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HILUX - SW4 x Cabeçote e Radiador!!!

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  • 30/11/2008, 19:39
    SÉRGIO HOLANDA
    Citação:

    Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Tambem tinha esta mesma opnião sua, pelo uso do aditivo...O Sergio Holanda até falava de usar O ADITIVO MAIS CONCENTRADO QUE O RECOMENDADO...

    Jeff, uso do etileno glicool, mas os aditivos não possuem somente etileno glicool, possuem outros compostos, mas com aditivo de etileno glicool puro pode colocar 50% tranquilo, ou até mais...é assim em muitos motores aeronauticos.

    Sérjão
  • 30/11/2008, 21:37
    regisJ
    Em algum local no fórum salvo engano temos a defesa da água pura de poço, mas devemos lembrar que a muitos poços possuem água “salobra”.
    O meu pelo menos é boótimo :mrgreen:
    Sérjão recebi do Palacio dos radiadores um aditivo com etileno glicol e elementos anti um bocado de coisas incluindo ajudar a lubrificar a bomba. È importado ( não fala de onde , apenas que é formula americana) - FREMOTORS ADITIVO RADIADOR CONTENDO MONOETILENOGLICOL, ANTICORROSIVOS, ANTIESPUMANTE, LUBRIFICANTES, AGUA DESMINERALIZADA E CORANTES ) e envasado no Brasil com químico responsável etc. amanhã a viatura vai trocar o liquido do sistema ( que estava com aditivo de “tratamento”. Acho que vou colocar mesmo o da Fiat .OU ALGUEM JA USOU ESTE ??
    O etileno glicol ajuda a não congelar, mas os motores aeronáuticos apesar de pegarem baixas temperaturas, não vão chegar lá frio. Deve ser pela ignição de manhã cedo, e pelas operações em todo tipo de clima.
    Deveríamos ter pesquisas e relatos do uso de aditivos ou não em climas quentes como no norte/nordeste . Por enquanto vou seguir as orientações do guru 1 litro de aditivo e o restante de água destilada ( que acho Tb já foi criticada em algum local aqui do fórum ) ou mesmo água “engarrafada” do meu poço
    regis
  • 30/11/2008, 21:49
    Luca
    Citação:

    Postado originalmente por regisJ
    . Opção pelo Nacional... acho que este boliviano, argentino, venezuelano na realidade deve ser ching ling. Com o novo radiador. Uma eternidade para atingir a temperatura ideal ... O motor não deveria ser mais econômico na temperatura ótima de funcionamento ( o mesmo valor oferecido pela valvula ) ?

    Regis,
    1) Opção pelo nacional foi corretíssima. Temos ótimos fazedores de componentes para autopeças no Brasil;
    2) Sim, o motor fica mais econômico trabalhando na temperatura ideal. Experiência própria de quem teve a válvula termostática travada em aberto (já tinha rodado 200.000 km). Motor trabalhava frio, falhava nas rodovias em regime de trabalho contínuo acima de 2500 rpm´s e, por conseguinte, consumia bem mais.
    Com válvula termostática original nova, marcador de temperatura apontando bem no meio da escala, tudo voltou ao funcionamento normal.
    A propósito, aplico Bardhall Rad Cool a 50% de diluição. Já apliquei Radiex, mas me informaram que é o aditivo que mais provoca depósitos. Da próxima vez usarei água destilada, como sugeriu o Sérgio Holanda. Chique no último...
    []´s
  • 01/12/2008, 01:16
    JEFFCATUNDA
    Citação:

    Postado originalmente por Luca Ver Post
    Regis,
    1) Opção pelo nacional foi corretíssima. Temos ótimos fazedores de componentes para autopeças no Brasil;
    2) Sim, o motor fica mais econômico trabalhando na temperatura ideal. Experiência própria de quem teve a válvula termostática travada em aberto (já tinha rodado 200.000 km). Motor trabalhava frio, falhava nas rodovias em regime de trabalho contínuo acima de 2500 rpm´s e, por conseguinte, consumia bem mais.
    Com válvula termostática original nova, marcador de temperatura apontando bem no meio da escala, tudo voltou ao funcionamento normal.
    A propósito, aplico Bardhall Rad Cool a 50% de diluição. Já apliquei Radiex, mas me informaram que é o aditivo que mais provoca depósitos. Da próxima vez usarei água destilada, como sugeriu o Sérgio Holanda. Chique no último...
    []´s


