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HILUX - SW4 x Cabeçote e Radiador!!!

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  • 22/01/2008, 21:52
    SÉRGIO HOLANDA
    Paulo,

    a desvantagens são:

    maior vibração no motor;
    um pouco de perda de potência;
    se você for entrar em uma travessia de água pode quebrar as paletas, pois o sistema vai estar acoplado e com força;
    um pouco de consumo a mais;

    sinceramente não aconselho...

    Sérjão


    Citação:

    Postado originalmente por PauloMarx Ver Post
    Então meninos, tirei o dia pra mexer na calorenta. Com o carro frio verificamos se havia ar no radiador como se fosse abrir uma garrafa de agua com gas e nada. Logo ao ligar percebemos que a mangueira superior( que sai do termostato) estava aquecendo na mesma temperatura do motor ( medido com um termometro a laser), então ficou constatado que a valvula está com defeito, pois estava aberta, quando deveria estar fechada. O que leva a duvida que ela poderia travar fechada e aquecer o motor.(já pedi outra, mas quem fala que peça de Hilux acha em qualquer esquina deve morar em Córdoba, na esquina da fabrica). Outra constatação me parece que o acoplamento viscoso esta livre demais. Bom a pergunta que tenho é a seguinte: Verifiquei que é relativamente facil, tirar o acoplamento e passar o ventilador para direto, então alguem já fez isto? segundo o mecanico vai funcionar, mas o ruido vai aumentar, mas a Chevrolet d-20 é direto e não apresenta problema. Com a palavra os experts

  • 23/01/2008, 10:11
    Aurélio
    Citação:

    Postado originalmente por PauloMarx
    Bom a pergunta que tenho é a seguinte: Verifiquei que é relativamente facil, tirar o acoplamento e passar o ventilador para direto, então alguem já fez isto? segundo o mecanico vai funcionar, mas o ruido vai aumentar, mas a Chevrolet d-20 é direto e não apresenta problema. Com a palavra os experts

    Paulo,

    IMHO, sugiro que compre um acoplamento viscoso novo, original. Não ponha o ventilador direto, pois vai aumentar o consumo, o ruído, a vibração, etc., etc., etc....

    Abs,

    Aurélio
  • 23/01/2008, 11:56
    Allan Nielsen
    Paulo,
    para identificar uma falha o mecanico "cravou" o helice de minha Ranger; não aguentei o barulho uma semana!

    Mantenha o sistema original.

    abs
  • 24/01/2008, 18:51
    PauloMarx
    Será que este barulho excessivo não seria pelo fato da helice ser de plastico e vibrar? Na minha Bandeirante a helice é de ferro e possui um numero menor de pás e não faz muito barulho. Se for por ser fato da baixa rotação, fiz um teste em um Chevrolet decada de 60 e a bichinha dorme, ruido nenhum.
  • 25/01/2008, 01:17
    JEFFCATUNDA
    é Assim Mesmo!
    Citação:

    Postado originalmente por PauloMarx Ver Post
    Será que este barulho excessivo não seria pelo fato da helice ser de plastico e vibrar? Na minha Bandeirante a helice é de ferro e possui um numero menor de pás e não faz muito barulho. Se for por ser fato da baixa rotação, fiz um teste em um Chevrolet decada de 60 e a bichinha dorme, ruido nenhum.


    Meu avô não escuta nem avião passando...:mrgreen:
  • 25/01/2008, 08:03
    PauloMarx
    Jeff
    Desculpe-me, mas não entendi.
  • 25/01/2008, 10:19
    JEFFCATUNDA
    PAULO.

    Tem gente que tem BANDEIRANTE e acha a viatura uma "bolinha de borracha"... acostuma-se com os barulhos a ponto de nem ouvir mais .... entendeu?


    Então, barulho e coisa relativa.
  • 25/01/2008, 11:43
    Allan Nielsen
    Citação:

    Postado originalmente por PauloMarx Ver Post
    Será que este barulho excessivo não seria pelo fato da helice ser de plastico e vibrar? Na minha Bandeirante a helice é de ferro e possui um numero menor de pás e não faz muito barulho. Se for por ser fato da baixa rotação, fiz um teste em um Chevrolet decada de 60 e a bichinha dorme, ruido nenhum.

    No meu caso era barulho da "ventania" mesmo, parecia que ia levantar voo.

