Renato,
só por pressa mesmo???
olha tem em dois posts anteriores uns endereços colocado pelo Alício e pelo Jeff de onde se vende o cabeçote...
Sérgio Holanda
Versão Imprimível
Grande Jeff,
cocorrente da H2Ohhh!!!
pelo que eu tenha conhecimento o único veículo que apresenta retardo no funcionamento do termometro é a Defender, quando ele sobe o motor já fo pro espaço...normalmente é porque quando se ver já é meio tarde, o motor esquentou muito...como disse o Alício o dele tava com o problema igual e foi a trinca no cabeçote, ai é como te disse o teu pode ter sido recondicionado e agora tá apresentando a bronca...para monitorar o motor você pode instalar aquele equipamento que o João Chikui falou em uns posts atrás e qualquer coisa ele avisa bem antes do ponteiro subir...que achas? e depois com calma de $$$ sobrando você troca...
a questão do retificado é isso ai que o Luciano falou e que tinha escrito naquele e.mail, não dura um cabeçote retificado e ele começa a perder pressão a vazar e danificar o motor...então essa história de ser a mesma coisa não serve, os caras dão 1 ano de garantia mas sabem que pouco despois vai dar problema o serto é outro e de contra-partida dar uma geral no radiador e nos dutos de passagem de água e bomba...se fosse desse jeito todas as que deram problema, ai me refiro as toyotas e mit, sempre teriam o problema e seriam todas sem excluir nehuma...tipo problema genético mesmo...e isso não é verdade...
grande abraço...
Grande Jeff,
a única forma seria utilizar ou sensor e mostrador em paralelo...mas o termostato que você fala é o sensor de temperatura que leva a informação ao painel??? este tipo de sensor é rarissímo, mas rarissímo dar problema...nunca escutei falar disso em lugar algum...
mesmo que a maracação estaja com falha, a única influência nisso no motor seria o aquecimento sem ser notado pelo motorista, e como já disse, normalmente o motorista nem ver a temperatura subindo, quando vê o motor ferveu...e não é pra acontecer isso em uso normal e sim quando se usa ao extremo e ai deve sim estar de olho no marcador de temperatura...
abração...
Caro Sérgio,
A pressa pode ter sido a gota d'água.
Estou com esta camionete há 14 meses e já rodei mais de 30000km com ela.
A manutenção nos últimos três anos era a recomendada (conheço o dono anterior).
Agradeço pelas informações de fornecedores.
Ainda assim, vou dar uma xeretada nos hermanos argentinos.
Abraços
Renato
Grande Renato,
como você tá pertinho dos hermanos é com certeza mais barato comprar lá e assim poderás aproveitar e trocar mais peças e deixar tudo zerado...
grande abraço,
Sérgio Holanda
[quote=renato vieira;438300]Caro Sérgio,
A pressa pode ter sido a gota d'água.
Dos relatos e opiniões neste tópico restou uma dúvida:
- foram vendidas mais SW4 3.0L de 97 a 99 do que as SW4 2.8L de 93 a 95 ?
Pergunto em virtude da opinião de um companheiro de que se tem mais relatos do superaquecimento deste modelo, comparado a outros, em função do maior número de unidades comercializadas.
Outra coisa, para se evitar esse contratempo não seria o caso de se substituir o radiador pelo das modelos acima de 2002 ?
Caro Marvila,
Na verdade a questão de maiors vendas das modelos 2.8 em relação às 3.0 se deve a dois fatores:
1 - as 2.8 estavam no inicio na importação da Toyota...
2 - às 3.0 como andavam bem mais começaram a ter outros olhos dos consumidores, que para as 2.8 ficavam a desejar na potência, ou seja mercado...
Não tem nada a ver com quantidade, em relação as 2.8 e 3.0 e sim ao cabeçote da 2.8 serem de ferro e das 3.0 de aluminio e com turbo, jogando mais pressão e calor em um cabeçote de aluminio e um motor com raidador menor para resfriar quando usado ao extremo e ou com pouca manutenção...
Não existe em nosso mercado modelos acima de 2002, às últimas unidades de SW4 vendidas foram 2002, e depois em 2006 a Nova Hilux...
espero ter ajuda no esclarecimento das coisas...
grande abraço,
Sérgio
Olá, lembram da minha SW4 97? Continua a mesma, mas o cabeçote.....
Pois é, resumindo, a uma semana viagem de 100 km, aquecimento anormal (acima da metade no marcador), fiquei de olho pois embora não postasse aqui continuei dando uma lida nos tópicos de vez em quando. Acompanhei o caso do amigo Jeff e até achei engraçado a história da água gaseificada, mas... sobrou pra mim também.
Continuando...
Depois dessa viagem fiquei de olho na água mas parecia tudo bem, pois havia água na garrafa de expanção e há um mes atras levei para um profissional que só trabalha com radiador e ele deu ok, disse que estava normal e que eu rodasse mais dois meses antes de trocar o fluido.
Nesse sábado viajei de novo mesmo trajeto, só que estava um dia mais quente, uns 33 graus, na volta o ponteiro acusou alta temperatura (eu sempre de olho), lá pelas tantas encostou no vermerlho, parei, esfriou, continuei, elevou de novo. Parei, esfriou, abri a tampa e estava pedindo água mesmo com a garrafinha de expanção cheia. Completei e aí pude chegar em casa com o ponteiro estabilizado no meio.
Hoje de manha levei no homem do radiador, ele abriu a tampa, completou e a agua jorrava feito uma fonte. Ele disse que era junta queimada, falei de trinca ele a princípio descartou, mas disse que havia uma pequena possibilidade. Me mandou para o mecanico.
Cheguei no mecanico e contei a história, ele só me disse que cabeçote de aluminio é trincador e havia grande chance de ter acontecido isso, marcamos para quinta ele vai abri e mandar analizar na retífica. Se foi só junta (menos provavel), devo ficar 3 dias sem o carro. Se foi trinca do cabeçote, só Deus sabe.
Não tenho segundo carro moro em lugar afastado (sítio) com mulher e criança dependendo da "condução" 2 vezes por dia.
Resumo, tô fudido. :parede::parede::parede::parede::parede::parede:
Amadeus,
infelizmente deve ser o cabeçote sim, e complemento dizendo que o teste hidrostático não vai confirmar se tá trincado, pois o seu está no inicio do processo de abertura da trinca, ai não vai mostrar mesmo...de qualquer forma faça logo a troca, pois se tentar usar e abrir repentinamente pode causar danos sérios ao motor...existe uma empresa em São Paulo que vende este cabeçote importado:
http://www.imperiopaulista.com.br/ manda um e.mail e faz o orçamento.
No mais, espero que consigas resolver o mais rápido possivel...Na verdade este cabeçote tende, em alguns veículos, a trincar com o tempo x condição de uso e manutenção...eu por exemplo rodei 298.000km com minha ex-SW4 2001 EFI e não tive problemas, e muito uso off road e muitas dunas...mas meu Pai tem uma SW4 2001 EFI e a exatamente dois meses a dele com 205.000km teve o cabeçote trincado e tivemos de substituir...
Boa sorte,
Sérgio Holanda
[COLOR="Red"].....eu por exemplo rodei 298.000km com minha ex-SW4 2001 EFI e não tive problemas, e muito uso off road e muitas dunas...mas meu Pai tem uma SW4 2001 EFI e a exatamente dois meses a dele com 205.000km teve o cabeçote trincado e tivemos de substituir...[/COLOR]
Serjão, quando custou a troca do cabeçote?:?: