Amigo, obrigado pela dica, vou fazer contato assim que for a capital, afinal toda informação a respeito ajuda.
Versão Imprimível
Será que pode mesmo colocar fluido de arrefecimento a 100% ? ajuda no resfriamento ? não tem nenhum efeito colateral ?
abs.
LR
sw4 97 tdi (bem geladinha)
Quando eu tinha uma sprinter (motor maxion turbo diesel) o manual mandava completar o reservatório com líquido de arrefecimento 100%. Quando passei pras Toyotas segui a recomendação de por a 40%, não me lembro se li isso no manual ou na internet, mas agora quando fui na autorizada falar do cabeçote o atendente me disse que todo motor sai de lá revisado com líquido de arrefecimento a 100%, inclusive tinha o valor na ponta da língua, o cliente, segundo ele desembolsava R$ 420,00 só com esse item. Acredito que todo proprietário de 1Kz-T ou 1Kz-TE deva fazer isso imediatamente, ainda mais com o verão que vem aí que parece que vai ser bem quente. Todo caso consultar a autorizada da sua região não custa nada e já vai tirar a teima.
Pois é Amadeus,
infelizmente é como havia te informado, o teste não consegue demostrar a micro-trinca...
Bom, agora que vais usar um cabeçote novo, não terás problema com ele, não vai precisar ficar de olho no ponteiro, vai ser só alegria. Agora algumas coisas que você pode fazer:
- Intercooler, já tinha comentado anteriormente sobre isso aqui, com ele o cabeçote irá receber um ar mais frio da turbina, isso ajuda e muito e de contra-partida seu motor vai ficar mais experto;
- Coloca uma ventoinha elétrica na frente do radiador, no mercado exsitem umas de 9" ou 10" e é só ligar ai compressor de ar, pois quando esse entrar irá ativar a ventoinha e melhora a tamperatura do radidor no trânsito pesado e em locais com pouca ventilação e a menos de 60km/h contra o vento;
- O fluído a 100% pode ter sido uma opção da autorizada, pois a Toyota recomenda 40% do fluido e 60% de fluido destilado, mais diluido, é R$ 420, 00 não por ser 100% nos 11 litros e sim por ser 40%, pois o litro custa, em recife na autorizada R$ 82,50, ou seja, o cara mentiu quando falou que usa 11 litros de Fluido a 100%...e respondendo ao Iricardo, não prejudica não, se for em uma região quente, se for em local onde o motor vá trabalhar muito frio faz mal sim...Para se ter idéia alguns motores aeronáuticos usam etileno-glicol a 100%, que é base para esses fluídos de radiador, pois a temperatura do motor é muito alta...
Esse equipamento que o meu amigo João falou eu uso na Hilux SR5, pois o motor está muito mexido e esquenta quando abuso, mas com o cabeçote novo e você sendo do jeito que é com o carro não precisaria usar, mas não custa nada colocar e esquecer do painel...
Grande abraço, boa sorte e um Feliz Natal e um 2008 de muitas realizações e saúde!!!
Sérjão
Salve Sérjão,
Amigo, teus comentários trazem sempre um alento, provavelmente teria vocação para sacerdote, mas já que a igreja perdeu um grande aliado, aproveitemos nós aqui do fórum, esse seu talento de encarar tudo com muito otimismo e passar pras pessoas essa alegria, que flui tão naturalmente dos que tem o coração puro.
Aproveitando o clima natalino, também desejo que todos os amigos que acompanham esse forum tenham um feliz natal e que o clima de paz e alegria se faça presente em seus lares.
Bem amigo, quanto as nossas máquinas, tudo foi como você disse, confirmando a teoria do cabeçote trincador, ainda estive na retífica para reclamar a falta de experiência deles nessa questão e ainda tive que ouvir os teimosos retrucarem que o cabeçote não tem problema que este vazamento de pressão deve ter origem em outro lugar, se não fosse em respeito a idade do cidadão teria lhe dito aonde que devia haver vazamento.
