Powered by vBulletin

HILUX - SW4 x Cabeçote e Radiador!!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 39 de 98 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 29303132333435363738394041424344454647484989 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 19/02/2008, 00:42
    JEFFCATUNDA
    Citação:

Postado originalmente por Fernando César Ximenes Ver Post
    Sérgio,

Acho q o Paulo tem razão qdo. ele representa os proprietários comuns de toyota, q não têm os conhecimentos q vc tem, q ñ têm a retaguarda de profissionais q vc tem e por aí vai. No manual do proprietário desses veículos em questão, q é o que orienta o proprietário comum do veículo, ñ diz para se evitar altas velocidades porque o motor pode abrir o bico, ele se refere apenas ao ítem estabilidade dada as características do veículo. Então, porque a fábrica permite q esse veículo desenvolva velocidades elevadas se o motor ñ aguenta? Na minha opinião esses motores hilux ñ são resistentes e duráveis como se apregoa por aí. Essa fama da toy aqui no Brasil foi adquirida durante a fabricação das toyotas bandeirante com motorização mercedes. Essas sim, ficou mais do que provado q são realmente resistentes e duráveis. Possuo uma sw4 2001, conservadíssima, atualmente com cem mil km rodados, tratada a pão de ló. No começo deste ano, voltando de Natal,onde passei a entrada de ano, chegando a Fortaleza ela abriu o bico. Agora faço parte da tropa do cabeçote quente. Frustrado e puto com um carro q sempre dei valor. Ainda ñ fiz nada nela porque ainda ñ sei o q vou fazer. Estou avaliando o custo benefício das várias medidas (modificações) q deverão ser tomadas e q no final ñ resolvendo definitivamente o problema já q acho q isso é um problema crônico, infelizmente. Vc. menciona q a mit e toy fizeram teste de bancada com o motor mwm e ñ aprovaram mas a nissan, gm e a troller aprovaram. Se a mit e toy tivessem aprovado também talvez estivessem melhor servidas pois ñ se houve falar em problema de superaquecimento desses motores. Enquanto isso, ficamos contabilizando prejuízos financeiros e ficando paranóicos com essa história de motor sobreaquecidos. A confiança nesse motor foi pro beleléu porque se antes de mexer nele(montado na fábrica) ñ aguentou,imagine qdo for mexido por esses mexânicos q temos por aqui. Que o diga o nosso colega forista Jef Catunda, de Fortaleza, q até há pouco tempo ñ tinha acertado a dele. Desculpe o desabafo.[]'s

Fernando.

Como postei lá no tópico de radiadores estou testando outras possibilidades.

Eu troquei o radiador por um novo e maior que não é original, tem uma litrajem maior(como os originais que agora vendem para as SW4 97/98). Comprei por 1.100,00.

Recoloquei a valvula termostática, coloquei uma nova, e ainda estou nos testes...

Ela vem se comportando bem, como nunca esquentou continua não esquentando e fica no meio o ponteiro da temperatura.

Quanto ao problema da fuga de agua para o vaso de expansão, ainda nào se repetiu e a agua está indo e retornamdo dentro dos limites normais marcados no vaso de expansão...

Já peguei uma trilha bem pesada de arêia muito solta e ela se comportou bem...

Vamos ver, coloquei na ultima sexta-feira...vamos ver.
  • 19/02/2008, 09:23
    SÉRGIO HOLANDA
    Fernando,

sua SW4 te pertence desde zero km? tem todas as revisões na autorizada? seu motor abriu o bico de que forma? bateu, tricou o cabeçote? me responde isso que talvez possa te ajudar.

Sérgio

Citação:

