrugada. Foi uma situação totalmente atípica. Não podemos jamais culpar a Trilha, da mesma forma que não se pode culpar as Praias pelos incontáveis afogamentos que ocorrem a cada temporada. Num pensamento extremo, teríamos por exemplo que interditar a Rodovia dos Tamoios, SP-099 pelo alto índice de acidentes. Na conhecida "estrada da costeira" do lado Sul da Ilha, morrem mais de 10 motociclistas por ano devido à imprudência e imperícia, pois é sabido que lá é um trajeto de alta periculosidade, qualquer um que cair numa daquelas costeiras terá grande possibilidade de desencarnar na hora. Mas não se fala em colocar lombadas a cada 200mt, nem mesmo em interditar a Rodovia, pois alí é Rodovia, SP-131 e não Estrada nem tampouco Avenida da Costeira. Mas não é assim que se resolvem os problemas e sim com prevenção, ATITUDES, pois acidentes não acontecem, são causados ! Geralmente por imperícia resultante em erro humano ou defeitos no equipamento. No caso da Trilha de Castelhanos, se é que podemos acusar alguém, quando aqui não se busca culpados, mas sim responsáveis pelos acidentes ocorridos com os incautos, são as Autoridades que não tomaram conta da portaria do Parque Estadual de Ilhabela. Era proibido por exemplo a entrada na Trilha com pneus Frontiera, lembram-se? Porque da mesma forma não proibiam a entrada de carros que não tivessem tração 4x4 como ocorre na União Européia e USA? Porque o descaso prima nesse País. No meu entendimento e conhecimento, esse acidente fatal em 2008 foi o único e ainda com um Jeep 4x4 pelo que alegaram as testemunhas numa lembrança rápida do infeliz ocorrido para a nossa tristeza maior.

Eu não tive acesso à ocorrência para saber o que realmente houve de fato, mas vou levantar urgentemente, pois tenho muita MOTIVAÇÃO em relatar com clareza o ocorrido para os usuários do site por quastões de segurança,,,

Segue trecho de um tópico aberto aqui mesmo no site com alguns comentários a respeito desse acidente fatal:

Cliquem em cima da linha que abrirá a discussão:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...stelhanos.html (Acidente em Castelhanos)

A Trilha de Castelhanos, isso mesmo, inicialmente nasceu como Trilha e não Estrada, pois essa Trilha existe desde o descobrimento da Ilha de Princesa em 1532 quando os navios negreiros fundeavam na Baia de Castelhanos para ali ser feita a primeira seleção dos escravos; esses "lotes maltas" de escravos, eram levados ao lado abrigado da Ilha por uma Trilha, justamente a Trilha de Castelhanos, era uma prova de resistência depois de meses em alto mar; aqueles mais fortes eram negociados em leilões e os mais fracos que não aguentavam a Trilha e debilitavam, eram distribuídos pela Ilha mesmo nas Fazendas de Cana de Açúcar, Milho, Café, etc. Por isso a Ilha ficou conhecida no mundo inteiro por ter o maior contingente e conglomerado de escravos de propriedades particulares num só lugar.

Obs final: eu tenho uma gleba de terras em Castelhanos e para mim a abertura da Rodovia só trará benefícios, mas não busco lucro financeiro e sim lucro moral em Castelhanos. Para mim o mais importante é que se mantenha como está. Acredito piamente que a mantença da Trilha / Estrada como está hoje, é o melhor destino para a Baia de Castelhanos. Irão argumentar, poxa, a Ilha não tem uma baia voltada para o alto mar? para o mar aberto? Tem sim, vá até o Jabaquara e estará praticamente de frente para o mar aberto. Quer ficar totalmente de frente para o mar aberto? Atravesse a balsa e vá até Guaecá ou Maresias, Boiçucanga, etc... Não vejo porque mexermos com Castelhanos e se colocarmos na balança o contingente da Comunidade de castelhanos que dependem do Turismo sazonal, será equiparada ao contingente de Jeepeiros e Agenciadores de Turismo que vivem desse ganha pão nos translados da Vila para Castelhanos, seja por terra ou mar, se qualquer carro de passeio passar, todo esse "comércio de turismo" acabará, em detrimento do que???

Bom, é um assunto pra tirar o sono da gente, mas acredito que ninguém aqui está mal intencionado quando "fomentamos os relatos da nossa Trilha de Castelhanos".