Bom, amanha faço depósito pra Império, e assim que chegar o cabeçote vou ver se resolvo de vez essa parada. E sem dúvida vou ser bem mais cauteloso e intercoolar assim que sobrarem as primeiras latinhas.
Sérgio, saberia me dizer se é prudente aproveitar as peças do cabeçote como válvulas e velas de aquecimento ou é melhor zerar tudo e no caso tem que ser tudo original como a junta, que me disseram que é bem mais resistente?
Quanto ao fluido, vou ligar amanha e confirmar o preço do litro, achei um absurdo esse valor que você relatou dessa autorizada daí.
É isso aí, abração!:concordo::concordo::concordo:
Bem amigos, faz algum tempo que acompanho o forum e muitas das minhas dúvidas ja foram aqui sanadas, porem agora tenho um pepinasso para descascar. Achei uma Hilux com preço adequado, e antes da compra levei à uma autorizada Toyota para um check-up. a mesma foi testada por um mecanico que fez uma avaliação, inclusive rodando uns 20 km. Depois disto ele apresentou um relatorio de coisas a serem feitas e um custo estimado. Bom finalizei a compra e parti para a mini reforma. Algumas coisas ele acertou e outras errou, mas tudo bem. 3.500 latinhas depois achei que tudo estava bem, e parti para uma viagem de Ribeirão Preto para Campos do Jordão, aprox. 480 km. O carro foi muito bem,rodando entre 2500 e 3000 giros, porem quando cheguei a Campos a temperatura disparou, não chegou no vermelho. Imediatamente parei em um posto e fui verificar o que acontecia. Ao parar dei uma duas aceleradas e o ponteiro disparou pra baixo. Esperei um pouco e verifiquei o nivel do reservatorio, faltava uns 250 ml de agua. completei e a coisa ficou normal. Andei 5 dias em Campos inclusive subindo algumas serras leves e tudo normal. Retornei a Ribeirão, andei 490 km e tudo normal, porem ao entrar na cidade eis que o p.... da temperatura começa a subir de novo. Enfim é isto. não sei por começar> Termostato? O radiador foi revisada a menos de 2 semanas. Abrir o motor pra verificar o cabeçote? enfim preciso de uma luz:putz:
O seu relato bate com os relatos do clássico defeito das SW4 97/98...
Superaquecimento repentino!
Por mais que o colega Sergio diga que tudo não passa de falta de manutenção, a verdade é que existe realmente algo( não assumido pela toyota) errado no projeto destas SW4 que são as primeiras... Não fosse isso, eles não trocariam GRATÚITAMENTE esta caríssima peça que é o cabeçote de graça quando se faz muito barulho.
Na verdade o problema não é do cabeçote, ele é apenas uma vitima desta falta de arrefecimento e trinca...
O tal do mangote em forma de'" U" fica por traz do bloco do motor, encima do acoplamento do motor com a transmissão...
No meu caso não foi isso que aconteceu pois comigo ela nunca super-aqueceu e como só veio a apresentar problemas só quase um ano após a minha compra, não acho que tenha super-aquecido com o primeiro dono também...
Se houve repercussão deste aquecimento no cabeçote de sua SW4, ela vai começar a apresentar vazamento de AR para dentro do radiador ou de agua para o óleo... isso é fácil de se detectar,; faça assim:
Com a viatura ainda fria, pela manhã ainda ANTES de ligar, retire a tampa do radiador e observe se existe Ar dentro do mesmo... existindo ar, vai parecer que você abriu uma garrafa de agua mineral gaseificada natural. vai sair pressão e liquido de dentro do radiador...quase que como se o radiador estivesse quente....
Esta fuga de ar para dentro do radiador faz com que o liquido de arrefecimento do radiador seja cuspido para o reservatório de expansão... normalmente pouca agua vai para lá e retorna após o resfriamento do motor o que normalmente produziria uma pressào negativa que "chuparia" a agua novamente para dentro do radiador...
Como mesmo frio ele ainda se mantem com AR dentro do radiador, o liquido não retorna e consequentemente vai esvaziando o radiador que com o nível baixo sobreaquece e piora o problema...
