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HILUX - SW4 x Cabeçote e Radiador!!!

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  • 25/02/2008, 00:32
    JEFFCATUNDA
    Luciano.
    Citação:

    Postado originalmente por Luciano Almeida Silva Ver Post
    Jeff,

    Voce tem como passar o código ou modelo do radiador que comprou, estou querendo trocar o radiador por um novo e se possível maiore quero aproveitar e experiência do colega.

    O meu está com 10 anos, já furou uma vez e tem capacidade para 7 litros.

    Obrigado


    Luciano, vale o que eu escrevi no post. anterior mas eu achei o nome do fabricante do radiador....é ELIMAM...
  • 25/02/2008, 10:23
    Evanizio Arruda
    Bom dia pessoal!

    É a primeira vez que comento nesse fórum. Quando me cadastrei foi pesquisando na internet sobre como a pagar a luz "t-belt" do painel da SW4 98 que acende aos 150 mil km. E assim consegui através do colega Onésimo Medeiros, solucionar o 'problema' por e-mail.

    Bem, venho lendo esse tópico a alguns dias, pois a minha SW4 apresentou esse mesmo problema de queima da junta do cabeçote. Vou relatar tudo desde o inicío para que comente a respeito.

    --> Tudo começou a uns 2,3 anos em que meu pai viajava de João Pessoa-PB à Recife/PE (130km) e a SW4 sempre a "beber" cerca de 1(um) litro e meio de água. Até aí tudo bem, ele NUNCA passa dos 100km/h oq dá cerca de 2.400 RPM no motor. Pelo menos uma vez na semana quando não viajava completava a água do radiador. Sempre via que, quando já não estava cheio, o ponteiro da temperatura saía de abaixo do meio e subia um pouco para acima do meio e se estabilizava, era a hora de completar a água do radiador. E assim a junta e o cabeçote resistiram por esse tempo. Já devia ser um sintoma de junta queimada.

    Agora no carnaval, a viajem foi mais longa e QUENTE. De João Pessoa à Caicó/RN (350km). Saindo de Jampa de 11h da manhã e chegando de 16h em Caicó, numa cidade que dá 37 graus na sombra (é quente meeeeeeesmo).

    Bom, perto de Caicó uns 30km do destino final, ela deu o primeiro esquente, andando entre 2.400 à 3.000 RPM quando reparei o ponteiro da temperatura subindo acimo da meio e não parando mais, ainda segurei um pouco abaixo de 80 km/h até que vi que a temperatura não ia baixar... quando chegou bem perto do vermelho, foi a hora de parar o carro e esperar...

    Abri o capu, estva o reservatório de expansão borbulhando... Tentei abrir a tampa do radiador, mas estava muito quente, abri só um pouco para sair o gás/vapor e esperei cerca de meia hora até esfriar... Quando ja estva fria completei a água (uns 5 litros ou mais) e seguimos viagem. Durante o carnaval inteiro ela se comportou bem, fazendo percusos de 10km no máximo. Quando retornei completei novamente a água do radiador e ela "bebeu" novamente uns 4 litros ou mais. A volta foi tranquila e mais lenta, sempre andando com 2.400 a 2.900 RPM e esquentou denovo ja depois de ter andando cerca de 160KM parei, esperei esfriar e fui completando a água e novamente uns 5 a 6 litros d'água.

    Em João Pessoa, levei na oficina e relatei o ocorrido e o mecânico já foi dizendo que era a junta do cabeçote e que o mesmo teria que ser trocado ou recondicionado e que era muito comum isso acontecer com as SW4 97 à 99 que tem esse radiador com menor vazão.

    Bom após aberto, o cabeçote foi levado para a retífica no Recife, em Aparecido (o Serjão deve saber) que consertou por R$ 800, não sei oq foi feito. Basicamente foi só isso e as juntas trocadas, para um carro com 10 anos de uso e 156 mil km, unico dono sempre rodando com em baixa rotações e baixa velocidade. Prejuízo total: R$ 2.500

    A questão do radiador, ainda não troquei, está em ordem e com seus 10 anos de idade, tem aquela parte plástica em cima e funcionando muito bem. Viajei esse fds à Campina Grande /PB (120km) e ela se comportou muito bem, ponteiro da temperatura sempre estabilizado abaixo do meio mesmo rodando entre 2.400 à 3.200 RMP. Depois de 400km rodados esse fds, completei com 250 ml a água do radiador, hj pela manhã com o motor bem frio. acho que isso é normal.

