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HILUX - SW4 x Cabeçote e Radiador!!!

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  • 30/09/2008, 07:43
    stfuruie
    Citação:

    Postado originalmente por marlucio neiva Ver Post
    Prezados Jeff e Sérgio Hollanda,

    Finalmente em julho instalei o intercooler em minha picape lá em Goiânia, na própria Maxcooler, quando o carro completava 193.713 km. Gostei do comportamento do instalador da Maxcooler, o Natal, bastante cuidadoso e criterioso em seu trabalho. Posteriormente tive que fazer ajustes adicionais aqui em Brasília, mas por enquanto tudo bem. O fato é que notei alguma melhora no comportamento do carro, notadamente (e não sei o porquê) em subidas. Notei também alguma melhora, não quantificada, no desempenho, mas esta não é lá de provocar muitas emoções não. No consumo, ganho de algo em torno de 6%. Contudo, não coloquei o Unichip, apenas conversei com o pessoal da Herrera Motors em São Paulo e até agora não decidi por sua instalação. Confesso que gostaria de mais informações isentas sobre o Unichip, tais como aquelas que coleto dos amigos aqui do Fórum (Sérgio, eis aí outra oportunidade para discorrer sobre o tema). Quanto à instalação do intercooler as opiniões são unânimes quanto aos ganhos para o motor. Mas, pessoalmente, penso que falta a outra perna, o seja, o remapeamento feito pelo Unichip. Aproveito para perguntar ao JEFF sobre a instalação do intercooler em sua SW4. Abraços a todos. Marlúcio.

    Eu queria saber qnto custo o total da instalação, ouvi alguns comentarios ruins a respeito da maxcooler, num kit pra CJ aqui do forum , alguma diferença no intercoooler pra sua eletronica e a minha sw4 97 3.0 injeção mecanica? Aproveitando alguem recomenda ou descarta amortecedores SACHS pra hilux? não achei monroe, cofap ou rancho compativel. Só tokiko a pedido ou SACHS pronta entrega.
  • 30/09/2008, 13:10
    SÉRGIO HOLANDA
    Regis,

    usar o motor em certas situações ao extremo pode dar aquecimento sim, e o fato de baixar a temperatura rapidamente, pelo simples fato de aliviar já mostra que não é nada de mais. Pelo KM o motor não pode ser forçado como se fosse novo. Verifica teu radiador, não só sugeira interna mas externa, pode estar entupido de sugeira, lama, bicho morto, ou até mesmo o radiador do ar condicionado pode estar obstruído e obstruindo o radiador de água. Andar a favor do vento e forçando em areia faz a temperatura subir. Coloque no radiador apenas 1l de aditivo e o restante de água destilada. Instale uma ventoinha elétrica na frente, colada ao radaidor do ar condicionado, para auxiliar o resfriamento do ar e melhorar o fluxo com o veículo parado.

    Sérjão
  • 30/09/2008, 13:13
    SÉRGIO HOLANDA
    st,

    Amortecedor da SW4 só vale a pena o original.

    O intercooler é o mesmo da EFI e da mecanica...

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por stfuruie Ver Post
    Eu queria saber qnto custo o total da instalação, ouvi alguns comentarios ruins a respeito da maxcooler, num kit pra CJ aqui do forum , alguma diferença no intercoooler pra sua eletronica e a minha sw4 97 3.0 injeção mecanica? Aproveitando alguem recomenda ou descarta amortecedores SACHS pra hilux? não achei monroe, cofap ou rancho compativel. Só tokiko a pedido ou SACHS pronta entrega.

  • 30/09/2008, 13:47
    murilloaquino
    Citação:

    Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Regis,

    usar o motor em certas situações ao extremo pode dar aquecimento sim, e o fato de baixar a temperatura rapidamente, pelo simples fato de aliviar já mostra que não é nada de mais. Pelo KM o motor não pode ser forçado como se fosse novo. Verifica teu radiador, não só sugeira interna mas externa, pode estar entupido de sugeira, lama, bicho morto, ou até mesmo o radiador do ar condicionado pode estar obstruído e obstruindo o radiador de água. Andar a favor do vento e forçando em areia faz a temperatura subir. Coloque no radiador apenas 1l de aditivo e o restante de água destilada. Instale uma ventoinha elétrica na frente, colada ao radaidor do ar condicionado, para auxiliar o resfriamento do ar e melhorar o fluxo com o veículo parado.

