Amadeus.
Se realmente ainda é o original, bem fino, é necessária sim a troca do mesmo,pois isso foi feito até pela Toyota do Brasil em um "recal" silencioso...foi feito desta forma por conta do grande numero de viaturas que entraram no Brasil por importação direta e as vezes até já usadas...
Nas que foram revendidas pelas autorizadas, as que apresentavam problemas de aquecimento foram substituidos os radiadores por um de maior espessura (quase o dobro) mas do mesmo diamentro externo...estes pegam um volume de liquidos maior em aprox. 2.5 litros...
Os originais finos apresentam uma restrição a grandes vazões de liquidos, isso é, quando em rotações muito elevadas por periodos longos, tem a tendencia de jogar o liquido para fora, para o vaso de expansão...isso tambem é complicado com a retirada da valvula termostatica que serve como um freio para estes altos volumes circulantes de liquidos (quando frios, isso é, abaixo de 82 graus)...
Tanto é que se você pede um original, com a referencia do seu, eles vão te dar um mais espesso, trocaram a peça e mantiveram a referencia...
Mesmo os mais espessos continuam com um ponto fraco, fraco em termos, pois em dez anos ou com aquecimentos (ou ambos) as chaleiras de plastico sofrem dilatações que prejudicam o correto funcionamento das valvulas da tampa.
Finalizando, então é bom sim que você troque este radiador, ou então a chaleira dele, se já for o mais espesso e estiver em bom estado, por uma de metal.
Quanto aos preços, troquei o meu radiador por um metálico feito no paralelo especialmente para as SW4 97/2002...custou 1.200,00 com desconto (era 1.450,00).
O original dela custa 2.500,00 e continua com as chaleira de plastico...mais nada que vá te dar problemas por uns 08 a 10 anos...a não ser que esquente.....