Caros amigos.
Vejo que muitos de nossos amigos tem problemas com esses itens, então, venho aqui, fazer um guia rápido sobre o assunto, o qual segue:
Tampa do Radiador
A tampa de um radiador é na verdade uma válvula de duas vias, projetada para aliviar pressão (num valor específico) e vácuo. Ela isola o radiador da atmosfera, permitindo que a pressão aumente automaticamente a medida que o fluido é aquecido..
Quando a pressão atinge um certo valor, a tampa do radiador atua como válvula de alívio e expulsa o excesso de pressão. Este ponto de expulsão, é determinado especificamente para cada tipo de radia dor pelo fabricante do motor (figura 1, parte 1).
As tampas dos radiadores são também válvulas de alivio de vácuo permitindo que o ar atmosférico entre no sistema a partir do momento que ele começa a se esfriar. Isto impede a formação de vácuo, evitando a contração das mangueiras e do radiador (figura 1, parte 2).
Esse sistema existe em todas as tampas, seja as modernas de plástico (figura 2), ou as de metal modelo antigo (figura 3)
Nas tampas modernas, aqueles ressaltos que tem, que achamos que é para o FDP do frentista apertar a tampa, na realidade é o vertente/ladrão do sistema de alta pressão.
Não adianta apertar a tampa, basta encostar, e mais um leve aperto chegando próximo de 1/4 de volta para realizar tal procedimento.
Note na figura 4, que ao centro, encontramos a válvula de retorno, para quando a água esfria, mais para fora, fica o sistema de pressão, com as 4 ranhuras de saída de pressão na carcaça externa da tampa.
A pressão das mesmas,serão definidas por vários fatores, que geralmente é calculado pela fábrica do veículo em questão, de onde a quantia de líquido de arrefecimento vogará diretamente neste fator.
Reservatório de expansão:
Na maioria dos veículos modernos, existe um sistema de recuperação do fluido de arrefecimento. Neste sistema o fluido é armazenado num reservatório quando a pressão aumenta, e é devolvido quando a pressão cai novamente, evitando principalmente a concentração de vapor no sistema (vapor lock), que poderá ser prejudicial a bomba d'água e as galerias do motor. Isto reduz o aparecimento de oxidação interna, devido evitar a penetração de ar no sistema.
Nesse sistema, o reservatório não tem pressão, como no caso do passat antigo, fiat 147, niva, opala, d 20.
A pressão é regulada pela tampa, onde o "ladrão" faz a conexão entre o sistema de arrefecimento e o reservatório.
Sistema selado:
Não há tampa no radiador.
Houve alguns casos, que como houve uma "readequação técnica" por parte da fábrica, colocou-se um tampão no radiador, com um reservatório com pressão.
Esse sistema é utilizado hodiernamente, pois pode-se diminuir o tamanho do radiador, sem contudo diminuir a quantia de líquido no sistema.
A tampa da figura 5 é uma curiosidade, nela há uma borboleta para despressurização, consequentemente, evita acidentes.
Então, não confundam, sistema selado, com reservatório de expansão!!!!