Postado originalmente por
Antônio Mendes
Caros amigos do fórum,
Comprei uma viatura, pick up SRV 3.0 TD 2002/2002 há dois anos atrás de um único dono com 59.000 km, o cara tinha feito todas as revisões na Autorizada, comprovando com notas fiscais, inclusive havia feito a revisão de 50.000 km, o carro era realmente muito novo, ao comprá-la continuei a tratar a viatura com muito carinho, trocando o óleo e filtro da máquina a cada 5.000 km (turbomax), a cada troca descarbonizo o motor com STP, filtro de combustível a cada 10.000 km, filtro de ar a cada 20.000 km, todos os óleos de baixo a cada 40.000km, etc. O carro encontra-se com 130.000 km, com estado de 2004, 2005, várias pessoas já quiseram comprar o carro pela sua conservação.
Apesar de ter todo esse cuidado sempre andei no carro com o pé atolado, andando a 140, 150 e até 160 km, muitas vezes por 4, 5 horas, rodando semanalmente uns 800 km, no entanto ela nunca havia esquentado (marcador sempre no meio).
Entretanto agora em dezembro de 2007, fiz uma viagem a João Pessoa nesse ritmo quando tinha rodado uns 120 km , notei uma subida do ponteiro da temperatura que encostou no vermelho, então parei imediatamente e observei que a água estava borbulhando no reservatório, esperei esfriar e abri a tampa do radiador o qual pegou quase 4 litros de água, (anteriormente, nunca havia aberto a tampa da chaleira, sempre conferia o nível da água pelo reservatório que raramente pegava água).
Até João Pessoa o problema se repetiu por mais duas vezes até chegar em João pessoa quando eu pisava fundo, se mantivesse 80, 100 km nada de esquentar, chegando a João Pessoa o mecânico realizou uns testes de pressão na chaleira e condenou a tampa, como a autorizada estava fechada comprei a tampa no paralelo e fui fazer uns testes na rodovia dando uns cacetes e pronto a máquina tava nova de novo.
Fiquei por lá uns cinco dias rodando na cidade e nada de baixar o nível de água e nem esquentar, entretanto na volta a Fortaleza o problema voltou a ocorrer por 3 vezes, chegando aqui em Fortaleza levei a viatura na Off road e o mecânico disse que dificilmente seria cabeçote pois alem da máquina não perder potência, não fumaçava branco de manhã cedo, então disse que começaríamos investigando pelo radiador (invaretar) feito o serviço e acompanhado por mim tivemos total surpresa quando das abertura do radiador “o mesmo encontrava-se novo” sem oxidação, ferrugem, entupimento, sujeira, feito o serviço o sujeito aconselhou-me a trocar a tampa pela velha que além de ser a original e melhor, estava boa.
Logo no final de semana seguinte fiz uma viagem a Aracati (150 km), enfiando o pé e nada de aquecer e nem perder água, mas uma vez achei que o problema estava resolvido, porém quando da chegada em Fortaleza a mesma apesar de não esquentar havia baixado o nível da água do reservatório, completei novamente o nível de água e agora passado um mês do ocorrido e rodando só na cidade e com neurose no ponteiro de temperatura, apesar do nível do reservatório encontra-se no nível, abri a tampa do radiador com o carro frio e saiu aquela pressão que alguns se referiram no fórum e pegou uns dois litros de água, apesar da viatura nunca mais haver esquentado, perdi a confiança de fazer viagens longas ou trilhas na viatura e lascar o motor da mesma.
O que os amigos do fórum aconselham que eu faça? Desistir das Hilux? O que pode ser? A tampa? O radiador? A válvula? O cabeçote? Por onde devo começar? Devo ir na mãe Dinah? Rsrsrs. Alguém conhece alguma oficina boa em Fortaleza que tenha experiência nesses casos?
Desde já agradeço a atenção de todos!
Abraço pro amigo JEFFCATUNDA meu conterrâneo que me deu uma dica de oficina aqui em Fortaleza.
E o que o amigo Sérgio Holanda (o mestre) e demais companheiros aconselham?
Tô pensando em ir pro pau com a Toyota...
Um forte abraços a todos.