Sérgio,

Acho q o Paulo tem razão qdo. ele representa os proprietários comuns de toyota, q não têm os conhecimentos q vc tem, q ñ têm a retaguarda de profissionais q vc tem e por aí vai. No manual do proprietário desses veículos em questão, q é o que orienta o proprietário comum do veículo, ñ diz para se evitar altas velocidades porque o motor pode abrir o bico, ele se refere apenas ao ítem estabilidade dada as características do veículo. Então, porque a fábrica permite q esse veículo desenvolva velocidades elevadas se o motor ñ aguenta? Na minha opinião esses motores hilux ñ são resistentes e duráveis como se apregoa por aí. Essa fama da toy aqui no Brasil foi adquirida durante a fabricação das toyotas bandeirante com motorização mercedes. Essas sim, ficou mais do que provado q são realmente resistentes e duráveis. Possuo uma sw4 2001, conservadíssima, atualmente com cem mil km rodados, tratada a pão de ló. No começo deste ano, voltando de Natal,onde passei a entrada de ano, chegando a Fortaleza ela abriu o bico. Agora faço parte da tropa do cabeçote quente. Frustrado e puto com um carro q sempre dei valor. Ainda ñ fiz nada nela porque ainda ñ sei o q vou fazer. Estou avaliando o custo benefício das várias medidas (modificações) q deverão ser tomadas e q no final ñ resolvendo definitivamente o problema já q acho q isso é um problema crônico, infelizmente. Vc. menciona q a mit e toy fizeram teste de bancada com o motor mwm e ñ aprovaram mas a nissan, gm e a troller aprovaram. Se a mit e toy tivessem aprovado também talvez estivessem melhor servidas pois ñ se houve falar em problema de superaquecimento desses motores. Enquanto isso, ficamos contabilizando prejuízos financeiros e ficando paranóicos com essa história de motor sobreaquecidos. A confiança nesse motor foi pro beleléu porque se antes de mexer nele(montado na fábrica) ñ aguentou,imagine qdo for mexido por esses mexânicos q temos por aqui. Que o diga o nosso colega forista Jef Catunda, de Fortaleza, q até há pouco tempo ñ tinha acertado a dele. Desculpe o desabafo.[]'s

• 19/02/2008, 17:29
    Renatopami
    Já tive uma hilux 2001 2.8 aspirada...vendida com 200.000 km,e vou te dizer.......o motor se comportava como um relógio,como novo:palmas:
    Acho as toyotas bem resistentes,mas as observações que muita gente não sabe dirigir veiculo a diesel é a pura verdade....Na minha por ex,meu motor não sabe o que é passar de 3000 rpm....creio que terei motor para bastante tempo:dance:
    ABRAÇOS!!!
  • 19/02/2008, 21:16
    Fernando César Ximenes
    Citação:

Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Fernando,

sua SW4 te pertence desde zero km? tem todas as revisões na autorizada? seu motor abriu o bico de que forma? bateu, tricou o cabeçote? me responde isso que talvez possa te ajudar.

Sérgio

Sérgio, já a comprei usada mas mto. conservada. Já havia feito outras viagens com ela antes desse problema e tudo ocorreu dentro da normalidade. Nem todas as revisões foram feitas na autorizada. O q aconteceu foi o seguinte: saí de Natal de manhã cedo, andando em velocidades entre 90 e 120 km/h, fazendo paradas com intervalo de +- 03 horas para esticar as pernas. Cheguei em Fortaleza já na parte da tarde e ao parar no estacionamento do hotel percebi q o motor começou a ratear e a seguir observei q estava saindo uma fumaça branca do escapamento, provavelmente, vapor d'água.Nessa hora, e somente nessa hora, a temperatura subiu, de repente, ficando o ponteiro do mostrador um pouco acima do meio . O motor continuava em funcionamento irregular, a fumaça branca foi diminuindo até desaparecer e qdo isto ocorreu o motor voltou a trabalhar redondo e a temperatura normalizou. Abri o capus do motor e vi q havia mta. água no vaso de expansão. No dia seguinte, antes de iniciar a etapa final da viagem até aqui, transferi o excesso de água do vaso de expansão para o radiador, operação essa repetida a uns 360 km de Fortaleza rodando em velocidades abaixo de 100 km/h. Na cidade, ñ acontece o problema da água do radiador ir em excesso p/ o vaso de expansão. Foi mais ou menos isso q aconteceu.Grato, Fernando.
  • 19/02/2008, 21:58
    Fernando César Ximenes
    Citação:

Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Fernando.

Como postei lá no tópico de radiadores estou testando outras possibilidades.

Eu troquei o radiador por um novo e maior que não é original, tem uma litrajem maior(como os originais que agora vendem para as SW4 97/98). Comprei por 1.100,00.

Recoloquei a valvula termostática, coloquei uma nova, e ainda estou nos testes...

Ela vem se comportando bem, como nunca esquentou continua não esquentando e fica no meio o ponteiro da temperatura.

Quanto ao problema da fuga de agua para o vaso de expansão, ainda nào se repetiu e a agua está indo e retornamdo dentro dos limites normais marcados no vaso de expansão...

Já peguei uma trilha bem pesada de arêia muito solta e ela se comportou bem...

Vamos ver, coloquei na ultima sexta-feira...vamos ver.