    Sim, antes, ela "castalholava" pela manhã, com o motor frio, até esquentar... Percebi que parou isso depois da junta trocada e do cabeçote recondicionado.

    Bem é esse meu relato do CABEÇOTE X RADIADOR X JUNTA QUEIMADA, não sei se devo realmente trocar o radiador, já que ele está bem, já rodou esses 156mil km e tem seus 10 anos de uso... O com maior vazão e todo de metal custa R$ 1400, aqui em João Pessoa.

    Quero mesmo é colocar esse MAXCOOLER, ele custa R$ 1550, à vista, gostaria de saber de relatos dos amigos que instalaram, se realmente vale a pena. Seria mais pela autonomia, pois ela nunca fez mais que 9km/l viajando, mesmo andando até 100km/h, andando mais que isso ela só faz 7km/l.

    Forte abraço pessoal.
  • 25/02/2008, 10:26
    Evanizio Arruda
    Junta queimada X Cabeçote X Radiador
    Bom dia pessoal!


    É a primeira vez que comento nesse fórum. Quando me cadastrei foi pesquisando na internet sobre como a pagar a luz "t-belt" do painel da SW4 98 que acende aos 150 mil km. E assim consegui através do colega Onésimo Medeiros, solucionar o 'problema' por e-mail.

    Bem, venho lendo esse tópico a alguns dias, pois a minha SW4 apresentou esse mesmo problema de queima da junta do cabeçote. Vou relatar tudo desde o inicío para que comente a respeito.


    --> Tudo começou a uns 2,3 anos em que meu pai viajava de João Pessoa-PB à Recife/PE (130km) e a SW4 sempre a "beber" cerca de 1(um) litro e meio de água. Até aí tudo bem, ele NUNCA passa dos 100km/h oq dá cerca de 2.400 RPM no motor. Pelo menos uma vez na semana quando não viajava completava a água do radiador. Sempre via que, quando já não estava cheio, o ponteiro da temperatura saía de abaixo do meio e subia um pouco para acima do meio e se estabilizava, era a hora de completar a água do radiador. E assim a junta e o cabeçote resistiram por esse tempo. Já devia ser um sintoma de junta queimada.


    Agora no carnaval, a viajem foi mais longa e QUENTE. De João Pessoa à Caicó/RN (350km). Saindo de Jampa de 11h da manhã e chegando de 16h em Caicó, numa cidade que dá 37 graus na sombra (é quente meeeeeeesmo).

    Bom, perto de Caicó uns 30km do destino final, ela deu o primeiro esquente, andando entre 2.400 à 3.000 RPM quando reparei o ponteiro da temperatura subindo acimo da meio e não parando mais, ainda segurei um pouco abaixo de 80 km/h até que vi que a temperatura não ia baixar... quando chegou bem perto do vermelho, foi a hora de parar o carro e esperar...


    Abri o capu, estva o reservatório de expansão borbulhando... Tentei abrir a tampa do radiador, mas estava muito quente, abri só um pouco para sair o gás/vapor e esperei cerca de meia hora até esfriar... Quando ja estva fria completei a água (uns 5 litros ou mais) e seguimos viagem. Durante o carnaval inteiro ela se comportou bem, fazendo percusos de 10km no máximo. Quando retornei completei novamente a água do radiador e ela "bebeu" novamente uns 4 litros ou mais. A volta foi tranquila e mais lenta, sempre andando com 2.400 a 2.900 RPM e esquentou denovo ja depois de ter andando cerca de 160KM parei, esperei esfriar e fui completando a água e novamente uns 5 a 6 litros d'água.


    Em João Pessoa, levei na oficina e relatei o ocorrido e o mecânico já foi dizendo que era a junta do cabeçote e que o mesmo teria que ser trocado ou recondicionado e que era muito comum isso acontecer com as SW4 97 à 99 que tem esse radiador com menor vazão.


