Powered by vBulletin

HILUX - SW4 x Cabeçote e Radiador!!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 42 de 98 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 32333435363738394041424344454647484950515292 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 25/02/2008, 23:46
    PauloMarx
    Evanizio
    Citação:

    Postado originalmente por Evanizio Arruda Ver Post
    Bom dia pessoal!

    É a primeira vez que comento nesse fórum. Quando me cadastrei foi pesquisando na internet sobre como a pagar a luz "t-belt" do painel da SW4 98 que acende aos 150 mil km. E assim consegui através do colega Onésimo Medeiros, solucionar o 'problema' por e-mail.

    Bem, venho lendo esse tópico a alguns dias, pois a minha SW4 apresentou esse mesmo problema de queima da junta do cabeçote. Vou relatar tudo desde o inicío para que comente a respeito.

    --> Tudo começou a uns 2,3 anos em que meu pai viajava de João Pessoa-PB à Recife/PE (130km) e a SW4 sempre a "beber" cerca de 1(um) litro e meio de água. Até aí tudo bem, ele NUNCA passa dos 100km/h oq dá cerca de 2.400 RPM no motor. Pelo menos uma vez na semana quando não viajava completava a água do radiador. Sempre via que, quando já não estava cheio, o ponteiro da temperatura saía de abaixo do meio e subia um pouco para acima do meio e se estabilizava, era a hora de completar a água do radiador. E assim a junta e o cabeçote resistiram por esse tempo. Já devia ser um sintoma de junta queimada.

    Agora no carnaval, a viajem foi mais longa e QUENTE. De João Pessoa à Caicó/RN (350km). Saindo de Jampa de 11h da manhã e chegando de 16h em Caicó, numa cidade que dá 37 graus na sombra (é quente meeeeeeesmo).

    Bom, perto de Caicó uns 30km do destino final, ela deu o primeiro esquente, andando entre 2.400 à 3.000 RPM quando reparei o ponteiro da temperatura subindo acimo da meio e não parando mais, ainda segurei um pouco abaixo de 80 km/h até que vi que a temperatura não ia baixar... quando chegou bem perto do vermelho, foi a hora de parar o carro e esperar...

    Abri o capu, estva o reservatório de expansão borbulhando... Tentei abrir a tampa do radiador, mas estava muito quente, abri só um pouco para sair o gás/vapor e esperei cerca de meia hora até esfriar... Quando ja estva fria completei a água (uns 5 litros ou mais) e seguimos viagem. Durante o carnaval inteiro ela se comportou bem, fazendo percusos de 10km no máximo. Quando retornei completei novamente a água do radiador e ela "bebeu" novamente uns 4 litros ou mais. A volta foi tranquila e mais lenta, sempre andando com 2.400 a 2.900 RPM e esquentou denovo ja depois de ter andando cerca de 160KM parei, esperei esfriar e fui completando a água e novamente uns 5 a 6 litros d'água.

    Em João Pessoa, levei na oficina e relatei o ocorrido e o mecânico já foi dizendo que era a junta do cabeçote e que o mesmo teria que ser trocado ou recondicionado e que era muito comum isso acontecer com as SW4 97 à 99 que tem esse radiador com menor vazão.

    Bom após aberto, o cabeçote foi levado para a retífica no Recife, em Aparecido (o Serjão deve saber) que consertou por R$ 800, não sei oq foi feito. Basicamente foi só isso e as juntas trocadas, para um carro com 10 anos de uso e 156 mil km, unico dono sempre rodando com em baixa rotações e baixa velocidade. Prejuízo total: R$ 2.500

    A questão do radiador, ainda não troquei, está em ordem e com seus 10 anos de idade, tem aquela parte plástica em cima e funcionando muito bem. Viajei esse fds à Campina Grande /PB (120km) e ela se comportou muito bem, ponteiro da temperatura sempre estabilizado abaixo do meio mesmo rodando entre 2.400 à 3.200 RMP. Depois de 400km rodados esse fds, completei com 250 ml a água do radiador, hj pela manhã com o motor bem frio. acho que isso é normal.

    Sim, antes, ela "castalholava" pela manhã, com o motor frio, até esquentar... Percebi que parou isso depois da junta trocada e do cabeçote recondicionado.

