Powered by vBulletin

HILUX - SW4 x Cabeçote e Radiador!!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 36 de 98 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 26272829303132333435363738394041424344454686 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/01/2008, 21:52
    SÉRGIO HOLANDA
    Paulo,

a desvantagens são:

maior vibração no motor;
    um pouco de perda de potência;
    se você for entrar em uma travessia de água pode quebrar as paletas, pois o sistema vai estar acoplado e com força;
    um pouco de consumo a mais;

sinceramente não aconselho...

Sérjão

Citação:

Postado originalmente por PauloMarx Ver Post
    Então meninos, tirei o dia pra mexer na calorenta. Com o carro frio verificamos se havia ar no radiador como se fosse abrir uma garrafa de agua com gas e nada. Logo ao ligar percebemos que a mangueira superior( que sai do termostato) estava aquecendo na mesma temperatura do motor ( medido com um termometro a laser), então ficou constatado que a valvula está com defeito, pois estava aberta, quando deveria estar fechada. O que leva a duvida que ela poderia travar fechada e aquecer o motor.(já pedi outra, mas quem fala que peça de Hilux acha em qualquer esquina deve morar em Córdoba, na esquina da fabrica). Outra constatação me parece que o acoplamento viscoso esta livre demais. Bom a pergunta que tenho é a seguinte: Verifiquei que é relativamente facil, tirar o acoplamento e passar o ventilador para direto, então alguem já fez isto? segundo o mecanico vai funcionar, mas o ruido vai aumentar, mas a Chevrolet d-20 é direto e não apresenta problema. Com a palavra os experts

• 23/01/2008, 10:11
    Aurélio
    Citação:

Postado originalmente por PauloMarx
    Bom a pergunta que tenho é a seguinte: Verifiquei que é relativamente facil, tirar o acoplamento e passar o ventilador para direto, então alguem já fez isto? segundo o mecanico vai funcionar, mas o ruido vai aumentar, mas a Chevrolet d-20 é direto e não apresenta problema. Com a palavra os experts

Paulo,

IMHO, sugiro que compre um acoplamento viscoso novo, original. Não ponha o ventilador direto, pois vai aumentar o consumo, o ruído, a vibração, etc., etc., etc....

Abs,

Aurélio
  • 23/01/2008, 11:56
    Allan Nielsen
    Paulo,
    para identificar uma falha o mecanico "cravou" o helice de minha Ranger; não aguentei o barulho uma semana!

Mantenha o sistema original.

abs
  • 24/01/2008, 18:51
    PauloMarx
    Será que este barulho excessivo não seria pelo fato da helice ser de plastico e vibrar? Na minha Bandeirante a helice é de ferro e possui um numero menor de pás e não faz muito barulho. Se for por ser fato da baixa rotação, fiz um teste em um Chevrolet decada de 60 e a bichinha dorme, ruido nenhum.
  • 25/01/2008, 01:17
    JEFFCATUNDA
    é Assim Mesmo!
    Citação:

Será que este barulho excessivo não seria pelo fato da helice ser de plastico e vibrar? Na minha Bandeirante a helice é de ferro e possui um numero menor de pás e não faz muito barulho. Se for por ser fato da baixa rotação, fiz um teste em um Chevrolet decada de 60 e a bichinha dorme, ruido nenhum.

Meu avô não escuta nem avião passando...:mrgreen:
  • 25/01/2008, 08:03
    PauloMarx
    Jeff
    Desculpe-me, mas não entendi.
  • 25/01/2008, 10:19
    JEFFCATUNDA
    PAULO.

Tem gente que tem BANDEIRANTE e acha a viatura uma "bolinha de borracha"... acostuma-se com os barulhos a ponto de nem ouvir mais .... entendeu?

Então, barulho e coisa relativa.
  • 25/01/2008, 11:43
    Allan Nielsen
    Citação:

No meu caso era barulho da "ventania" mesmo, parecia que ia levantar voo.

