Dr.Jeff
Como teu carro não esquenta, não some água , não falha, pega super bem , mesmo frio , etc.... E tem alerta de nível de agua baixo e alerta de temperatura alta, eu rodaria sem ficar abrindo vaso de expansão .
Versão Imprimível
Dr.Jeff
Como teu carro não esquenta, não some água , não falha, pega super bem , mesmo frio , etc.... E tem alerta de nível de agua baixo e alerta de temperatura alta, eu rodaria sem ficar abrindo vaso de expansão .
QUOTE=joão k. chikui;521944]
Serjão, no caso da tua SR5 fuçada, já pensou em adaptar um pulverizador de água na frente da colmeia do radiador, com uma bombinha de esguichador. Se a temperatura sobe apenas em pequenos trechos de maior stress, isto ajudaria.[/QUOTE]
Serjão e João
Já que vocês estão a fim de baixar a temperatura do intercooler com injeção d´água vale a pena dar uma olhada no site:
http://www.autospeed.com/
e digitar no search -- Intelligent Intercooler Water Spray . Lá vocês encontrarão dezenas de soluções, desde as mais simples com bombinha de barcos, pulverizador agrícola, usando a própria água do limpador de parabrisas e acionado manualmente, até a sistemas sofisticados com sensores e atuadores eletrônicos. Os australianos sabem tudo.Divirtam-se.
Jeff
Meu Caro, como você já fez tudo que tinha que fazer tente o mais simples: troque a tampa do radiador por uma original, custa caro mas vale a pena, ou melhor pegue emprestada de um conterrâneo e experimente. Quem faz o líquido voltar do reservatório, após a expansão, é a própria tampa que abre válvula de mola por pressão diferencial. Boa sorte!
Grande Beni,
tenho um amigo que mora na Austrália e o que ele fala me deixa doido, os caras gostam de equipar os carros e o off road é tudo pra eles, sem falar na paixão por toyotas...Valeu pelo site, com certeza vai ser super útil...e show o que os caras fizeram com esse sistema de injeção eletrônica de água no intercooler...
Amigo João,
O pessoal já andou falando aqui sobre a Toyota usar 100%, mas todas as informações que tenho é que usam 40% concentrado e 60% diluido, até porque o litro do fluído custa setenta e poucos reais, já disse aqui em algum post, pois quando trocaram o cabeçote da SW4 do meu pai colocaram e vi a colocação do fluido e na nota consta isso...
Grande Jeff,
- Como te disse antes, teste hidrostático só funciona quando o cabeçote já está ferrado;
- As micro-bolhas provenientes do Ar-quente é por consequência de micro-furos no atuador que leva a água quente pro sistema de ventilação interna (coisa rara de acontecer);
- O que o Beni falou está 100% correto, uma tampa ruim inpede o retorno da água;
- Agora, mais uma vez lhe peço que faça o teste, embora já tenhas andado com ela nas dunas e nada, enfia o pé, 150km/h e veja se ela joga a água pra fora e se for o cabeçote ela vai esquentar antes de jogar a água pra fora, começa a subir a temperatura e depois joga fora.
- esse borbulhar com o motor frio não é normal...
- agora, teu mecânico já começou falado de um tubo que passa atrás do motor que só às 97 possuem, você pediu pra ele te mostrar esse tubo, poque como te disse, nunca vi isso em nehuma SW4, nem nos manuais...
Grande abraço a todos,
Sérjão
Serjão e João
Já que vocês estão a fim de baixar a temperatura do intercooler com injeção d´água vale a pena dar uma olhada no site:
http://www.autospeed.com/
e digitar no search -- Intelligent Intercooler Water Spray . Lá vocês encontrarão dezenas de soluções, desde as mais simples com bombinha de barcos, pulverizador agrícola, usando a própria água do limpador de parabrisas e acionado manualmente, até a sistemas sofisticados com sensores e atuadores eletrônicos. Os australianos sabem tudo.Divirtam-se.