    Bom após aberto, o cabeçote foi levado para a retífica no Recife, em Aparecido (o Serjão deve saber) que consertou por R$ 800, não sei oq foi feito. Basicamente foi só isso e as juntas trocadas, para um carro com 10 anos de uso e 156 mil km, unico dono sempre rodando com em baixa rotações e baixa velocidade. Prejuízo total: R$ 2.500


    A questão do radiador, ainda não troquei, está em ordem e com seus 10 anos de idade, tem aquela parte plástica em cima e funcionando muito bem. Viajei esse fds à Campina Grande /PB (120km) e ela se comportou muito bem, ponteiro da temperatura sempre estabilizado abaixo do meio mesmo rodando entre 2.400 à 3.200 RMP. Depois de 400km rodados esse fds, completei com 250 ml a água do radiador, hj pela manhã com o motor bem frio. acho que isso é normal.


    Sim, antes, ela "castalholava" pela manhã, com o motor frio, até esquentar... Percebi que parou isso depois da junta trocada e do cabeçote recondicionado.


    Bem é esse meu relato do CABEÇOTE X RADIADOR X JUNTA QUEIMADA, não sei se devo realmente trocar o radiador, já que ele está bem, já rodou esses 156mil km e tem seus 10 anos de uso... O com maior vazão e todo de metal custa R$ 1400, aqui em João Pessoa.


    Quero mesmo é colocar esse MAXCOOLER, ele custa R$ 1550, à vista, gostaria de saber de relatos dos amigos que instalaram, se realmente vale a pena. Seria mais pela autonomia, pois ela nunca fez mais que 9km/l viajando, mesmo andando até 100km/h, andando mais que isso ela só faz 7km/l.


    Fico aguardando os comentarios e opiniões.

    Forte abraço pessoal.
  • 25/02/2008, 13:42
    SÉRGIO HOLANDA
    Bem vindo Evanizio,


    O fato de trocar a junta e ainda está precisando colocar água mostra que existe micro-trinca no teu cabeçote, o fato de você rodar pouco em estradas e de não forçar o carro faz com que o consumo de água seja baixo e o risco de estourar o motor também.

    Rapaz, não conheço essa retifica, mas por R$800,00 ele deve ter feito algum reparo de solda e plainado o cabeçote.

    A troca do radiador por um de maior capacidade você pode deixar pra mais tarde, ai você bota um maior...agora, acho que se você intercoolar o cabeçote deve ir pro espaço mais rápido, devido a pressão maior, embora vá reduzir um pouco a temperatura no mesmo...Quem colocou o intercooler da maxcooler não se arrependeu. É uma empresa bem profissional.

    Agora, seria bom você verificar seu cabeçote...enfia o pé na estrada, pega a duplicada pra Campina e coloca 150km/h e segura, se o cabeçote estiver com trincas vai abrir nesse pé...

    grande abraço,

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por Evanizio Arruda Ver Post
    Bom dia pessoal!


    É a primeira vez que comento nesse fórum. Quando me cadastrei foi pesquisando na internet sobre como a pagar a luz "t-belt" do painel da SW4 98 que acende aos 150 mil km. E assim consegui através do colega Onésimo Medeiros, solucionar o 'problema' por e-mail.

    Bem, venho lendo esse tópico a alguns dias, pois a minha SW4 apresentou esse mesmo problema de queima da junta do cabeçote. Vou relatar tudo desde o inicío para que comente a respeito.


    --> Tudo começou a uns 2,3 anos em que meu pai viajava de João Pessoa-PB à Recife/PE (130km) e a SW4 sempre a "beber" cerca de 1(um) litro e meio de água. Até aí tudo bem, ele NUNCA passa dos 100km/h oq dá cerca de 2.400 RPM no motor. Pelo menos uma vez na semana quando não viajava completava a água do radiador. Sempre via que, quando já não estava cheio, o ponteiro da temperatura saía de abaixo do meio e subia um pouco para acima do meio e se estabilizava, era a hora de completar a água do radiador. E assim a junta e o cabeçote resistiram por esse tempo. Já devia ser um sintoma de junta queimada.


    Agora no carnaval, a viajem foi mais longa e QUENTE. De João Pessoa à Caicó/RN (350km). Saindo de Jampa de 11h da manhã e chegando de 16h em Caicó, numa cidade que dá 37 graus na sombra (é quente meeeeeeesmo).

    Bom, perto de Caicó uns 30km do destino final, ela deu o primeiro esquente, andando entre 2.400 à 3.000 RPM quando reparei o ponteiro da temperatura subindo acimo da meio e não parando mais, ainda segurei um pouco abaixo de 80 km/h até que vi que a temperatura não ia baixar... quando chegou bem perto do vermelho, foi a hora de parar o carro e esperar...


    Abri o capu, estva o reservatório de expansão borbulhando... Tentei abrir a tampa do radiador, mas estava muito quente, abri só um pouco para sair o gás/vapor e esperei cerca de meia hora até esfriar... Quando ja estva fria completei a água (uns 5 litros ou mais) e seguimos viagem. Durante o carnaval inteiro ela se comportou bem, fazendo percusos de 10km no máximo. Quando retornei completei novamente a água do radiador e ela "bebeu" novamente uns 4 litros ou mais. A volta foi tranquila e mais lenta, sempre andando com 2.400 a 2.900 RPM e esquentou denovo ja depois de ter andando cerca de 160KM parei, esperei esfriar e fui completando a água e novamente uns 5 a 6 litros d'água.


    Em João Pessoa, levei na oficina e relatei o ocorrido e o mecânico já foi dizendo que era a junta do cabeçote e que o mesmo teria que ser trocado ou recondicionado e que era muito comum isso acontecer com as SW4 97 à 99 que tem esse radiador com menor vazão.


    Bom após aberto, o cabeçote foi levado para a retífica no Recife, em Aparecido (o Serjão deve saber) que consertou por R$ 800, não sei oq foi feito. Basicamente foi só isso e as juntas trocadas, para um carro com 10 anos de uso e 156 mil km, unico dono sempre rodando com em baixa rotações e baixa velocidade. Prejuízo total: R$ 2.500


    A questão do radiador, ainda não troquei, está em ordem e com seus 10 anos de idade, tem aquela parte plástica em cima e funcionando muito bem. Viajei esse fds à Campina Grande /PB (120km) e ela se comportou muito bem, ponteiro da temperatura sempre estabilizado abaixo do meio mesmo rodando entre 2.400 à 3.200 RMP. Depois de 400km rodados esse fds, completei com 250 ml a água do radiador, hj pela manhã com o motor bem frio. acho que isso é normal.


    Sim, antes, ela "castalholava" pela manhã, com o motor frio, até esquentar... Percebi que parou isso depois da junta trocada e do cabeçote recondicionado.


    Bem é esse meu relato do CABEÇOTE X RADIADOR X JUNTA QUEIMADA, não sei se devo realmente trocar o radiador, já que ele está bem, já rodou esses 156mil km e tem seus 10 anos de uso... O com maior vazão e todo de metal custa R$ 1400, aqui em João Pessoa.


    Quero mesmo é colocar esse MAXCOOLER, ele custa R$ 1550, à vista, gostaria de saber de relatos dos amigos que instalaram, se realmente vale a pena. Seria mais pela autonomia, pois ela nunca fez mais que 9km/l viajando, mesmo andando até 100km/h, andando mais que isso ela só faz 7km/l.


    Fico aguardando os comentarios e opiniões.

    Forte abraço pessoal.

  • 25/02/2008, 15:35
    Evanizio Arruda
    Citação:

    Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Bem vindo Evanizio,


    O fato de trocar a junta e ainda está precisando colocar água mostra que existe micro-trinca no teu cabeçote, o fato de você rodar pouco em estradas e de não forçar o carro faz com que o consumo de água seja baixo e o risco de estourar o motor também.

    Rapaz, não conheço essa retifica, mas por R$800,00 ele deve ter feito algum reparo de solda e plainado o cabeçote.

    A troca do radiador por um de maior capacidade você pode deixar pra mais tarde, ai você bota um maior...agora, acho que se você intercoolar o cabeçote deve ir pro espaço mais rápido, devido a pressão maior, embora vá reduzir um pouco a temperatura no mesmo...Quem colocou o intercooler da maxcooler não se arrependeu. É uma empresa bem profissional.

    Agora, seria bom você verificar seu cabeçote...enfia o pé na estrada, pega a duplicada pra Campina e coloca 150km/h e segura, se o cabeçote estiver com trincas vai abrir nesse pé...

    grande abraço,

    Sérjão

    É Serjão, mas seu eu rodar nessa velocidade a rotação vai pra mais que 4.500 RPM e vou perder o cabeçote de vez...

    Um mecânico aqui disse que lá em São Paulo consegue por R$ 2.500, fora os R$ 1.000 (800+200 que o mecânico comeu pra fazer o serviço) que já gastei, mais jogo de juntas, mão de obra, troca de óleo, etc...

    Vou ligar para esse Aparecido e saber o que foi feito e te digo.

    Então não era pra ter baixado NADA da água do radiador?

    Era para está cheio pela 'boquinha' mesmo? Achei que esse consumo de 250ml fosse normal, que essa água teria ido pra o reservatório de expansão, ou mesmo evaporado, já que o reservatório de expansão não tem a mesma vedação do radiador.

    E se eu colocar o MAXCOOLER ela agora não aguenta? O cabeçote? Pensei que seria melhor por trabalhar mais frio...

    Aguardo sua opinião!

    Abração!
  • 25/02/2008, 19:40
    SÉRGIO HOLANDA
    Grande Evanizio,

    é verdade, se ele estiver com micro trincas vai abrir e pedir outro, ai você vai gastar uns R$ 2.500,00 do cabeçote mais MO, mais jogo de junta original, mais jogo de valvulas novas e tal, então vai lá pros R$ 5.000,00...

    na verdade não era pra tá bebendo água, mas se você não se importa de ficar completando até o prblema piorar tudo bem...esse serviço no seu cabeçote vai te dar mais uns 6 meses de tranqulidade e depois começa a dar o problema, mas ai você pode ir usando sim, só presta atenção caso saia fumaça branca, pois pode ocorrer calço hidraulico com vazamento de água pela trinca pro cilindro...

    com o intercooler o cabeçote vai trabalhar mais frio sim, mas também vai receber um pouco mais de pressão, já que vais aumentar a pressão da turbina para melhorar o rendimento do motor...

    faz o seguinte, instala o intercooler e quando dé troca o cabeçote e o radiador, ai vais ter um motor pra muitas centenas de milhares de km...

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por Evanizio Arruda Ver Post
    É Serjão, mas seu eu rodar nessa velocidade a rotação vai pra mais que 4.500 RPM e vou perder o cabeçote de vez...

    Um mecânico aqui disse que lá em São Paulo consegue por R$ 2.500, fora os R$ 1.000 (800+200 que o mecânico comeu pra fazer o serviço) que já gastei, mais jogo de juntas, mão de obra, troca de óleo, etc...

    Vou ligar para esse Aparecido e saber o que foi feito e te digo.

    Então não era pra ter baixado NADA da água do radiador?

    Era para está cheio pela 'boquinha' mesmo? Achei que esse consumo de 250ml fosse normal, que essa água teria ido pra o reservatório de expansão, ou mesmo evaporado, já que o reservatório de expansão não tem a mesma vedação do radiador.

    E se eu colocar o MAXCOOLER ela agora não aguenta? O cabeçote? Pensei que seria melhor por trabalhar mais frio...

    Aguardo sua opinião!

    Abração!

  • 25/02/2008, 21:17
    joão k. chikui
    Magnânimo Serjão
    Não pode ser pequeno vazamento em mangueiras , radiador, tampa , etc....?
  • 25/02/2008, 21:19
    JEFFCATUNDA
    Evanízio.....
    Como você já retificou o cabeçote, então vais ter realmente mais um ano para juntar a grana de um novo....é o máximo de tempo que dura este serviço...

    Agora troque imediatamente este radiador, isso vai te dar mais tempo de sobrevida do retificado e garantir que o novo esteja mais seguro...

    tanto faz intercoolar agora ou mais tarde porque você não vai perder o intercooler quando o retificado abrir novamente...mais, como o Sergio escreveu, vai realmente antecipar o retorno da trinca...mas tente...algumas (Muito raras) não voltam, quem sabe a sorte resolve te ajudar....

    Acho que se eu tivesse trocado o meu radiador na primeira vez que ele jogou agua para fora sem esquentar eu teria salvo meu cabeçote...infelizmente como todo bom Brasileiro só trancamos as portas depois de roubados...

    Citação:

    Postado originalmente por Evanizio Arruda Ver Post
    É Serjão, mas seu eu rodar nessa velocidade a rotação vai pra mais que 4.500 RPM e vou perder o cabeçote de vez...

    Um mecânico aqui disse que lá em São Paulo consegue por R$ 2.500, fora os R$ 1.000 (800+200 que o mecânico comeu pra fazer o serviço) que já gastei, mais jogo de juntas, mão de obra, troca de óleo, etc...

    Vou ligar para esse Aparecido e saber o que foi feito e te digo.

    Então não era pra ter baixado NADA da água do radiador?

    Era para está cheio pela 'boquinha' mesmo? Achei que esse consumo de 250ml fosse normal, que essa água teria ido pra o reservatório de expansão, ou mesmo evaporado, já que o reservatório de expansão não tem a mesma vedação do radiador.

    E se eu colocar o MAXCOOLER ela agora não aguenta? O cabeçote? Pensei que seria melhor por trabalhar mais frio...

    Aguardo sua opinião!

    Abração!

  • 25/02/2008, 21:28
    JEFFCATUNDA
    Esqueci De Escrever.....
    Onde você vai encontrar o cabeçote mais em conta é na império autopeças de SP.... 2.550,00 de fabricação alemã ou japonesa, sob licença da Toyota...

    www.imperioautopecas.com.br


    Fala com o LEVI... MANDA UM E-MAIL PARA ELE QUE ELE TE RETORNA...ele é muito atencioso, diga que eu te orientei a entrar em contato com ele...você vai ser a quarta pesoa daqui do forum que indico para ele...(pede um desconto)


    BOA SORTE!

    Jefferson Catunda.

    Citação:

    Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Como você já retificou o cabeçote, então vais ter realmente mais um ano para juntar a grana de um novo....é o máximo de tempo que dura este serviço...

    Agora troque imediatamente este radiador, isso vai te dar mais tempo de sobrevida do retificado e garantir que o novo esteja mais seguro...

    tanto faz intercoolar agora ou mais tarde porque você não vai perder o intercooler quando o retificado abrir novamente...mais, como o Sergio escreveu, vai realmente antecipar o retorno da trinca...mas tente...algumas (Muito raras) não voltam, quem sabe a sorte resolve te ajudar....

    Acho que se eu tivesse trocado o meu radiador na primeira vez que ele jogou agua para fora sem esquentar eu teria salvo meu cabeçote...infelizmente como todo bom Brasileiro só trancamos as portas depois de roubados...

  • 25/02/2008, 21:32
    Renatopami
    Será que a minha toyota(2004),já tem este radiador maior de fábrica?
    Se precisarem,tiro umas fotos do meu radiador e coloco aqui para efeito de comparação com os da SW4....:concordo:
    ABRAÇOS!!!
  • 25/02/2008, 21:46
    JEFFCATUNDA
    Renato.
    Se a tua tem o motor 1-KZT turbo diesel.... ela já vem com o radiador maior desde 99......................

    Citação:

    Postado originalmente por Renato Palheta Michelini Ver Post
    Será que a minha toyota(2004),já tem este radiador maior de fábrica?
    Se precisarem,tiro umas fotos do meu radiador e coloco aqui para efeito de comparação com os da SW4....:concordo:
    ABRAÇOS!!!

  • 25/02/2008, 22:19
    SÉRGIO HOLANDA
    :lol::lol::lol:

    Magnânimo pelo peso né...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

    Amigão João, pode sim, mas pelo histórico do paciente acredito que não, embora espera que sim...esses remendos de cabeçote duram no máximo 6 meses, o teste seria o pé dentro, como o amigo já fez, ou então rebocar um caminhão...mas vamos esperar nosso amigo Evanizio se pronunciar sobre essas mangueiras...

    grande abraço e já estava sentindo falta do amigo por aqui...lembrando que faltam 33 dias para a partida...

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Magnânimo Serjão
    Não pode ser pequeno vazamento em mangueiras , radiador, tampa , etc....?

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 41 de 98 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 31323334353637383940414243444546474849505191 ... Próximo ÚltimoÚltimo
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