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  • #1
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    Kim, uma consulta
    Tenho uma SW4 3.0 2001 que venho com o radiador trocado e nao é de aluminio que nem o original, acontece que mesmo nunca aquecendo ( ponteiro da temperatura chega ate a metade e nao passa disso) o reservatorio de expansao enche de liquido quando ando a uns 130kh por um tempo e chega ate jogar para fora. Mas quando esfria o liquido todo volta para o radiador.
    Tentando raciocinar sobre o funcionamento da tampa do radiador. Com o motor parado e frio, se apertar a mangueira superior do radiador, tem que jogar liquido para o reservatorio de expansao? Ou a tampa deveria vedar essa passagem para o reservatorio com o motor frio?
    Fiz esse teste e joga liquido sim.
    Muito grato.
    Mario

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Mario HV Ver Post
    Kim, uma consulta
    Tenho uma SW4 3.0 2001 que venho com o radiador trocado e nao é de aluminio que nem o original, acontece que mesmo nunca aquecendo ( ponteiro da temperatura chega ate a metade e nao passa disso) o reservatorio de expansao enche de liquido quando ando a uns 130kh por um tempo e chega ate jogar para fora. Mas quando esfria o liquido todo volta para o radiador.
    Tentando raciocinar sobre o funcionamento da tampa do radiador. Com o motor parado e frio, se apertar a mangueira superior do radiador, tem que jogar liquido para o reservatorio de expansao? Ou a tampa deveria vedar essa passagem para o reservatorio com o motor frio?
    Fiz esse teste e joga liquido sim.
    Muito grato.
    Mario
    Não deve jogar água para fora com o teste frio.
    Provavelmente, a tampa está defeituosa.
    Faz uns 10 meses troquei a tampa do radiador da minha SW.
    Olhando atentamente para a borracha circular da vedação, ela apresentava pequenas fissuras que, com um pouco mais de uso, deixariam de vedar efetivamente.
    Resumindo, estava mesmo no fim da vida útil.
    Verifique ou troque a sua.

  • #3
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    Glaicon, obrigado pela sua resposta.
    Tenho duas tampas, uma original e outra nova com pouco uso. As borrachas estão muito boas, mas é a mola me da a sensação que não esta o suficientemente forte. Quando fecho ela a pressão da mola e fraca. Mas quando elas eram novas era mais forte.
    Acontece que esse radiador foi limpo e antes disso o circuito levantava pressão demais, acredito que ao estar sujo a troca de calor dele nao era suficiente. Sera que essa pressão acabou estragando a mola, deixando ela com menos pressão?
    4X4 Brasil

  • #4
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    Glaicon, obrigado pela sua resposta.
    Tenho duas tampas, uma original e outra nova com pouco uso. As borrachas estão muito boas, mas é a mola me da a sensação que não esta o suficientemente forte. Quando fecho ela a pressão da mola e fraca. Mas quando elas eram novas era mais forte.
    Acontece que esse radiador foi limpo e antes disso o circuito levantava pressão demais, acredito que ao estar sujo a troca de calor dele nao era suficiente. Sera que essa pressão acabou estragando a mola, deixando ela com menos pressão?
    Sem olhar a peça é difícil achar o que é certo.
    Nesse "achismo" podemos partir para um caminho errado e acabar mascarando o verdadeiro problema.
    A mola, simplesmente perder pressão, é difícil.
    Aí seria o caso de olhar cabeçote, para ver se não está trincado e jogando pressão para as galerias de água.
    Mas, antes, troque por uma terceira tampa, nova. Se continuar o problema, aí tem que mudar o foco das investigações.
    E boa sorte.

  • #5
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    Obrigado Glaicon.

  • #6
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    Glaicon, saberia me dizer qual é a pressão certa da tampa para minha se?
    Grato

  • #7
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    Glaicon, saberia me dizer qual é a pressão certa da tampa para minha se?
    Grato
    A original é 0,9, mas muitos, inclusive eu, usam 1,1.

  • #8
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    Obrigado pela resposta.mas qual a vantagem de ia dar essa de 1.1?

  • #9
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    Obrigado pela resposta.mas qual a vantagem de ia dar essa de 1.1?
    Não vejo vantagens.
    Creio que o único risco é alguma mangueira se desprender, se mal presa, ou rachar, se ressecada, por conta do aumento da pressão.
    Como disse também o Arildo, pode elevar o ponto de ebulição, por conta da manutenção da pressão, o que seria uma vantagem, pois evita a fervura.
    Se bem que o melhor para evitar fervura é usar aditivo de radiador.
    Tem vários no mercado que cumprem bem essa função.
    Enfim, com relação à tampa, pode usar qualquer uma das duas.

  • #10
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    Glaicon, ai em Floripa sabem quem é bom de radiador?
    Estive observando nele que onde apoia a borracha de pressão da tampa esta irregular, nao sei se isso da para consertar. Também como tinha falado anteriormente o radiador nao é do tipo original e a troca de calor dele nao sei se é a necessária.
    Grato.

  • #11
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    Glaicon, ai em Floripa sabem quem é bom de radiador?
    Estive observando nele que onde apoia a borracha de pressão da tampa esta irregular, nao sei se isso da para consertar. Também como tinha falado anteriormente o radiador nao é do tipo original e a troca de calor dele nao sei se é a necessária.
    Grato.
    Mário, aqui em Florianópolis indico o Marechal Radiadores.
    Fica ao lado BMW Top Car, no Estreito, o que facilita para você, pois sequer precisa entrar na ilha.
    O radiador da minha também não é original, mas refrigera muito bem. Circulando na cidade a mangueira sequer fica endurecida.
    Seguem o endereço e telefone:
    Rua Visconde de Cairu, 302 Casa
    Estreito - Florianópolis - SC

    Tel: (48) 3244-33
    Tel: (48) 3344-39
    Fax: (48) 3248-54

    Vendas: Junior Ou Giselle - Tel: (48) 3244-3394

  • #12
    Usuário Avatar de Arildo MT
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    02/10/2013
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    Maior pressão eleva o ponto de ebulição, acho que é isso, mas não se deve abusar no aumento de pressão.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

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