ë bem complexa...
Recentemente um colega meu, que não é mecânico mas vendedor de autos 4x4, me relatou a existência de uma tubulação em forma de "U" que fica na parte de traz do motor 1-KZT das SW 97/98 que com o tempo e a temperatura vai se fechando diminui a vazão dos fluidos de arrefecimento para o cabeçote
O seu relato bate com os relatos do clássico defeito das SW4 97/98...
Superaquecimento repentino!
Recentemente postei um relato de um colega, revendedor de veiculos 4X4, que citava um tal mangute em forma de "U" que estaria por tars dos problemas,pois com o tempo e a temperatura, ele diminuiria a vazão dos liquidos de arrefecimento do cabeçote ...
Por mais que o colega Sergio diga que tudo não passa de falta de manutenção, a verdade é que existe realmente algo( não assumido pela toyota) errado no projeto destas SW4 que são as primeiras... Não fosse isso, eles não trocariam GRATÚITAMENTE esta caríssima peça, que é o cabeçote, de graça quando o proprietário faz muito barulho.
Na verdade o problema não é do cabeçote, ele é apenas uma vitima desta falta de arrefecimento e acaba trincando...
O tal do mangote em forma de'" U" fica por traz do bloco do motor, encima do acoplamento do motor com a transmissão...
No meu caso não foi isso que aconteceu pois comigo ela nunca super-aqueceu e como só veio a apresentar problemas só quase um ano após a minha compra, não acho que tenha super-aquecido com o primeiro dono também...
Se houve repercussão deste aquecimento no cabeçote de sua SW4, ela vai começar a apresentar vazamento de AR para dentro do radiador ou de agua para o óleo... isso é fácil de se detectar,; faça assim:
Com a viatura ainda fria, pela manhã ainda ANTES de ligar, retire a tampa do radiador e observe se existe Ar dentro do mesmo... existindo ar, vai parecer que você abriu uma garrafa de agua mineral gaseificada natural. vai sair pressão e liquido de dentro do radiador...quase que como se o radiador estivesse quente....
Esta fuga de ar para dentro do radiador faz com que o liquido de arrefecimento do radiador seja cuspido para o reservatório de expansão... normalmente pouca agua vai para lá e retorna após o resfriamento do motor o que normalmente produziria uma pressào negativa que "chuparia" a agua novamente para dentro do radiador...
Como mesmo frio ele ainda se mantem com AR dentro do radiador, o liquido não retorna e consequentemente vai esvaziando o radiador que com o nível baixo sobreaquece e piora o problema...
É bem complexa a coisa mas tenho quase certeza de que a toyota sabe exatamente do que se trata e de quanto custaria assumir isso como um recall...
Já vi recall de veiculos já fora de linha, tipo o da explorer ha pouco tempo...
Acho que já está em tempo de uma ação coletiva contra a toyota exigindo o reparo destas viaturas ou a troca do motor, pois mesmo fazendo a troca e cuidando bem, como diz o Sergio, o problema volta em muitos dos casos.
É isso!
Grande Jeff,
só queria esclarecer uma coisa, esse mangote em U atrás do motor é do aquecimento interno e não faz nenhuma influência ao cabeçote, é usado para levar água quente ao sistema de climatização, só isso, tenho os esquemas desses motores e não existe nada em relação ao sistema de arrefecimento...
Sérjão
Estou lembrando agora de umapostagem tua que relacionava problemas de aquecimento com problemas do ar condicionado....
Não sou mecânico, só escuto as coisas e procuro me inteirar com pessoas como você colega.
Existe uma relação ar cond/ arrefecimento não existe?
Será que é um problema de dimensionamento?
GRANDE SERGIO.
Cê também tá com insónia?
Obrigado pelas informações. O proximo passo será fazer o teste, cruzar os dedos e ver o que acontece. Só que este tipo de coisa só fez valorizar a minha amada Bandeirante, que em 6 anos e quase 100 mil rodados me deu uma despesa de 2800 reais ou seja nada. Voltarei para contar o resto da saga.