Powered by vBulletin

HILUX - SW4 x Cabeçote e Radiador!!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 57 de 98 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 7474849505152535455565758596061626364656667 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 30/09/2008, 07:43
    stfuruie
    Citação:

Postado originalmente por marlucio neiva Ver Post
    Prezados Jeff e Sérgio Hollanda,

Finalmente em julho instalei o intercooler em minha picape lá em Goiânia, na própria Maxcooler, quando o carro completava 193.713 km. Gostei do comportamento do instalador da Maxcooler, o Natal, bastante cuidadoso e criterioso em seu trabalho. Posteriormente tive que fazer ajustes adicionais aqui em Brasília, mas por enquanto tudo bem. O fato é que notei alguma melhora no comportamento do carro, notadamente (e não sei o porquê) em subidas. Notei também alguma melhora, não quantificada, no desempenho, mas esta não é lá de provocar muitas emoções não. No consumo, ganho de algo em torno de 6%. Contudo, não coloquei o Unichip, apenas conversei com o pessoal da Herrera Motors em São Paulo e até agora não decidi por sua instalação. Confesso que gostaria de mais informações isentas sobre o Unichip, tais como aquelas que coleto dos amigos aqui do Fórum (Sérgio, eis aí outra oportunidade para discorrer sobre o tema). Quanto à instalação do intercooler as opiniões são unânimes quanto aos ganhos para o motor. Mas, pessoalmente, penso que falta a outra perna, o seja, o remapeamento feito pelo Unichip. Aproveito para perguntar ao JEFF sobre a instalação do intercooler em sua SW4. Abraços a todos. Marlúcio.

Eu queria saber qnto custo o total da instalação, ouvi alguns comentarios ruins a respeito da maxcooler, num kit pra CJ aqui do forum , alguma diferença no intercoooler pra sua eletronica e a minha sw4 97 3.0 injeção mecanica? Aproveitando alguem recomenda ou descarta amortecedores SACHS pra hilux? não achei monroe, cofap ou rancho compativel. Só tokiko a pedido ou SACHS pronta entrega.
  • 30/09/2008, 13:10
    SÉRGIO HOLANDA
    Regis,

usar o motor em certas situações ao extremo pode dar aquecimento sim, e o fato de baixar a temperatura rapidamente, pelo simples fato de aliviar já mostra que não é nada de mais. Pelo KM o motor não pode ser forçado como se fosse novo. Verifica teu radiador, não só sugeira interna mas externa, pode estar entupido de sugeira, lama, bicho morto, ou até mesmo o radiador do ar condicionado pode estar obstruído e obstruindo o radiador de água. Andar a favor do vento e forçando em areia faz a temperatura subir. Coloque no radiador apenas 1l de aditivo e o restante de água destilada. Instale uma ventoinha elétrica na frente, colada ao radaidor do ar condicionado, para auxiliar o resfriamento do ar e melhorar o fluxo com o veículo parado.

Sérjão
  • 30/09/2008, 13:13
    SÉRGIO HOLANDA
    st,

Amortecedor da SW4 só vale a pena o original.

O intercooler é o mesmo da EFI e da mecanica...

Sérjão

Citação:

Postado originalmente por stfuruie Ver Post
    Eu queria saber qnto custo o total da instalação, ouvi alguns comentarios ruins a respeito da maxcooler, num kit pra CJ aqui do forum , alguma diferença no intercoooler pra sua eletronica e a minha sw4 97 3.0 injeção mecanica? Aproveitando alguem recomenda ou descarta amortecedores SACHS pra hilux? não achei monroe, cofap ou rancho compativel. Só tokiko a pedido ou SACHS pronta entrega.

• 30/09/2008, 13:47
    murilloaquino
    Citação:

Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Regis,

usar o motor em certas situações ao extremo pode dar aquecimento sim, e o fato de baixar a temperatura rapidamente, pelo simples fato de aliviar já mostra que não é nada de mais. Pelo KM o motor não pode ser forçado como se fosse novo. Verifica teu radiador, não só sugeira interna mas externa, pode estar entupido de sugeira, lama, bicho morto, ou até mesmo o radiador do ar condicionado pode estar obstruído e obstruindo o radiador de água. Andar a favor do vento e forçando em areia faz a temperatura subir. Coloque no radiador apenas 1l de aditivo e o restante de água destilada. Instale uma ventoinha elétrica na frente, colada ao radaidor do ar condicionado, para auxiliar o resfriamento do ar e melhorar o fluxo com o veículo parado.

Sérjão

Mass, subir um serra a 120 com o pé na lata em 5 marcha é considerado forçar o carro?
    Eu achava que não. Principalmente se for em 5 marcha, onde o giro deve ficar perto dos 2500 rpm, na faixa de torque do motor, não deveria aquecer...
  • 30/09/2008, 14:04
    SÉRGIO HOLANDA
    Murillão,

A 5 marcha, mesmo em um diesel, as vezes força demasiadamente o motor, principalmente os turbinados. Porque o motor precisa de mais pressão pra manter a velocidade em uma sobre-marcha.

Veja o exemplo dos câmbios AT, na subida ele normalmente reduz, claro que isso depende da extensão da subida, ângulo de subida, peso do veículo, etc.

Quando você pisa em uma sobre-marcha a turbina precisa trabalhar mais, enche o mais o motor e consequentemente a pressão é bem maior, além de jogar mais ar-quente no cabeçote com maior pressão.

Sérjão

Citação:

Postado originalmente por murilloaquino Ver Post
    Mass, subir um serra a 120 com o pé na lata em 5 marcha é considerado forçar o carro?
    Eu achava que não. Principalmente se for em 5 marcha, onde o giro deve ficar perto dos 2500 rpm, na faixa de torque do motor, não deveria aquecer...

• 01/10/2008, 19:41
    BADIA
    Pode ser !
    All, acompanho ha muito tempo esse tópico e posso dizer q alguns modelos SW4 3.0 apresentam fissura na liga do cabeçote sim.

Defeito de fábrica, fundição. Não é em todos, mas só de amigos próximos conheço 3 q tiveram esse problema.

A revenda aqui já possui um kit pronto para a substituição, paga pelo proprietário é claro.

Os negociantes de carro preferem trabalhar com os modelos 2000 para cima, assim não correm riscos.

Mas o que pretendo falar e da temperatura do motor em funcionamento. Logo que comprei o meu Troller, 2.8TDI, voltei a revenda inumeras vezes reclamendo q o ponteiro da temperatura não funcionava.

Só parei de me preocupar depois q recebi a devida explicação: O Troller tem um intercooler super-dimensionado, por isso trabalha frio e permite a condução por longos trechos em regime de reduzida, sem apresentar super-aquecimento.

Talvez a tua SW já tenha apresentado o problema, estaja de cabeçote novo e o proprietário tenha tido a lucidez de aumentar o intercooler.

espero ter ajudado.

Badia

Citação:

Postado originalmente por regisJ Ver Post
    segunda parte
    Viagem para fortaleza -setembro - inicio de subida da serra propositalmente em quinta marcha pé na lata 120 km /h e o ponteiro primeiro deu uma pequena balançada e quando descolou , subiu rápido . Alivio do pé e para a minha surpresa desceu mais rápido ainda. Pilotagem normal até flecheiras Ceará. Ida para fortaleza pela praia 4x4 high aliviado. Transito pesado em fortaleza e o ponteiro normal normal.
    De Jeri para Camocim, maré cheia seguindo o guia que ia de moto. Quarta marcha em high e sentindo o veiculo amarrado, passamos para terceira high , 2800 giros e quase vislumbrando a primeira balsa , o ponterio começou a subir. O suficiente para chegar, aliviar o pé e ver a temperatura baixar rapidamente . Posteriormente subida de duna ( o guia falou em duna do funil ) solicitou velocidade . Quarta high passando para terceira após um terço, pé em baixo e ponteiro subindo rapídamente, mas cheguei no topo .Temperatura retornou ao normal rapidamente . Restante da viagem sempre normal e com 3000 giros . Consumo de óleo menos de 2 litros em 4000 km, abertura do radiador pela manhã sempre cheio e reservatório ok.
    Ainda não entendi a porque a descida tão rápida de temperatura, parecia que uma válvula trancava a circulação. Mandei então tirar a minha. Mas até agora só presenciei a demora do motor chegar na temperatura ideal pela manhã ( 10 minutos ) . Não verifiquei a diferença grande entre a marcação do ponteiro com e sem válvula. Como o pessoal relata . Na minha a única diferença, é na demora de aquecer pela manhã . A impressão que dá é que estes motores ( ou todos não sei ) tem uma camara e após o aquecimento da água a mesma adquiri pressão que faz com que corra ao radiador ( entrando por cima e forçando a saída por baixo de uma água mais fria e isto mantem a circulação . E fico pensando e a bomba d´água faz o que ??? Só é acionada de tempos em tempos?? gostaria de saber como funciona os sistemas de resfriamento.
    Ontem fui a chácara e fiz o teste de são Tomé . 150 km/h e após alguns km o ponteiro começou a mexer . Alivio do pé direito e o ponteiro ficou na dele. Água sempre no mesmo nível pela manhã ; óleo de motor no nível .
    Mas difícil acreditar que isto seja normal .
    Comecei a pesquisar a despesa. Tou errado ou é paranóia Pensava em fazer o motor apenas com 400.000 km?? Km atual quase 289.000 km . Rezando para os experts postem que seja paranóia minha
    Em tempo, acabei de lembrar que o ultimo antecedente foi uma batida em jumento . amanhã vou pedir para abrir a proteção da lateral do radiador e conferir as espessuras . Pq aquece e esfria tão rapido ?? não perde força. não baixa oleo ou agua.
    regis

• 01/10/2008, 20:06
    SÉRGIO HOLANDA
    BADIA,

estes modelos de Hilux não possuem intercooler original...

o Troller possui um intercooler e um sistema de arrefecimento (volume de água e tamanho de radiador) super-dimencionado, isso se deve ao uso em areiões e dunas para os quais este veículo foi projetado.

A questão dos cabeçotes de alumínio da Hilux não é de fundição, os cabeçotes de alumínio são mais senciveis a aquecimento, então quando existe algum problema que gere aquecimento acima do normal o cabeçote tende a trincar, mas isso não é particuliaridade da Toyota, outros motores diesel estão sujeitos a este problema. Digo que pra cada motor Toyota feito tem pelo menos 3 MIT.

Entenda que a maioria dos problemas são gerados pelos proprietários, uso incorreto, falta de manutenção, entre outros. A SW4 EFI 2001 de meu pai a cerca de 1 ano com 200mil km teve o cabeçote trincado, estava na estrada quando superaqueceu devido a trinca da chaleira do radiador. Eu rodei 319mil km com a minha ex SW4 EFI 2001 e nunca tive este problema. Acredito que por lavar sempre o motor não resecou a chaleira do radiador, que é de plástico, como meu pai não era de lavar o motor, até porque nunca usou o veículo em off road pesado como eu.

Sérjão

Citação:

Postado originalmente por BADIA Ver Post
    All, acompanho ha muito tempo esse tópico e posso dizer q alguns modelos SW4 3.0 apresentam fissura na liga do cabeçote sim.

Defeito de fábrica, fundição. Não é em todos, mas só de amigos próximos conheço 3 q tiveram esse problema.

A revenda aqui já possui um kit pronto para a substituição, paga pelo proprietário é claro.

Os negociantes de carro preferem trabalhar com os modelos 2000 para cima, assim não correm riscos.

Mas o que pretendo falar e da temperatura do motor em funcionamento. Logo que comprei o meu Troller, 2.8TDI, voltei a revenda inumeras vezes reclamendo q o ponteiro da temperatura não funcionava.

Só parei de me preocupar depois q recebi a devida explicação: O Troller tem um intercooler super-dimensionado, por isso trabalha frio e permite a condução por longos trechos em regime de reduzida, sem apresentar super-aquecimento.

Talvez a tua SW já tenha apresentado o problema, estaja de cabeçote novo e o proprietário tenha tido a lucidez de aumentar o intercooler.

espero ter ajudado.

Badia

• 01/10/2008, 21:19
    regisJ
    Mestres
    Muito grato pelas palavras.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen:
    Num queria aceitar um parametro ruim e os outros bons. Mas para quem cai por pivor e ao correr o fórum acha este tópico . fica -se escabriado . Agora querer fazer um motor de 300.000 agir como um zero. Só eu mesmo . Mesmo assim ainda não gosto da velocidade em que ele abre o bico ( acho que podia demorar mais algum tempo . Buscando os antecedentes encontrei : No ultimo atropelamento , o carro já vinha para o segundo dono e .... hélice e outras coisitas em concessionária, mas o radiador como não tinham , indicaram um ferro velho ?????? Que garantiram um novinho do mesmo ano do veiculo . Tou cruzando os dedos para ver ...... Mas em suma
    -Descer o radiador, varetar ou trocar conforme o caso
    -Recolocar a válvula (pode ser a mesma, visto não haver sinais de desgaste e vinha cumprindo a missão)
    -Aditivo ( se não conseguir Toyota pode ser tutela ou AC delco ? ).
    -Ventoinha no radiador do ar . ( haviam me sugerido colocar na 350 com a justificativa que ela tinha mais de 5 anos e era para não esquentar . Não coloquei pois a mesma sempre trabalhou com o ponteiro lá em baixo e o radiador parece mais uma piscina olímpica de capacidade.
    Limpeza das grades . -pode ser que não tenha lama, mas insetos com certeza .
    Troca de óleo < que 5000 km ) incluindo filtro de óleo, ar e pp filtro de combustível
    Em cruzeiro Maximo de 3000 giros . Necessitando de força ou melhor tracionamento opção por reduzida
    Motor com 400.000 e até lá continuar levantando a sw. Próximo passo trocar as molas, e borrachas trazeira, visto que muitas vezes tenho que segurar no braço e já troquei os amortecedores.:dance::dance::dance::dance:
    regis
  • 01/10/2008, 21:37
    SÉRGIO HOLANDA
    Regis...