    Bem é esse meu relato do CABEÇOTE X RADIADOR X JUNTA QUEIMADA, não sei se devo realmente trocar o radiador, já que ele está bem, já rodou esses 156mil km e tem seus 10 anos de uso... O com maior vazão e todo de metal custa R$ 1400, aqui em João Pessoa.

    Quero mesmo é colocar esse MAXCOOLER, ele custa R$ 1550, à vista, gostaria de saber de relatos dos amigos que instalaram, se realmente vale a pena. Seria mais pela autonomia, pois ela nunca fez mais que 9km/l viajando, mesmo andando até 100km/h, andando mais que isso ela só faz 7km/l.

    Forte abraço pessoal.

    Bem vindo ao clube do cabeçote trincado. Como disse o Jeff ( o primeiro, que eu conheça, a diagnosticar com precisão o problema de aquecimento das Toyo) acho que a melhor coisa é fazer o teste para trincas. O meu caso foi diagnosticado colocando pressão no radiador com uma bomba e com uma manometro verificar se aumenta a pressão. Em caso positivo pode abrir o motor que a junta ou o cabeçote foi pro saco. Agora faça isto o mais rapido possivel porque no meu caso, o dono anterior empurrou com a barriga, e se vc ver o estado que ficou os pistões, camisas e valvulas é de chorar e o caminho sera retifica completa. ( 9 contos segundo serjão, e que rezo pra ser verdade, pois a previsão é de 12 k) Hoje fiz a fotos do motor e se souber fazer vou postar, para que os amigos vejam como fica a coisa.
  • 26/02/2008, 12:32
    Evanizio Arruda
    Bem amigos,

    O sistema está completamente hermético. Foi trocado as braçadeiras das mangueiras... Acho que está tudo em ordem!

    Rodei ontem 40km e hj pela manhã pegou uns 60ml de água! Ainda acho que é normal! ou não?? Ainda acho que essa água vai pro reservatório de expensão quando o motor esfria... não sei...

    Acho que esse cabeçote recondicionado aguenta muito ainda! O carro nunca foi de andar a mais de 110km/h mas, ja rebocou um buggy Selvagem várias veses até os primeiros 100 mil km (pode ter sido isso que ja vinha forçando o cabeçote).

    Bem, liguei para o Aparecido lá no Recife, ele falou que o cabeçote tava 'novo' que foi recuperado totalmente, trincas, etc, etc...

    Finalizando, o carro está rodando bem, parou de 'castanholar' quando frio, pela manhã.

    E o radiador está lá em ordem... Queria saber mesmo se tem vantagem ou não colocar o MAXCOOLER, se vai ficar mais econômico... essa pressão maior no cabeçote! O carro não faz trilha! Roda mais na cidade mesmo e viajando! e Colocando no máximo 110km/h! O que vcs aconcelham?? Trocar Radiador ou colocar o Intercooler?? (SW4 98 TD com 156 mil km único dono)

    Obrigado pessoal!
  • 26/02/2008, 14:16
    abeh
    Cabecote
    :-D
    Trabalho com pecas e servicos para toyota em Mga, estou postando 1 vez no site e digo que este problema da Sw4 é cronico. Antes do modelo 99 a dimensao do radiador é menor fazendo com que haja super aquecimento no sistema. Como o cabecote é de aluminio trinca com facilidade. Sendo ainda mais dificil a recuperacao dele, pois sao poucas firmas especializadas em recuperacao de cabecote de aluminio. Ja mandamos cabecote para recuperar em varios lugares e nunca acertaram. A solucao foi a troca do cabecote e a colocacao do radiador maior. Depois desta modificacao os motores nao tiveram mais problema. Mas lembrando, fiquem sempre alerta em relacao a temperatura, checando sempre a agua no reservatorio de preferencia com o motor frio.
  • 26/02/2008, 23:43
    Evanizio Arruda
    Citação:

    Postado originalmente por Evanizio Arruda Ver Post
    Bem amigos,

    O sistema está completamente hermético. Foi trocado as braçadeiras das mangueiras... Acho que está tudo em ordem!

    Rodei ontem 40km e hj pela manhã pegou uns 60ml de água! Ainda acho que é normal! ou não?? Ainda acho que essa água vai pro reservatório de expensão quando o motor esfria... não sei...

    Acho que esse cabeçote recondicionado aguenta muito ainda! O carro nunca foi de andar a mais de 110km/h mas, ja rebocou um buggy Selvagem várias veses até os primeiros 100 mil km (pode ter sido isso que ja vinha forçando o cabeçote).

