EvandroSTM, Guilherme, Engels
A bucha do amortecedor dianteiro lado do motorista está estourada, o que pode estar causando o desnivelamento. Vou trocar o amortecedor (talvez coloque os Rancho, o problema é que o Leão tá vindo!).
Obrigado pela ajuda.
Versão Imprimível
EvandroSTM, Guilherme, Engels
A bucha do amortecedor dianteiro lado do motorista está estourada, o que pode estar causando o desnivelamento. Vou trocar o amortecedor (talvez coloque os Rancho, o problema é que o Leão tá vindo!).
Obrigado pela ajuda.
Finalmente consegui tirar as medidas das molas traseiras originais e cansadas da minha SW4 2008 .
1- Comprimento............430mm
2- Espesura do fio .......15mm
3- Diametro externo ......120mm
4- Número de elos ........10
5- Uma extremidade com fio retificado
Logo a mola desta SW4 2005/6 em diante é uma mola paralela na qual todos os elos tem o mesmo diâmetro .
Obs 1 :
Em uma extremidade o fio tem acabamento retificado , ou seja o fio é cortado ao meio dando um acamento reto na extremidade .
OBS 2 :
Eu vou mandar fazer a minha com mais um elo ( 11 elos ) e com fio de 15,8mm = 5/8" .
Vou fazer isto por experiência própria nas molas que já mandei fazer para as outras SW4 e para meu ENGESA , qdo vc faz uma mola com fio mais grosso ela fica mais firme , e como vou passar de 15mm para 15,8mm a tendencia é que ela fique bem mais firme , com isto colocando mais um elo vai fazer com que ela fique menos dura , ou seja mais macia do que fosse com os 10 elos , pq qto maior o número de elos numa mola de mesmo comprimento e mesma espessura de fio esta mola fica cada vez mais macia , se diminuisse o núero de elos ela ficaria mais dura .
Conclusão :
Serei cobaia mais uma vez e acho , digo ACHO que vou acertar na mosca com esta mola que vou mandar fazer .
As medidas das novas molas que vou fazer serão :
1- Comprimento....................430mm
2- Espessura de fio ..............15,8mm ou 5/8"
3- Diâmetro externo...............120mm
4- Número de elos ................11
5- Um extremidade com fio retificado
Abraço a todos
jAnexo 454813
A minha só viaja carregada! Conforto = 0
AMIGO JORGE
Creio que não baterá elo no elo , pois sendo com fio mais grosso aumentará a resistencia e como falei , vou fazer assim por experiência própria como jpa disse , pq no meu ENGESA mandei fazer molas com estas medidas de comprimento e espessura de fio e número de elos ( 11 ) , a única diferença foi no diâmentro que no ENGESA é de 145mm e na SW4 é de 120mm e no ENGESA não bate elo com elo .
Acredito que se fizer com o mesmo número de elos deve ficar bom tb , eu estou apenas inventando moda , pois sei que se colocar mais um elo ela vai ficar DISCRETAMENTE mais macia do que se fizer com os 10 elos . Se vc quiser esperar eu mandar fazer as minhas e postar o resultado tudo bem mas se quiser mandar fazer logo com 10 elos , não vai errar , é que sou meio chato e procuro manter a maciez original o mais próximo possível e sei que se fizer com fio de 5/8 e 10 elos ela vai ficar BEM MAIS FIRME , mas sei que não ficará dura demais pq meu ENGESA é bem macio e tem +- o mesmo peso da SW4 em torno de 1950kg .
Abraço
Finalmente acabei de falar com o Inacio e mandei fazer minhas molas para a SW4 2008 .
Ele ficou de mandar um email para mim falando do valor com frete pelo PAC .
Comentei com ele sobre os 11 elos e ele me confirmou o que eu achava , ele confirmou que não ficará batendo elo com elo e que ela vai ficar ligeiramente mais macia do que se fizesse com 10 elos e com certeza ficará um pouco mais firme do que as originais .
Vamos aguardar , normalmente ele fala em 15 dias para enviar as molas .
Abraço
Olá Guilherme
Eu tentei te enviar uma MP mas não tenho tal privilégio. Pois então. Eu também tenho problemas com minha SW 1997 2.7 gasolina.
