Powered by vBulletin

Tampa do radiador, válvula termostática e junta do cabeçote.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 30/11/2009, 14:09
    edgar
    KIM !!
    Mãe do ceu ! Onde que voce aprendeu a desenhae assim ?

brincadeirinha ! Melhor um croqui meia boca que resolve do que muita enrolação !

Mas serio agora, olhando teu primeiro desenho, fiquei pensando no radiador do meu BF161....tem aquela mangueirinha que fica fazendo xixi por tudo que é canto e jogando agua fora. Será que se eu colocar na ponta da mangueira uma garrafa plastica, estilo as que os corcel 1 usavam, o radiador vai conseguir puxar a agua devolta quando o radiador esfriar ?
    Fora o gasto de agua que tem que repor, sempre tem um animalzinho que vem me avisar que esta vazando agua !

Putz isto que da postar e depois ler o topico todo.......vou experimentar então no BF mesmo !
  • 30/11/2009, 22:21
    Julio Militão
    Citação:

Postado originalmente por edgar Ver Post
    KIM !!
    Mãe do ceu ! Onde que voce aprendeu a desenhae assim ?

brincadeirinha ! Melhor um croqui meia boca que resolve do que muita enrolação !

Mas serio agora, olhando teu primeiro desenho, fiquei pensando no radiador do meu BF161....tem aquela mangueirinha que fica fazendo xixi por tudo que é canto e jogando agua fora. Será que se eu colocar na ponta da mangueira uma garrafa plastica, estilo as que os corcel 1 usavam, o radiador vai conseguir puxar a agua devolta quando o radiador esfriar ?
    Fora o gasto de agua que tem que repor, sempre tem um animalzinho que vem me avisar que esta vazando agua !

Putz isto que da postar e depois ler o topico todo.......vou experimentar então no BF mesmo !

Pois é,

Era justamente isso que eu estava pensando fazer...
  • 30/11/2009, 22:52
    Kim
    Opa!

Funciona sim!

Lembrando que a linha do expurgo/ladrão deve ir ao fundo do reservatório, e este deve ter uma abertura para ventilação, devido a variação de volume.

Edgar!

O Edu que desenhou para mim, tem 9 anos, é o "Edu filho do Kim" aqui do fórum.
  • 01/12/2009, 22:47
    F. Andrade
    Dicas do Kim
    Muito boas as suas orientações/considerações. Aprendi bastante. :palmas:
  • 02/12/2009, 00:24
    Julio Militão
    Citação:

Postado originalmente por F. Andrade Ver Post
    Muito boas as suas orientações/considerações. Aprendi bastante. :palmas:

Concordo plenamente\1
  • 25/01/2010, 11:41
    LUIS VIOLA
    Citação:

Postado originalmente por kim Ver Post
    válvula termostática.

o controle de temperatura no sistema de arrefecimento é realizado através da válvula termostática, mantendo o motor na temperatura adequada de funcionamento.

Com a válvula termostática fechada o motor atinge rapidamente sua temperatura ideal de funcionamento. O líquido de arrefecimento circula somente no motor, pois a válvula termostática está fechando a passagem que vem do radiador.

Com o aquecimento do motor, a válvula termostática abre gradativamente a passagem de água refrigerada do radiador, e fecha a passagem do circuito do motor.

Cada motor, dependendo de sua fabricação, do tipo de combustível que utiliza, trabalha com uma temperatura específica, por isso, usa uma válvula termostática específica.

A avaliação quanto ao funcionamento da válvula termostática deve ser feita através da comparação entre as distâncias nas temperaturas de início e final de abertura. (figura 1)

quando o motor atingir a temperatura normal de funcionamento, o sistema de arrefecimento estará sob uma pressão entre 1,0 e 1,5 bar, o que faz com que o ponto de ebulição da água mude de 100º c para 125ºc. Como conseqüência disto, o motor pode trabalhar com pontos internos de temperatura superiores a 100ºc, sem que exista o perigo da formação de vapor de água no sistema.

Quando não se usa a válvula termostática, cria-se a ilusão de trabalhar com o motor "frio".

Digo ilusão, pois com a liberação do fluxo, o líquido não chega em todos os lugares do motor, sendo que em certas regiões, terá um superaquecimento, e em outras um subaquecimento, e o que será mostrado no painel de instrumentos, não será a realidade do que está acontecendo.