    Sérjão


    Mass, subir um serra a 120 com o pé na lata em 5 marcha é considerado forçar o carro?
    Eu achava que não. Principalmente se for em 5 marcha, onde o giro deve ficar perto dos 2500 rpm, na faixa de torque do motor, não deveria aquecer...
  • 30/09/2008, 14:04
    SÉRGIO HOLANDA
    Murillão,

    A 5 marcha, mesmo em um diesel, as vezes força demasiadamente o motor, principalmente os turbinados. Porque o motor precisa de mais pressão pra manter a velocidade em uma sobre-marcha.

    Veja o exemplo dos câmbios AT, na subida ele normalmente reduz, claro que isso depende da extensão da subida, ângulo de subida, peso do veículo, etc.

    Quando você pisa em uma sobre-marcha a turbina precisa trabalhar mais, enche o mais o motor e consequentemente a pressão é bem maior, além de jogar mais ar-quente no cabeçote com maior pressão.

    Sérjão


    Citação:

    Postado originalmente por murilloaquino Ver Post
    Mass, subir um serra a 120 com o pé na lata em 5 marcha é considerado forçar o carro?
    Eu achava que não. Principalmente se for em 5 marcha, onde o giro deve ficar perto dos 2500 rpm, na faixa de torque do motor, não deveria aquecer...

  • 01/10/2008, 19:41
    BADIA
    Pode ser !
    All, acompanho ha muito tempo esse tópico e posso dizer q alguns modelos SW4 3.0 apresentam fissura na liga do cabeçote sim.

    Defeito de fábrica, fundição. Não é em todos, mas só de amigos próximos conheço 3 q tiveram esse problema.

    A revenda aqui já possui um kit pronto para a substituição, paga pelo proprietário é claro.

    Os negociantes de carro preferem trabalhar com os modelos 2000 para cima, assim não correm riscos.

    Mas o que pretendo falar e da temperatura do motor em funcionamento. Logo que comprei o meu Troller, 2.8TDI, voltei a revenda inumeras vezes reclamendo q o ponteiro da temperatura não funcionava.

    Só parei de me preocupar depois q recebi a devida explicação: O Troller tem um intercooler super-dimensionado, por isso trabalha frio e permite a condução por longos trechos em regime de reduzida, sem apresentar super-aquecimento.

    Talvez a tua SW já tenha apresentado o problema, estaja de cabeçote novo e o proprietário tenha tido a lucidez de aumentar o intercooler.

    espero ter ajudado.

    Badia

    Citação:

    Postado originalmente por regisJ Ver Post
    segunda parte
    Viagem para fortaleza -setembro - inicio de subida da serra propositalmente em quinta marcha pé na lata 120 km /h e o ponteiro primeiro deu uma pequena balançada e quando descolou , subiu rápido . Alivio do pé e para a minha surpresa desceu mais rápido ainda. Pilotagem normal até flecheiras Ceará. Ida para fortaleza pela praia 4x4 high aliviado. Transito pesado em fortaleza e o ponteiro normal normal.
    De Jeri para Camocim, maré cheia seguindo o guia que ia de moto. Quarta marcha em high e sentindo o veiculo amarrado, passamos para terceira high , 2800 giros e quase vislumbrando a primeira balsa , o ponterio começou a subir. O suficiente para chegar, aliviar o pé e ver a temperatura baixar rapidamente . Posteriormente subida de duna ( o guia falou em duna do funil ) solicitou velocidade . Quarta high passando para terceira após um terço, pé em baixo e ponteiro subindo rapídamente, mas cheguei no topo .Temperatura retornou ao normal rapidamente . Restante da viagem sempre normal e com 3000 giros . Consumo de óleo menos de 2 litros em 4000 km, abertura do radiador pela manhã sempre cheio e reservatório ok.
    Ainda não entendi a porque a descida tão rápida de temperatura, parecia que uma válvula trancava a circulação. Mandei então tirar a minha. Mas até agora só presenciei a demora do motor chegar na temperatura ideal pela manhã ( 10 minutos ) . Não verifiquei a diferença grande entre a marcação do ponteiro com e sem válvula. Como o pessoal relata . Na minha a única diferença, é na demora de aquecer pela manhã . A impressão que dá é que estes motores ( ou todos não sei ) tem uma camara e após o aquecimento da água a mesma adquiri pressão que faz com que corra ao radiador ( entrando por cima e forçando a saída por baixo de uma água mais fria e isto mantem a circulação . E fico pensando e a bomba d´água faz o que ??? Só é acionada de tempos em tempos?? gostaria de saber como funciona os sistemas de resfriamento.
    Ontem fui a chácara e fiz o teste de são Tomé . 150 km/h e após alguns km o ponteiro começou a mexer . Alivio do pé direito e o ponteiro ficou na dele. Água sempre no mesmo nível pela manhã ; óleo de motor no nível .
    Mas difícil acreditar que isto seja normal .
    Comecei a pesquisar a despesa. Tou errado ou é paranóia Pensava em fazer o motor apenas com 400.000 km?? Km atual quase 289.000 km . Rezando para os experts postem que seja paranóia minha
    Em tempo, acabei de lembrar que o ultimo antecedente foi uma batida em jumento . amanhã vou pedir para abrir a proteção da lateral do radiador e conferir as espessuras . Pq aquece e esfria tão rapido ?? não perde força. não baixa oleo ou agua.
    regis