    Da ultima vez que troquei o liquido, coloquei o visconde já diluido...7 ou 8 litros se não me engano...e já faz um bom tempo...no ultimo passeio que fiz com ela...quase 800 km de ida e volta pelas dunas até jericoacoara... ela pegou uns 700ml de liquido no radiador, fora o nível do reservatório de expansão... o que é natural ...coloquei só agua de poço...
  • 01/12/2008, 12:43
    mak (SP/ZN)
    a minha esta com agua desmineralizada... aquela de bateria que vc encontra em qualquer posto de gasolina... e rodando belezinha proximo dos seus 200000kms... ;-)
  • 01/12/2008, 17:08
    stfuruie
    Eu sou da area medica, se tiver algum fisico por ai, nos ajude, Agua pura tem estabilizacao da temperatura pelo fenomeno da evaporacao (variavel conforme o tipo de aditivos nela contidos), a transferencia termica do motor para a agua num deve ser afetado pela preseça de agregados a propria agua, mas por fatores fisicos q estao associados a propria dinamica dela, como presença de espuma ou bolhas, ferrugem, congelamento, etc, limpeza do sistema para remocao de sedmentos, ferrugem das galerias, coagulos de materiais inertes sao fatores muito influentes na eficiencia do sistema, acredito q o aditivo na dose correta e especificação indicada são as melhores formas de ter um sistema eficiente para a qual foi projetado. Agua pura vai funcionar, mas vai faltar lubrificação na bomba, pode ocorrer ressecamento das mangueiras, e pode ocorrer ferrugem nas galerias do bloco, a agua so vai ficar marrom qndo esta ferrugem ja estiver se soltando (muito avançado), não servindo de parametro para a saude do motor...
  • 02/12/2008, 02:56
    JEFFCATUNDA
    O aditivo da toyota é só etileno-glicol...mais nada...ele é muito bom para climas frios...ja para o calor....
  • 02/12/2008, 10:42
    SÉRGIO HOLANDA
    Não Jeff, não é 100% etileno-glcol...

    Os motores de grande potência utilizam etilenoglicol puro e em grande concentrações...com certeza não é porque é mais frio no ar, e sim pela capacidade de resfriamento do mesmo...


    Citação:

    Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    O aditivo da toyota é só etileno-glicol...mais nada...ele é muito bom para climas frios...ja para o calor....

  • 02/12/2008, 11:23
    JEFFCATUNDA
    Serjão...o que eu disse é que o aditivo é só etileno glicol, mas para misturar em uma determinada proporção de agua...acho até que li em algum lugar, talvez até no manual da sw4... que não se deve usar aditivos com detergentes ou com antiferruginosos...só etileno glicol a "x" por cento de agua.....não lembro se 40 ou 50%...

    Entendeu?
  • 02/12/2008, 11:35
    SÉRGIO HOLANDA
    Beleza Jeff...

    :concordo::concordo::concordo:

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Serjão...o que eu disse é que o aditivo é só etileno glicol, mas para misturar em uma determinada proporção de agua...acho até que li em algum lugar, talvez até no manual da sw4... que não se deve usar aditivos com detergentes ou com antiferruginosos...só etileno glicol a "x" por cento de agua.....não lembro se 40 ou 50%...

    Entendeu?

  • 10/12/2008, 20:19
    De Moura
    caramba q coisa ruim esse motor 1kz-t ein
  • 10/12/2008, 20:22
    De Moura
    sw4 superaquecido
    bom mais depois de 99 ou 00 elas nao usam mais o motor 1kz-t usam 1kzt-e o mesmo da lando cruiser prado :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
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