Repito:

Nada custa usarmos de cortesia para com os membros do Site.

Discutir é 100% saudável, agredir é 100% inadequado.

Aos amigos do site: Eu não aceito provocação, mesmo porque não conheço ninguém aqui pessoalmente então não levo nada para o lado pessoal, porém, dar certas respostas é pura perda de tempo, a ideia em estar aqui com os amigos do site é diversão e passa tempo. Eu, particularmente, estou pagando para não ter aborrecimentos como a maioria aqui. O tempo está cada vez mais curto, o dia tinha que ter 36 hs, tenho pressa de viver e estar aqui com os amigos é por simples questão de escolha e não obrigação.

abraços a todos,
    B4R4T4.

Citação Postado originalmente por Gabriel Costa Ver Post
    Nobres,

Creio que muito que está sendo dito aqui é no mínimo um absurdo, devo dizer que conheci castelhanos como poucos, acho que menos que o Bispo e alguns Jipeiros apenas, tinha tratamento diferenciado com o Anderson e com o Alemão e todo fim de semana já pedia o de sempre nos quiosques. Cheguei a fazer a trilha por diversas vezes em dias que os Jipeiros não estavam descendo o Sabão e encontravamos apenas o Lima Lá embaixo tirando um barato. Cansei de puxar famílias desesperadas e de ser puxado nos momentos mais difíceis. Fui um dos caras que mais sentiu aquele lugar se transformar numa estrada, inclusive estive lá quando passaram a máquina no sabão e cascalharam. Contudo eu não posso me furtar de dizer que o que está sendo dito aqui é um absurdo, pessoas morreram porque aquela trilha estava intransitável, muitos sofreram absurdamente e essas mortes e sofrimento não são justificadas nem pela falta de recursos que existia para manter a estrada, quando mais para manter um playground para mim e para vocês. Tenham o mínimo de decência e pensem um pouco na comunidade que lá vive. Pessoas que consideram aquilo um lar. Creio que toda esta mobilização deve ocorrer se algum dia nós descobrirmos que todo esse discurso que estou fazendo para os senhores, e que me venderam, foi simplesmente para viabilizar mais um condomínio de luxo e que algum político lucrou comprando barado. Estamos de olho!!!
    4X4 Brasil
    JEEP WRANGLER SPORT TJ 97 4.0L ST HALF DOORS MECÂNICO 5 + TOYOTA HILUX SW4 98 2.7L GAS MEC 5.
    MY TOYS...

Usuário Avatar de Gabriel Costa
    Entrada
    17/02/2009
    Local
    osasco/SP
    Nobres,

Castelhanos sempre trazendo polêmica para nossas vidas, acho que sempre gostei de lá por isso.
    Recomendo a todos os meus amigos foristas que leiam com cuidado o que escrevi antes de responder como o amigo o fez, e ao amigo recomendo que o releia para ver que em nenhum momento tratei os amigos daqui em tom jocoso.
    Apenas para o amigo, mais uma vez vou tentar lembrar que não estamos tratando apenas de Jipeiros, todos sentimos a morte do colega da foto, mais ainda deve ter sentido o filho dele a quem sou solidário, mas não estou tratando da morte de jipeiros, estou tratando sim das pessoas que realmente depende daquele caminho para viver, lembro bem que na penúltima vez que estive lá uma senhora me contou que a filha havia feito a trilha a pé com o neto de 6 anos no colo em crise asmática debaixo de chuva com a nossa preciosa trilha intransitável e o mar muito revolto para navegação, sem mencionar os diversos casos de pessoas que morrem lá por causas naturais que se tivessem acesso ao devido socorro poderiam passar mais alguns momentos junto de nós.
    Sobre nada disso existe documento, é lógico que a mãe não foi fazer BO por não ter transporte para o filho, mas o fato de não haver documento não exclui o problema.
    Me considero um par dos senhores e como um par e companheiro peço mais uma vez por decência, não são todos que possuem lanchas com motor corvette ou troller super equipado para enfrentar castelhanos de qualquer forma.

A e agradeço o amigo B4r4t4 pela aula de Ilha Bela, sempre me interessei por história e trilhas!!!