Uma experiência in loco que podem fazer, é retirar a válvula, remontar o sistema, funcionar o motor e acelerar, não precisa ser muita coisa.
    Quando não há válvula, a bomba d'água, joga o líquido com pressão para o radiador, mais, o líquido não entra com a mesma pressão pela mangueira inferior, ocasionando um "sugamento" na mangueira e interrrompendo o fluxo, ocasionando assim o superaquecimento do motor.

Com o uso da válvula, além de manter o motor na temperatura ideal, fará que a o fluído seja bombeado para todas as galerias do motor, mantendo igualada a temperatura.

estou com proplema de aquecimeto da sportage 98/99 a tampa ja esta 1.1 bar e mesmo assim joga agua fora do reservatorio quando aquece, a ventuinha do motor ja funciona direto com a velocidade para manter mais frio o motor, mas mesmo assim não da conta, não sei se poço almentar a capacidade da tampa para 1.2 ou mais bar. Para suportar a pressão interna.
    Obrigado.
  • 25/01/2010, 19:20
    Kim
    Caro Luis.

Primeiramente, verifique o estado da tampa, pois o que pode estar ocorrendo, é a fadiga do material, resumindo, a tampa perdeu a validade.

Caso, a tampa esteja boa, com as vedações em perfeito estado, bem como a pressão da mola estável, deverá verificar o radiador. O ideal seria uma limpeza, tanto interna, quanto externa.
    A interna, é chamado de varetamento, onde o mesmo é aberto (retirada as caixas) e passado uma vareta dentro da colméia.
    A externa, é a limpeza da colméia, com um jato de água, mais com pressão moderada, pois com o tempo, a colméia vai juntando diversos detritos que restringem a passagem de ar.
    Caso estes procedimentos não resolvam, complica, pois terá que partir para o motor, verificar a compressão, bomba injetora (caso de motor a diesel), regulagem de válvulas.
    Deve haver algo de erredo no motor, que faz com que produza mais calor do que deveria.
    Essas são minhas recomendações.

Abraços.

Kim.
  • 17/02/2010, 11:05
    salvatore
    Kim
    Vc saberia dizer se esses produtos como RadClean são bons para a limpeza do sistema de arrefecimento ou é melhor apenas trocar a água várias vezes até sair limpa?
  • 17/02/2010, 11:10
    Kim
    Caro salvatore!

Primeiramente vou esclarecer que não sou vendedor de produto algum.

Se o produto for da Bradhal, pode confiar.

O RadClean, é muito bom, inclusive uso quando necessário.

Lembrando que se o radiador for de latão, e velho, não é aconselhável o uso, pois pode se tornar uma peneira para segurar a água.

Sendo de alumínio,o problema é menor.

Verá uma enorme diferença na água antes e após o uso.

Depois drene, conforme a recomendação e coloque o indicado para ficar permanente.

Abraços.

Kim.
  • 08/06/2011, 12:06
    Álvaro M.
    Fala Kim, pesquisando em tópicos cheguei até aqui e quem sabe vc pode me ajudar. Tenho uma HiluxSW4 2.7 Gasolina 1997 e recentemente troquei a parte de cima do radiador e venho notando que a mangueira fica rigída e de manhã tem um vapor no radiador. O carro não esquenta, a água eu completei depois de 1 semana, meio litro rodando uns 150 km em São Paulo no transito, não tem óleo no radiador e nem sai água pelo escapamento, resumindo o motor está um relógio. Essa parte de cima do radiador não é original pq na Toyota eles só vendem o radiador compelto que é uma bala. Será que eu estou encanado ou a junta do cabeçote está ferrada o que estaria provocando esse vapor pela manhã na mangueira? Se puder me dar uma orientação eu agradeço. Obrigado.
  • 08/06/2011, 14:40
    nanito
    Kim, muito oportuno este seu tópico para uma idéia que estive matutando lá no fórum dos Suzukis.

Acontece que um grande problema que ocorre nos danos por falta de líquido de arrefecimento nos Suzukis e em outras viaturas, é que o sensor da temperatura mede a temperatura do líquido, ou seja, no caso de estouro de um mangote, mangueira ou calha do radiador, não teremos líquido pra fazer a medida da temperatura, certo?

