Só complementando, uma função importante de ter pressão positiva quando o sistema está quente é que com o aumento da pressão o ponto de ebulição também aumenta. Isso não só ajuda a prevenir cavitação, como o Kim mencionou, mas também permite que o sistema de arrefecimento trabalhe em uma temperatura mais alta. Com a temperatura mais alta, e como a diferença de temperatura é o "motor" da transferência de calor, a capacidade de refrigeração do sistema é maior, ou seja, quanto mais quente a água, mais terá capacidade de transferir calor no radiador, e refrigera mais o motor. Boa parte dessa função também cumpre o aditivo, que muitas vezes é negligenciado (junto com a mania de velho de tirar a válvula termostática...).
Ontem assisti 13 vídeos de um curso da MTE sobre sonda lambda convencional e planar para flex (etanol e gasolina) e diesel, bem como fornos industriais.
Opa
Excelente tópico, Kim.
A propósito, qual a pressão da tampa do vaso de expansão do radiador do MWM 4 cil. ( Sprint )?
A pergunta é porque a Frontier / X-Terra 2.8 usa tampa de 1,2bar e fiquei na dúvida se essa especificação é a mesma para todos os veículos que usam esse motor.
Abs
O que define o valor a ser apalicado, é o tamanho do sistema todo, e não a motorização.
Um radiador menor, requer uma tampa com maior pressão do que um radiador de maior dimensão, mas, o radiador pode ser pequeno e o motor ter alguns periféricos de o deixam com uma boa capacidade de reservatório de fluído de radiador.
Por isso, cada veículo tem uma libragem específica.
Obrigado, Kim.
O meu "caso" é o seguinte: Motor MWM oriundo de uma SW-10 instalado num Envesa com radiador da Bandeirante aumentado em uma carreira. E agora? .
Abs
Minha Band pegou a mania de partir as pás da hélice. Já foram duas, até descobrir o motivo. O tal protetor da hélice que vai fixado no radiador trincou na parte de baixo e com a vibração encostava na hélice. Tentei remendar mas acabou partindo na lateral e em cima também. Resumindo: tirei ele fora. Agora, além de não encontrar a hélice original (aqui minha região) também não consigo o protetor.
Quais os problemas de usar a Band sem ele? E onde consigo esse protetor?
Consegui adaptar uma hélice 7 pás da Hilux, por enquanto.
Se a hélice que colocou está dando conta do recado, pode deixa-la, o problema seria se não suportasse o trabalho, e o motor aquecesse.
Sobre a coifa, a função dela é maximizar a eficiência da hélice, direcionando todo o fluxo de ar para a hélice, que por sua vez, puxa o ar de toda a colméia do radiador, isso aumenta de 15% a 20% a eficiência da hélice.
Sem a coifa, a temperatura de trabalho do motor poderá aumentar no trânsito urbano, onde o veículo trafega em baixas velocidades.
Isso ocorre devido a um efeito que particularmente chamo de recirculação, onde o ar saturado de calor, volta para frente do motor, passando novamente pela colméia É algo difícil da acreditar, mais acontece.
Como o espaço para a saída do fluxo de ar é pequena, o fluxo sai da hélice, dispersa na frente do bloco e volta para a frente da hélice, uma pequena quantia, mais o suficiente para atrapalhar o sistema de arrefecimento.
Mais, se está trabalhando de forma normal, pode ficar tranquilo!