- se o radiador não for muito novo compra outro (R$ 1.200,00) em média;

- em regiões quentes o motor quando chega a temperatura de abertura da válvula ela fica praticamente aberta o tempo inteiro, com a vantagem de estar funcionando dentro dos parâmetros originais do projeto, ou seja, com a pressão correta de vazão;

- use 10% de aditivo, sei que aqui já indiquei o uso original, 40%, mas andei realizando uns testes e estou convecido de que o uso de aditivo reduz a capacidade de troca de calor com a água. Use 10% de aditivo Toyota ou Visconde e o restante de água destilada;

- a ventoinha elétrica jauda bastante o ar-condicionado quando o veículo está em velocidade baixa e parado;

- limpeza é sempre bom...filtro de diesel com 10mil tá de bom tamanho, a não ser que abasteça em postos sem muita confiânça...

Boa sorte...

Citação:

Mestres
    Muito grato pelas palavras.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen:
    Num queria aceitar um parametro ruim e os outros bons. Mas para quem cai por pivor e ao correr o fórum acha este tópico . fica -se escabriado . Agora querer fazer um motor de 300.000 agir como um zero. Só eu mesmo . Mesmo assim ainda não gosto da velocidade em que ele abre o bico ( acho que podia demorar mais algum tempo . Buscando os antecedentes encontrei : No ultimo atropelamento , o carro já vinha para o segundo dono e .... hélice e outras coisitas em concessionária, mas o radiador como não tinham , indicaram um ferro velho ?????? Que garantiram um novinho do mesmo ano do veiculo . Tou cruzando os dedos para ver ...... Mas em suma
    -Descer o radiador, varetar ou trocar conforme o caso
    -Recolocar a válvula (pode ser a mesma, visto não haver sinais de desgaste e vinha cumprindo a missão)
    -Aditivo ( se não conseguir Toyota pode ser tutela ou AC delco ? ).
    -Ventoinha no radiador do ar . ( haviam me sugerido colocar na 350 com a justificativa que ela tinha mais de 5 anos e era para não esquentar . Não coloquei pois a mesma sempre trabalhou com o ponteiro lá em baixo e o radiador parece mais uma piscina olímpica de capacidade.
    Limpeza das grades . -pode ser que não tenha lama, mas insetos com certeza .
    Troca de óleo < que 5000 km ) incluindo filtro de óleo, ar e pp filtro de combustível
    Em cruzeiro Maximo de 3000 giros . Necessitando de força ou melhor tracionamento opção por reduzida
    Motor com 400.000 e até lá continuar levantando a sw. Próximo passo trocar as molas, e borrachas trazeira, visto que muitas vezes tenho que segurar no braço e já troquei os amortecedores.:dance::dance::dance::dance:
    regis