Pois então, pensei em instalar um manômetro (medidor de pressão) no sistema de arrefecimento. Sabendo que o a tampa do radiador dos Vitaras tem capacidade de até 0.9 bar, saberemos quando a tampa estará fazendo a função correta, ou seja o manômetro não poderá passar de 0.9 bar nunca. Ou em caso de estarmos trafegando na estrada e o manômetro de uma hora para outra indicar uma queda brusca de pressão, saberemos que houve algum rompimento de mangueira ou mangote.

Estou trocando uma idéia com um amigo que entende um pouco de sistemas que trabalham sob pressão e espero conseguir um manômetro com ele pra fazer alguns testes.

Se alguém mais estudado no assunto tiver uma opinião, agradeço muito!

Abraços e desculpa invadir o tópico, mas penso que a discussão é relevante.
  • 08/06/2011, 21:07
    Kim
    Vamos lá!
    Citação:

Álvaro M.

Fala Kim, pesquisando em tópicos cheguei até aqui e quem sabe vc pode me ajudar. Tenho uma HiluxSW4 2.7 Gasolina 1997 e recentemente troquei a parte de cima do radiador e venho notando que a mangueira fica rigída e de manhã tem um vapor no radiador. O carro não esquenta, a água eu completei depois de 1 semana, meio litro rodando uns 150 km em São Paulo no transito, não tem óleo no radiador e nem sai água pelo escapamento, resumindo o motor está um relógio. Essa parte de cima do radiador não é original pq na Toyota eles só vendem o radiador compelto que é uma bala. Será que eu estou encanado ou a junta do cabeçote está ferrada o que estaria provocando esse vapor pela manhã na mangueira? Se puder me dar uma orientação eu agradeço. Obrigado.
    Álvaro!
    De posse dos dados descritos, posso te explicar/orientar sobre alguma coisa.
    Sobre o vapor que saí, se for durante o principio do funcionamento, pode ser somente vapor mesmo, igual quando vai fazer café.
    Proceda da seguinte forma:
    Com o motor ainda frio abra o radiador, e funcione o motor.
    Fique de olho na água do radiador, observe se ela borbulha, igual a quando a água está em fervura; Isso acontece mesmo com o motor ainda frio, se for a junta do cabeçote.
    Se isso não acontecer, é um bom princípio.
    Deixe o motor esquentar, sem acelerar.
    Durante esse processo, fique observando a água, se ocorre alguma anomalia.

Normal é:
    Esquentar, nível subir, agua agitar com a abertura da válvula termostática.

Quando quente, é normal enrigecer mesmo a mangueira, pela termodilatação da água.

Citação:

nanito

Kim, muito oportuno este seu tópico para uma idéia que estive matutando lá no fórum dos Suzukis.

Acontece que um grande problema que ocorre nos danos por falta de líquido de arrefecimento nos Suzukis e em outras viaturas, é que o sensor da temperatura mede a temperatura do líquido, ou seja, no caso de estouro de um mangote, mangueira ou calha do radiador, não teremos líquido pra fazer a medida da temperatura, certo?

Pois então, pensei em instalar um manômetro (medidor de pressão) no sistema de arrefecimento. Sabendo que o a tampa do radiador dos Vitaras tem capacidade de até 0.9 bar, saberemos quando a tampa estará fazendo a função correta, ou seja o manômetro não poderá passar de 0.9 bar nunca. Ou em caso de estarmos trafegando na estrada e o manômetro de uma hora para outra indicar uma queda brusca de pressão, saberemos que houve algum rompimento de mangueira ou mangote.

Estou trocando uma idéia com um amigo que entende um pouco de sistemas que trabalham sob pressão e espero conseguir um manômetro com ele pra fazer alguns testes.

Se alguém mais estudado no assunto tiver uma opinião, agradeço muito!

Abraços e desculpa invadir o tópico, mas penso que a discussão é relevante.
    Nanito!

Sua idéia é pertinete ao tópico!

Bem a coisa é simples.
    Basta achar um ponto no sistema que possa ser colocado um nipple de mangueira e colocar um manômetro de pressão que vá até 1,5bar.
    No meu jipe, eu coloquei um manômetro para verificar a vida do filtro de diesel.
    Entre a bomba alimentadora e o filtro de óleo diesel eu coloquei um "T" e, o manômetro, que sempre fica em 0,6bar.
    Se subir, é por que há obstrução, então devo trocar o mesmo.
    Acho que colocarei mais um manômetro...:pensativo:

Abraços.

Kim.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:09.