Forte abraço

Usuário Avatar de RevS
    Entrada
    22/10/2010
    Local
    Caraguatatuba<>São Sebastião/SP
    Nobres,

Creio que muito que está sendo dito aqui é no mínimo um absurdo, devo dizer que conheci castelhanos como poucos, acho que menos que o Bispo e alguns Jipeiros apenas, tinha tratamento diferenciado com o Anderson e com o Alemão e todo fim de semana já pedia o de sempre nos quiosques. Cheguei a fazer a trilha por diversas vezes em dias que os Jipeiros não estavam descendo o Sabão e encontravamos apenas o Lima Lá embaixo tirando um barato. Cansei de puxar famílias desesperadas e de ser puxado nos momentos mais difíceis. Fui um dos caras que mais sentiu aquele lugar se transformar numa estrada, inclusive estive lá quando passaram a máquina no sabão e cascalharam. Contudo eu não posso me furtar de dizer que o que está sendo dito aqui é um absurdo, pessoas morreram porque aquela trilha estava intransitável, muitos sofreram absurdamente e essas mortes e sofrimento não são justificadas nem pela falta de recursos que existia para manter a estrada, quando mais para manter um playground para mim e para vocês. Tenham o mínimo de decência e pensem um pouco na comunidade que lá vive. Pessoas que consideram aquilo um lar. Creio que toda esta mobilização deve ocorrer se algum dia nós descobrirmos que todo esse discurso que estou fazendo para os senhores, e que me venderam, foi simplesmente para viabilizar mais um condomínio de luxo e que algum político lucrou comprando barado. Estamos de olho!!!
    Confesso não ter entendido o que você quis dizer... só que uma coisa vc por bom conhecedor da trilha sabe e varias vezes foi la como expressou "tinha tratamento diferenciado com o Anderson e com o Alemão e todo fim de semana já pedia o de sempre nos quiosques." então acho que não gostaria de ver um lugar que vc conhece ser degradado, criação de hotel de luxo e sei la o que trazem boas coisas porem tbm trazem coisas desagradaveis acho que todos nos sabemos disso, poluição, maior quantidade de lixo na praia consquentemente no mar destruindo ainda mais a natureza, nao que os jipeiros nao poluam e suje hj em dia porem grande parte dos jipeiros pelo menos os que eu conheço preservam... diferentemente do que se poode ver por exemplo na praia grande em sao sebastiao (Balneario dos trabalhadores) na epoca que ainda aceitava onibus de escursao praia suja, vidros, pontas de cigarros espalhados para todos os lados, fora que o numero de brigas geralmente por causa do consumo muito alto de alcool chegou a fechar a praia por alguns meses, se vc gosta a ponto de ser conhecido pelos donos de quiosque acho que vc deveria ao menos pensar um pouco mais antes de simplesmente vir no forum e falar o que disse.

fica a dica.... e sem intrigas, eu fui somente uma vez nessa trilha e de Zeca hj em dia tenho meu jipe e em breve vou pra la sendo estrada ou trilha.... e espero poder chegar la e ve algo parecido com o que eu vi no final do ano passado... uma praia limpa bonita e com pouca gente....