Jeff,

Compraste esse novo radiador aí mesmo em Fortaleza? Quem vende? Será q ele substitui com vantagem o original da sw4 2001? Sua construção é toda de metal? Espero q tenhas resolvido o problema da tua. Grato, Fernando.
  • 19/02/2008, 22:28
    SÉRGIO HOLANDA
    Fernando,

te perguntei porque se você fosse o primeiro dono e tivesse todas as revisões na autorizada certamente conseguiria extenssão de garantia...

Você já levou seu carro pra uma avaliação??? como era a água do teu radiador? liquido de arrefecimento correto? como está se comportando seu motor atualmente?
    Outra coisa Fernando, carro conservado visivelmente não quer dizer bem cuidado em manutenção, inclusive essa história de motor diesel ser resistente muita gente não faz a manutenção correta. Veja se consegue o histórico dela na autorizada.

Como seu motor deve ainda estar no inicio das micro-trincas só vai saber o que está contecendo se enfiar o pé na estrada e ver o resultado, como já disse aqui anteriormente as micro-trincas não apresentam em teste hidrostático, só quando aumentam.

Sérgio

Citação:

Sérgio, já a comprei usada mas mto. conservada. Já havia feito outras viagens com ela antes desse problema e tudo ocorreu dentro da normalidade. Nem todas as revisões foram feitas na autorizada. O q aconteceu foi o seguinte: saí de Natal de manhã cedo, andando em velocidades entre 90 e 120 km/h, fazendo paradas com intervalo de +- 03 horas para esticar as pernas. Cheguei em Fortaleza já na parte da tarde e ao parar no estacionamento do hotel percebi q o motor começou a ratear e a seguir observei q estava saindo uma fumaça branca do escapamento, provavelmente, vapor d'água.Nessa hora, e somente nessa hora, a temperatura subiu, de repente, ficando o ponteiro do mostrador um pouco acima do meio . O motor continuava em funcionamento irregular, a fumaça branca foi diminuindo até desaparecer e qdo isto ocorreu o motor voltou a trabalhar redondo e a temperatura normalizou. Abri o capus do motor e vi q havia mta. água no vaso de expansão. No dia seguinte, antes de iniciar a etapa final da viagem até aqui, transferi o excesso de água do vaso de expansão para o radiador, operação essa repetida a uns 360 km de Fortaleza rodando em velocidades abaixo de 100 km/h. Na cidade, ñ acontece o problema da água do radiador ir em excesso p/ o vaso de expansão. Foi mais ou menos isso q aconteceu.Grato, Fernando.

• 20/02/2008, 22:30
    Celsogvs
    Controle de temperatura
    Amigos,

Uma boa solução para evitar as altas temperaturas do motor e a trinca do cabeçote e colocar um sensor elétrico no motor que toca uma sirene dentro do carro quando a temperatura passar dos 120 graus por exemplo.

Um amigo colocou e gastou R$150,00.

Abs,
  • 21/02/2008, 01:53
    JEFFCATUNDA
    Comprei aqui mesmo!
    Citação:

Jeff,

Compraste esse novo radiador aí mesmo em Fortaleza? Quem vende? Será q ele substitui com vantagem o original da sw4 2001? Sua construção é toda de metal? Espero q tenhas resolvido o problema da tua. Grato, Fernando.

É todo de metal e bem mais grosso que o original,mas é feito para as sw4, cabe certinho no espaço do original e tem as mesmas furações para pegar todos os acessórios...

Hoje troquei o filtro de combustivel e notei uma enorme diferença no ganho de potencia...dois mecânicos haviam dito que era regulagem de valvulas, meu mecânico falou que antes teria que ver e trocar este filtro e parece que acertou, ela estava "ronceira" como dizemos por aqui, parecia que estava puxando um reboque.... agora voltou a render bem.

Ainda estou nos testes...caso fique tudo bem vou intercular com um kit da MAXCOOLER... :dance:
  • 21/02/2008, 08:30
    SÉRGIO HOLANDA
    Celsogvs,

a grande vantagem é que esse sensor atual no bloco e informa quando ele está muito quente, bem antes do radiador perder a capacidade de refrigerar o sistema, ai passa-se a um estado de alerta, ou diminui o pé...uso isso no meu motor...

Sérgio

Citação:

Postado originalmente por Celsogvs Ver Post
    Amigos,

Uma boa solução para evitar as altas temperaturas do motor e a trinca do cabeçote e colocar um sensor elétrico no motor que toca uma sirene dentro do carro quando a temperatura passar dos 120 graus por exemplo.

