Dr. Guilherme, bom encontrá-lo por aqui.
Estou com uma sw4/11 e gostaria de colocar lift na suspensão com calços de mola.
Aguardo suas impressões sobre a nova mola que quer instalar na sua 2008.
Abraço.
Versão Imprimível
Dr. Guilherme, bom encontrá-lo por aqui.
Estou com uma sw4/11 e gostaria de colocar lift na suspensão com calços de mola.
Aguardo suas impressões sobre a nova mola que quer instalar na sua 2008.
Abraço.
CARO AMIGO GALEGUITO
Vc esta sumidão cara , mas com relação ao que vc quer fazer eu sou MUITO CONSERVADOR nesta ora , pois tenho um ENGESA e fiz um monte de mudanças em LIFT de suspensão e BODY LIFT ( levantamento da carroceria ).
Minhas impressões :
NUNCA FAÇA LIFT DE SUSPENSÃO pq vc vai mudar a geometria da suspensão do carro e nunca mais vc terá um guiar bom , vai gastar pneus de forma irregular sem falar no desgaste maior das peças originais .
Se quer levantar seu carro sugiro em fazer um BODY LIFT , ou seja vc levanta a carroceria e não mexe em nada na suspensão, o carro fica bonito e vc mexe em muito pouca coisa .
Qto as molas da SW4 2008 , vou ver se neste sábado retiro a mola traseira para fazer as devidas medições , pois aqui em minha cidade tem um local onde faço o teste de suspensão que é numa ponte na qual na decida de uma cabeceira tem um desnível para baixo no asfalto e ao passar alí com duas pessoas atras a traseira CEPA como o amigo aqui citou e depois que mandei fazer molas mais grossas para as minhas SW4 anteriores , uma 93 e outra 2002 o problema acabou mesmo com 3 pessoas atras e bagagem no porta malas não cepou mais e estando vazia não ficou dura .
E esta SW4 2008 esta cepando um pouco qdo deço esta ponte , um pouco mais esta e isto me incomoda muito , É UM ERRO DE PROJETO DA TOYOTA nestas molas traseiras e hoje fui na CCS TOYOTA daqui perguntar se as molas das SW4 de 5 lugares eram diferentes das SW4 de 7 lugares e o carinha da seção se peças me falou que as molas são iguais , O QUE ACHO POUCO PROVÁVEL . Mas já tenho minha receita e assim que retirar a mola traseira vou medir e mandar fazer outras de fio mais grosso e qdo tiver o resultado final falo com vc , ou melhor posto aqui para todos .
Abração e prazer em falar com vc novamente .
Gostaria de saber se alguém já encomendou as molas dianteiras e como ficou o resultado?
Obrigado pelo retorno Dr. Guilherme.
Enfim, as molas. Demoraram muito, encomendei dia 17-12-2013. Elas chegaram 13-02-2014. Vou instalar terça-feira. Postarei minhas impressões. Também gostaria de informações das molas dianteiras, Calhiandro.
Notei que o lado do motorista da minha SW4 é cerca de 1 cm mais baixo que o do carona, imagino que seja devido ao maior peso neste lado, que é onde o tanque de combustível se encontra (acho que as molas vão corrigir essa diferença na traseira).
Anexo 451351
Está aí o resultado. Levantou bem a traseira, ficou bem mais firme. Andei pouco nela porque a peguei no início da noite. Tenho a impressão de que o lado do carona continua mais alto que o do motorista. Acho que as molas ainda devem se acomodar (conforme já li aqui no fórum).
Anexo 451868
LEANDROT
Só por curiosidade , vc mandou fazer as molas com qtos cm de comprimento ?
Caro Amigo Leandrot, a minha sw4 98 padecia do mal da traseira arriada e do lado do passageiro mais alto que o do motorista, como estou em Santarém no Pará, longe de tudo, resolvia questão da traseira arriada com espaçadores de tecnil nas molas e amortecedores da sw4 2006, mas tem que estar com os batentes da suspensão em ordem, todos os quatro, inclusive o em formato de cone, pois o amortecedor da sw4 2006 é mais comprido e pode dar batente fechado se não tiver tudo em ordem com os batentes, já a questão do desnível lado do passageiro/motorista, na minha eram os parafusos da cambagem frouxos.
Eu em seu lugar verificaria os calços da carroceria, os parafusos da cambagem e a própria cambagem e trocaria de posição os amortecedores com as molas dianteiras, tiraria o direito e colocava na esquerda e vice-versa. Pois existe lado das molas originalmente, pode ter sido montado em alguma manutenção anterior invertido, a mola esquerda deve ser cerca de meia polegada maior que a direita.
Fica aqui minha contribuição, se gostar de ver sofrimento e espírito MacGyver, visite o tópico Sw4 98 dura de consertar.
EvandroSTM, onde fica localizado esses parafusos da cambagem?
Bom dia, são dois em cada bandeja inferior, possuem uma arruela exentrica com graduação para regulagem.Anexo 452069
EvandroSTM, muito obrigado pela informação, grande abraço.