Postado originalmente por
edilsoneras
Pessoal,
Não sou expert em comunicação via radio, mas segue a minha opinião, espero que ajude e peço desculpas aos entendidos dos termos que utilizei para o texto abaixo:
Quanto a burocracia de licenciamento sem duvida PX, qualidade de comunicação PY, quebra galho entre viaturas em um comboio Talkabout.
PY:
Qualidade de comunicação e alcance no caso do PY depende da "visada" ou seja a antena do radio tem de "enxergar" a outra na qual esta se comunicando, isso depende da potência do radio e propagação. Quando um sistema PY conecta a uma repetidora( existem varias pela região em pontos altos de montanhas) a abrangência e a qualidade da comunicação se torna excelente, porem temos que ter a tal "visada", por este motivo é que as vezes um PY não consegue se comunicar com outro radio atrás de um morro por exemplo.
PX:
Com PX a situação é diferente em termos de tipo de onda de comunicação, esta é "refletida" na atmosfera o que a depender a propagação e potência pode permitir se comunicar com outro equipamento em uma distancia grande, ou se a propagação não estiver satisfatória não consegue um ganho muito grande.
Talkabout:
Os talkabout trabalham em frequencias similares ao dos PY, alguns equipamentos até conseguem se comunicar com estes, por isso é que o comportamento e a abrangencia destes radios dependem da topografia para um alcance melhor.
Acho portanto que o PX é uma solução mais simples e que atende as necessidades, o PY se em um grupo tivermos um ou dois aumentará em muito a segurança, e os talkabout arroz com feijão, não é um banquete mas mata a fome!!!
Abraço a todos,