  • 01/10/2008, 20:06
    SÉRGIO HOLANDA
    BADIA,

    estes modelos de Hilux não possuem intercooler original...

    o Troller possui um intercooler e um sistema de arrefecimento (volume de água e tamanho de radiador) super-dimencionado, isso se deve ao uso em areiões e dunas para os quais este veículo foi projetado.

    A questão dos cabeçotes de alumínio da Hilux não é de fundição, os cabeçotes de alumínio são mais senciveis a aquecimento, então quando existe algum problema que gere aquecimento acima do normal o cabeçote tende a trincar, mas isso não é particuliaridade da Toyota, outros motores diesel estão sujeitos a este problema. Digo que pra cada motor Toyota feito tem pelo menos 3 MIT.

    Entenda que a maioria dos problemas são gerados pelos proprietários, uso incorreto, falta de manutenção, entre outros. A SW4 EFI 2001 de meu pai a cerca de 1 ano com 200mil km teve o cabeçote trincado, estava na estrada quando superaqueceu devido a trinca da chaleira do radiador. Eu rodei 319mil km com a minha ex SW4 EFI 2001 e nunca tive este problema. Acredito que por lavar sempre o motor não resecou a chaleira do radiador, que é de plástico, como meu pai não era de lavar o motor, até porque nunca usou o veículo em off road pesado como eu.

    Sérjão



    Citação:

    Postado originalmente por BADIA Ver Post
    All, acompanho ha muito tempo esse tópico e posso dizer q alguns modelos SW4 3.0 apresentam fissura na liga do cabeçote sim.

    Defeito de fábrica, fundição. Não é em todos, mas só de amigos próximos conheço 3 q tiveram esse problema.

    A revenda aqui já possui um kit pronto para a substituição, paga pelo proprietário é claro.

    Os negociantes de carro preferem trabalhar com os modelos 2000 para cima, assim não correm riscos.

    Mas o que pretendo falar e da temperatura do motor em funcionamento. Logo que comprei o meu Troller, 2.8TDI, voltei a revenda inumeras vezes reclamendo q o ponteiro da temperatura não funcionava.

    Só parei de me preocupar depois q recebi a devida explicação: O Troller tem um intercooler super-dimensionado, por isso trabalha frio e permite a condução por longos trechos em regime de reduzida, sem apresentar super-aquecimento.

    Talvez a tua SW já tenha apresentado o problema, estaja de cabeçote novo e o proprietário tenha tido a lucidez de aumentar o intercooler.

    espero ter ajudado.

    Badia

  • 01/10/2008, 21:19
    regisJ
    Mestres
    Muito grato pelas palavras.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen:
    Num queria aceitar um parametro ruim e os outros bons. Mas para quem cai por pivor e ao correr o fórum acha este tópico . fica -se escabriado . Agora querer fazer um motor de 300.000 agir como um zero. Só eu mesmo . Mesmo assim ainda não gosto da velocidade em que ele abre o bico ( acho que podia demorar mais algum tempo . Buscando os antecedentes encontrei : No ultimo atropelamento , o carro já vinha para o segundo dono e .... hélice e outras coisitas em concessionária, mas o radiador como não tinham , indicaram um ferro velho ?????? Que garantiram um novinho do mesmo ano do veiculo . Tou cruzando os dedos para ver ...... Mas em suma
    -Descer o radiador, varetar ou trocar conforme o caso
    -Recolocar a válvula (pode ser a mesma, visto não haver sinais de desgaste e vinha cumprindo a missão)
    -Aditivo ( se não conseguir Toyota pode ser tutela ou AC delco ? ).
    -Ventoinha no radiador do ar . ( haviam me sugerido colocar na 350 com a justificativa que ela tinha mais de 5 anos e era para não esquentar . Não coloquei pois a mesma sempre trabalhou com o ponteiro lá em baixo e o radiador parece mais uma piscina olímpica de capacidade.
    Limpeza das grades . -pode ser que não tenha lama, mas insetos com certeza .
    Troca de óleo < que 5000 km ) incluindo filtro de óleo, ar e pp filtro de combustível
    Em cruzeiro Maximo de 3000 giros . Necessitando de força ou melhor tracionamento opção por reduzida
    Motor com 400.000 e até lá continuar levantando a sw. Próximo passo trocar as molas, e borrachas trazeira, visto que muitas vezes tenho que segurar no braço e já troquei os amortecedores.:dance::dance::dance::dance:
    regis
  • 01/10/2008, 21:37
    SÉRGIO HOLANDA
    Regis...