    Bem, liguei para o Aparecido lá no Recife, ele falou que o cabeçote tava 'novo' que foi recuperado totalmente, trincas, etc, etc...

    Finalizando, o carro está rodando bem, parou de 'castanholar' quando frio, pela manhã.

    E o radiador está lá em ordem... Queria saber mesmo se tem vantagem ou não colocar o MAXCOOLER, se vai ficar mais econômico... essa pressão maior no cabeçote! O carro não faz trilha! Roda mais na cidade mesmo e viajando! e Colocando no máximo 110km/h! O que vcs aconcelham?? Trocar Radiador ou colocar o Intercooler?? (SW4 98 TD com 157 mil km único dono)

    Obrigado pessoal!


    ---> Mais alguma OPINIÃO??????????
  • 26/02/2008, 23:50
    JEFFCATUNDA
    Evanísio.

    Tudo já foi postado por aqui.... agora se você não quer entender......................
  • 27/02/2008, 07:37
    PauloMarx
    3 Anexo(s)
    Jeff
    E´assim mesmo, mas as vezes, como no meu caso, vc fica se agarrando a esperanças, e no fim só tem a saida dos mais experientes.
    Como falei antes: quando vc começa a protelar o caso passa de troca de cabeçote para retifica completa. Dá uma olhada nas fotos como o motor fica quando vc vai deixando, deixando......
  • 27/02/2008, 09:44
    SÉRGIO HOLANDA
    Pois é Paulo,

    na verdade o ex-dono judiou muito desse motor e passou a bomba adiante...

    No caso do motor do Evanizio, se bem que ele desmontou e se tivesse ruim o mecânico teria avisado, acho eu!!! Mas é o que acontece quando se começa a vazar água pro motor, lembrando que um vazamento grande causa calço hidráulico...

    Agora não fica achando que é só teu motor é problemático, te digo é tão bom como os MBs e MWM da vida, ou até melhor...

    Sérjão

    PS. Evanizio,

    dá uma confirmada com teu mecânico sobre o estado em que estava o motor na hora em que foi retirado o cabeçote. Em relação ao maxcooler, coloca, afinal depois você pode trocar o radiador e se precisar, que vai, pois dependendo de quanto você roda vai durar entre 6 meses e 1 ano, você troca o cabeçote, mas troque antes de danificar o motor.
    Citação:

    Postado originalmente por PauloMarx Ver Post
    E´assim mesmo, mas as vezes, como no meu caso, vc fica se agarrando a esperanças, e no fim só tem a saida dos mais experientes.
    Como falei antes: quando vc começa a protelar o caso passa de troca de cabeçote para retifica completa. Dá uma olhada nas fotos como o motor fica quando vc vai deixando, deixando......

  • 27/02/2008, 11:08
    Evanizio Arruda
    Citação:

    Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Pois é Paulo,

    na verdade o ex-dono judiou muito desse motor e passou a bomba adiante...

    No caso do motor do Evanizio, se bem que ele desmontou e se tivesse ruim o mecânico teria avisado, acho eu!!! Mas é o que acontece quando se começa a vazar água pro motor, lembrando que um vazamento grande causa calço hidráulico...

    Agora não fica achando que é só teu motor é problemático, te digo é tão bom como os MBs e MWM da vida, ou até melhor...

    Sérjão

    PS. Evanizio,

    dá uma confirmada com teu mecânico sobre o estado em que estava o motor na hora em que foi retirado o cabeçote. Em relação ao maxcooler, coloca, afinal depois você pode trocar o radiador e se precisar, que vai, pois dependendo de quanto você roda vai durar entre 6 meses e 1 ano, você troca o cabeçote, mas troque antes de danificar o motor.

    Bom Serjão, não entendo muito bem de motores, mas acho que estva beeeeeeeem melhor que esse quando vi aberto!

    Minha grande dúvida é de quanto tempo mais vai durar esse cabeçote recondicionado e esse radiador! Não rodo muito, cerca de 500km/mês no máximo! E agora em viagens a atenção será redobrada! E a RPM beeeem mais light!

    Quando saberei que esse cabeçote terá de ser trocado? Quando começar a "beber" mais água? Estou verificando direto esse nível de água no radiador...