Inclusive um teste para o acoplamento multiviscoso é voce esforçar a viatura por um tempo de forma a aquecer bem o motor, parar por uns 15 minutos de forma que o motor irradie este calor aquecendo bastante o acoplamento dai voce sai com o carro acelerando forte e se o acoplamento estiver normal o bicho sai urrando até esfriar um pouco.

abs
  • 25/01/2008, 21:26
    PauloMarx
    Alan
    Então eu fico em duvida porque cada hora escuto uma explicação. Por exemplo: de um mecanico especializado em toyota escutei que a helice aumenta a rotação porque o gel expande por força centrifuga e prende o eixo. Achei que esta fosse uma teoria coerente porque o calor do motor provocaria um reação um pouco tardia a uma subita elevação do calor do motor, ao contrario de uma ventoinha com sensor. A ventoinha tem mais segurança, uma vez que quando vc para o carro a temperatura se eleva, porque não existe a ventilação natural, a bomba d'agua para, portanto a agua não circula. Se eu não me engano, foi por isto que ela surgiu substituindo com vantagens a ventoinha direta.
  • 25/01/2008, 23:56
    joão k. chikui
    Paulo, vantagens da ventoinha com acoplamento viscoso:
    -Nas acelerações a ventoinha deixa o motor acelerar livremente e só entra depois.
    -Se está meio frio, a ventoinha simplesmente fica praticamente parada, deixando de roubar potencia, fazer ruído, economizando combustível,etc..
    -Em jipes , algo importante é travessia em locais onde a hélice poderia ficar submersa. Com acoplamento viscoso , a hélice apenas é imobilizada.
  • 26/01/2008, 11:22
    Allan Nielsen
    Citação:

Então eu fico em duvida porque cada hora escuto uma explicação. Por exemplo: de um mecanico especializado em toyota escutei que a helice aumenta a rotação porque o gel expande por força centrifuga e prende o eixo. Achei que esta fosse uma teoria coerente porque o calor do motor provocaria um reação um pouco tardia a uma subita elevação do calor do motor, ao contrario de uma ventoinha com sensor. A ventoinha tem mais segurança, uma vez que quando vc para o carro a temperatura se eleva, porque não existe a ventilação natural, a bomba d'agua para, portanto a agua não circula. Se eu não me engano, foi por isto que ela surgiu substituindo com vantagens a ventoinha direta.

Paulo,

De uma forma simplificada o aclopamento viscoso funciona assim: são dois discos com ranhuras do lado interno, com um gel viscoso entre eles. Um disco esta fixado no eixo do motor e no outro esta preso o helice do radiador. Quando o motor gira, este gel "arrasta" o outro disco fazendo o helice girar tambem. Esta capacidade do gel arrastar o outro disco varia com diversos fenomenos fisicos, entre eles a viscosidade do gel. É ai que esta o pulo do gato, pois este gel tem a caracterisca de quanto mais aquecido ele esta, mais viscoso fica (como cultura inutil, a materia que estuda estes fenomenos fisicos chama-se "fenomeno dos transportes" e é extremamente complexa).

O que aquece este acoplamento é o proprio calor "arrancado" do radiador pelo helice que sopra sobre si mesmo. Ou seja quanto mais quente o radiador mais o acoplamento "acopla" o helice ao motor.

Agora o que realmente interessa é que este sistema é uma evolução ao sistema fixo, e portanto como varias pessoas experientes aqui falaram, procure manter esta evolução.

Abs
  • 26/01/2008, 12:49
    PauloMarx
    Allan
    Tem uma piadinha sobre espanhóis, que para enfiar 25 deles dentro de um Ka é so falar que não cabe. Então como bom descendente soy un poquito obstinado. rsrsrs. Mas agora vi que o Ka esta realmente cheio. A sua explicação não só me convenceu mas me converteu, e mostra o caminho das pedras. Não sei se voce leu meu primeiro post, que a viatura estava muito quente mas abaixou subitamente ao acelerar, o que mostra que o acoplamento estava funcionando.Como a valvula termostatica ainda não chegou, vou testar o acoplamento com o motor quente e trocar de mecanico, porque já vi que este não entende muito da coisa. Obrigado
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 36 de 98 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 26272829303132333435363738394041424344454686 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:50.