Jeff
Meu Caro, como você já fez tudo que tinha que fazer tente o mais simples: troque a tampa do radiador por uma original, custa caro mas vale a pena, ou melhor pegue emprestada de um conterrâneo e experimente. Quem faz o líquido voltar do reservatório, após a expansão, é a própria tampa que abre válvula de mola por pressão diferencial. Boa sorte![/quote]
- Como te disse antes, teste hidrostático só funciona quando o cabeçote já está ferrado;
ENTÃO NÃO VALE A PENA REFAZER O TESTE DE TRINCA?
Como te disse, na do meu pai deu ok e estava trincada, porque o teste hidrotático não consegue os mesmos indices de pressão e temperatura que o cabeçote sofre no motor...
- As micro-bolhas provenientes do Ar-quente é por consequência de micro-furos no atuador que leva a água quente pro sistema de ventilação interna (coisa rara de acontecer);
ONDE FICA ESTE TAL DE ATUADOR?
VOU INVESTIGA-LO.
Fica próximo ao filtro de combustivel e tem uma mangueira entrando e outra saindo, é uma peça de plástico preta...
- O que o Beni falou está 100% correto, uma tampa ruim inpede o retorno da água;
ESTOU NA TERCEIRA TAMPA ORIGINAL, R$ 60 CADA (COM DESCONTO)...
Então descarta, tá usando a tampa certa??? não lembro se a chaleira do teu radiador é original ou já é de ferro, se for de ferro tá usando a tampa com a altura correta e com a pressão??? 0.9bar, pois como a chaleira do meu pai foi trocada por uma de ferro a tampa original da SW4 não serve, é usado a de SR5 com 0.9bar
- Agora, mais uma vez lhe peço que faça o teste, embora já tenhas andado com ela nas dunas e nada, enfia o pé, 150km/h e veja se ela joga a água pra fora...
ANTES DA ULTIMA REVISÃO DO MECÂNICO, ELA DAVA 160... AGORA SÓ DÁ 130 NAS ÚLTIMAS. ELA FICOU ATRAZADA, TANTO DIMINUIU A VEL FINAL QUANTO RETARDOU A ENTRADA DA TURBINA NA BAIXA ROTAÇÃO... IA RESOLVER ISSO QUANDO A PORRA DO CARRO VOLTOU A CUSPIR AGUA.
Se a bomba estiver trabalhando errada pode aquecer o motor por exesso de combustivel e ele perder redimento, pois não está equalizado o sistema de queima. Isso precisa ser ajeitado com urgência, pois exesso de combustivel pode gerar calço hidráulico, é raro, mas pode...
e se for o cabeçote ela vai esquentar antes de jogar a água pra fora, começa a subir a temperatura e depois joga fora.
COMO SEMPRE DISSE: ELA NUNCA ESQUENTA ACIMA DO MEIO E MESMO ASSIM JOGA A AGUA PARA FORA DO RADIADOR...
teu cabeçote pode ter uma micro trinca e esta está estabilizada, ou seja, não aumenta e com isso você está apenas produzindo pressão e não gerando outros problemas...pode ser sim.
- esse borbulhar com o motor frio não é normal...
AGORA ELA FICA BORBULHANDO MUITO POUCO, EU DEIXO LIGADA E ABRO A TAMPA DO VASO DE EXPANSÃO, COMO APONTA DA MANGUEIRA AINDA FICA DENTRO DA AGUA DO VASO, VEJO QUE ESTÃO SAINDO BOLHINHAS...
se está acontecendo com o motor ligado e frio com certeza existe vazamento constante de pressão pro radiador, causado por micro trinca, por junta do cabeçote ou outros...como você já disse já abriu várias vezes pra olhar o cabeçote, sempre recolocou junta original??? sempre fes o trabalho de plainagem do cabeçote?
- agora, teu mecânico já começou falado de um tubo que passa atrás do motor que só às 97 possuem, você pediu pra ele te mostrar esse tubo, poque como te disse, nunca vi isso em nehuma SW4, nem nos manuais...