    - se o radiador não for muito novo compra outro (R$ 1.200,00) em média;

    - em regiões quentes o motor quando chega a temperatura de abertura da válvula ela fica praticamente aberta o tempo inteiro, com a vantagem de estar funcionando dentro dos parâmetros originais do projeto, ou seja, com a pressão correta de vazão;

    - use 10% de aditivo, sei que aqui já indiquei o uso original, 40%, mas andei realizando uns testes e estou convecido de que o uso de aditivo reduz a capacidade de troca de calor com a água. Use 10% de aditivo Toyota ou Visconde e o restante de água destilada;

    - a ventoinha elétrica jauda bastante o ar-condicionado quando o veículo está em velocidade baixa e parado;

    - limpeza é sempre bom...filtro de diesel com 10mil tá de bom tamanho, a não ser que abasteça em postos sem muita confiânça...

    Boa sorte...



    Citação:

    Postado originalmente por regisJ Ver Post
    Mestres
    Muito grato pelas palavras.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen:
    Num queria aceitar um parametro ruim e os outros bons. Mas para quem cai por pivor e ao correr o fórum acha este tópico . fica -se escabriado . Agora querer fazer um motor de 300.000 agir como um zero. Só eu mesmo . Mesmo assim ainda não gosto da velocidade em que ele abre o bico ( acho que podia demorar mais algum tempo . Buscando os antecedentes encontrei : No ultimo atropelamento , o carro já vinha para o segundo dono e .... hélice e outras coisitas em concessionária, mas o radiador como não tinham , indicaram um ferro velho ?????? Que garantiram um novinho do mesmo ano do veiculo . Tou cruzando os dedos para ver ...... Mas em suma
    -Descer o radiador, varetar ou trocar conforme o caso
    -Recolocar a válvula (pode ser a mesma, visto não haver sinais de desgaste e vinha cumprindo a missão)
    -Aditivo ( se não conseguir Toyota pode ser tutela ou AC delco ? ).
    -Ventoinha no radiador do ar . ( haviam me sugerido colocar na 350 com a justificativa que ela tinha mais de 5 anos e era para não esquentar . Não coloquei pois a mesma sempre trabalhou com o ponteiro lá em baixo e o radiador parece mais uma piscina olímpica de capacidade.
    Limpeza das grades . -pode ser que não tenha lama, mas insetos com certeza .
    Troca de óleo < que 5000 km ) incluindo filtro de óleo, ar e pp filtro de combustível
    Em cruzeiro Maximo de 3000 giros . Necessitando de força ou melhor tracionamento opção por reduzida
    Motor com 400.000 e até lá continuar levantando a sw. Próximo passo trocar as molas, e borrachas trazeira, visto que muitas vezes tenho que segurar no braço e já troquei os amortecedores.:dance::dance::dance::dance:
    regis

  • 07/10/2008, 23:36
    regisJ
    Mestres
    Fui ver hoje a sw.
    Radiador com aspecto muito novo.
    Agora, o do ar condicionado... Não há lama , mas uma mistura de insetos com restos de aluminio se desfazendo. Uma verdadeira barreira. Não sei como conseguia esfriar tanto . Maldito metazil . Apesar de sempre pedir para não usar , o veiculo denunciava o uso nos estribos e nas rodas . Por conta disto lava jato, só estava levando em ultimo caso .
    Agora, o radiador (NOVO) fininho, fininho. ( pouco mais de um dedo de espessura ).
    “original da sw “.
    Aproveitei e mandei checar os bicos e descobrir que os mesmos não estão cem por cento, inclusive com o numero 3 bem avariado.
    Considerando então motor perto dos 300.000 km. “radiador original ( o fino ), passagem de ar muito difícil pela junção de insetos e restos de alumínio + sobrecarga do motor por conta do pé direito + alimentação defeituosa . >>tem que esquentar !. AGORA DEPOIS DE VER O SISTEMA GOSTARIA DA OBSERVAÇÃO E COMENTARIOS DOS AMIGOS;
    , NÃO GOSTEI DO MANGOTE EM FORMA DE S OU SEMI S QUE LIGA A SAIDA DO RADIADOR AO TUBO DE ENTRADA NO BLOCO. AO MEU VER AQUELA CURVA NÃO RESISTE AO VACUO + TEMPERATURA ., E EM ALGUM MOMENTO AS PAREDES VÃO COLABAR ATÉ QUE A PRESSÃO AUMENTE MUITO FAZENDO COM QUE A VAZÃO POSSA SER RESTABELCIDA .
    SOLICITEI AO MECANICO PARA COMPRIMIR O MANGOTE E O PONTO MAIS FRACO FOI JUSTAMENTE NA CURVA ONDE NÃO PRECISOU DE MUITA FORÇA PARA ENCOSTAR AS PAREDES.
    Portanto vai radiador novo, Mas também quero mangote novo.
    Quanto ao radiador temos a sugestão do Serjão “ em Recife vá no Imperio dos Radioadores, na frente do Aeroporto e compre o da visconde de maior capacidade.” e o da Emily se não me engano pelo Jeff em Fortaleza..
    Mas este ultimo apresenta problemas de armazenagem .
    Serjão Devo ter condutores saindo de Recife Para Imperatriz na quarta ou na quinta , podes acrescentar maiores dados ou só com estas referencias posso fazer o pedido ( radiador com maior capacidade para sw4 )
    Grato
    regis
  • 08/10/2008, 09:35
    SÉRGIO HOLANDA
    Regis...

    Certamente após fazer toda essa revisão ficará 100%...

    O Radiador...Basta pedir o radiador da SW4 (informa o ano, pois tem os da 2.8 e da 3.0) e pede o de maior capacidade, o modelo reforçado!!!

    Se tiver alguma dúvida me liga: 81-9967-0883

    Sérjão
    Citação:

    Postado originalmente por regisJ Ver Post
    Mestres
    Fui ver hoje a sw.
    Radiador com aspecto muito novo.
    Agora, o do ar condicionado... Não há lama , mas uma mistura de insetos com restos de aluminio se desfazendo. Uma verdadeira barreira. Não sei como conseguia esfriar tanto . Maldito metazil . Apesar de sempre pedir para não usar , o veiculo denunciava o uso nos estribos e nas rodas . Por conta disto lava jato, só estava levando em ultimo caso .
    Agora, o radiador (NOVO) fininho, fininho. ( pouco mais de um dedo de espessura ).
    “original da sw “.
    Aproveitei e mandei checar os bicos e descobrir que os mesmos não estão cem por cento, inclusive com o numero 3 bem avariado.
    Considerando então motor perto dos 300.000 km. “radiador original ( o fino ), passagem de ar muito difícil pela junção de insetos e restos de alumínio + sobrecarga do motor por conta do pé direito + alimentação defeituosa . >>tem que esquentar !. AGORA DEPOIS DE VER O SISTEMA GOSTARIA DA OBSERVAÇÃO E COMENTARIOS DOS AMIGOS;
    , NÃO GOSTEI DO MANGOTE EM FORMA DE S OU SEMI S QUE LIGA A SAIDA DO RADIADOR AO TUBO DE ENTRADA NO BLOCO. AO MEU VER AQUELA CURVA NÃO RESISTE AO VACUO + TEMPERATURA ., E EM ALGUM MOMENTO AS PAREDES VÃO COLABAR ATÉ QUE A PRESSÃO AUMENTE MUITO FAZENDO COM QUE A VAZÃO POSSA SER RESTABELCIDA .
    SOLICITEI AO MECANICO PARA COMPRIMIR O MANGOTE E O PONTO MAIS FRACO FOI JUSTAMENTE NA CURVA ONDE NÃO PRECISOU DE MUITA FORÇA PARA ENCOSTAR AS PAREDES.
    Portanto vai radiador novo, Mas também quero mangote novo.
    Quanto ao radiador temos a sugestão do Serjão “ em Recife vá no Imperio dos Radioadores, na frente do Aeroporto e compre o da visconde de maior capacidade.” e o da Emily se não me engano pelo Jeff em Fortaleza..
    Mas este ultimo apresenta problemas de armazenagem .
    Serjão Devo ter condutores saindo de Recife Para Imperatriz na quarta ou na quinta , podes acrescentar maiores dados ou só com estas referencias posso fazer o pedido ( radiador com maior capacidade para sw4 )
    Grato
    regis

  • 09/10/2008, 17:14
    regisJ
    2 Anexo(s)
    segue :a foto do radiador ( depois do ultimo atropelamento retiraram o o da concessionaria e coloraram o original da sw 97 .
    e o mangote . Não seria este também um ponto fraco ??

    regis
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