Pessoal,
    Concordo com a opnião do B4R4T4 .
    E sobre a comunidade que mora em castelhanos, quem conhece bem o lugar como eu sabe que já faz muito tempo que a "comunidade" de lá já não é mais composta por pessoas que moram lá já á muitos anos ou que nasceram lá e ou costituiram familias lá, como pescadores e nativos e que esses agora são minoria, pois o que se viu nos ultimos 20 anos é que a situação mudou muito do que era antes, que a 20 anos atras não existia comercio, não tinha construções, resumindo não tinha "invasores", pois o que se viu é que de anos pra cá aconteceu uma invasão de oportunistas que chegavam lá para "grilar ou possar" glebas de terras e cercavam um terreno sem mais nem menos e passavam a dizer que eram proprietarios, ficavam uns 5 anos e faziam de qqr forma um documento de posse e depois vendiam pra alguem e assim por diante, pois a grande maioria dos terrenos ocupados la hj foram dessa forma, se repararem, os "donos" desses terrenos, dos bares, das construções que foram feitas sem autorização ou alvará , ou seja a maioria dos habitantes da praia não são de la, não são filhos de pescadores ou de nativos, e sim invasores e oportunistas e muitas vezes fugitivos ou ex-presidiarios que caem la pra se esconder e coisa do tipo, eu mesmo já conheci muitos desses que "moram " lá, e acho que quem frequenta lá a um bom tempo deve ter reparado nisso tbm !, por isso devemos saber do que falam ou falamos quando se fala em fazer algo em beneficio da comunidade ! , pois os nativos que estão lá a anos e sempre viveram la , sim esses merecem alguma atenção, mas esses oportunistas ..tsc... E tbm , não podemos de deixar de observar que problemas como falta de estrutura na praia deveria ou poderia ser resolvido pelas autoridades competentes com medidas e investimentos como colocar um posto de saude na praia , médicos etc, deixar um veiculo/barco para socorro etc, o que deveria ter sido feito a muitos anos, antes nem telefone tinha, faz pouco tempo que colocaram um telefone publico la que é da telefonica, porque não fizeram antes? a resposta é que porque não vai dar dinheiro pra ninguem, mas os responsaveis como sabemos estão mais interessados em lucrar do que ajudar pessoas pobres.
    Então é isso, acho valido o debate aqui , pois agente adquire conhecimento e compartilha opniões e devemos saber bem sobre o que estamos falando.
    Abs pessoal.
    Hilux CD 95
    Hilux SW 99

Mais uma obs, falei tudo isso porque conheço castelhanos a uns 25 anos, e memso assim não falei que conheço como poucos, pois quem não conheceu castelhanos na epoca que nem tinha quiosques ou bares lá nào conhece tanto assim e acho que perdeu a melhor época da práia , pois essa época sim era um práia verdadeiramente paradisiaca ! a a trilha, podiamos ir e vir e brincar á vontade, pois nao tinha horario, nào tinha jipeiros de turismo etc !!
    Bons tempos!
    Hilux CD 95
    Hilux SW 99

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por ZZ Top Ver Post
    Pessoal,
    Concordo com a opnião do B4R4T4 .
    E sobre a comunidade que mora em castelhanos, quem conhece bem o lugar como eu sabe que já faz muito tempo que a "comunidade" de lá já não é mais composta por pessoas que moram lá já á muitos anos ou que nasceram lá e ou costituiram familias lá, como pescadores e nativos e que esses agora são minoria, pois o que se viu nos ultimos 20 anos é que a situação mudou muito do que era antes, que a 20 anos atras não existia comercio, não tinha construções, resumindo não tinha "invasores", pois o que se viu é que de anos pra cá aconteceu uma invasão de oportunistas que chegavam lá para "grilar ou possar" glebas de terras e cercavam um terreno sem mais nem menos e passavam a dizer que eram proprietarios, ficavam uns 5 anos e faziam de qqr forma um documento de posse e depois vendiam pra alguem e assim por diante, pois a grande maioria dos terrenos ocupados la hj foram dessa forma, se repararem, os "donos" desses terrenos, dos bares, das construções que foram feitas sem autorização ou alvará , ou seja a maioria dos habitantes da praia não são de la, não são filhos de pescadores ou de nativos, e sim invasores e oportunistas e muitas vezes fugitivos ou ex-presidiarios que caem la pra se esconder e coisa do tipo, eu mesmo já conheci muitos desses que "moram " lá, e acho que quem frequenta lá a um bom tempo deve ter reparado nisso tbm !, por isso devemos saber do que falam ou falamos quando se fala em fazer algo em beneficio da comunidade ! , pois os nativos que estão lá a anos e sempre viveram la , sim esses merecem alguma atenção, mas esses oportunistas ..tsc... E tbm , não podemos de deixar de observar que problemas como falta de estrutura na praia deveria ou poderia ser resolvido pelas autoridades competentes com medidas e investimentos como colocar um posto de saude na praia , médicos etc, deixar um veiculo/barco para socorro etc, o que deveria ter sido feito a muitos anos, antes nem telefone tinha, faz pouco tempo que colocaram um telefone publico la que é da telefonica, porque não fizeram antes? a resposta é que porque não vai dar dinheiro pra ninguem, mas os responsaveis como sabemos estão mais interessados em lucrar do que ajudar pessoas pobres.
    Então é isso, acho valido o debate aqui , pois agente adquire conhecimento e compartilha opniões e devemos saber bem sobre o que estamos falando.
    Abs pessoal.