Eu achei a traseira bem baixa, batendo fim de curso nos fundos de vales, quando eu levava meu motor de popa no porta malas. Aí troquei amortecedor e molas originais. Mas foi só botar peso novamente que a traseira arriou.
Eu carrego toda a família e reboco um barquinho. Preciso ter mais confiança nessa traseira. O que vc me recomenda?
Eu liguei na SRC, falei com o Inácio e ele me falou que vc é o cara.
Vc teria algumas medidas para me indicar?
eu abro mão do conforto totalmente. Eu andei com a família de bandeirante e de SR5 vários anos. só feixe de mola. Então não me preocupo com a dureza. Quero mesmo é botar peso e fazê-la aguentar.
Outra questão: eu preciso trocar os amortecedores? Se sim, vc indica algum? algum lugar?
Eu agradeceria muito essas medidas.
Muito obrigado
Marcio
Caro MARCIO LELLIS DE SOUZA
Em primeiro lugar vc não precisa de trocar os amortecedores .
Em segundo lugar se vc leu os meus posts sobre molas traseiras , falei que a TOYOTA ERROU no dimensionamento das molas traseiras da SW4 , o que para mim é o único problema neste carro , só para vc ter uma idéia a minha ex 93 tinha molas traseiras originais com fio de 14,5mm e ficava arreada a traseira , fiquei com ela 9 anos e meio para enfim criar coragem e arriscar no meu projeto de molas compatíveis com o carro e o peso a carregar , ficou muito boa com as molas de fio de 15mm , só errei no comprimento que mandei fazer com 40mm mais comprida , já na 2002 errei na primeira que mandei fazer pq o fio original era de 13,8mm , MAIS FINO do que as molas da 93 , daí mandei fazer com fio de 14,3mm e ainda ficou mole demais ainda , daí fiz com 15mm e ficou ÓTIMA , e agora com a 2008 , o fio original já é de 15mm , olha só como a TOYOTA não esta acertando , pois mudou de 14,5mm na 93 para 13,8mm na 2002 e agora 15mm na 2008 e meso assim ela bate fim de curso , lógico pois a 2008 é mais pesada do que as anteriores , SÓ OS JAPAS QUE NÃO VEEM ISTO .
Eles ainda estão perdidos no dimensionamento destas molas , será que eles não tem engenheiros capazes lá , precisa de eu médico que sou fazer o ajuste na dimensão da mola ????? Isto é o fim da picada .
Mas vamos ao que te interessa , fico feliz de vc tb gostar de pescar , eu tb pesco e tenho um barco e motor de popa tb , usei por 34 anos motor de 15hp hoje tenho um TOHATSU de 18hp que estou gostando muito , pois tenho 116kg e meu barco tem 5,16 metros e o motor de 15hp já não estava suportando empurrar tanto peso , mas sai do seu assunto de novo .
Peço a vc para me dar algumas informações para que eu não erre na sugestão de suas molas , tenho que saber as medidas da sua mola , como :
1- Comprimento em mm
2- Número de elos
3- Diâmetro externo da mola em mm
4- Diâmetro INTERNO do último elo em mm , caso sua mola tenha o último elo menor do que os demais
5- Espessura do fio em mm .
Te garanto que a mola que vai resolver o seu problema , a sua SW4 não ficará dura como a BAND e nem como a picape , ela vai ficar um pouco mais durinha do que é , o conforto manterá o mesmo TE GARANTO , e não vai mais bater fim de curso qdo colocar peso na traseira e a família .
Para vc ter estas medidas vc tem que retirar uma mola para fazer estas medições .
Abraço e aguardando as medidas .
Estão aí as fotos do amortecedor (comparei com o direito) e apesar do amortecedor não sustentar o peso (li isso aqui no tópico, não entendo nada de mecânica), estou achando que pode ser ele mesmo que desalinhou a viatura.
Anexo 455197 Lado "desabado"
Anexo 455183 Lado normal
Márcio Lellis, as molas que fiz, seguindo as orientações do Guilherme, corrigiram a traseira da minha SW4 (que é 00-01), sem perder conforto algum. Já andei com três pessoas atrás e ela não arriou nada. Só para constar...