    Inclusive um teste para o acoplamento multiviscoso é voce esforçar a viatura por um tempo de forma a aquecer bem o motor, parar por uns 15 minutos de forma que o motor irradie este calor aquecendo bastante o acoplamento dai voce sai com o carro acelerando forte e se o acoplamento estiver normal o bicho sai urrando até esfriar um pouco.

    abs
  • 25/01/2008, 21:26
    PauloMarx
    Alan
    Então eu fico em duvida porque cada hora escuto uma explicação. Por exemplo: de um mecanico especializado em toyota escutei que a helice aumenta a rotação porque o gel expande por força centrifuga e prende o eixo. Achei que esta fosse uma teoria coerente porque o calor do motor provocaria um reação um pouco tardia a uma subita elevação do calor do motor, ao contrario de uma ventoinha com sensor. A ventoinha tem mais segurança, uma vez que quando vc para o carro a temperatura se eleva, porque não existe a ventilação natural, a bomba d'agua para, portanto a agua não circula. Se eu não me engano, foi por isto que ela surgiu substituindo com vantagens a ventoinha direta.
  • 25/01/2008, 23:56
    joão k. chikui
    Paulo, vantagens da ventoinha com acoplamento viscoso:
    -Nas acelerações a ventoinha deixa o motor acelerar livremente e só entra depois.
    -Se está meio frio, a ventoinha simplesmente fica praticamente parada, deixando de roubar potencia, fazer ruído, economizando combustível,etc..
    -Em jipes , algo importante é travessia em locais onde a hélice poderia ficar submersa. Com acoplamento viscoso , a hélice apenas é imobilizada.
  • 26/01/2008, 11:22
    Allan Nielsen
    Citação:

    Postado originalmente por PauloMarx Ver Post
    Então eu fico em duvida porque cada hora escuto uma explicação. Por exemplo: de um mecanico especializado em toyota escutei que a helice aumenta a rotação porque o gel expande por força centrifuga e prende o eixo. Achei que esta fosse uma teoria coerente porque o calor do motor provocaria um reação um pouco tardia a uma subita elevação do calor do motor, ao contrario de uma ventoinha com sensor. A ventoinha tem mais segurança, uma vez que quando vc para o carro a temperatura se eleva, porque não existe a ventilação natural, a bomba d'agua para, portanto a agua não circula. Se eu não me engano, foi por isto que ela surgiu substituindo com vantagens a ventoinha direta.

    Paulo,

    De uma forma simplificada o aclopamento viscoso funciona assim: são dois discos com ranhuras do lado interno, com um gel viscoso entre eles. Um disco esta fixado no eixo do motor e no outro esta preso o helice do radiador. Quando o motor gira, este gel "arrasta" o outro disco fazendo o helice girar tambem. Esta capacidade do gel arrastar o outro disco varia com diversos fenomenos fisicos, entre eles a viscosidade do gel. É ai que esta o pulo do gato, pois este gel tem a caracterisca de quanto mais aquecido ele esta, mais viscoso fica (como cultura inutil, a materia que estuda estes fenomenos fisicos chama-se "fenomeno dos transportes" e é extremamente complexa).

    O que aquece este acoplamento é o proprio calor "arrancado" do radiador pelo helice que sopra sobre si mesmo. Ou seja quanto mais quente o radiador mais o acoplamento "acopla" o helice ao motor.

    Agora o que realmente interessa é que este sistema é uma evolução ao sistema fixo, e portanto como varias pessoas experientes aqui falaram, procure manter esta evolução.

    Abs
  • 26/01/2008, 12:49
    PauloMarx
    Allan
    Tem uma piadinha sobre espanhóis, que para enfiar 25 deles dentro de um Ka é so falar que não cabe. Então como bom descendente soy un poquito obstinado. rsrsrs. Mas agora vi que o Ka esta realmente cheio. A sua explicação não só me convenceu mas me converteu, e mostra o caminho das pedras. Não sei se voce leu meu primeiro post, que a viatura estava muito quente mas abaixou subitamente ao acelerar, o que mostra que o acoplamento estava funcionando.Como a valvula termostatica ainda não chegou, vou testar o acoplamento com o motor quente e trocar de mecanico, porque já vi que este não entende muito da coisa. Obrigado
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