Postado originalmente por
Evanizio Arruda
Bom dia pessoal!
É a primeira vez que comento nesse fórum. Quando me cadastrei foi pesquisando na internet sobre como a pagar a luz "t-belt" do painel da SW4 98 que acende aos 150 mil km. E assim consegui através do colega Onésimo Medeiros, solucionar o 'problema' por e-mail.
Bem, venho lendo esse tópico a alguns dias, pois a minha SW4 apresentou esse mesmo problema de queima da junta do cabeçote. Vou relatar tudo desde o inicío para que comente a respeito.
--> Tudo começou a uns 2,3 anos em que meu pai viajava de João Pessoa-PB à Recife/PE (130km) e a SW4 sempre a "beber" cerca de 1(um) litro e meio de água. Até aí tudo bem, ele NUNCA passa dos 100km/h oq dá cerca de 2.400 RPM no motor. Pelo menos uma vez na semana quando não viajava completava a água do radiador. Sempre via que, quando já não estava cheio, o ponteiro da temperatura saía de abaixo do meio e subia um pouco para acima do meio e se estabilizava, era a hora de completar a água do radiador. E assim a junta e o cabeçote resistiram por esse tempo. Já devia ser um sintoma de junta queimada.
Agora no carnaval, a viajem foi mais longa e QUENTE. De João Pessoa à Caicó/RN (350km). Saindo de Jampa de 11h da manhã e chegando de 16h em Caicó, numa cidade que dá 37 graus na sombra (é quente meeeeeeesmo).
Bom, perto de Caicó uns 30km do destino final, ela deu o primeiro esquente, andando entre 2.400 à 3.000 RPM quando reparei o ponteiro da temperatura subindo acimo da meio e não parando mais, ainda segurei um pouco abaixo de 80 km/h até que vi que a temperatura não ia baixar... quando chegou bem perto do vermelho, foi a hora de parar o carro e esperar...
Abri o capu, estva o reservatório de expansão borbulhando... Tentei abrir a tampa do radiador, mas estava muito quente, abri só um pouco para sair o gás/vapor e esperei cerca de meia hora até esfriar... Quando ja estva fria completei a água (uns 5 litros ou mais) e seguimos viagem. Durante o carnaval inteiro ela se comportou bem, fazendo percusos de 10km no máximo. Quando retornei completei novamente a água do radiador e ela "bebeu" novamente uns 4 litros ou mais. A volta foi tranquila e mais lenta, sempre andando com 2.400 a 2.900 RPM e esquentou denovo ja depois de ter andando cerca de 160KM parei, esperei esfriar e fui completando a água e novamente uns 5 a 6 litros d'água.
Em João Pessoa, levei na oficina e relatei o ocorrido e o mecânico já foi dizendo que era a junta do cabeçote e que o mesmo teria que ser trocado ou recondicionado e que era muito comum isso acontecer com as SW4 97 à 99 que tem esse radiador com menor vazão.
Bom após aberto, o cabeçote foi levado para a retífica no Recife, em Aparecido (o Serjão deve saber) que consertou por R$ 800, não sei oq foi feito. Basicamente foi só isso e as juntas trocadas, para um carro com 10 anos de uso e 156 mil km, unico dono sempre rodando com em baixa rotações e baixa velocidade. Prejuízo total: R$ 2.500
A questão do radiador, ainda não troquei, está em ordem e com seus 10 anos de idade, tem aquela parte plástica em cima e funcionando muito bem. Viajei esse fds à Campina Grande /PB (120km) e ela se comportou muito bem, ponteiro da temperatura sempre estabilizado abaixo do meio mesmo rodando entre 2.400 à 3.200 RMP. Depois de 400km rodados esse fds, completei com 250 ml a água do radiador, hj pela manhã com o motor bem frio. acho que isso é normal.
Sim, antes, ela "castalholava" pela manhã, com o motor frio, até esquentar... Percebi que parou isso depois da junta trocada e do cabeçote recondicionado.
Bem é esse meu relato do CABEÇOTE X RADIADOR X JUNTA QUEIMADA, não sei se devo realmente trocar o radiador, já que ele está bem, já rodou esses 156mil km e tem seus 10 anos de uso... O com maior vazão e todo de metal custa R$ 1400, aqui em João Pessoa.
Quero mesmo é colocar esse MAXCOOLER, ele custa R$ 1550, à vista, gostaria de saber de relatos dos amigos que instalaram, se realmente vale a pena. Seria mais pela autonomia, pois ela nunca fez mais que 9km/l viajando, mesmo andando até 100km/h, andando mais que isso ela só faz 7km/l.
Forte abraço pessoal.