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Tampa do radiador, válvula termostática e junta do cabeçote.

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  • 11/11/2012, 14:03
    BRAVOECONOVEMBER
    Só complementando, uma função importante de ter pressão positiva quando o sistema está quente é que com o aumento da pressão o ponto de ebulição também aumenta. Isso não só ajuda a prevenir cavitação, como o Kim mencionou, mas também permite que o sistema de arrefecimento trabalhe em uma temperatura mais alta. Com a temperatura mais alta, e como a diferença de temperatura é o "motor" da transferência de calor, a capacidade de refrigeração do sistema é maior, ou seja, quanto mais quente a água, mais terá capacidade de transferir calor no radiador, e refrigera mais o motor. Boa parte dessa função também cumpre o aditivo, que muitas vezes é negligenciado (junto com a mania de velho de tirar a válvula termostática...).
  • 11/11/2012, 20:33
    dannylo
    Citação:

    Postado originalmente por Kim Ver Post
    Dannylo!

    Já ouvi falar sim!

    De uma lida nesse tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...mba-dagua.html

    É sobre o problema que relata.

    Abraços.

    Kim.

    Valeu kim!

    abraços!!
  • 07/01/2013, 19:40
    Kim
    Hoje assisti um vídeo muito bom, da MTE-Thomson

    http://www.youtube.com/watch?v=j-9DRWpJpHY
  • 07/01/2013, 23:59
    CAVESO
    Bacana mesmo!

    Valeu por compartilhar!
  • 08/01/2013, 08:56
    Kim
    CAVESO!

    Ontem assisti 13 vídeos de um curso da MTE sobre sonda lambda convencional e planar para flex (etanol e gasolina) e diesel, bem como fornos industriais.

    O vídeo é de 2009, mas excelente!

    Abraços.

    Kim.
  • 10/01/2013, 20:59
    Aurélio
    Opa
    Excelente tópico, Kim.:concordo:
    A propósito, qual a pressão da tampa do vaso de expansão do radiador do MWM 4 cil. ( Sprint )?
    A pergunta é porque a Frontier / X-Terra 2.8 usa tampa de 1,2bar e fiquei na dúvida se essa especificação é a mesma para todos os veículos que usam esse motor.
    Abs
  • 10/01/2013, 23:46
    Kim
    Aurélio!

    O que define o valor a ser apalicado, é o tamanho do sistema todo, e não a motorização.

    Um radiador menor, requer uma tampa com maior pressão do que um radiador de maior dimensão, mas, o radiador pode ser pequeno e o motor ter alguns periféricos de o deixam com uma boa capacidade de reservatório de fluído de radiador.

    Por isso, cada veículo tem uma libragem específica.

    Abraços.

    Kim.
  • 11/01/2013, 16:01
    Aurélio
    Opa.

    Obrigado, Kim.
    O meu "caso" é o seguinte: Motor MWM oriundo de uma SW-10 instalado num Envesa com radiador da Bandeirante aumentado em uma carreira. E agora? .:mrgreen:
    Abs
  • 11/01/2013, 20:44
    Kim
    Aurélio!

    Pode usar a tampa de 1,2 bar!

    Porém, poderá usar também uma com um pouco mais de pressão sem qualquer problema, pois aumentou a capacidade de fluído no sistema.
  • 12/01/2013, 19:10
    Aurélio
    Opa

    Valeu, Mestre Kim.
    Abs
  • 12/01/2013, 22:30
    PP5GAS
    Minha Band pegou a mania de partir as pás da hélice. Já foram duas, até descobrir o motivo. O tal protetor da hélice que vai fixado no radiador trincou na parte de baixo e com a vibração encostava na hélice. Tentei remendar mas acabou partindo na lateral e em cima também. Resumindo: tirei ele fora. Agora, além de não encontrar a hélice original (aqui minha região) também não consigo o protetor.
    Quais os problemas de usar a Band sem ele? E onde consigo esse protetor?
    Consegui adaptar uma hélice 7 pás da Hilux, por enquanto.
  • 13/01/2013, 00:56
    Kim
    Caro PP5GAS!

    Se a hélice que colocou está dando conta do recado, pode deixa-la, o problema seria se não suportasse o trabalho, e o motor aquecesse.

    Sobre a coifa, a função dela é maximizar a eficiência da hélice, direcionando todo o fluxo de ar para a hélice, que por sua vez, puxa o ar de toda a colméia do radiador, isso aumenta de 15% a 20% a eficiência da hélice.

    Sem a coifa, a temperatura de trabalho do motor poderá aumentar no trânsito urbano, onde o veículo trafega em baixas velocidades.
    Isso ocorre devido a um efeito que particularmente chamo de recirculação, onde o ar saturado de calor, volta para frente do motor, passando novamente pela colméia É algo difícil da acreditar, mais acontece.
    Como o espaço para a saída do fluxo de ar é pequena, o fluxo sai da hélice, dispersa na frente do bloco e volta para a frente da hélice, uma pequena quantia, mais o suficiente para atrapalhar o sistema de arrefecimento.

    Mais, se está trabalhando de forma normal, pode ficar tranquilo!

    Abraços.

    Kim.
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