Postado originalmente por
Fernando César Ximenes
Sérgio,
Acho q o Paulo tem razão qdo. ele representa os proprietários comuns de toyota, q não têm os conhecimentos q vc tem, q ñ têm a retaguarda de profissionais q vc tem e por aí vai. No manual do proprietário desses veículos em questão, q é o que orienta o proprietário comum do veículo, ñ diz para se evitar altas velocidades porque o motor pode abrir o bico, ele se refere apenas ao ítem estabilidade dada as características do veículo. Então, porque a fábrica permite q esse veículo desenvolva velocidades elevadas se o motor ñ aguenta? Na minha opinião esses motores hilux ñ são resistentes e duráveis como se apregoa por aí. Essa fama da toy aqui no Brasil foi adquirida durante a fabricação das toyotas bandeirante com motorização mercedes. Essas sim, ficou mais do que provado q são realmente resistentes e duráveis. Possuo uma sw4 2001, conservadíssima, atualmente com cem mil km rodados, tratada a pão de ló. No começo deste ano, voltando de Natal,onde passei a entrada de ano, chegando a Fortaleza ela abriu o bico. Agora faço parte da tropa do cabeçote quente. Frustrado e puto com um carro q sempre dei valor. Ainda ñ fiz nada nela porque ainda ñ sei o q vou fazer. Estou avaliando o custo benefício das várias medidas (modificações) q deverão ser tomadas e q no final ñ resolvendo definitivamente o problema já q acho q isso é um problema crônico, infelizmente. Vc. menciona q a mit e toy fizeram teste de bancada com o motor mwm e ñ aprovaram mas a nissan, gm e a troller aprovaram. Se a mit e toy tivessem aprovado também talvez estivessem melhor servidas pois ñ se houve falar em problema de superaquecimento desses motores. Enquanto isso, ficamos contabilizando prejuízos financeiros e ficando paranóicos com essa história de motor sobreaquecidos. A confiança nesse motor foi pro beleléu porque se antes de mexer nele(montado na fábrica) ñ aguentou,imagine qdo for mexido por esses mexânicos q temos por aqui. Que o diga o nosso colega forista Jef Catunda, de Fortaleza, q até há pouco tempo ñ tinha acertado a dele. Desculpe o desabafo.[]'s