NÃO FOI MEU MECÂNICO QUE DISSE ISSO, FOI UM COLEGA QUE ME FALOU, UM VENDEDOR DE 4X4, TALVEZ ESTE TUBO SEJA O TAL AUTUADOR DO AR CONDICIONADO, É ISSO?
como disse, não existe esse tubo na parte de trás do motor junto a caixa de transaferência, toda tubulação que passa por trás do motor está na altura do cabeçote...
OBRIGADO PELA AJUDA COLEGAS...NÃO SEI MAIS POR ONDE RECOMEÇAR...
ANALISEM AS MINHAS RESPOSTAS, TALVEZ PENSANDO JUNTOS CONSIGAMOS RESOLVER EST PEPINO....[/quote]
Jeff leve seu carro a autorizada e peça um laudo técnico do que está acontecendo com seu carro, não vai custar nada e talvez seja alguma besteira que passou despercebido...
Grande abraço,
Sérjão
Ôpa! Tô aí de novo pra dar notícias.
Coloquei o cabeçote novo, aquele importado da alemanha, ficou tudo 100%, :dance: graças a Deus parou a fuga de água pro vaso e não perco mais água, rodei 1 dia só com água pra testar o sistema e hoje coloqueo o fluído, mas como o escorpião estava no bolso fiz a 40% mesmo. O profissional que mexe com radiadores aqui na cidade me convenceu que não faz muita diferença. Agora vou intercoolar pra ficar bem tranquilo.
Tenho uma dúvida, o mecânico colocou 7 litros no radiador e encheu. Esta seria a capacidade total do meu sistema ou ficou água nos dutos do motor, pois pensava que o total seria 11 litros.
Abraços a todos.:grin:
Jeff,
Não sei se tu acompanhou o meu caso, mas tentei recuperar meu cabeçote, ignorando as advertências de nosso mentor maior aqui das SW4 o grande Sérjão, fiz teste de trinca deu negativo me juraram de pé junto na retífica que ía funcionar e só perdi 10 dias sem carro e R$ 1.400.
Acredito que este cabeçote seja uma peça estremamente melindrosa e no momento que der problema só um novo resolva a situação, se houver a possibilidade de vc desfazer o negócio e ir em busca de um zero seria o ideal, o meu com válvulas novas retentores e a junta original saiu por R$ 3.070. O Levi da império paulista foi muito legal e me atendeu com elogiável competência, recomendo.
Quanto a levar na autorizada também acho uma boa, eu até fiz isso, mas quando eles dão o preço... Tchau mesmo.:shock:
Boa sorte!:concordo:
Amadeus,
que bom que deu tudo certo...
como ficou água nos dutos e no motor o radiador pegou apenas os 7 litros...
em relação a diferença de %, faz sim, quanto mais concentrado mais frio, mas como disse a própria Toyota usa 40% de concentrado e 60% de diluído...lembrando que os motores a explosão de alguns modelos de avião usam etileno-glicool a 100% para esfriar melhor...
Sérjão
Valeu amigo!
em relação a diferença de %, faz sim, quanto mais concentrado mais frio, mas como disse a própria Toyota usa 40% de concentrado e 60% de diluído
Sérgio, não entendi direito o que seria o diluído, seria água+alguma coisa? O que?
No meu caso coloquei um fluído STP que dizia ser concentrado para 8 litros de água, coloquei 3 litros deste e mais 4 de água pura. Ou como você disse que havia mais 4 no motor 8 litros de água. Mas como a proporção era 1:8 então 3:24 como tenho 11 então ficou o dobro do recomendado. Mas assim que for a capital vou ver se trago o original da Toyota, no caso coloco quantos do original Toyota e mais o que? Àgua?
Grande Amadeus,
o liquido é vendido em duas formas, o concentrado e o diluido, não se coloca água, você compra os dois tipo, a Visconde tem e a propria toyota tem. então seriam 4 litros de concentrado toyota e o restante de fluido pra radiador diluido da toyota, ou 4 litros de concentrado e o restante de água destilada. O bom seria usar o da toyota.
Sérjão