Um amigo colocou e gastou R$150,00.

Abs,

• 21/02/2008, 19:34
    Fernando César Ximenes
    Citação:

Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Celsogvs,

a grande vantagem é que esse sensor atual no bloco e informa quando ele está muito quente, bem antes do radiador perder a capacidade de refrigerar o sistema, ai passa-se a um estado de alerta, ou diminui o pé...uso isso no meu motor...

Sérgio

Sérgio,

Ainda não levei a minha para avaliação na autorizada mas farei isso brevemente. O q ñ entendo é porque o ponteiro do mostrador de temperatura do motor ñ acusou a temperatura excessiva. Será q o sensor de temperatura do motor está localizado num ponto onde sua leitura é irreal? Esse sensor q tens instalado no bloco do motor de tua viatura foi adaptado? Esse teu sensor mede a tempratura da água, do óleo lubrificante ou do próprio bloco? Em q lugar do bloco foi instalado? Grato, Fernando
  • 21/02/2008, 21:33
    PauloMarx
    Fernando
    Citação:

Sérgio,

Pois é meu amigo, vc captou bem o meu sentimento com respeito a este assunto. Eu gostaria de acrescer que muitas vezes voce toma por base alguns casos e isto vira uma verdade. Por exemplo " tenho um amigo tem uma Hilux com 250.000 e nunca deu problema". E eu replico " mas quantos amigos que ja tiveram problema?" Então quando o grande Sergio ( desculpe-me a brincadeira, mas de tanto te encher o saco e vc me responder, ja te levo como amigo, e entre amigos cabe brincadeiras) cita que tem um caminhão com 1.300.000 km e 90% dos possantes desta marca atingem isto, então vc tem um atestado de qualidade. Infelizmente, com Hilux e Mit, o que tenho notado, e segundo fonte de mecanicos da propria Toyota, este fato acontece com uma frequencia fora do comum, tanto que até pouco tempo atrás a fabrica colocava um cabeçote novo pra quem chiasse um pouco mais. E acho que este numero seria maior se levassmos em consideração os proprietarios que desconhecem o problema e apenas colocam agua todos os dias, achando que é normal. Então acho que a lenda vem mesmo das fantasticas Bands, que segundo dados de revistas especializadas, ainda tem mais de 80% das fabricadas ainda rodando. E eu posso testemunhar isto, pois possuo um longa com 20 anos de idade e que ja rodou 1.150 km de pé afundando o assoalho, e não chiou um momento sequer, e se vc quiser sair agora pra qualquer parte do Brasil, é só vou trocar o oleo e colocar diesel, e sei que vou voltar. E outra coisa, quando um veiculo não pode fazer isto, não fazer aquilo, acho uma coisa meio sem nexo, afinal não é um utilitário? Ou um carro para fazer pose de pecuarista?
  • 21/02/2008, 23:37
    SÉRGIO HOLANDA
    Fernando,

o ponto de leitura mostra a temperatura próximo ao radiador...

o sensor que tenho é instalado no bloco e lê a temperatura da água e está instalado próximo a bomba injetora, na verdade é onde fica um parafuso que tira a água do bloco, retira-se o parafuso e coloca-se o sensor...como o bloco vai chegar mais rápido a temperatura proxima a faixa de perigo temos o aviso, com isso, ficamos de olho na temperatura do painel ou aliviamos o pé, ou se para para evitar o super aquecimento...em uso extremo é melhor parar e deixar o motor ligado circulando a água e baixando a temperatura...

agora, deveria ter subido sim o ponteiro, será que seu sensor está com problema??? coisa rara, talvez você não tenha notado, até porque não é usual ficar olhando o painel...

como está se comportando seu motor atualmente??? bebendo água??? aquecendo???

Sérgio

Citação:

Sérgio,

Ainda não levei a minha para avaliação na autorizada mas farei isso brevemente. O q ñ entendo é porque o ponteiro do mostrador de temperatura do motor ñ acusou a temperatura excessiva. Será q o sensor de temperatura do motor está localizado num ponto onde sua leitura é irreal? Esse sensor q tens instalado no bloco do motor de tua viatura foi adaptado? Esse teu sensor mede a tempratura da água, do óleo lubrificante ou do próprio bloco? Em q lugar do bloco foi instalado? Grato, Fernando

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 39 de 98 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 29303132333435363738394041424344454647484989 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:26.