• 07/10/2008, 23:36
    regisJ
    Mestres
    Fui ver hoje a sw.
    Radiador com aspecto muito novo.
    Agora, o do ar condicionado... Não há lama , mas uma mistura de insetos com restos de aluminio se desfazendo. Uma verdadeira barreira. Não sei como conseguia esfriar tanto . Maldito metazil . Apesar de sempre pedir para não usar , o veiculo denunciava o uso nos estribos e nas rodas . Por conta disto lava jato, só estava levando em ultimo caso .
    Agora, o radiador (NOVO) fininho, fininho. ( pouco mais de um dedo de espessura ).
    “original da sw “.
    Aproveitei e mandei checar os bicos e descobrir que os mesmos não estão cem por cento, inclusive com o numero 3 bem avariado.
    Considerando então motor perto dos 300.000 km. “radiador original ( o fino ), passagem de ar muito difícil pela junção de insetos e restos de alumínio + sobrecarga do motor por conta do pé direito + alimentação defeituosa . >>tem que esquentar !. AGORA DEPOIS DE VER O SISTEMA GOSTARIA DA OBSERVAÇÃO E COMENTARIOS DOS AMIGOS;
    , NÃO GOSTEI DO MANGOTE EM FORMA DE S OU SEMI S QUE LIGA A SAIDA DO RADIADOR AO TUBO DE ENTRADA NO BLOCO. AO MEU VER AQUELA CURVA NÃO RESISTE AO VACUO + TEMPERATURA ., E EM ALGUM MOMENTO AS PAREDES VÃO COLABAR ATÉ QUE A PRESSÃO AUMENTE MUITO FAZENDO COM QUE A VAZÃO POSSA SER RESTABELCIDA .
    SOLICITEI AO MECANICO PARA COMPRIMIR O MANGOTE E O PONTO MAIS FRACO FOI JUSTAMENTE NA CURVA ONDE NÃO PRECISOU DE MUITA FORÇA PARA ENCOSTAR AS PAREDES.
    Portanto vai radiador novo, Mas também quero mangote novo.
    Quanto ao radiador temos a sugestão do Serjão “ em Recife vá no Imperio dos Radioadores, na frente do Aeroporto e compre o da visconde de maior capacidade.” e o da Emily se não me engano pelo Jeff em Fortaleza..
    Mas este ultimo apresenta problemas de armazenagem .
    Serjão Devo ter condutores saindo de Recife Para Imperatriz na quarta ou na quinta , podes acrescentar maiores dados ou só com estas referencias posso fazer o pedido ( radiador com maior capacidade para sw4 )
    Grato
    regis
  • 08/10/2008, 09:35
    SÉRGIO HOLANDA
    Regis...

Certamente após fazer toda essa revisão ficará 100%...

O Radiador...Basta pedir o radiador da SW4 (informa o ano, pois tem os da 2.8 e da 3.0) e pede o de maior capacidade, o modelo reforçado!!!

Se tiver alguma dúvida me liga: 81-9967-0883

Sérjão
    Citação:

Mestres
    Fui ver hoje a sw.
    Radiador com aspecto muito novo.
    Agora, o do ar condicionado... Não há lama , mas uma mistura de insetos com restos de aluminio se desfazendo. Uma verdadeira barreira. Não sei como conseguia esfriar tanto . Maldito metazil . Apesar de sempre pedir para não usar , o veiculo denunciava o uso nos estribos e nas rodas . Por conta disto lava jato, só estava levando em ultimo caso .
    Agora, o radiador (NOVO) fininho, fininho. ( pouco mais de um dedo de espessura ).
    “original da sw “.
    Aproveitei e mandei checar os bicos e descobrir que os mesmos não estão cem por cento, inclusive com o numero 3 bem avariado.
    Considerando então motor perto dos 300.000 km. “radiador original ( o fino ), passagem de ar muito difícil pela junção de insetos e restos de alumínio + sobrecarga do motor por conta do pé direito + alimentação defeituosa . >>tem que esquentar !. AGORA DEPOIS DE VER O SISTEMA GOSTARIA DA OBSERVAÇÃO E COMENTARIOS DOS AMIGOS;
    , NÃO GOSTEI DO MANGOTE EM FORMA DE S OU SEMI S QUE LIGA A SAIDA DO RADIADOR AO TUBO DE ENTRADA NO BLOCO. AO MEU VER AQUELA CURVA NÃO RESISTE AO VACUO + TEMPERATURA ., E EM ALGUM MOMENTO AS PAREDES VÃO COLABAR ATÉ QUE A PRESSÃO AUMENTE MUITO FAZENDO COM QUE A VAZÃO POSSA SER RESTABELCIDA .
    SOLICITEI AO MECANICO PARA COMPRIMIR O MANGOTE E O PONTO MAIS FRACO FOI JUSTAMENTE NA CURVA ONDE NÃO PRECISOU DE MUITA FORÇA PARA ENCOSTAR AS PAREDES.
    Portanto vai radiador novo, Mas também quero mangote novo.
    Quanto ao radiador temos a sugestão do Serjão “ em Recife vá no Imperio dos Radioadores, na frente do Aeroporto e compre o da visconde de maior capacidade.” e o da Emily se não me engano pelo Jeff em Fortaleza..
    Mas este ultimo apresenta problemas de armazenagem .
    Serjão Devo ter condutores saindo de Recife Para Imperatriz na quarta ou na quinta , podes acrescentar maiores dados ou só com estas referencias posso fazer o pedido ( radiador com maior capacidade para sw4 )
    Grato
    regis

• 09/10/2008, 17:14
    regisJ
    2 Anexo(s)
    segue :a foto do radiador ( depois do ultimo atropelamento retiraram o o da concessionaria e coloraram o original da sw 97 .
    e o mangote . Não seria este também um ponto fraco ??

regis
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 57 de 98 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 7474849505152535455565758596061626364656667 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:51.