Boa noite ZZTop. Concordo plenamente com o seu comentário, que foi bastante esclarecedor. Infelizmente, beneficiando ou não os moradores, por trás desta recuperação da estrada , deve haver muitos interesses escusos. Imaginem quanto vai valorizar estes terrenos "grilados". Abs. Válter

Usuário Avatar de Gabriel Costa
    Entrada
    17/02/2009
    Local
    osasco/SP
    Nobres,

É muito importante evitarmos generalizações, simplesmente porque vocês conhecem o lugar a mais tempo que eu, não quer dizer que conhecem mais do que eu, disse que conheço o lugar como poucos porque nos últimos tempos estive lá quase todos os fins de semana, ví que tem muita gente lá que tem procedência duvidosa, mas garanto que a grande maioria vive como se viviam a 25 anos atrás, a própria família do Alemão vive ainda da pesca, a única diferença é que eles pescam e vendem direto para o turista com uma margem melhor o Anderson concorrente do Alemão tem toda a família dele de pescadores e herdou assim como o Alemão a estrutura de suas famílias caiçaras.
    Entre outras várias histórias de pessoas que são nativos de lá, da última vez que estive no Bonete conheci um administrador de Pousada que era nativo de Castelhanos e que parte da família dele ainda estava lá e quando perguntei se sairiam de lá eles garantiram que aquele é lar deles. Creio que todos vocês estão familiarizados com este conceito.
    Com relação a degradação ambiental, todas as vezes que estive na trilha recolhi latinhas dos outros pelo caminho, no dia do meio ambiente participei do limpa trilha em que pegamos várias peças de moto, entre outros lixos que estavam no caminho, devo dizer pelo que conheço, a maioria dos eventos do qual participei, mesmo sendo proibido eu vi o consumo de goró por vários jipeiros, sem generalização, as vezes até coisa pior, dizer que jipeiro é irmã Carmilita tenha dó...que não faz nada de errado e ainda não degrada o meio ambiente. Quando eu digo que não bebo os caras me olham como se eu fosse um et!!!
    Digo a todos os meus amigos quando encontrarem alguma trilha na região me chamem terei o enorme prazer de voltar a partilhar momentos de descontração nesta região. Castelhanos não deve ser mais trilha, apesar de que nem eu acredito nisso, mas deveria não ser, pelos motivos que já apontei, vamos brincar no Puma, na pedrinha, no Camel, no cachorro louco ... entre outros.

Um forte abraço para todos e superem.

Um última observação a 25 anos atrás eu não conhecia Castelhanos por ser a primeira geração de jipeiros da família e também porque tinha 5 anos na época, mas só para deixar claro, conheço Castelhanos como poucos como ela está hoje, mas creio que o B4r4t4 deve conhecer mais que eu visto que é morador de lá. Seis viram o trampo de história do cara até eu que não concordo com ele já tô quase convencido que o povo de lá tem mais é que se f...., só pelo empenho do cara.
    Vovorolla PCD

Usuário Avatar de Del Carlo
    Entrada
    06/04/2009
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Citação Postado originalmente por Cirdan Ver Post
    Qualquer protesto agora só vai dar confusão... o correto seria juntar todo mundo, meter umas correntes nos pneus e ir destruindo a estrada... Policia não chega lá e isso pode nos ajudar a deixa-la pessimas.

Conversar com o pessoal q tem comercio na praia e falar para cobrar caro de qm não é Jipeiro... cobrar caro mesmo. Coloca uma latinha de cerveja a 20 reais... uma porção coloca uns 130 reais. O cara só vai uma vez... pronto, resolvido.

Abraços
    Só para informação, o uso de correntes é proibido por lei em estradas estaduais ....
    ... Acredito que degradar desta forma o meio ambiente não é uma boa opção !!!!

Só para acalmar os ânimos, vamos todos nós marcarmos uma trilha que ja existe, como Camel, Cachorro loco, Pinheirinho ..... !!

E vamos aguardar cerca de 6 meses ....
    .... Após o período de chuva garanto que as condições de Castelhanos vai voltar o que sempre foi ....

E aproveitando a deixa como vejo que todos aqui adoram trilha segue a lista para encararmos o Camel 07/09 !!!

1 - Del Carlo - Troller
    2-

.......
    Põe o nome na lista ai !!!!!!