    E como indentifico melhor se está formando esse famoso "calço hidráulico" no motor??

    Mais uma vez, obrigado a atenção de todos!

    Forte Abraço!
  • 27/02/2008, 13:10
    PauloMarx
    Sergio
    Então, concordo com voce que talvez eu tenha levado azar, mas segundo este tópico a Toyota deu uma bobeada e ferrou muita gente. Quando voce disse das aventuras que aprontou na sua (que inveja!!!!), temos que concordar que a sua tem algumas coisinhas a mais que as normais, certo?
    Como o Jeff muito bem expos, o motor é um cão, desde que vc coloque outro radiador, com mais capacidade, medidor de temperatura no bloco. E aí como fica o consumidor comum? Uma coisa que me intriga: será que o genios da Toyota frequentam este forum?

    Evanizio, meu amigo fica esperto, faça os testes constantemente, e preste atenção, porque se o motor começar a beber agua em demasia, a coisa pode desandar e ficar igual ao meu. E tem outra coisa, este motor das fotos andava normal, na cidade não bebia agua, e em viagem curta chegava a 150 facil, facil. O motor funcionava tão bem, que quando comprei, levei na Concessionaria Toyota e os putos disseram que o motor tava tinindo
  • 27/02/2008, 13:21
    SÉRGIO HOLANDA
    Grande Evanizio,

    vejamos...

    como você roda muito pouco e em condições de baixa rotação e tal, é provavel que teu cabeçote aguente muito tempo, uma vez que ele é de aluminio e a trinca só tende a abrir com temperatura alta e muita pressão, quem sabe dure mais do que possa se esperar...

    como te disse, não é pra beber água, mas temos duas posições pro problema:

    1 - a água está indo embora pelo vaso, ai é uma questão de ar indo pro radiador. Nesse caso vá completando.

    2 - a água está evaporando dentro do motor, nesse caso a coisa complica mais um pouco, pois pode abrir a trinca e com isso ir água pro cilindro e dar o calço hidráulico...verifique se está saindo fumaça branca pelo escapamento, é o sinal pra parar antes de dar o calço hidráulico...

    qualquer dúvida se eu puder ajudar é só perguntar,

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por Evanizio Arruda Ver Post
    Bom Serjão, não entendo muito bem de motores, mas acho que estva beeeeeeeem melhor que esse quando vi aberto!

    Minha grande dúvida é de quanto tempo mais vai durar esse cabeçote recondicionado e esse radiador! Não rodo muito, cerca de 500km/mês no máximo! E agora em viagens a atenção será redobrada! E a RPM beeeem mais light!

    Quando saberei que esse cabeçote terá de ser trocado? Quando começar a "beber" mais água? Estou verificando direto esse nível de água no radiador...

    E como indentifico melhor se está formando esse famoso "calço hidráulico" no motor??

    Mais uma vez, obrigado a atenção de todos!

    Forte Abraço!

  • 27/02/2008, 13:33
    Evanizio Arruda
    Obrigado, Paulo e Sérgio!

    Vou dar uma verificada se há fumaça branca saído pelo escapamento, mas acho muuuuuuito pouco provável! Nunca vi nada nada de anormal no escapamento!

    Irei verificar tb a questão do ar entre o vaso de expansão e o radiador! pode ser isso mesmo!!

    Abração!
  • 27/02/2008, 13:34
    Fernando César Ximenes
    Citação:

    Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Evanísio.

    Tudo já foi postado por aqui.... agora se você não quer entender......................

    Jeff,

    Meu radiador ainda está perfeito e estou antecipando a sua troca apenas como medida preventiva. Hoje pela manhã fiz contato telefônico com a auto peças padre cícero aí de Fortaleza ,tel. 85 - 3433-7300 - 4009-5088, e o sujeito q me atendeu disse q a loja tem o radiador da sw4 ano 2001 para venda. Perguntei a ele qual a litragem desse radiador, q é metálico, e ele disse q é de 08 litros, fabricado pela Elimam (mesmo fabricante do teu)mas ñ soube informar as suas medidas. Preço: 1.375,00 reais. Será q esse radiador é igual ao q compraste? Qual a capacidade do teu? Amanhã vou levar minha viatura para avaliação na autorizada daqui e informarei posteriormente o resultado.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 42 de 98 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 32333435363738394041424344454647484950515292 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:51.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy