Muitos não observaram aumento da temperatura no marcador...já cheguei a citar isso, no que o Sergio Holanda até disse que deve ter elevado mas passou desapercebido pelo motorista...
O que realmente ocorre é que existe um subdimensionamento do radiador, não no seu volume, mas na vazão do mesmo, isso é, na capacidade circular a água...Isso exige por demais um esforço das partes plasticas do mesmo e, principalmente com o uso prolongado, faz com que o radiador perca mais agua para o reservatório que a capacidade que tem de retorrna-la... Desta forma o bloco roda com pouca agua e mais na porção inferior, que é de ferro e é onde está o termostato, o que ocasiona um súbito aumento da temperatura no cabeçote...só isso já é o suficiente para que ele empene ou trinque...
As formas com que a Toyota tentou resolver este problema são a prova de que realmente este é o caso... Eles aumentaram a litragem dos radiadores, aumentaram até os de referência relativas aos anos 97/98...se você pede um radiador destes para reposição vai observar que eles pegam . mais 2.5 a 3.0 litros de agua aproximadamente...também modificaram os dutos de irrigação dos cabeçotes acho que em 2000...
Daí vão me perguntar:
E porquê ainda assim continuaram a trincar cabeçotes?
Porque permaneceu o problema do desgaste natural dos componentes plásticos destes radiadores...isso faz com que o acoplamento e funcionalidade da tampa do radiador não seja 100% confiavel...isso explica porque as 99/2002 demoraram mais para apresentar o problema...resolvido o problema do fluxo persistiu só o da dilatação dos plasticos e acoplamentos das tampas....
Quando chega uma SW4 na autorizada com teste de trinca negativo, o que eles fazem é exatamente trocar o RADIADOR...mas aí é como o colega sergio falou; pode já ter trinca e vai fazer ela cuspir a agua e aquecer somente o cabeçote novamente,,,,só entào eles trocam o cabeçote. Isso se for por conta deles, porque se for por nossa conta eles condenam e trocam primeiro o cabeçote..
Para os que ainda não passaram por este problema recomendo que façam como a TOYOTA faz:
TROQUEM LOGO O RADIADOR. Pode ser por um deles original que apesar de ainda vir com plastico tem litragem aumentada e dura sem problemas de 6 a10 anos ( VALOR? R$ 2.400,00)...Ou troque por um de litragem maior e todo metálico não original com duração variavel, dependente do fabricante mas em média de 4 a 8 anos ( VALOR: R$ 900,00 A 1.500,00)
A TAMPA DEVE CONTINUAR A SER A ORIGINAL!
É ISSO!