ABS

Entrada
    28/11/2010
    Nobres,

Castelhanos sempre trazendo polêmica para nossas vidas, acho que sempre gostei de lá por isso.
    Recomendo a todos os meus amigos foristas que leiam com cuidado o que escrevi antes de responder como o amigo o fez, e ao amigo recomendo que o releia para ver que em nenhum momento tratei os amigos daqui em tom jocoso.
    Apenas para o amigo, mais uma vez vou tentar lembrar que não estamos tratando apenas de Jipeiros, todos sentimos a morte do colega da foto, mais ainda deve ter sentido o filho dele a quem sou solidário, mas não estou tratando da morte de jipeiros, estou tratando sim das pessoas que realmente depende daquele caminho para viver, lembro bem que na penúltima vez que estive lá uma senhora me contou que a filha havia feito a trilha a pé com o neto de 6 anos no colo em crise asmática debaixo de chuva com a nossa preciosa trilha intransitável e o mar muito revolto para navegação, sem mencionar os diversos casos de pessoas que morrem lá por causas naturais que se tivessem acesso ao devido socorro poderiam passar mais alguns momentos junto de nós.
    Sobre nada disso existe documento, é lógico que a mãe não foi fazer BO por não ter transporte para o filho, mas o fato de não haver documento não exclui o problema.
    Me considero um par dos senhores e como um par e companheiro peço mais uma vez por decência, não são todos que possuem lanchas com motor corvette ou troller super equipado para enfrentar castelhanos de qualquer forma.

A e agradeço o amigo B4r4t4 pela aula de Ilha Bela, sempre me interessei por história e trilhas!!!

Forte abraço

Caro amigo Gabriel.

Não pretendo transformar esse "mal entendido" numa discussão sem fim, mas o amigo, talvez na empolgação, acabou se referindo à nós usuários como pessoas “indecentes” sim. Mais “NOBRE”, da forma que se referiu à nós, é assumir o que escreveu se desculpando pela má colocação do que tentar uma reconvenção sem base,. Todos estamos fadados ao erro. Você está usando a fatalidade do acidente como bandeira apelativa para dar força às suas idéias. Não é sadio seguir esse caminho, pois envolve os acidentados e a nós, usuários do Fórum. Leia as suas colocações Gabriel !

Segue CL (Cópia Literal)
    Tenham o mínimo de decência e pensem um pouco na comunidade que lá vive.

Segue acima, a Citação ao que escreveu.

Vamos parar por aqui então. Caso contrário o rumo original da discussão que é a Trilha de Castelhanos será mudado e não é esse o foco aqui. Vamos encerrar agora esse “mal entendido”.

Não levemos nada para o lado pessoal, pois um dia com certeza nos ajudaremos na Trilha.

At.
    B4R4T4.
    4X4 Brasil
    JEEP WRANGLER SPORT TJ 97 4.0L ST HALF DOORS MECÂNICO 5 + TOYOTA HILUX SW4 98 2.7L GAS MEC 5.
    MY TOYS...

Entrada
    28/11/2010
    Nota importante:

Acredito que todos aqui compartilhamos do sentimento pelo falecimento do Jeepeiro. Ninguém está insensível com o ocorrido, não só por ter sido um parceiro de trilha jeepeiro, mas sim pela situação do acidente. Poderia no entanto ter sido um transeunte que tivesse tido um enfarto naquela trilha, pois morte é morte, fatalidade ou não, se ocorreu, sempre deixará saudades e lágrimas, seja em seus entes queridos, amigos e até mesmo em desconhecidos como eu por exemplo que sentem o que possam os envolvidos terem passado naquele momento fatal.

São coisas, fatos e situações totalmente distintas apesar de se tratar do mesmo “in loco”.
    Ninguém aqui, reitero, se mostrou em nenhum momento insensível ao citado acidente que resultou em morte. Meu bom Deus... Eu como a maioria somos pessoas com base religiosa e jamais poderíamos nos furtar ao sentimento de perda do Jeepeiro que faleceu, muito menos do seu filho e parentes. Mas há de ser ir atrás do verdadeiro motivo desse acidente para não se culpar somente a alta periculosidade da Trilha / Estrada de Castelhanos. A informação está aí na Internet para quem quiser ter conhecimento.

Agora uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Não podemos colocar tudo numa panela e fazer um “ANGÚ” ! É muito arriscado citar esse tipo de ocorrido, pois muda totalmente a direção original da discussão que é a implantação da Rodovia.

Att
    B4R4T4
    MY TOYS...

Entrada
    28/11/2010
    .
    Voltando ao assunto em foco:

Sorry, por ser tão prolixo...

Olhem uma história que parece ter o mesmo fim e destino que a Baia / Enseada de Castelhanos...

No meu entendimento, a Baia de Castelhanos poderá se transformar num grande empreendimento da mesma forma que ocorreu no Morro do Sorocotuba no Município do Guarujá onde tenho apto em Pitangueiras e acompanho a história da Praia do Éden desde a sua primeira “ocupação” em 1960 quando nasci. Da mesma forma que a Andrade Gutierrez conseguiu alvará para as obras do Sul em Ilhabela e para tantas outras que já tramitam aguardando aprovação. Eu fui levado à Praia do Éden pelo meu Pai desde bebê em 1960.

Acompanhei todo o desfecho da sua saga como segue: A mais conhecida praia paradisíaca do Litoral Sul / Guarujá, "ERA" a praia do Éden, e não se chama assim por ser o Éden do Paraíso mas sim por ser o Édem gente, humano, mergulhador profissional que No final da década de 50, no final da 2ª Grande Guerra, foi contratado pela Marinha Brasileira para realizar a salvatagem do Navio Astral (PELO QUE ME LEMBRO) Argentino que fora afundado naquela encosta. O que ocorreu? O Éden, dragando a areia que envolvia o Navio com aspiradores gigantescos, bombardeou a encosta rochosa com essas milhares de toneladas de areia. Lá, até então, não havia nenhuma praia, existia uma baia, enseada rochosa sem areia alguma. O Éden, guando do término do desarmamento do Navio, olhou para aquela encosta e percebeu que com o passar dos anos, toda aquela areia, inevitavelmente pela ação da chuva, viria formar uma praia "artificial"; e foi o que ocorreu ! O Éden, depois de muitos anos lá voltou e encontrou a praia formada, isso ocorreu na década de 60, tomou posse pacífica da praia e por lá ficou, transformando o local na Praia de Éden como é conhecida hoje. O acesso era truncado por estradinha de terra batida como em Castelhanos, dificultava maiores invasões. Na década de 80/90, Empreiteiras poderosas "quiseram" comprar toda a gleba de terras mas o Éden não ser curvou à proposta dando início ali a uma guerra judicial sem precedentes que é conhecida e citada como referência em todas as ações de igual teor até hoje. Existe muita matéria sobre isso na internet. A decisão judicial foi dar um "cala boca" por questões Políticas às Empreiteiras, cedendo uma gleba de terras que era da União e não do Éden lavrada com Escritura de Posse. Moral da história, foi cedido às Empreiteiras área pertencente à União, Área de Marinha, com a desculpa que aquele Empreendimento traria para o local trabalho. Hoje, o condomínio do Morro do Sorocotuba tem apartamentos avaliados em Milões de reais.

Olhem o decorrer da história, isso irá acontecer em Castelhanos? Fica a pergunta...

Fotos comparativas da ocupação desregrada na Praia do Éden no Município do Guarujá, especificamente no Morro do Sorocotuba, que fica entre a Enseada e Pernambuco.

o que era:

como está hoje após a ocupação:

uma foto da vista de um dos empreendimentos, notem a Praia do Éden ao fundo:

Amigos, vasta informação sobre esse tema está disponível na Internet.

Na minha singela opinião, a mesmíssima coisa ocorrerá em Castelhanos quando o acesso for pavimentado. Sou fatalista e não pessimista. Quem, com muito dinheiro para investir e em insana consciência não iria querer concessão para um Empreendimento lá. Eu mesmo, ponho à venda a minha Gleba de terras para não cair no mesmo "erro" do Éden que ficou jurado de morte por mais de 25 anos, dormindo sempre com um olho aberto... ...eu passo, tenho três filhos para formar ainda. Existem histórias cabulosas envolvendo essa Empreiteiras, Políticos, Grupos, etc. O lobo mau existe gente, mas o Papai Noel não.

Cabe aqui uma "agressividade positiva".
    Nós, Trilheiros, não somos...

Nós aprendemos com a história !

Lembrando-nos do HOLOCAUSTO por exemplo, não caímos no mesmo erro novamente.
    Assim se escreve a história.

O que está em jogo aqui é uma coisa muito mais séria do que simplesmente a "Perda da Trilha" e sim o choque ambiental que o PEI poderá sofrer.

Parque Estadual de Ilhabela – Wikipedia, a enciclopedia livre

Existe um slogan que usamos na navegação que eu importei para o mundo 4x4.

Aquilo que nos une será sempre mais forte do que tudo que possa nos separar, o amor pelo Mar.

Onde se le mar, entende-se Trilha.

Abraços a todos,
    B4R4T4.
    MY TOYS...

Pessoal, muito interessante esse "debate", muito conhecimento enriquecendo o topico, mas vamos deixar de lado discussões mais diretas pois cada um aqui deve expor seu ponto de vista e suas opniões que alguns vão concordar e outros irão discordar ok, mas o importante é que as opniões sejam expressadas e que tomemos conhecimento sobre o caso ou os casos em questão !
    E enriquecendo o tópico temos mais uma aula do amigo B4R4T4 (me permita chamalo de amigo) com muita história sobre o que acontece quando o "progresso" chega a uma práia !! E acho que é isso que eu e outros que concordaram queremos evitar que aconteça, que uma práia como castelhanos "suma" do mapa de práias bacanas e vire mais uma práia muvucada ! Eu lembro quando lá nem tinha bares , campings , casas construções, praticamente não tinha nada, nada daquelas mesinhas na areia da praia, nada de marebar ou qqr outro buteco, eu ia lá e acampava na areia da práia onde muitas vezes tive que recuar a barraca porque a maré subia e molhava a barraca no meio da noite ! Comida lá não se vendia, tinha que se virar, ou com sorte encontrar um pescador nativo que "descolasse" um peixe, que muitas vezes troquei por uns goles de "pinga" e outras por uns cigarros, isso durou um tempo, até que um dia apreceu um cara lá, um tal de Canindé ! alguem deve lembrar dele, ele permaneceu por muito tempo lá, logo que chegou era praticamente só ele na praia, e alguns poucos casebres mais escondidos dos nativos pescadores, depois de um tempo apareceu o seu Hércules e seu filho Walter que habitaram por um tempo um quartinho que foi levantado no terreno que depois de muitos anos se tornou o Marebar, mas na época nem existia o "barraco" que hoje é o bar, esse quartinho e a casa do Canindé foram as unicas e pequenas construções á vista na práia por muitos anos, não tinha as agencias de turismos que foram surgindo depois tbm e comprando "frotas" de land rovers pois viram os $$$ no caminho da pra práia, mas lembro dos primeiros jipeiros que foram aparecendo, cansei de "rebocar" muito dos que hj são os motoristas das agencias, lembro quando os primerios jipes de aluguel foram surgindo, quando começaram a "regulamentar" os passeios de jipe para turistas, quando o "Magrão" tinha um niva vermelho e o negocio de passeio de jipe começou a crescer e os turistas começaram a conhecer castelhanos e até que o "pessoal" começou a se "ligar" e a invadir a práia , então começaram as cercas, os terrenos, os butecos, as mesinhas na práia, as construções, muitas vezes vi descarregarem materiais de construção chegando em barcos, pois era proibido leva-los pra lá e na portaria da trilha não deixavam passar, então os "espertos" levavam de barco, e assim foi indo, e construções foram aparecendo, e novos butecos etc etc... E a pergunta é, quanto tempo vai demorar para chegar o "shopping", ou o McDonalds e coisas do tipo ? Pois as obras na estrada seja de asfalto, paralelepipedos ou qqr coisa que torne-á transitável só vai acelerar esse processo ! Então é isso que eu e muitos que aqui postaram suas opniòes queremos que não aconteça, mas pouco podemos fazer além de debatermos aqui algumas idéias, mas que pouco adiantará, mas memso assim é valido, continuemos, pois se conseguirmos atrasar isso um pouco que seja já será válido ! Castelhanos já está muito diferente do que foi, mas é e sera inevitavel que continue mudando, vamos torcer que seja o mais lento possivel.
    Abs pessoal.
    Hilux CD 95
    Hilux SW 99

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem